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Postado
13 horas atrás, Renato.88 disse:

Nesse circuito da revista tem um erro. 

Aquele BC547 marcado como Q2 está invertido. 

E ali, acho que a intenção era fazer um regulador de tensão, com o zener trabalhando junto. Mas fizeram tudo errado. 

 

De qualquer forma, já que os testes são na bancada. Podemos eliminar zener, transistor e tudo e ligar o 555 numa fonte de 9V. 

No carro seria interessante um 7805 ou 7809.

Depois vou redesenhar este esquema para ficar mais fácil ler e também para não montar errado, aí postarei aqui.

 

13 horas atrás, Renato.88 disse:

Na revista tem a lista de materiais com tudo detalhado certinho, inclusive a cor dos resistores. 

Vi ali realmente tem tudo, ou quase tudo D3 e D2 não tem lá, posso usar diodo comum 1N4007?

 

10 horas atrás, Renato.88 disse:

Apenas vá analisando o circuito, eu apenas desenhei e não sei se funciona corretamente. Esse programa que eu usei pra desenhar também é um simulador, só que deu erro. Porém na minha cabeça isso tem tudo pra funcionar, outrora já montei circuitos parecidos com esse que funcionaram muito bem.

Certo, aparentemente é isso que precisamos, vou passar no centro hoje e vou ver esses componentes, o melhor jeito para testarmos é na prática creio eu. e por sorte os componentes são baratinhos

19 minutos atrás, GustavoH93 disse:

Vi ali realmente tem tudo, ou quase tudo D3 e D2 não tem lá, posso usar diodo comum 1N4007?

Acabei de ver você comentou que copiou da revista  e no seu esquema usou o 4007 então posso usar ele sem medo kkkkk

Postado
43 minutos atrás, GustavoH93 disse:

Certo, aparentemente é isso que precisamos, vou passar no centro hoje e vou ver esses componentes, o melhor jeito para testarmos é na prática creio eu. e por sorte os componentes são baratinhos

Hoje a noite eu monto pra ver, tenho tudo aqui. Vou filmar pra você ver. 

 

Postado

Veja:

Coloquei som pra reparar quando a frequência aumenta, o barulho até lembra um pouco um motor de carro. 

Perceba que eu ajustei pra quando passar da metade do curso do potenciômetro, depois eu troquei um diodo de lugar lá no 4040 (é como se eu tivesse mexido nos dip switchs), inclusive não os coloquei pra facilitar a montagem de teste. 

De resto o esquema está praticamente igual, no lugar do potenciômetro de 470k coloquei um resistor de 220k, algo como se o potenciômetro estivesse perto da metade. 

O circuito abaixo é o oscilador com 555 que comentarmos há alguns dias atrás. 

Tô sem fonte de bancada, então foi na pilha de 9V mesmo! :lol:

Postado
7 horas atrás, Renato.88 disse:

Coloquei som pra reparar quando a frequência aumenta, o barulho até lembra um pouco um motor de carro. 

lembra mesmo, esse alto-falante que usou é de piezo?

 

7 horas atrás, Renato.88 disse:

Tô sem fonte de bancada, então foi na pilha de 9V mesmo! :lol:

Peguei uma fonte de pc velha aqui e coloquei um 7809 nela, assim tenho 3,3  5  9 e 12v, o treco tava pura ferrugem mas funciona então tá valendo kkkkkk

 

7 horas atrás, Renato.88 disse:

Perceba que eu ajustei pra quando passar da metade do curso do potenciômetro, depois eu troquei um diodo de lugar lá no 4040 (é como se eu tivesse mexido nos dip switchs), inclusive não os coloquei pra facilitar a montagem de teste. 

De resto o esquema está praticamente igual, no lugar do potenciômetro de 470k coloquei um resistor de 220k, algo como se o potenciômetro estivesse perto da metade. 

O circuito abaixo é o oscilador com 555 que comentarmos há alguns dias atrás. 

@Renato.88 Pelo que vi tá funcionando perfeitamente! mas ali no lugar do led seria um transistor para ligar e desligar um relê que vai chavear a bobina? Outra coisa no começo você comentou da gente usar o polo negativo da bobina como fonte de sinal, não é mais interessante usar o pino do módulo de ignição? Ali já é uma onda quadrada e não tem os picos de tensão que tem na bobina.

 

Vou montar esse circuito de contadores e ver como funciona aqui hehe

Postado
22 minutos atrás, GustavoH93 disse:

lembra mesmo, esse alto-falante que usou é de piezo?

Sim, era campainha de telefone antigo. 

 

23 minutos atrás, GustavoH93 disse:

Peguei uma fonte de pc velha aqui e coloquei um 7809 nela, assim tenho 3,3  5  9 e 12v, o treco tava pura ferrugem mas funciona então tá valendo kkkkkk

Sim. Tenho uma fonte de PC sobrando, mas está dentro de umas caixas e fiquei com preguiça de pegar. Na verdade, a fonte de bancada estava logo ali ao lado, só que estou fazendo uns ajustes nela. 

25 minutos atrás, GustavoH93 disse:

mas ali no lugar do led seria um transistor para ligar e desligar um relê que vai chavear a bobina?

Acho que relé pra chavear a bobina não é uma boa. Pois entendi que tem que ser rápido. 

Mas Sinceramente, essa parte não sei como fazer direito. 

27 minutos atrás, GustavoH93 disse:

Outra coisa no começo você comentou da gente usar o polo negativo da bobina como fonte de sinal, não é mais interessante usar o pino do módulo de ignição? Ali já é uma onda quadrada e não tem os picos de tensão que tem na bobina.

Pode ser. Aí nesse caso, elimina o circuito com transistor que veio da revista, da pra jogar o sinal quase que diretamente no 4093.

Mas aí, tem que ser o fio que vem lá do distribuidor.

Aquela saída que está no módulo onde diz que é pra ligar conta giros é o mesmo fio da bobina. 

 

Postado
14 minutos atrás, Renato.88 disse:

Aquela saída que está no módulo onde diz que é pra ligar conta giros é o mesmo fio da bobina. 

aquela saída se não me engano é um juper interno com o sinal do hall, sai uma onda quadrada de 5 ou 8v ali não me lembro agora, vou tentar medir depois pra ver.

 

15 minutos atrás, Renato.88 disse:

Acho que relé pra chavear a bobina não é uma boa. Pois entendi que tem que ser rápido. 

Mas Sinceramente, essa parte não sei como fazer direito. 

precisa ser rápido sim, mas não sei se usar um transistor para essa função é o ideal, os picos de tensão da bobina podem destruir ele não?

 

 

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1 hora atrás, GustavoH93 disse:

precisa ser rápido sim, mas não sei se usar um transistor para essa função é o ideal, os picos de tensão da bobina podem destruir ele não?

É só usar um transistor próprio pra isso. 

Afinal dentro do módulo original também tem um transistor pra chavear a bobina. 

Tem vários tipos de transistores que são feitos pra aguentar alta tensão que eram usados nas TVs de tubo, mesmo se for comprar eles são baratos. 

Postado
8 horas atrás, Renato.88 disse:

É só usar um transistor próprio pra isso. 

Afinal dentro do módulo original também tem um transistor pra chavear a bobina. 

Tem vários tipos de transistores que são feitos pra aguentar alta tensão que eram usados nas TVs de tubo, mesmo se for comprar eles são baratos. 

Se bobear devo ter algum jogado aqui no meio da sucata vou dar uma olhada...

 

Comecei ontem e hoje terminei de montar o circuito da revista com o 555, mas usei só um 3914 porque com 2 não funcionava nem a pau.

 

Usei o programa que o @rmlazzari58 postou aqui e foi tranquilo só usei dois resistores de 1k em série para ter 2k e um resistor de 1k, dessa forma consegui "casar" a tensão que o 555 estava gerando, e deu certo com uns 2,2V acende tudo e com 0,4v só o primeiro acende, lógico tá todo desregulado isso foi só pra saber se ia funcionar, porém o  led 9 não acendeu, troquei a polaridade, troquei o led e nada, com certeza fiz alguma besteira e a saída desse pino queimou né? Ainda mais porque era dele que passava o sinal para ligar o segundo 3914 anteriormente... uma pena mas acho que queimou mesmo.

 

Agora vou desmontar até meio com dó porque foi uma das primeiras coisas que montei e não explodiu e funcionou kkkkk mas vou montar o circuito dos contadores e ver como vai ser.

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Postado
Em 02/11/2022 às 12:27, GustavoH93 disse:

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Conforme disse antes, eu não conhecia bem esse LM3914. Mas hoje dei uma espiada no datasheet dele e dos seus irmãos 3915 e 3916.

Tem um erro aí nesse esquema, por isso que com dois não funciona. 

O CI é bem simples, são apenas Ampops ligados a um divisor resistivo. 

Então para fazer a cascata funcionar, o primeiro deve ter o RLO aterrado (igual está ali). 

Porém, o terminal RHI deverá ser conectado ao RLO do outro ci, pois assim os resistores internos ficarão todos em série. 

No segundo CI, aí sim o RHI deve ser ligado à tensão de referência. 

 

@GustavoH93 porém ainda não entendi... 

Se meu circuito do contador funciona, por que insiste nesse? 

Postado
10 horas atrás, Renato.88 disse:

Tem um erro aí nesse esquema, por isso que com dois não funciona. 

O CI é bem simples, são apenas Ampops ligados a um divisor resistivo. 

Então para fazer a cascata funcionar, o primeiro deve ter o RLO aterrado (igual está ali). 

Porém, o terminal RHI deverá ser conectado ao RLO do outro ci, pois assim os resistores internos ficarão todos em série. 

No segundo CI, aí sim o RHI deve ser ligado à tensão de referência. 

imaginei que tivesse algum erro mesmo só não sabia qual era, agora faz sentido.

 

10 horas atrás, Renato.88 disse:

porém ainda não entendi... 

Se meu circuito do contador funciona, por que insiste nesse? 

Então quando comentou que iria montar e gravar eu estava no meio da montagem desse com os 3914, achei melhor ir até o final pra ver se iria conseguir fazer funcionar, queria medir a tensão que o 555 gera nessa configuração e deu certo, foi mais para aprendizado e também porque já tinha montado metade dele kkkkk

 

mas agora estou montando o seu, inclusive com as chavinhas dip

Postado

Montei!

 

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Dessa vez peguei um falante que estava jogado aqui e coloquei junto ao transistor como você fez é bom para ouvirmos a frequência, coloquei o led e um resistor de 1K no pino 11, deu pra notar que ele dá umas piscadas mas como você comentou o pino 11 sempre fica em nível alto.

 

1° No vídeo aconteceu o inverso, o led permanecia apagado e quando havia uma oscilação aí sim ele acendia, como fazer isso? Fica mais fácil perceber se ele está acendendo do que perceber se está apagando kkkkkk

 

2° O ajuste da frequência  vai ser feito pelo potenciômetro e pelas  chaves Dip certo?  Peguei um trimpot de 500k porque de 470K não tinha mais, não tem problema né?

 

3° A ideia seria colocar um transistor que vai ativar o relê ou colocar um  transistor parrudo que vai cortar a bobina diretamente no pino 11 e apenas essas oscilações vão cortar a ignição momentaneamente ou a partir do pino 11 teremos que criar um novo circuito que vai ligar e desligar a bobina rapidamente?

 

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2 horas atrás, GustavoH93 disse:

1° No vídeo aconteceu o inverso, o led permanecia apagado e quando havia uma oscilação aí sim ele acendia, como fazer isso? Fica mais fácil perceber se ele está acendendo do que perceber se está apagando kkkkkk

Só inverter o led, coloca o anodo no positivo da fonte. 

2 horas atrás, GustavoH93 disse:

O ajuste da frequência  vai ser feito pelo potenciômetro e pelas  chaves Dip certo?  Peguei um trimpot de 500k porque de 470K não tinha mais, não tem problema né?

Sim e 500k é melhor. 

2 horas atrás, GustavoH93 disse:

A ideia seria colocar um transistor que vai ativar o relê ou colocar um  transistor parrudo que vai cortar a bobina diretamente no pino 11 e apenas essas oscilações vão cortar a ignição momentaneamente ou a partir do pino 11 teremos que criar um novo circuito que vai ligar e desligar a bobina rapidamente?

Não sei. 

Postado

Desculpem os PNP (palpites que ninguém pediu) 🤪

 

Tava lembrando de uma bobagem que fazia quando moleque... quando eu pegava uma ladeira abaixo com a moto, ainda com o motor engrenado, desligava o circuito elétrico. Deixava a moto correr solta por uns metros e, no que eu religava, dava um estouro porque alguma fagulha vinda da ignição religada fazia a mistura acumulada no tubo do escapamento explodir.

 

Daí uma ideia de leigo: e se o circuito para limitar a RPM, em lugar de cortar a bobina cortasse o combustível?

É que aí o motor não ficaria enchendo o sistema de exaustão, filtro, tubo de escapamento etc., com mistura inflamável. E também pouparia combustível.

 

Tem bomba de gasolina que é elétrica... E se for mecânica, quem sabe dá para adaptar uma válvula solenóide... Essa solenóide ficaria antes ou depois da bomba de gasolina? Será que tem válvula solenóide que não estraga com gasolina? Talvez uma solenóide que, em vez de apenas interromper a gasolina, alternasse entre injetar gasolina e injetar ar, para não forçar a bomba... a bomba, assim, com a solenóide na posição "ar" injetaria ar. Será que existe válvula solenóide assim? E será que abriria e fecharia numa velocidade adequada?

 

Aí se a rotação "batesse" no limite desejado, era só fazer esse dispositivo "tremer", "piscar" como treme ou pisca o comando das pastilhas dos freios ABS até que a rotação baixasse no nível desejado. O efeito desejado é que, por mais que se mantivesse o acelerador pisado, daquela RPM o motor não passaria...

Postado
38 minutos atrás, Renato.88 disse:

Só inverter o led, coloca o anodo no positivo da fonte. 

então isso mostra que tem coisa errada aqui na minha montagem, se colocar o anodo na fonte não acende de jeito nenhum mesmo mudando as chaves dip ou girando o potênciometro...

 

Quanto mais chavinhas ligadas ou quanto mais perto de 500k o potenciômetro estiver mais alta vai ser a frequência que vai fazer o led acender?

 

41 minutos atrás, Renato.88 disse:

Não sei. 

Podemos tentar ligar o transistor para ligar um rele diretamente só pra ver como fica, se tiver necessidade aquele circuito 555 pode ser interessante também mas primeiro preciso tentar fazer isso aqui funcionar...

Postado
17 minutos atrás, GustavoH93 disse:

Quanto mais chavinhas ligadas ou quanto mais perto de 500k o potenciômetro estiver mais alta vai ser a frequência que vai fazer o led acender?

O mais importante são as chaves de valores menores, no meu esquema elas estão na parte de cima. 

Se ligar só a primeira, já acende quase de cara. 

Sim, mais próximo de 500k, mais fácil acender. 

Toma cuidado com esse alto-falante, ele rouba a carga do circuito e não deixa funcionar. 

Até mesmo com o piezo deu trabalho, no meu vídeo você vê ele falhando. 

Postado
30 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Desculpem os PNP (palpites que ninguém pediu) 🤪

estamos aqui pra isso hahaha

 

31 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Daí uma ideia de leigo: e se o circuito para limitar a RPM, em lugar de cortar a bobina cortasse o combustível?

É que aí o motor não ficaria enchendo o sistema de exaustão, filtro, tubo de escapamento etc., com mistura inflamável. E também pouparia combustível.

Esse é o sistema de carros modernos, quando chega na RPM limite os bicos começam a pulsar menos para a rotação começar a subir mais devagar a partir de um ponto e também quando a pessoa tirar o pé do acelerador de uma vez evitar que saia aqueles fogos e estouros pelo escapamento, porém no caso aqui é um pouco diferente explico ali em baixo. 

 

39 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Tem bomba de gasolina que é elétrica... E se for mecânica, quem sabe dá para adaptar uma válvula solenóide... Essa solenóide ficaria antes ou depois da bomba de gasolina? Será que tem válvula solenóide que não estraga com gasolina? Talvez uma solenóide que, em vez de apenas interromper a gasolina, alternasse entre injetar gasolina e injetar ar, para não forçar a bomba... a bomba, assim, com a solenóide na posição "ar" injetaria ar. Será que existe válvula solenóide assim? E será que abriria e fecharia numa velocidade adequada?

 

valvula solenóide para combustível tem sim, carros antigos a álcool tinham o injetor de gasolina para facilitar a partida no frio, eu mesmo tenho umas delas aqui.

 

Mas assim @rmlazzari58  tem dois motivos que isso não daria certo aqui, o primeiro é que é um carro com carburador então por mais que desligue a bomba ou ligue a solenoide para cortar o combustível o carburador ainda vai ter combustível na cuba, então enquanto não "secar" essa cuba o motor vai continuar funcionando normalmente, na marcha lenta mesmo desligando a bomba de combustível dependendo do carro e do tiopo de carburador ele consegue funcionar por quase um minuto ou mais...

 

O segundo motivo e mais importante, este carro é turbinado o turbo manda ar sob pressão pra dentro do motor e isso faz a temperatura interna do motor subir, o que controla a temperatura interna do motor nesse caso é o combustível ele é mandado com um pouco mais de excesso do que o normal e isso faz a temperatura do motor ficar dentro dos limites, e isso é crítico se o motor estiver acelerando com bastante pressão de turbo e por acaso der falta de combustível mesmo que momentaneamente pode esquentar o motor ao ponto de  fundir, e é rápido isso viu conversando com um mecânico de preparação ele falou que se não estiver bem regulado e tu acelerar forte antes de passar a terceira marcha o motor funde na hora é tenso...

 

 

27 minutos atrás, Renato.88 disse:

O mais importante são as chaves de valores menores, no meu esquema elas estão na parte de cima. 

Se ligar só a primeira, já acende quase de cara. 

Sim, mais próximo de 500k, mais fácil acender. 

Toma cuidado com esse alto-falante, ele rouba a carga do circuito e não deixa funcionar. 

Até mesmo com o piezo deu trabalho, no meu vídeo você vê ele falhando. 

bom vou deixar perto de 500k ligar só a primeira tirar o falante e ver se funciona agora mesmo

8 minutos atrás, GustavoH93 disse:
35 minutos atrás, Renato.88 disse:

O mais importante são as chaves de valores menores, no meu esquema elas estão na parte de cima. 

Se ligar só a primeira, já acende quase de cara. 

Sim, mais próximo de 500k, mais fácil acender. 

Toma cuidado com esse alto-falante, ele rouba a carga do circuito e não deixa funcionar. 

Até mesmo com o piezo deu trabalho, no meu vídeo você vê ele falhando. 

bom vou deixar perto de 500k ligar só a primeira tirar o falante e ver se funciona agora mesmo

Fiz exatamente isso e nada do led acender se colocar o anodo no positivo da fonte, ele só acende se estiver o catodo na fonte e o anodo no pino 11 e eu vejo que ele oscila o brilho mas não chega a apagar totalmente, e o fato de inverter a polaridade e não acender mostra que alguma coisa não tá funcionando aqui :wacko:

 

deixei ligado só a primeira dip a do pino 6 o trimpot estava no meio, devia dar uns 250k mais ou menos, e o led do pino 11 até pisca mas se colocar o anodo no positivo não acende nem a pau...

 

gravei um vídeo, vai que assim você consegue ver algum erro que eu não vi...

 

 

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21 horas atrás, Renato.88 disse:

Não consegui entender, mais parece que tem uma coisa errada com o pino 7 do 4093.

Tinha mesmo, faltava o GND ali e os 5v no 8 do 4040 acontece, e agora o led está acendendo direitinho :tw_sweat_smile:

 

 

Mas finalmente funcionou @Renato.88  mas vamos a algumas duvidas que fiquei aqui:

 

 

somente as chaves dip 1 e 2  estão conseguindo fazer o led acender, quando ligo a dip 3 aí o led não acende, isso acontece porque a frequência que o 555 está gerando não é tão alta então essa frequência tem por exemplo 80 pulsos e com a dip 3 ligada a contagem teria que ser 90 pulsos para fazer o led piscar correto?

 

Esse circuito você comentou de usar no negativo da bobina para ter o sinal, na revista ele era ligado ao platinado, mas se enrolar um fio ao redor do cabo de vela e uma ponta ligar ao terra e outra ao resistor de 100k ali ele pode funcionar?

 

 

 

 

Tive que aprender o que são disparadores Schmitt para entender  o circuito por isso estou com algumas duvidas sobre o funcionamento?

 

1° - Todos os componentes do transistor os diodos e capacitores até chegar no pino 1 e 2 do 4093 estão ali para limpar a onda que vem da bobina, mas eles também protegem o CI dos picos de tensão que podem acontecer ali né? E eles estão ali usando a primeira porta Schmitt (pinos 1 e 2) e a saída dela (pino 3) fornece uma onda quadrada perfeita que vai para o pino 10 do 4040 e são esses pulsos que o 4040 vai contar.

 

2° -  a segunda Schmitt (pinos 1 e 2) mais o capacitor C3 e o potenciômetro R7 mais o resistor R6 formam um circuito oscilador que de acordo com o ajuste no potenciômetro R7 vão mudar o tempo que vão mandar o pulso ao pino 11 do 4040, quando o 4040 recebe este pulso ele para a contagem atual reseta e começa tudo novamente, esse circuito oscilador funciona como um oscilador de 555 tipo esse que estamos usando para simular o motor?   Preciso estudar como os osciladores funcionam, não parece ser algo muito complexo só que são de grande importância na eletrônica.

 

3° - No 4040 a partir de 1 pulso a primeira saída (A0) começa a emitir uma frequência, assim que a contagem passar de 64 por exemplo a saída A6 começa a emitir uma frequência também e esses pulsos tem a mesma fase então  A6 e A0 estão conectados na Schmitt do 4093 e dessa forma a Schmitt recebe 5v nas duas entradas se comportando como uma porta AND e liberando 5v em sua saída.

 

Imagino que seja isso mas provavelmente estou equivocado, até marquei aqui no diagrama de tempos do 4040.

 

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Postado
40 minutos atrás, GustavoH93 disse:

faltava o GND

Suspeitei desde o princípio! 

40 minutos atrás, GustavoH93 disse:

5v no 8 do 4040

O pino 8 do 4040 é o negativo. 

 

Em todos os CMOS, com pouquíssimas exceções. O pino acima do pino 1 (não importa quantos pinos o integrado tenha) pode ser o 14, 16, 24 etc ele é o positivo. 

A mesma coisa com o negativo, que é o último da fileira de baixo é o negativo, seguindo a mesma regra também não importa se é o 7, 8, 12 etc dependendo do tamanho do integrado. 

 

45 minutos atrás, GustavoH93 disse:

somente as chaves dip 1 e 2  estão conseguindo fazer o led acender, quando ligo a dip 3 aí o led não acende, isso acontece porque a frequência que o 555 está gerando não é tão alta então essa frequência tem por exemplo 80 pulsos e com a dip 3 ligada a contagem teria que ser 90 pulsos para fazer o led piscar correto?

Exato. O 555 está ali no máximo em 60Hz, conforme você leu lá na revista isso é o mesmo que 1800 RPM. 

Você pode aumentar a frequência dele pra 200Hz que é algo próximo a 6000 RPM. 

 

A dip 3 está ligada na 5ª entrada, não convém usar as duas primeiras porque a rotação em marcha lenta já as acende. 

A 5ª entrada precisa de 32 pulsos pra acionar o led. 

Se você liga as outras juntas, aí soma. O Dip 2 por exemplo é 16, se ligar junto com o 3 precisaremos de 48 pulsos pra acionar o led. 

54 minutos atrás, GustavoH93 disse:

Esse circuito você comentou de usar no negativo da bobina para ter o sinal, na revista ele era ligado ao platinado, mas se enrolar um fio ao redor do cabo de vela e uma ponta ligar ao terra e outra ao resistor de 100k ali ele pode funcionar?

Talvez funcione, só que a frequência na vela é mais lenta. Fica mais difícil manter a contagem, lá os RPM são divididos por 2, na bobina são multiplicados por 2.

 

56 minutos atrás, GustavoH93 disse:

- Todos os componentes do transistor os diodos e capacitores até chegar no pino 1 e 2 do 4093 estão ali para limpar a onda que vem da bobina, mas eles também protegem o CI dos picos de tensão que podem acontecer ali né? E eles estão ali usando a primeira porta Schmitt (pinos 1 e 2) e a saída dela (pino 3) fornece uma onda quadrada perfeita que vai para o pino 10 do 4040 e são esses pulsos que o 4040 vai contar.

Correto. 

 

56 minutos atrás, GustavoH93 disse:

a segunda Schmitt (pinos 1 e 2) mais o capacitor C3 e o potenciômetro R7 mais o resistor R6 formam um circuito oscilador que de acordo com o ajuste no potenciômetro R7 vão mudar o tempo que vão mandar o pulso ao pino 11 do 4040, quando o 4040 recebe este pulso ele para a contagem atual reseta e começa tudo novamente, esse circuito oscilador funciona como um oscilador de 555 tipo esse que estamos usando para simular o motor? 

Exatamente, usando um CI desses economiza componentes. 

Também daria pra usar dois 555 no lugar, só que veja o tanto de componentes extras que vão ao redor dele. No 4093 se usa bem menos. 

58 minutos atrás, GustavoH93 disse:

Preciso estudar como os osciladores funcionam, não parece ser algo muito complexo só que são de grande importância na eletrônica.

Eles não são tão complexos assim, mas Vou enviar pra você mais alguns artigos daquelas revistas, tem uns sobre osciladores de todos os tipos. Comece estudando os com transistores.

1 hora atrás, GustavoH93 disse:

No 4040 a partir de 1 pulso a primeira saída (A0) começa a emitir uma frequência, assim que a contagem passar de 64 por exemplo a saída A6 começa a emitir uma frequência também e esses pulsos tem a mesma fase então  A6 e A0 estão conectados na Schmitt do 4093 e dessa forma a Schmitt recebe 5v nas duas entradas se comportando como uma porta AND e liberando 5v em sua saída.

Não é bem assim. 

O 4040 é um contador binário puro, ele vai fazendo uma contagem baseada em apenas ligar ou desligar suas saídas. 

Quando liga é 1 e quando está desligada é zero. 

Ela sempre segue nessa ordem:

0000

0001

0010

0011

0100

0101

0110

0111

1000

1001

1010

1011

1100

1101

1110

1111

Como se trata de uma contagem ela pode ser infinita, porém o CI 4040 tem a limitação dos seus pinos de saída. 

Veja que ele tem 12 saídas, então a contagem segue até o número '111111111111' que em decimal é o mesmo que 4095 e depois disso todas as entradas se apagam. 

Repare também na forma como os números seguem olhando de cima pra baixo. 

O dígito da direita se repete a cada duas contagens, já o que está ao seu lado se repete a cada 4 contagens, o terceiro dígito se repete em 8, o quarto em 16 e assim por diante. Pois como é um sistema binário obviamente vai se multiplicando ou dividindo por 2. 

No tradicional sistema decimal o mesmo ocorre mas se multiplicando ou dividindo por 10.

Então, por essa peculiaridade esses tipos de contadores podem ser usados como divisores de frequência. Em aparelhos de medição por exemplo se usam deles para formar as escalas, com contadores feitos para contar até 10 como exemplo o 4017 podemos fazer aquelas escalas x10, x100 e x1000 que aparecem nos equipamentos. 

 

Quem faz a função de porta AND são os diodos e o resistor de 10k. A gente até poderia colocar um CI de porta AND ali, a que tem 8 entradas seria o 4068. Mas convenhamos que os diodos e o resistor faz a mesma coisa, são mais baratos e na hora de montar isso numa placa são bem mais fáceis de manejar. Pois basta colocar alinhados ali aos dip switchs que tá tudo certo, o integrado não tem os pinos na ordem:

Screenshot_20221113-004140_OneDrive.jpg.8ef09571057bf3ec606415c53f28c018.jpg

 

 

 

Então liguei a saída desta porta com diodos ao 4093 para que ele dê uma amplificada, pois ali só temos o resistor de 10k dando um sinal que é suficiente apenas pra marcar no multímetro ou no caso ativar a porta Schmidt. 

Postado
19 horas atrás, Renato.88 disse:

O pino 8 do 4040 é o negativo. 

comentei errado era o negativo mesmo, acontece kkkkkkk

 

19 horas atrás, Renato.88 disse:

Em todos os CMOS, com pouquíssimas exceções. O pino acima do pino 1 (não importa quantos pinos o integrado tenha) pode ser o 14, 16, 24 etc ele é o positivo. 

A mesma coisa com o negativo, que é o último da fileira de baixo é o negativo, seguindo a mesma regra também não importa se é o 7, 8, 12 etc dependendo do tamanho do integrado.

boa dica nem imaginava isso

 

19 horas atrás, Renato.88 disse:

Eles não são tão complexos assim, mas Vou enviar pra você mais alguns artigos daquelas revistas, tem uns sobre osciladores de todos os tipos. Comece estudando os com transistores.

Certo vou estudar sim, essa semana tá bem corrido aqui, estudando pra concurso, trabalhando e bastante pepino pra resolver, mas vou estudar, estou gostando bastante de aprender a eletrônica.

 

19 horas atrás, Renato.88 disse:

O 4040 é um contador binário puro, ele vai fazendo uma contagem baseada em apenas ligar ou desligar suas saídas. 

seria mais ou menos assim então ele vai contando em binário e as saídas vão ligando e desligando formando literalmente um numero em binário.

 

por exemplo numero decimal 4 as saídas     ficariam assim:

 

 Q0     =    0

 Q1     =    0

 Q2     =    1

 Q3     =    0

 

Agora no numero decimal 5 ficariam assim:

 

 Q0     =    1

 Q1     =    0

 Q2     =    1

 Q3     =    0

 

então se queríamos um led acendendo no numero 5 seria apenas colocar uma porta AND em Q0 e Q1, lógico que se a contagem continuar subindo ele vai acender em qualquer numero que estas saídas estejam em nível alto por exemplo no numero 7, ambas as saídas em nível alto a porta AND conduz e o led acende, correto?

 

20 horas atrás, Renato.88 disse:

Quem faz a função de porta AND são os diodos e o resistor de 10k. A gente até poderia colocar um CI de porta AND ali, a que tem 8 entradas seria o 4068. Mas convenhamos que os diodos e o resistor faz a mesma coisa, são mais baratos e na hora de montar isso numa placa são bem mais fáceis de manejar. Pois basta colocar alinhados ali aos dip switchs que tá tudo certo, o integrado não tem os pinos na ordem:

 

Então liguei a saída desta porta com diodos ao 4093 para que ele dê uma amplificada, pois ali só temos o resistor de 10k dando um sinal que é suficiente apenas pra marcar no multímetro ou no caso ativar a porta Schmidt. 

 

 

Estudei a porta AND com diodos e seria mais ou menos assim:

 

Os diodos estão polarizados diretamente, então está chegando 5v no catodo de todos eles e como as saídas do contador estão em 0v a corrente flui do resistor de 10k para o diodo e do diodo para o CI, o resistor está ali exatamente para limitar a corrente que vai fluir dos diodos para o CI, sem o resistor iria chegar corrente alta demais nas saídas e queimaria o CI.

 

Agora quando uma saída   por exemplo a Q0 estiver em nível alto ela fica com 5v e o diodo recebendo 5v no catodo fica polarizado inversamente e então para de conduzir, dessa forma a corrente para de fluir pelo diodo e chega até os pinos 12 e 13 do 4093 e ambas entradas da porta recebem uma corrente, só que justamente o resistor de 10k que protege o CI de receber tensão alta demais também limita a tensão que flui pelo circuito então ambas as entradas de uma das portas do 4093 ficam em nível alto mas é um sinal muito fraco, porém com ambas recebendo um sinal mesmo sendo fraco fazem a porta funcionar e ficar com nível alto na saída e este sinal na saída é bem mais forte que o sinal que entrou na porta, esse sim pode ser aproveitado para ligar um LED, transistor ou alguma outra função.

 

É isso?

Postado
7 minutos atrás, GustavoH93 disse:

Os diodos estão polarizados diretamente, então está chegando 5v no catodo de todos eles e como as saídas do contador estão em 0v a corrente flui do resistor de 10k para o diodo e do diodo para o CI, o resistor está ali exatamente para limitar a corrente que vai fluir dos diodos para o CI, sem o resistor iria chegar corrente alta demais nas saídas e queimaria o CI.

Não. Na verdade o resistor está ali para que o próximo ci enxergue o nível um. 

Acompanhe no desenho, se qualquer entrada tiver um nível zero (vale a mesma coisa que o negativo), o diodo conduz pois se vê que ele está invertido. 

Já se aplicar nível um nas duas entradas e imaginando que não existe o R1 teremos um valor nada na saída que não significa nem zero e nem um, é algo como um fio desligado. 

Os circuitos integrados não entendem esse valor, e não funcionam corretamente. 

É pra isso que o resistor está ali, pra levar o nível um no momento que não tem nada. 

images?q=tbn:ANd9GcT_0uXE2WgAdhsHSDwhY-D

 

O mesmo ocorre na porta OU com diodos:

images?q=tbn:ANd9GcSTuXbDqzEUBRfKb1HKgVv

Com as duas entradas em zero também teremos nada na saída, por isso o resistor forma o zero. 

Postado
Em 13/11/2022 às 21:23, Renato.88 disse:

É pra isso que o resistor está ali, pra levar o nível um no momento que não tem nada.

 

Em 13/11/2022 às 21:23, Renato.88 disse:

Com as duas entradas em zero também teremos nada na saída, por isso o resistor forma o zero.

ahhhn agora sim o resistor serve apenas como pull up ou pull down então.

 

Em 13/11/2022 às 21:23, Renato.88 disse:

Acompanhe no desenho, se qualquer entrada tiver um nível zero (vale a mesma coisa que o negativo), o diodo conduz pois se vê que ele está invertido. 

Já se aplicar nível um nas duas entradas e imaginando que não existe o R1 teremos um valor nada na saída que não significa nem zero e nem um, é algo como um fio desligado. 

mas se não tivesse o resistor e ligar os 5v direto em cada diodo no momento em que qualquer entrada estiver em nível 0 não iria formar um curto circuito? 5v passando diretamente pelo diodo indo em direção a porta que está em 0v me parece um curto, ou o CI tem a proteção para limitar a corrente que a porta recebe?

Postado
13 horas atrás, GustavoH93 disse:

mas se não tivesse o resistor e ligar os 5v direto em cada diodo no momento em que qualquer entrada estiver em nível 0 não iria formar um curto circuito? 5v passando diretamente pelo diodo indo em direção a porta que está em 0v me parece um curto, ou o CI tem a proteção para limitar a corrente que a porta recebe?

Não entendi. 

A entrada é livre, ela não fica em nível zero quando quer e sim quando outra coisa externa quer, pode ser os diodos ou resistor. 

Uma coisa importante a saber nesses integrados é que quando tem entradas que não vamos usar, elas devem ser sempre ligadas, algumas vezes no positivo, outras no negativo vai depender da função a ser utilizada. Com pino a toa o CI não funciona. 

Somente as saídas não usadas podemos deixar sobrando. 

Postado
6 horas atrás, Renato.88 disse:

A entrada é livre, ela não fica em nível zero quando quer e sim quando outra coisa externa quer, pode ser os diodos ou resistor. 

Uma coisa importante a saber nesses integrados é que quando tem entradas que não vamos usar, elas devem ser sempre ligadas, algumas vezes no positivo, outras no negativo vai depender da função a ser utilizada. Com pino a toa o CI não funciona. 

Somente as saídas não usadas podemos deixar sobrando. 

então tinha pensado assim, sem o resistor tem 5v direto no diodo, e a saída por exemplo a Q2 iria receber 5v enquanto não estiver em nível alto,  sem o resistor que marquei em vermelho os 5v não iriam chegar diretamente em Q2 podendo queimar essa saída? Q2 é diferente de uma das entradas do 4093, o 4093 está "esperando" pra receber sinal em uma de suas entradas, o 4040 é um contador ele vai deixar suas saídas em nível alto conforme for incrementando a contagem não?

 

image.png.6a090a651912897a4962233b2ca0c7aa.png

 

Bom enquanto estou matutando como essa parte funciona estou querendo continuar o circuito, para que possamos testar no motor, para isso se for utilizar um transistor mais parrudo que resista a alta tensão do tipo que usavam em tv de tubo podemos ligar ali direto no pino 11 ou precisamos de um transistor menor na saída do 4093 e esse transistor menor vai ligar o transistor grande?

Postado
55 minutos atrás, GustavoH93 disse:

então tinha pensado assim, sem o resistor tem 5v direto no diodo, e a saída por exemplo a Q2 iria receber 5v enquanto não estiver em nível alto,  sem o resistor que marquei em vermelho os 5v não iriam chegar diretamente em Q2 podendo queimar essa saída?

Sim, nesse caso entra em curto. 

Mas quando eu disse sem resistor é deixar vazio mesmo. Tipo, vai lá e tira o resistor da protoboard. 

57 minutos atrás, GustavoH93 disse:

Q2 é diferente de uma das entradas do 4093, o 4093 está "esperando" pra receber sinal em uma de suas entradas, o 4040 é um contador ele vai deixar suas saídas em nível alto conforme for incrementando a contagem não?

Sim. No 4040 temos apenas duas entradas: clock e reset nos pinos 10 e 11.

58 minutos atrás, GustavoH93 disse:

Bom enquanto estou matutando como essa parte funciona estou querendo continuar o circuito, para que possamos testar no motor, para isso se for utilizar um transistor mais parrudo que resista a alta tensão do tipo que usavam em tv de tubo podemos ligar ali direto no pino 11 ou precisamos de um transistor menor na saída do 4093 e esse transistor menor vai ligar o transistor grande?

Precisa de um transistor ali no meio. 

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