Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera, tenho placa-mãe ASRock AB350M e um Ryzen 3 1300x e queria fazer um upgrade de processador, porém vi que minha placa-mãe não suporta o processador que eu gostaria que seria um R5 4500 ou 5500.
Qual upgrade vocês recomendam?? Algum outro processador pra não trocar a placa-mãe e que valha a pena;  atualizar a BIOS da placa-mãe daria certo??? quero gastar o mínimo possível e não queria trocar de placa-mãe.
Caso não tenha escolha qual seria uma placa-mãe que suporte esses Ryzen com o melhor custo-benefício??
Obrigado!!!

Postado

@Walter2000 sua placa-mãe tem BIOS Beta para habilitar suporte para os novos processadores. BIOS Beta não é garantia de estabilidade, porém acho mais válido arriscar primeiro atualizar a BIOS do que comprar uma placa-mãe nova de cara. Qual seria o restante da configuração do seu PC? Você usa pra que finalidade?

Postado

@GuilhermeGB  Sobre a BIOS BETA não sei lhe informar, onde verifico isso?? No site da AMD tem umas atualizações de BIOS que "libera" pra novos processadores, minha config é : R3 1300x, Rx 580 4gb, ASRock AB350m, 16gb RAM.
Seria para jogos...caso tenha que fazer um upgrade de placa-mãe e CPU qual você recomendaria?? ou apenas de CPU.

Postado

@Walter2000 quem libera BIOS para a placa-mãe não é a AMD, é o fabricante da própria placa-mãe, e cada modelo tem sua BIOS específica. Se a sua placa-mãe for esse modelo do link, a BIOS pode ser baixada na página do fabricante:

https://www.ASRock.com/mb/AMD/AB350M/index.asp#BIOS

É importante você descobrir primeiro em que BIOS sua placa-mãe se encontra atualmente, dá pra verificar pelo CPU-Z, por exemplo, na aba "Mainboard". Dependendo da versão que você estiver, terá que seguir a ordem de atualização até chegar na mais atual, leia a descrição de todas as versões posteriores.

Com a BIOS Beta mais atual você deve ser capaz de utilizar processadores Ryzen AM4 mais atuais, como o Ryzen 5 5500 e o 4500. Caso não queira mexer com atualização de BIOS e sua placa-mãe esteja na versão P5.40 ou superior, você poderá utilizar um Ryzen 5 3600, que inclusive é mais rápido para jogos que o Ryzen 5 4500:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11313/processador-amd-Ryzen-5-3600-36ghz-42ghz-turbo-6-core-12-thread-cooler-wraith-stealth-am4

EDIT: Deixo mais uma observação, a ASRock não recomenda utilizar processadores mais antigos, como o que você tem, em versões de BIOS a partir da P5.60. Não quer dizer que não vai funcionar, só não é recomendado.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB  Pelo que parece minha BIOS tá mt desatualizada e eu teria que atualiza-la até mesmo para poder usar o Ryzen 5 3600...ai no caso eu teria que ir baixando e atualizando uma por uma as versões do site ai até chegar na 5.40 né?? Ai no caso eu teria que por um pendrive com a versão X, instala-la, baixar e por no pendrive a próxima versão superior a versão X e assim por diante até chegar na 5.40??
Acha que vale o risco atualizar a BIOS, porque eu economizaria na placa-mãe e compraria só o R5 3600 mesmo.
Obrigado pela resposta!

mobo.png

Postado

@Walter2000 pela sua imagem aí não consegui identificar a BIOS, a fonte está muito pequena para a resolução da imagem. Mas você não precisa necessariamente instalar uma por uma, eu disse pra você ler a descrição de cada BIOS porque uma versão ou outra exige que você tenha no mínimo uma versão específica para fazer a atualização, mas tem outras que você pode pular. Exemplo: para a versão P3.10 é necessário ter primeiro a P3.00, para a P4.00 é necessário ter a P3.20 primeiro, mas tendo a P3.20 você poderá pular direto para a P5.40.

• Curtir 1
Postado

A sua foto esta muito ruim, não da para ler em qual versão está.

De qualquer forma tem que atualizar nesta sequencia:

3.00 > 3.10 > 3.20 > 5.40 - necessária para o Ryzen 5 3600

Se quiser usar a Beta atualiza depois para > 6.20 > 7.00 > 7.01

Use um pendrive de boa qualidade como Sandisk, Kingston, Samsung, HP.

Não use pendrive ChingLing como Multilaser e de marcas "gamer".

Faça a atualização fora dos horários de pico, mais sujeitos a picos de energia e use porta USB na traseira do gabinete, as frontais podem ter cabos fora das especificações.

• Curtir 2
Postado

Obrigado a vocês dois, me ajudaram d+, só queria aproveitar e invés de criar um tópico novo, qual fonte serviria pra aguentar minha placa-mãe com esse R5 3600 + RTX 2060 SUPER??? eu tenho uma Corsair Cx 430w...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!