Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de hub para 10 ventoinhas


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Bom, DeepCool é marca tradicional no ramo de refrigeração, os outros são... marcas "gamer".

 

O controlador pode até sair da mesma fábrica la da China, mas o fornecido para DeepCool segue um padrão especifico de qualidade dos componentes usados, já os produzidos para os "etiquetadores de OEM" * usam os componentes mais baratos possíveis.

 

* Repare que o de duas das outras 'marcas" tem o mesmo desenho.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como usuário do DeepCool FH-04, eu vou tender mais pro lado do FH-10. Outro detalhe é que a HUB da DeepCool é para alimentar e controlar as ventoinhas (apenas), os outros HUB's são para controlar as ventoinhas E os LEDs das ventoinhas, isso para aqueles modelos que usam um cabo só para as duas coisas. Pra você usar nos tipos mais comuns de ventoinha que possuem cabos separados para cada tipo de controle, precisará de adaptadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Garcês disse:

@GuilhermeGB

Como eu posso diferenciar esses dois cabos?

O conector para rotação do fan (4 pinos) é assim:

 

D_NQ_NP_393825-MLB25521653642_042017-O.j

 

E esses são os dois tipos diferentes de conexão RGB:

 

adressablergb2.jpg

 

Esses outros HUB's aí possuem entrada para conector 6 pinos, que seria desse tipo:

 

8f526b9de7d657e287048b108321bd9f

 

O conector 6 pinos junta a conexão 4 pinos do controle de rotação com os 3 pinos do A-RGB (ou seja, já não é compatível com antigo padrão RGB de 4 pinos). O total daria 7 pinos, mas como os dois conectores tem um pino em comum que é o GND, então são 6 pinos no total.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

O conector 6 pinos junta a conexão 4 pinos do controle de rotação com os 3 pinos do A-RGB (ou seja, já não é compatível com antigo padrão RGB de 4 pinos). O total daria 7 pinos, mas como os dois conectores tem um pino em comum que é o GND, então são 6 pinos no total.

@GuilhermeGB Então pra poder usar os cooler que dão total de 7 pinos eu preciso usar adaptadores, qual adaptador especificamente?

 

Abri meu gabinete aqui pra ver essas duas fotos é de um dos fans:942191164_WhatsAppImage2022-09-29at19_32_51.thumb.jpeg.f654c4a87a2f1a1072703e87f919cc7a.jpeg

 

1714713288_WhatsAppImage2022-09-29at19_32.51(1).thumb.jpeg.0afaafd117291dba4853f3f91501a686.jpeg

 

adressablergb2.jpg

Acredito que o outro cabo que tinha la era esse 4 pinos também, estava escrito "POWER" nele. No caso meu gabinete é um Aerocool Aero 500 e a placa-mãe uma ASUS Prime A320K, eu não consigo explicar certinho como foi feito a montagem, mas como o gabinete tem um painel para o controle dos fans superiores e frontais esse cabo do power esta indo direto pra la. Não sei se consegui explicar o suficiente, mas com o que eu falei e mostrei nas fotos da pra dizer se eu vou ter que comprar o adaptador pra poder usar no hub?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Garcês eu dei uma procurada aqui na internet e não vi um adaptador que converte uma ventoinha comum que tem conectores separados para as duas funções em um conector só para 6 pinos. Aparentemente essas controladoras são feitas para serem usadas mais nessas ventoinha que já vem com 6 pinos mesmo, mas não seria impossível adaptar para outras ventoinhas, o problema é só o adaptador mesmo. Eu vi uma ventoinha da Aerocool que vem em 6 pinos, mas eles mesmo mandam junto um adaptador que separa esses 6 pinos.

 

Astro12-Infographic700x700-06.jpg

 

Link da ventoinha: https://aerocool.io/product/saturn-12f-argb/

 

3 horas atrás, Garcês disse:

1714713288_WhatsAppImage2022-09-29at19_32.51(1).thumb.jpeg.0afaafd117291dba4853f3f91501a686.jpeg

Esse conector aí que você mostrou na foto é só para velocidade da fan. Eu disse que o conector para controlar velocidade era de 4 pinos, mas existem também algumas que são de 3, mas essas não suporta controle de rotação via PWM, apenas via controle de tensão. Eu não sei se as controladoras por aí suportam controlar a velocidade dessa forma, mas ligando através de algumas placas-mãe dá pra controlar.

 

3 horas atrás, Garcês disse:

credito que o outro cabo que tinha la era esse 4 pinos também, estava escrito "POWER" nele. No caso meu gabinete é um Aerocool Aero 500 e a placa-mãe uma ASUS Prime A320K, eu não consigo explicar certinho como foi feito a montagem, mas como o gabinete tem um painel para o controle dos fans superiores e frontais esse cabo do power esta indo direto pra la. Não sei se consegui explicar o suficiente, mas com o que eu falei e mostrei nas fotos da pra dizer se eu vou ter que comprar o adaptador pra poder usar no hub?

Se suas ventoinhas não tiverem 6 pinos, essas outras controladoras não vão servir. O conector que você mostrou são apenas para velocidade, e isso quem vai conseguir fazer o controle é a da DeepCool. Se suas ventoinhas tirerem esse conector da foto e outro conector separado para o RGB, você precisará de uma controladora apenas para o RGB separadamente.

 

Esse vídeo aqui explica um pouco melhor essa questão de ventoinhas, se você quiser dar uma olhada, creio que deve sanar a maioria das suas duvidas:

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!