Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro "memória RAM não energizada" com Vengeance RGB PRO e ASUS X570-PRO WIFI


gwin

Posts recomendados

MEUS COMPONENTES:
GPU: ASUS ROG Strix 3080 ti
CPU: AMD Ryzen 7 5800x3D
placa-mãe: ASUS TUF X570-PRO WIFI
memória RAM: 2x16 Corsair Vengeance RGB Pro
Fonte: 1000W

Recentemente fiz a aquisição desta placa de vídeo, e por motivos do meu antigo processador estar dando gargalo nela eu resolvi trocar o processador e junto já comprei uma memória com frequência maior. Após a instalação do novo processador e atualização da BIOS, ocorreu tudo certo, ai fui reiniciar para dar uma olhada na BIOS e por algum motivo não estava energizando as memórias ram. Funcionava como uma roleta russa, algum momento ela para de energizar. O que pode ser?

OBESRVAÇÃO: O RGB da memória RAM liga antes do PC todo. Dentro da ICUE em certos momentos da um aviso de "memória RAM não energizada, por favor reinicie seu computador" quando vou fazer a troca das cores e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Hoje lá pelas 10:50 vou conseguir pegar o PC e gravar um vídeo para mostrar o problema. Mas é algo meio assim, na primeira ligada quando o PC tem o primeiro contato com energia (botar a tomada na fonte e ligar) ele liga normal porém eu vejo que as minhas preferencias de RGB resertaram, então eu imagino que a BIOS resetou, assim funciona normalmente, dai eu entro no meu PC numa boa e configuro sei la, o RGB da placa de vídeo e reinicio ou mesmo desligo o PC, nessa segunda ligada, por algum raio o RGB da memória ram vai ligar normalmente, porém a memória ram em si não vai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Voltamos uma versão anterior a da BIOS, e aparentemente funcionou, mas estou tendo uma frequência de 2166Mhz, quando faço a mudança no XMT, ele bipa novamente e não vai, eu tenho que reiniciar a BIOS, para que assim ocorra o reset do XMT para que funcione, caso contrário não vai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gwin só uma suposição, mas pode ser que a BIOS ainda esteja instável por causa do novo processador 5800X3D. Sugiro você entrarem contato com a ASUS é explicar seu problema, enquanto isso você pode tentar usar sua memória numa frequência mais baixa, como 3200MHz, ajustando manualmente na BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Não, quando comprei o meu PC antigo foi pela PICHAU, e dai mandaram na caixa da x570 pro wifi, mas quando fui baixar a BIOS nela escrito estava a ULTRA. Estou tendo uns picos de memória em questão de segundos vai de 810Mhz para 5002Mhz, isso é do jogo ou PC? (No momento não estou tendo mais problema, só a frequência que cravou em 2100, meu amigo que é tecnico vai me ajudar com isso e vou avisando se der em algo)

image.png

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, gwin disse:

@GuilhermeGB Não, quando comprei o meu PC antigo foi pela PICHAU, e dai mandaram na caixa da x570 pro wifi, mas quando fui baixar a BIOS nela escrito estava a ULTRA.

Bom, nesse caso então você pode tentar entrar em contato com a Gigabyte mesmo.

 

2 horas atrás, gwin disse:

Estou tendo uns picos de memória em questão de segundos vai de 810Mhz para 5002Mhz, isso é do jogo ou PC?

Sim. O que você está vendo aí na verdade é a frequência da memória de vídeo, por questão de economia de energia as vezes o chip gráfico e a memória de vídeo trabalham com clocks reduzidos em situações onde não é necessário operar com máximo desempenho.

 

2 horas atrás, gwin disse:

(No momento não estou tendo mais problema, só a frequência que cravou em 2100, meu amigo que é tecnico vai me ajudar com isso e vou avisando se der em algo)

Entendo. É uma pena, porque a 2133MHz você acaba capando um pouco o processador, não são todos os jogos que são afetados, mas em alguns deles dá uma diferença boa.

 

2 horas atrás, gwin disse:

image.png

image.png

Uma observação que faço sobre seu monitoramente é que você está olhando apenas um das threads do seu processador, "CPU1", você vai ter disponível aí do "CPU0" até "CPU15", já que você tem 16 threads. Se você quiser ter uma ideia da situação geral do processador, você terá que monitorar o sensor que faz a média de todos os núcleos, que se chama apenas "CPU" (sem número). Pelo uso geral você verá porcentagens sem bem baixas, porque grande parte dos games não vão usar todos as threads do processador, então geralmente mais da metade delas vai ficar "descançando" enquanto você joga. Você pode monitorar todos as threads do CPU ao mesmo tempo, mas isso ocuparia bastante espaço na tela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, gwin disse:

@GuilhermeGB Opa mano, eu fiz um vídeo pra te mostrar o que acontece: 

1# 

2#

 

Acho que assim você vai conseguir ver exatamente o que esta acontecendo pra entender, sou meio enrolado…

 

Acho que deu pra entender o problema. Isso está parecendo um conflito entre a forma de controle da Gigabyte e da Corsair porque você tentou setar configurações nos dois programas. Se for o caso de conflito aí, eu sugiro você tentar desinstalar o programa da RGB Fusion e deixar apenas o iCUE só pra fazer um teste.

 

Eu fiz algumas pesquisas rápidas e vi algumas pessoas reclamando o RGB Fusion da Gigabyte dando problemas com memória RAM, algumas pessoas recomendam se livrar do software da Gigabyte e usar apenas o iCUE no Windows. Se você quiser controlar outras coisas no PC, terá que fazer diretamente pela BIOS. Aparentemente o software da Gigabyte é bem ruinzinho.

 

Tem esse vídeo aqui também tratando de problemas entre RGB Fusion e RAM Corsair Vengeance Pro, o método 2 ensina a remover do programa a parte que faz o controle da RAM para evitar os conflitos:

 

 

 

7 minutos atrás, gwin disse:

@GuilhermeGB Chegasse a dar uma olhada nos vídeos? nele eu mostro muito bem o que esta acontecendo 

Na hora que postei não tinha aparecido ainda, mas agora eu vi.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Mas um problema de RGB era pra chegar no nível de não dar vídeo? não é muito extremo? E eu so fiz essas mudanças no RGB para desativar, pois n sou muito “fã”. 

 

Bem, eu desinstalei o RGBFusin, reinicie 1x e desliguei 2x e nenhuma deu problema, mas ainda continuo pensativo sobre isso do RGB ser o causador do problema, vou checar sobre a frequência da memória ram no sábado e se precisar te mando uma msg, posso mandar por aqui mesmo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, gwin disse:

@GuilhermeGB Mas um problema de RGB era pra chegar no nível de não dar vídeo? não é muito extremo? E eu so fiz essas mudanças no RGB para desativar, pois n sou muito “fã”. 

Como o controle do RGB Fusion é a nível de BIOS, acredito que pode dar problema de boot sim, pois aparentemente a BIOS estaria tentando forçar uma configuração na RAM e após falhar teve que fazer um reset. Mas eu não tenho muito conhecimento sobre essa part de RGB, até porque eu nem gosto, então me falta experiência prática sobre o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!