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Um pitaco... Que tal ajustar no 555, será que funciona? Se o 555 estiver ajustado para resetar a contagem do 4040 uma vez por segundo, teria que haver um pino no contador que ficasse em "high" quando a contagem dos pulsos do sensor hall chegar a 184 para que então o circuito acionasse o desligamento da bobina. Só que como 184 não é potência de 2, esse pino não existe.

 

A potência de 2 mais próxima de 184 é 128, que é a saída do pino 4 do 4040. Se o motor estiver rodando em 5520RPM, de quanto em quanto tempo o 555 precisa resetar o 4040 para que seu pino 4 fique em "high"?

 

128 / 184 = 0,695652174 segundos, será que tá certo isso?

 

Não dá para encontrar, no comércio, valores do resistor e do capacitor do 555 para que ele pulse nessa frequência. Então trimpot nele, com capacitor mais preciso que tiver e lembrando que se o clock do 4040 (pino 10), onde ele vai receber os pulsos do sensor hall, é invertido, o reset (pino 11) é desinvertido...

 

Agora, o 4040 também tem o pino 13, que fica em "high" depois de receber, no clock 256 pulsos. Aí o 555 teria que estar ajustado para resetar o 4040 a cada

 

256 / 184 = 1,391304348 segundos.

 

Assim quando o pino 13 (ou o 4) do 4040 ficar em "high", o circuito desliga a bobina. Mas e para voltar a ligá-la?

 

Bem... desligada a bobina, por mais inércia que o motor apresente, basta um único giro do motor sem explosão para que sua velocidade já não seja 5520RPM, ainda que seja 5519RPM... Quanto tempo depois de desligada bobina, o circuito deve religá-la? 0,6956trá-lá-lá segundo é bom? 1,39etc. segundos é bom?

 

Se for, o pulso seguinte do 555 ao pulso que levou o 4040 a desligar a bobina, já precisa religá-la. Ou seja, o pulso do 555, além de resetar o 4040, também liga a bobina se ela estiver desligada ou mesmo se estiver ligada. Ou seja, se o 4040 desligou ou não a bobina, o 555 não quer nem saber: ele sempre a liga.

 

Se 0,69etc. segundos for pouco para religar a bobina, o 555 pode soltar um pulso a cada 1,391etc. segundos... aí o pino do contador tem que ser o 13...

 

Se a ideia servir para alguma coisa, será que essas contas aí estão certas?

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3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Só que como 184 não é potência de 2, esse pino não existe

Sendo assim o 4024 não serve. 

Com o 4040, a gente soma os pinos até dar 184. Podemos fazer qualquer número dentro do limite do contador, se não der colocamos outro contador junto e assim por diante. 

Assim usa o 128, o 32, o 16 e o 8. Um diodo na saída de cada um e o contador pode zerar em 184.

 

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4 horas atrás, Renato.88 disse:

Assim usa o 128, o 32, o 16 e o 8. Um diodo na saída de cada um e o contador pode zerar em 184.

 

Era essa a dúvida que eu tinha, Xará: se mais de uma saída pode estar em "high" ao mesmo tempo.

Pela sua resposta, sim.

 

Mas ainda assim talvez trabalhar com o intervalo entre os pulsos do 555 seja vantagem porque dispensa o uso de um chip operador lógico e também porque o circuito fica mais flexível para ajustar, com o motor ligado.

 

Pensei até no seguinte: escolhendo um capacitor bem dimensionado, dá para colocar o potenciômetro de limitação de RPM até no painel do carro. Não sei se na prática isso seria muito útil mas seria como se tivesse, no conta-giros, uma baliza móvel para o ponteiro, que poderia ser ajustada de acordo com a situação. Ora quero que a RPM só vá até, sei lá... 4000, ora quero que fique limitada a 5000. Assim esse potenciômetro podia variar os limites entre (chute, hein?) 4000RPM e 6000RPM...

 

E pensei agora: e se no lugar de limitar a RPM, fosse posto um led no painel indicando que a RPM bateu no limite, mas sem limitá-la? Aí o cabra é que decide se ele quer forçar o motor ou não.

 

E mais uma, rs... uma chave gangorra de três posições ao lado do tal potenciômetro no painel: posição 1, só acende o led; posição 2, acende o led e limita a RPM; posição 3, não faz nada, deixa o bicho correr solto.

 

 

 

(É meio off mas... uma outra dúvida que tenho: no 4097º pulso, todas as saídas voltam a "low"? Ou a partir do 4097, todas ficam em "high" não importando quanto mais pulsos forem dados no clock, até infinito (ou até resetar)?)

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3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Mas ainda assim talvez trabalhar com o intervalo entre os pulsos do 555 seja vantagem porque dispensa o uso de um chip operador lógico e também porque o circuito fica mais flexível para ajustar, com o motor ligado.

Essa coisa precisa de uma sincronia com o o motor, se ficar apenas desligando e ligando a bobina a torto e a direito vai fazer o motor sair do ponto e não vai funcionar. 

O contador deve trabalhar lendo a posição dos pistões pra desligar no momento conveniente. 

3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

E pensei agora: e se no lugar de limitar a RPM, fosse posto um led no painel indicando que a RPM bateu no limite, mas sem limitá-la? Aí o cabra é que decide se ele quer forçar o motor ou não.

Sinceramente, até agora não entendi essa ideia. Pois quase todo carro tem um ponteiro pra gente decidir o que fazer com o RPM. 

Os mais simples que não tem ponteiro vai pelo barulho mesmo. 

 

3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

(É meio off mas... uma outra dúvida que tenho: no 4097º pulso, todas as saídas voltam a "low"? Ou a partir do 4097, todas ficam em "high" não importando quanto mais pulsos forem dados no clock, até infinito (ou até resetar)?)

Ele vai até o 4095, nesse pulso todas as saídas vão a "um", depois disso a contagem volta a zero e repete a mesma sequência. 

Quando se une as saídas com diodos, a contagem zera antes, no número escolhido. 

  • Obrigado 1
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4 horas atrás, Renato.88 disse:

Sinceramente, até agora não entendi essa ideia. Pois quase todo carro tem um ponteiro pra gente decidir o que fazer com o RPM. 

Os mais simples que não tem ponteiro vai pelo barulho mesmo.

Seria um led, como o que acende quando falta óleo ou quando a gente esquece o breque de mão puxado ou de prender o cinto de segurança. É que como o led brilha, talvez nem precise tirar os olhos da pista para monitorar o ponteiro do conta-giro, pela visão periférica já dá para perceber quando ela acender.

 

Se o circuito estiver no modo "apenas led", a pessoa sabe que quando ele acender tem que tirar o pé assim que der, e se estiver no modo "acende o led e segura na RPM limite", aí a pessoa sabe que se mantiver o pé no fundo vai estar jogando gasolina fora.

 

Aliás, pensei agora, pode ser um led e/ou uma sinal sonoro.

 

"Píííí..." toca a buzininh... ops! o buzzer piezo ativo, rs...

 

Pronto, e mais um interruptor para optar entre led, sinal sonoro ou os dois, rs...

 

Estamos transformando o painel do automóvel do nosso amigo em um cockpit de avião, rs...

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2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Seria um led, como o que acende quando falta óleo ou quando a gente esquece o breque de mão puxado ou de prender o cinto de segurança. É que como o led brilha, talvez nem precise tirar os olhos da pista para monitorar o ponteiro do conta-giro, pela visão periférica já dá para perceber quando ela acender.

Sim, essa ideia é bem fácil de fazer. 

Tem que fazer uma espécie de comparador digital, um circuito que compara o número de giros do motor com o de um contador em um determinado espaço de tempo. Equipamentos de medição funcionam dessa forma. 

Eu mesmo já montei umas coisas dessas para medir alguma coisa. 

 

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Estamos transformando o painel do automóvel do nosso amigo em um cockpit de avião, rs...

:lol:

 

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21 horas atrás, Renato.88 disse:

Depois te indico os números de algumas delas pra você ler. 

beleza vou ler sim

 

21 horas atrás, Renato.88 disse:

Basicamente, são tudo a mesma coisa. 

Os contadores são nada mais do que vários circuitos de divisor por 2 num mesmo ci. 

O 4024 tem 7 circuitos (ou estágios), o 4040 tem 10 e o 4017 tem 5, neste último existe um circuito a parte que faz as saídas contarem de um jeito diferente. 

então quase todo circuito contador pode ser usado como contador ou divisor de frequência? E ainda estou pensando em usar um contador para dividir a frequência por 10 e tentar usar o CD4017, mas não sei se é a melhor maneira, vi também que dá pra programar pic para funcionar como contador, mas programar PIC não é fácil e ele não é tão preciso quanto um contador né?

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2 horas atrás, GustavoH93 disse:

então quase todo circuito contador pode ser usado como contador ou divisor de frequência?

Depende, mas na maioria das vezes sim. 

2 horas atrás, GustavoH93 disse:

E ainda estou pensando em usar um contador para dividir a frequência por 10 e tentar usar o CD4017, mas não sei se é a melhor maneira

O 4017 é limitado justamente por ser até 10.

2 horas atrás, GustavoH93 disse:

vi também que dá pra programar pic para funcionar como contador, mas programar PIC não é fácil e ele não é tão preciso quanto um contador né?

O bom do pic é juntar todo o circuito nele, oscilador, contador, circuito de leitura e tudo mais que precisar. 

Não que seja difícil, eu já consegui fazer algumas coisas simples. O problema é que nós não sabemos programar mesmo, tem que conhecer os códigos de cabo a rabo pra fazer o que precisa. 

E eles não são lentos e são bem precisos dependendo do tipo, afinal são uma evolução desses contadores inventados nos anos 70. 

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20 horas atrás, Renato.88 disse:

uma espécie de comparador digital

 

Exato.

 

E não é necessário um chip comparador. A comparação está embutida no circuito, que tem poucos componentes, baratos e fáceis de encontrar. Daria uma PCB pequena.

 

Olha briefing do circuito aqui:

 

xw0MkVI.jpg

 

 

Se (IF) o sensor hall conseguir enviar 256 pulsos ao 4040 antes de ser resetado pelo 555, o 4040 desliga a bobina.

 

Se não (ELSE) conseguir, ou seja, se a contagem de pulsos for < 256 antes do 555 resetar o 4040, o pino 12 fica em "low", e o relé manterá a bobina alimentada.

 

Para ajustar o intervalo entre pulsos do 555 que resetam o 4040, tomemos os dados que o amigo @GustavoH93trouxe:

 

Na RPM de 5520, quanto tempo o sensor hall leva para gerar 256 pulsos?

 

Se nessa RPM, o hall gera 184 pulsos em 1 segundo, nessa mesma RPM o hall leva 1,39 segundos para gerar 256 pulsos.

 

256/184=1,39 aprox.

 

A cada 1,39s o 555 reseta o 4040 de forma que a contagem de pulsos recomece do zero.

 

Agora, caso nesses 1,39s o hall tenha gerado 256 pulsos (ou mais), aí o 4040 terá acionado o relé que, por sua vez, desliga a bobina. A bobina só será religada quando a RPM ficar menor que 5520.

 

-----

 

- Para o 555 produzir um pulso a cada 1,39s, precisa calcular R1, VR e C1 adequadamente, algo que está além do meu conhecimento, mas que o mestre @Renato.88sabe fazer com os pés nas costas. E como é muito difícil ajustar R1 e VR, essa VR pode ser um potenciômetro que fica no painel do carro, ao lado do tacômetro.

 

- Talvez R3 e Q2 não sejam necessários. Sem usar esses componentes, a bobina ficará ligada no negativo direto e o relé corta o positivo que vem do pós-chave. Nesse caso o terminal "comum" do relé vai ao pós-chave e o terminal "normalmente fechado" vai ao positivo da bobina.

 

- Por outro lado, o pulso que sai do sensor hall é positivo mas o clock do 4040 é invertido. Nesse caso, sim, precisa acrescentar um resistor e um transistor NPN entre o sensor hall e o pino 10 (clock) do 4040.

 

- O led acenderá quando a bobina estiver cortada, indicando assim que o motor bateu nos 5520RPM. Esse led pode ser também um buzzer ativo ou os dois: um buzzer e o led.

 

- Também dá para colocar uma chave que mantenha o relé sempre desligado, ali na alimentação positiva da bobina do relé. Com isso manteríamos o aviso de que a rotação bateu nos 5520RPM mas o circuito não contaria a bobina que alimenta o distribuidor.

 

- Talvez dê para trocar o relé por um transistor adequado à tensão e corrente. Mas isso também está além do que conheço, mas que os mestres sabem de cór e salteado.

 

------

 

Esse circuito, depois de ajustado, deve funcionar como o oposto de um freio servo ou hidrovácuo.

 

Se o freio servo assistido abre a fecha rapidinho as pastilhas para a roda não travar, esse circuito deve ligar e desligar a bobina de 1,39s em 1,39s caso o acelerador seja mantido pressionado no talo impedindo-o de rodar a mais que 5520RPM. O led acende para indicar ao motorista que manter o pé no fundo só faz jogar gasolina pelo escapamento.

 

--------

 

Quase esqueci.

 

Se 1,39s for muito tempo para manter a bobina desligada, dá para usar o pino 4 (fica alto a partir do pulso número 128) do 4040 como saída. Nesse caso, o 555 tem que resetar o 4040 a cada 0,7s aproximadamente.

 

128/184 = 0,695652174

 

Usando o 4040 não dá para usar o valor de 18,4 pulsos, como proposto pelo @GustavoH93. Mas dá para se aproximar disso usando o pino 5 do 4040, que conta até 16. Nesse caso o 555 precisaria resetar a contagem do 4040 uma vez a cada 0,086956522 segundos, o que talvez seja pouco.

 

16/184 = 0,086956522

 

Se ajudar, aqui tem uma tabela dos pinos do 4040 que considera a RPM=5520

PINO DO 4040 - quociente - tempo em segundos

 9      2        0,01087
 7      4        0,02174
 6      8        0,04348
 5     16       0,08696
 3     32       0,17391
 2     64       0,34783
 4    128      0,69565
13    256     1,39130
12    512     2,78261
14   1024    5,56522
15   2048    11,13043
 1   4096     22,26087

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Errata:

 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

- Também dá para colocar uma chave que mantenha o relé sempre desligado, ali na alimentação positiva da bobina do relé. Com isso manteríamos o aviso de que a rotação bateu nos 5520RPM mas o circuito não cortaria a bobina que alimenta o distribuidor.

 

Postado
Em 01/10/2022 às 10:55, rmlazzari58 disse:

Pensei até no seguinte: escolhendo um capacitor bem dimensionado, dá para colocar o potenciômetro de limitação de RPM até no painel do carro. Não sei se na prática isso seria muito útil mas seria como se tivesse, no conta-giros, uma baliza móvel para o ponteiro, que poderia ser ajustada de acordo com a situação. Ora quero que a RPM só vá até, sei lá... 4000, ora quero que fique limitada a 5000. Assim esse potenciômetro podia variar os limites entre (chute, hein?) 4000RPM e 6000RPM...

 

E pensei agora: e se no lugar de limitar a RPM, fosse posto um led no painel indicando que a RPM bateu no limite, mas sem limitá-la? Aí o cabra é que decide se ele quer forçar o motor ou não.

 

Em 01/10/2022 às 19:13, rmlazzari58 disse:

Seria um led, como o que acende quando falta óleo ou quando a gente esquece o breque de mão puxado ou de prender o cinto de segurança. É que como o led brilha, talvez nem precise tirar os olhos da pista para monitorar o ponteiro do conta-giro, pela visão periférica já dá para perceber quando ela acender.

 

Se o circuito estiver no modo "apenas led", a pessoa sabe que quando ele acender tem que tirar o pé assim que der, e se estiver no modo "acende o led e segura na RPM limite", aí a pessoa sabe que se mantiver o pé no fundo vai estar jogando gasolina fora.

 

Opa valeu @rmlazzari58@Renato.88  vocês que estão me ajudando a tocar o barco para frente, bom vamos lá Lazzari isso que você comentou seria mais ou menos o contagiros conhecido como monster:

 

contagiros_skl_silver_ii_830_1_201601101

 

Ele  lê a RPM do motor e acende a luz, dessa forma:  a pessoa liga o carro e acelera até a rotação desejada tipo 5000 rpm e aí aperta o botão memory, então toda vez que chegar em 5000 rpm ele vai acender a luz que é a luz shift-light ela indica para você passar para a próxima marcha, é útil por exemplo em corrida para não passar do ponto de máxima potência do motor e também quando está andando na rua por exemplo pode colocar em uns 3000 rpm aí ela acende bem mais cedo te avisando para passar a marcha antes da hora para economizar combustível.

 

o pulo do gato é que o pessoal aproveita que ele acende a luz na RPM que foi selecionada e aí colocam um relê para cortar a bobina quando a luz acende, só que não é a melhor maneira, dá uma olhada em 7:13 acho que o relê pra ligar e desligar leva tempo demais, a rpm do motor despenca, fora que esse contagiros é caro e grande deve dar uns 12cm.

 

 

 

 

Em 01/10/2022 às 10:55, rmlazzari58 disse:

E mais uma, rs... uma chave gangorra de três posições ao lado do tal potenciômetro no painel: posição 1, só acende o led; posição 2, acende o led e limita a RPM; posição 3, não faz nada, deixa o bicho correr solto.

isso é uma boa também porque pode servir de by-pass, caso dê problema no circuito  não tem risco dele ficar cortando a bobina em hora errada nem interromper de vez pro carro não morrer e ter que voltar de guincho rsrs.

 

Em 01/10/2022 às 14:17, Renato.88 disse:

Sinceramente, até agora não entendi essa ideia. Pois quase todo carro tem um ponteiro pra gente decidir o que fazer com o RPM. 

Os mais simples que não tem ponteiro vai pelo barulho mesmo. 

Sim tem ponteiro, mas os mais novos com injeção eletrônica já tem o limitador de giro embutido, os antigos com carburador não tem porque não era tão necessário, mas não se esqueça que meu carro estou montando com turbo, quando a turbina pressuriza o motor o giro dele sobe muito rápido, se não ficar de olho no ponteiro pode dar sobregiro quando a turbina chega no pico de pressão, fora que se o pneu cantar o motor gira mais fácil ainda porque perde a tração... lógico que aí seria se fosse arrancar com o pé no fundo igual um doido o que não é o caso, mas eu acho que toda segurança que eu conseguir é bem vinda, o motor foi retificado e montado mas nem saiu da garagem ainda, não quero arriscar perder ele rsrs e dá pra comprar o limitador pronto, mas além de ser beeem caro eu ia perder a oportunidade de aprender mais sobre eletrônica XD

 

Em 01/10/2022 às 19:13, rmlazzari58 disse:

Aliás, pensei agora, pode ser um led e/ou uma sinal sonoro.

 

"Píííí..." toca a buzininh... ops! o buzzer piezo ativo, rs...

 

Pronto, e mais um interruptor para optar entre led, sinal sonoro ou os dois, rs...

 

Estamos transformando o painel do automóvel do nosso amigo em um cockpit de avião, rs...

Sinal sonoro eu já queria colocar para a luz de óleo já que se ela acender indica que uma falha catastrófica pode acontecer com o motor,  mas também pode ser útil para outras coisas críticas também como a pressão do turbocompressor, mas isso vamos fazer mais para frente rsrs  e quanto ao cockpit de avião gostei da ideia fiz faculdade de aeronáutica então faz parte hahaha

 

21 horas atrás, Renato.88 disse:

O bom do pic é juntar todo o circuito nele, oscilador, contador, circuito de leitura e tudo mais que precisar. 

Não que seja difícil, eu já consegui fazer algumas coisas simples. O problema é que nós não sabemos programar mesmo, tem que conhecer os códigos de cabo a rabo pra fazer o que precisa. 

E eles não são lentos e são bem precisos dependendo do tipo, afinal são uma evolução desses contadores inventados nos anos 70. 

Isso é interessante, eu estava pesquisando e vi que fizeram contator com PIC no youtube, funciona bem mas é aquilo:  Se fossemos usar PIC teriamos que saber programar e eles usam uma linguagem que é um pouco mais difícil do que a do arduino que é C++, escolher o PIC que atenda a função e tem váaaarios modelos por aí... Enfim é bastante coisa mas quem sabe futuramente possamos desenvolver, por hora vamos tentar fazer o limitador só com eletrônica simples mesmo rsrs

 

4 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Olha briefing do circuito aqui:

Opa circuito simples e fácil é sempre bem vindo, já perdi a conta de quantos componentes já queimei tentando montar circuitos complexos rsrs

 

4 horas atrás, rmlazzari58 disse:

- Talvez dê para trocar o relé por um transistor adequado à tensão e corrente. Mas isso também está além do que conheço, mas que os mestres sabem de cór e salteado.

 

 

Se 1,39s for muito tempo para manter a bobina desligada, dá para usar o pino 4 (fica alto a partir do pulso número 128) do 4040 como saída. Nesse caso, o 555 tem que resetar o 4040 a cada 0,7s aproximadamente.

O transistor acaba sendo melhor porque o rele demora muito para ligar e desligar, o gringo do vídeo usou o mosfet IRFZ44N, acho que dá para usar ele aqui também.

 

1,39s é bastante tempo mesmo, o motor pode não morrer mas o RPM vai despencar demais, acho que 0,7s ou menos seria o ideal, e poder ajustar com trimpot também é bem interessante porque abre margem para fazer ajuste fino com o motor funcionando como você comentou.

 

 

 

6 minutos atrás, GustavoH93 disse:
22 horas atrás, Renato.88 disse:

O bom do pic é juntar todo o circuito nele, oscilador, contador, circuito de leitura e tudo mais que precisar. 

Não que seja difícil, eu já consegui fazer algumas coisas simples. O problema é que nós não sabemos programar mesmo, tem que conhecer os códigos de cabo a rabo pra fazer o que precisa. 

E eles não são lentos e são bem precisos dependendo do tipo, afinal são uma evolução desses contadores inventados nos anos 70. 

Isso é interessante, eu estava pesquisando e vi que fizeram contator com PIC no youtube, funciona bem mas é aquilo:  Se fossemos usar PIC teriamos que saber programar e eles usam uma linguagem que é um pouco mais difícil do que a do arduino que é C++, escolher o PIC que atenda a função e tem váaaarios modelos por aí... Enfim é bastante coisa mas quem sabe futuramente possamos desenvolver, por hora vamos tentar fazer o limitador só com eletrônica simples mesmo rsrs

Acabei de ver no blog do larios tem o esquema de PIC como contagiros para 2 display de 7 segmentos, será que ele ajudaria a gente a bolar um esquema desses? tentei entrar em contato com ele mas não consegui

 

http://picsource.com.br/archives/11571

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3 horas atrás, GustavoH93 disse:

1,39s é bastante tempo mesmo, o motor pode não morrer mas o RPM vai despencar demais, acho que 0,7s ou menos seria o ideal, e poder ajustar com trimpot também é bem interessante porque abre margem para fazer ajuste fino com o motor funcionando

 

Para isso me parece melhor usar o pino 4 do CD4040.

 

Agora para o potenciômetro funcionar bem teria que saber calcular R1, VR e C1 do 555.

Ele serviria mais ou menos como o tal botão "memory" que você falou: primeiro você mantém a chave que impede que o circuito corte o motor (CH1) desligada. Depois acelera até chegar na RPM desejada, fixa o pé nela e vai ajustando o pot até que o led acenda. Aí é só ligar a chave, de novo, que o limitador estará ajustado.

 

3 horas atrás, GustavoH93 disse:

isso é uma boa também porque pode servir de by-pass, caso dê problema no circuito  não tem risco dele ficar cortando a bobina em hora errada nem interromper de vez pro carro não morrer e ter que voltar de guincho rsrs.

 

Aqui embaixo dei uma acertada no circuito colocando a chave CH1 ali em cima, perto do relé. Essa chave desabilita o circuito quanto a cortar a bobina. No entanto o led e o buzzer continuariam trabalhando,. Também dá para desativar o circuito todo porque só o que falta é o circuito falhar ou queimar, você mudar para o modo "sem limitador" e ainda por cima ter que aguentar o led e o buzzer enchendo o saco até chegar no pit stop, né? rs...

 

Também acertei a origem da energia que vai ao terminal "comum" do relé, e a conexão entre o sensor hall do distribuidor e o clock do 4040, já que esse clock é invertido.

 

Por último, para facilitar a chave que desabilita o limitador, coloquei o terminal "normalmente fechado" do relé no positivo da bobina.

 

Se você quiser trocar o relé por um mosfet IRFZ44N, aí o transistor Q2 ficaria só para o led e o buzzer.

 

Não sei se a saída do 4040 tem corrente suficiente para "cutucar" a base desse transistor E o gate do mosfet, Gustavo. Mas uma vez comprei uns mosfets pela Internet querendo desses IRFZ44N e o vendedor errou: mandou um deles do modelo IRLZ44N. Antes de devolver dei uma xeretada e descobri que para o que eu precisava, o L era até melhor que o F porque é mais "sensível", acho... Às vezes o trem errado pode te levar para a estação certa, rs...

 

Bem, sobre o mosfet, assim como para os resistores, capacitor, potenciômetro, melhor ouvir o mestre @Renato.88...

 

Olha a ajeitada no esquema:

 

h1NDvzr.jpg

 

Ah! Nesse esquema ainda está em uso o pino 12 do 4040, o que significa que o intervalo entre pulsos do 555 seria mais ou menos de 1,39s. Mas...

 

3 horas atrás, GustavoH93 disse:

acho que 0,7s ou menos seria o ideal

 

se 0,7s for melhor, aí o pino do 4040 seria o 4.. Se quiser intervalo menor ainda, o próximo menor intervalo disponível para 5520RPM seria de 0,35 segundos, usando, daí, o pino 2 do 4040. Dá uma olhadinha na tabela do post #34, ali em cima... E lembrando também que ao mudar esse pino, tem que ajustar também o intervalo no 555.

Postado
1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Olha a ajeitada no esquema:

 

h1NDvzr.jpg

 

Não funciona! 

A bobina não pode ser aterrada, o negativo dela tem que passar pela ignição eletrônica do carro pra fazer o acionamento no sincronismo da mecânica. 

Já o relé é lento pra cortar a bobina na hora certa. 

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7 horas atrás, Renato.88 disse:

A bobina não pode ser aterrada

E se deixar o negativo da bobina como está, no circuito de ignição eletrônica, mesmo que dessincronize num ou outro ciclo, será que teria algum problema?

 

7 horas atrás, Renato.88 disse:

relé é lento

mosfet canal p?

Se bem que, por exemplo o SB1RC3, da Metaltex, pelo datasheet, fecha em 0,007s e abre em 0,005s...

 

 

 

Postado
9 horas atrás, Renato.88 disse:

A bobina não pode ser aterrada, o negativo dela tem que passar pela ignição eletrônica do carro pra fazer o acionamento no sincronismo da mecânica. 

Já o relé é lento pra cortar a bobina na hora certa. 

Mas se aterrar ela ela até poderia soltar uma centelha fora de hora, mas depois disso não iria ter mais centelha enquanto não fosse desligado o circuito de limitação de giro, teriamos que cortar o positivo?

 

o esquema da ignição do carro completo está nessa imagem:

 

 

image.png.20e9361b370a920ff80f6f26ffd6d276.png

 

o ideal seria interromper o sinal do hall ou um dos polos da bobina?

 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

E se deixar o negativo da bobina como está, no circuito de ignição eletrônica, mesmo que dessincronize num ou outro ciclo, será que teria algum problema?

eu acho que não teria problema

 

Pessoal achei esse outro esquema de tacometro e usa vários CI contadores, será que daria para adaptar ele para essa função?

 

Aqui o site:

https://www.electronica-pt.com/content/view/229/

 

O circuito:

 

image.png.959ab200348bf07151f4b19ee5a374a1.png

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1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

mosfet canal p?

Tem que segurar alta tensão, ela volta ali na entrada já que a bobina é um tipo de auto transformador. 

Pra fazer essa coisa funcionar, tem que interromper a ignição eletrônica na entrada, entre o sensor hall. 

Ali tem baixa tensão e corrente, fácil de controlar com transistores pequenos. 

7 minutos atrás, GustavoH93 disse:

Mas se aterrar ela ela até poderia soltar uma centelha fora de hora

Se aterrar a bobina, queima. Não foi feita pra ligar direto. 

7 minutos atrás, GustavoH93 disse:

Pessoal achei esse outro esquema de tacometro e usa vários CI contadores, será que daria para adaptar ele para essa função?

Pra mim, o circuito é mais do mesmo. 

E da pra fazer isso com metade dos CIs que tem aí, esse parece ser bem antigo. Pela alimentação ali no pino 5, da pra ver que são ttl ainda. 

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56 minutos atrás, Renato.88 disse:

Pra fazer essa coisa funcionar, tem que interromper a ignição eletrônica na entrada, entre o sensor hall. 

Ali tem baixa tensão e corrente, fácil de controlar com transistores pequenos.

Quem sabe, sabe, rs... Parece perfeito!

Se o sensor hall parar de mandar pulsos ao módulo de ignição eletrônica, este para de alimentar a bobina, é isso?

1 hora atrás, GustavoH93 disse:

Pessoal achei esse outro esquema de tacometro e usa vários CI contadores, será que daria para adaptar ele para essa função?

 

Dentro dos limites do que consigo acompanhar, tem um 555 dando ritmo ajustável, ali...

Não tenho ideia do que faz aquele 74123 mas se ele comanda a faísca...

 

Bom, chega de ficar dando pitaco no que não sei, rs...

Té já!

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39 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Se o sensor hall parar de mandar pulsos ao módulo de ignição eletrônica, este para de alimentar a bobina, é isso?

A bobina é igual a um transformador, precisa de CA pra funcionar (essa do carro já se contenta com um liga e desliga). 

Se deixar ela parada (tanto faz se ligada ou desligada) o carro não funciona. 

39 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Não tenho ideia do que faz aquele 74123 mas se ele comanda a faísca..

74123 é um timer, tipo 555 mesmo, só que mais preciso e tem uma maneira diferente de funcionar que não lembro com detalhes. 

Mas ali no circuito, me parece que ele está só dividindo os tempos pra resetar o contador e manter o latch ativado no momento certo. 

Eu particularmente, prefiro o 4017 pra essa função 

Postado

 

7 horas atrás, Renato.88 disse:

Se aterrar a bobina, queima. Não foi feita pra ligar direto. 

 

Se não me engano esse módulo de ignição tem limitação  de corrente em 7 ou 8 amperes não me lembro agora mas é ele que faz a bobina funcionar sem queimar, no caso usando transistor ou relê ao invés de aterrar podemos simplesmente interromper o fio que liga o módulo a bobina, poderíamos interromper o fio que liga o hall ao módulo, mas não acho tão interessante dessa forma porque o contagiros original do carro depende do módulo funcionando para mostrar a RPM no painel e vamos usar ele para "aferir" o nosso limitador de giro.

7 horas atrás, Renato.88 disse:

Tem que segurar alta tensão, ela volta ali na entrada já que a bobina é um tipo de auto transformador. 

Pra fazer essa coisa funcionar, tem que interromper a ignição eletrônica na entrada, entre o sensor hall. 

Ali tem baixa tensão e corrente, fácil de controlar com transistores pequenos. 

Para interromper o fio que conecta a bobina ao módulo teríamos que usar transistores mais parrudos ou um relê, mas com o rele tem o problema de ser bem lento, fora que a durabilidade do rele vai ser beeem menor do que o transistor porque ele tem que ligar e desligar muitas vezes...

 

@Renato.88  Estou precisando comprar componentes para usar aqui no trabalho e como eu compro pela internet demora um tempo pra chegar, então estou querendo montar o circuito do gringo de forma temporária, vai ser útil para notarmos os pontos negativos e positivos do sistema dele e descobrir o que podemos melhorar, é pra ser temporário por sorte a maioria dos componentes são baratinhos tirando o CI, o principal é o 4046D  pode ser qualquer CI 4046  né?

 

o circuitinho é esse aqui, por sorte é simples provavelmente vou montar na protoboard injetar um sinal e ver como ele se comporta e depois colocar no carro e testar na prática.

 

 

sparkcut3.thumb.JPG.6cf58676c8389ee1c9f2c4b3e9d7e5c7.JPG

 

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29 minutos atrás, GustavoH93 disse:

poderíamos interromper o fio que liga o hall ao módulo, mas não acho tão interessante dessa forma porque o contagiros original do carro depende do módulo funcionando para mostrar a RPM no painel e vamos usar ele para "aferir" o nosso limitador de giro.

Mas aí o circuito a parte pode ser simplesmente desligado através de uma chave. Voltando o carro ao normal. 

E também, até chegar a rotação programada o motor deve funcionar perfeitamente sem nenhuma intervenção. 

32 minutos atrás, GustavoH93 disse:

Para interromper o fio que conecta a bobina ao módulo teríamos que usar transistores mais parrudos ou um relê, mas com o rele tem o problema de ser bem lento, fora que a durabilidade do rele vai ser beeem menor do que o transistor porque ele tem que ligar e desligar muitas vezes...

O relé não serve, vai colar rapidinho. 

E outro transistor ali, não acho boa ideia. Vai ficar dois transistores em série, vira uma gambiarra que pode falhar. 

33 minutos atrás, GustavoH93 disse:

O principal é o 4046D  pode ser qualquer CI 4046  né? 

Sim. 

34 minutos atrás, GustavoH93 disse:

o circuitinho é esse aqui, por sorte é simples provavelmente vou montar na protoboard injetar um sinal e ver como ele se comporta e depois colocar no carro e testar na prática.

Vá em frente. 

Postado
1 hora atrás, Renato.88 disse:

O relé não serve, vai colar rapidinho. 

E outro transistor ali, não acho boa ideia. Vai ficar dois transistores em série, vira uma gambiarra que pode falhar. 

A saída do contador não consegue ligar um transistor mais forte diretamente? tem que ligar um transistor para ligar outro transistor? E pode falar porque um transistor ligar o outro pode dar curto alguma coisa assim?

 

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Vá em frente. 

Vou montar para vermos como vai ficar, não será definitivo, é mais para a gente ir progredindo e já perceber como é "o espirito da coisa"

1 hora atrás, Renato.88 disse:

E também, até chegar a rotação programada o motor deve funcionar perfeitamente sem nenhuma intervenção. 

sim isso é mesmo, mas ao desligar a bobina gera a alta tensão no secundário, no primário deve gerar uma tensão alta também mas não deve ser tanto assim se não queimaria o módulo, qual tensão será que deve aparecer ali? Vou pesquisar e se achar posto aqui pra gente

Postado
1 hora atrás, GustavoH93 disse:

A saída do contador não consegue ligar um transistor mais forte diretamente?

Não. 

1 hora atrás, GustavoH93 disse:

tem que ligar um transistor para ligar outro transistor?

Sim. 

1 hora atrás, GustavoH93 disse:

E pode falar porque um transistor ligar o outro pode dar curto alguma coisa assim?

Eu estava falando sobre ligar outro transistor na saída da ignição eletrônica pra interromper o sinal entre ela e a bobina, isso que não funciona bem. 

1 hora atrás, GustavoH93 disse:

sim isso é mesmo, mas ao desligar a bobina gera a alta tensão no secundário, no primário deve gerar uma tensão alta também mas não deve ser tanto assim se não queimaria o módulo, qual tensão será que deve aparecer ali? Vou pesquisar e se achar posto aqui pra gente

Aparece algumas centenas de volts por ali, mas não queima porque o módulo é cheio de proteção com diodos e capacitores. 

Aí que entra o que eu disse acima, se colocar outro transistor ele fica livre sem nenhuma proteção, não convém copiar o circuito do módulo nele porque afinal já tem. 

Postado
22 horas atrás, Renato.88 disse:

Aparece algumas centenas de volts por ali, mas não queima porque o módulo é cheio de proteção com diodos e capacitores. 

Aí que entra o que eu disse acima, se colocar outro transistor ele fica livre sem nenhuma proteção, não convém copiar o circuito do módulo nele porque afinal já tem. 

Entendi.

Em 03/10/2022 às 20:40, Renato.88 disse:

Vá em frente. 

Estava fazendo a lista do circuito e percebi que tá meio estranho, como dá pra saber se o capacitor que pede no circuito é de poliéster, cerâmico ou Tântalo? Eletrolítico geralmente vem o sinal + e a tensão dele, nesse esquema está quase todos os capacitores com sinal + só que nessas capacitâncias acho que nem existe para vender, ali pediu também um resistor 2k8 e não existe esse pra vender só o 2k7   O.o

Postado
1 hora atrás, GustavoH93 disse:

Estava fazendo a lista do circuito e percebi que tá meio estranho, como dá pra saber se o capacitor que pede no circuito é de poliéster, cerâmico ou Tântalo?

C1 só existe de cerâmica. 

Em C9 ele colocou 22uF, seria eletrolitico. Mas se fosse eu colocaria o que vem no datasheet do 7805 que é de 100nF. 

Na entrada do 7805 acrescentando dois capacitores um de 1000uF/25V e outro de 330nF pra eliminar as interferências da bobina e do alternador. 

No C7 ele diz 15uF, esse valor existe mas bem difícil achar. Você pode colocar 22uF. 

Os outros capacitores existem de cerâmica e poliéster, dê preferência ao último. 

 

1 hora atrás, GustavoH93 disse:

ali pediu também um resistor 2k8 e não existe esse pra vender só o 2k7

Ali em cima, pedi pra subir o capacitor, então esse resistor pode abaixar pra 1k. Assim mantém o mesmo tempo. 

Postado

@Renato.88 pronto encomendei,  me enrolei com os capacitores, não achava de 0,01uF de jeito nenhum aí vi que ele era vendido como 10nF é o mesmo capacitor nem me toquei disso, é como falar 10 centímetros ou 0,1 metro...

 

Enfim os componentes chegam semana que vem aí vamos montar tudo, pena que não tenho osciloscópio, queria ver como fica a saída do circuito do 555 ele gera uma onda quadrada para o 4046 comparar com outra onda de referência e acionar a saída se essa onda tiver uma frequência maior que a de referência? 

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