Ir ao conteúdo

Recomendação de distro Linux para desenvolvimento e jogos

Ir à solução Resolvido por Ferox Graxaim,

Posts recomendados

Postado

Salve galera, beleza?

Então, tô querendo migrar para o Linux

Uso atualmente o Windows 11 Pro, mas queria migrar para o Linux

Eu comecei a estudar Python e futuramente pretendo dar uma olhada em Javascript também

Meu uso principal seria para Dev, e a noite jogar um pouco (Normalmente jogo Valorant, Fortnite e GTA V)

Pesquisando rapidamente o pessoal geralmente usa Fedora, Arch Linux GUI, POP_OS ou openSUSE Tumbleweed.

Qual seria a melhor distros linux que atende essa minha demanda?

Configuração atual:

Notebook Samsung x30

i5-5200U (2.7Ghz)

8GB DDR3L 1600Mhz

SSD 480GB

Nvidia GT 940M (2GB)

Configuração em andamento:

Ryzen 7 5700G (4.6Ghz)

32GB DDR4 3600Mhz

SSD M.2 NVMe PCIe Gen 4 1TB (7200mb/s)

RTX 3070 (12GB)

Postado
1 hora atrás, Remigio disse:

Meu uso principal seria para Dev, e a noite jogar um pouco (Normalmente jogo Valorant, Fortnite e GTA V)

Linux só funciona no GTA, os Anti-Cheat fazem impossível alguns jogos rodarem no Linux, você precisa se atentar a isso.

1 hora atrás, Remigio disse:

Qual seria a melhor distros linux que atende essa minha demanda?

Você vai entrar nesse mundo agora, então é melhor você começar usando o Pop!_OS ou o Linux Mint (prefiro o Mint), depois você vai para o Arch Linux, que é o melhor para programação, o Kali Linux também é uma ótima escolha.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Boa tarde!
Para começar eu sempre recomendo distros baseadas em Debian, são mais seguras para iniciantes. Pop!_OS e Linux Mint recomendadas pelo nosso amigo @Pepse são boas opções, entre essas eu também prefiro Linux Mint. (Não recomendo Ubuntu, pois é problemática).
No Linux, na verdade qualquer distro pode fazer qualquer coisa, a diferença é que terão distros específicas que terão ferramentas próprias para a finalidade que foram desenvolvidas. Então para iniciantes, uma distro focada para usuários domésticos (como as mencionadas) são suficientes, independente se vai jogar, programar, trabalhar com planilhas e texto, etc. Já usuários mais avançados de Linux, muitas vezes vão para distros mais "cruas" como Debian puro e Arch Linux, onde eles mesmos moldam o sistema com suas necessidades. A vantagem disso é que consegue um desempenho muito melhor, embora Linux Mint por exemplo já possa ter um desempenho melhor que Windows.

1 hora atrás, Pepse disse:

Linux só funciona no GTA, os Anti-Cheat fazem impossível alguns jogos rodarem no Linux, você precisa se atentar a isso.

Não é verdade que só GTA funciona no Linux. Basta ver o ProtonDB para todos os jogos Steam que funcionam no Linux, seja nativamente ou através do Proton. No entanto é verdade que muitos jogos on-line não funcionam pelo Proton, devido a incompatibilidades com anti-cheat.

1 hora atrás, Pepse disse:

Você vai entrar nesse mundo agora, então é melhor você começar usando o Pop!_OS ou o Linux Mint (prefiro o Mint), depois você vai para o Arch Linux, que é o melhor para programação, o Kali Linux também é uma ótima escolha.

Para programação, tanto faz usar Linux Mint, Pop!_OS, Debian puro, Manjaro ou Arch puro. Mas no caso Arch Linux e seus "filhos" terão melhor desempenho em jogos. Não vejo a necessidade de usar Kali Linux nesse caso, pois é para uma finalidade muito específica.

• Obrigado 1
Postado
2 minutos atrás, Ferox Graxaim disse:

Não é verdade que só GTA funciona no Linux. Basta ver o ProtonDB para todos os jogos Steam que funcionam no Linux, seja nativamente ou através do Proton. No entanto é verdade que muitos jogos on-line não funcionam pelo Proton, devido a incompatibilidades com anti-cheat.

Mencionei que só o GTA funciona no Linux, pois é o único que ele listou que funciona no Linux, Fortnite e Valorant possuem Anti-Cheats que fazem impossível a jogatina no Linux.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

@Pepse É, no caso Valorant e Fortnite não sei se o problema do anti-cheat foi corrigido. Não são jogos Steam, então não estão listados no ProtonDB.
Mas existe sempre a possibilidade de fazer dual-boot, caso queira usar Linux mesmo assim.

• Curtir 1
Postado

Vou de dual boot usando Linux Mint então, deixo o Windows para jogar e o Linux para programar

Talvez eu teste usar WSL2 no Windows para ver se supre minha necessidade também 

Muito obrigado pela ajuda

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Remigio De nada, amigo!
Sugiro também, caso for jogar outro jogo fora esses, experimente jogar no Linux caso esteja funcionando de acordo com o ProtonDB. As vezes esses jogos tem desempenho melhor no Linux que no Windows.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...