Ir ao conteúdo

Áudio robotizado/travando com o driver da realtek

Ir à solução Resolvido por Pedro Math.pi,

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal!
Eu tenho um notebook Acer Aspire A315-42G, e ele está com um problema no driver de áudio.
Sempre que eu uso o driver da Realtek recomendado pelo fabricante, o microfone e o fone de ouvido funcionam perfeitamente por um tempo, até que o áudio começa a dar umas travadas e ficar "robotizado" por um tempo, e pra parar isso eu tenho que abrir as configurações de áudio e mudar qualquer coisa (Ex: Ativar/desativar aprimoramentos de áudio) e aplicar. Funciona por um tempo, mas logo depois o áudio volta a dar esse problema.

Quando eu entro no gerenciador de dispositivos e troco o driver da Realtek pelo driver genérico do windows, tudo funciona bem, mas com esse driver quando eu coloco o headset na entrada P2 ele não reconhece o microfone, já o driver da realtek quando eu conecto pergunta o que foi inserido e eu marco a opção "Headset com microfone".

Já executei a solução de problemas, tentei um driver antigo da Realtek (Mas também não reconhecia o microfone do fone), reinstalei o driver, fiz instalação limpa do windows com o pendrive, etc.

Pra resolver esse problema eu precisaria parar o bug do áudio no driver da realtek ou conseguir fazer o driver genérico do windows reconhecer meu microfone.

P.S.: O driver da realtek não me deixa selecionar outra opção de formato que áudio que não seja "16 bits, 48000Hz (Qualidade de DVD)", não sei se tem algo a ver com isso.

Desde já agradeço qualquer possível sugestão!

Postado
19 minutos atrás, Math.Pi disse:

@BrunoSanto É processador AMD? Se sim, o problema pode ser no driver AHCI ou no driver Sata. Atualize seus drivers pelo site da placa-mãe.

@Math.Pi É processador AMD e placa de vídeo também. O processador é um Ryzen 5 3500U e a placa AMD Radeon 540X.

Eu já atualizei os drivers pelo site da Acer e o problema continua. A placa-mãe é do fabricante "PK", é uma "Sleepy_PK V1.11", mas não parece ter um site com os drivers da placa.

Postado
3 horas atrás, Math.Pi disse:

@BrunoSanto Atualize o firmware do notebook.

O firmware está na versão mais atualizada disponível no site da acer. Também vi no gerenciador de dispositivos e diz que está na versão mais recente. Eu não lembro exatamente quando o problema começou, mas foi em 2022, e o driver do firmware é de 2020, mas em último caso posso tentar um downgrade também.
É engraçado que com o driver genérico de áudio do windows o áudio funciona perfeitamente a todo tempo, o problema parece ser no da realtek. O único problema é o do windows não detectar o microfone do headset, o da realtek detecta.

• Curtir 1
Postado
15 horas atrás, Math.Pi disse:

@Math.Pi Instalei ele e o áudio fica bom com ele também, mas ele não consegue detectar o microfone do headset, igual o driver da microsoft.
Quando eu plugo o microfone não aparece a opção de escolher o tipo de dispositivo que foi conectado.
Tentei instalar versões mais antigas também, todas tem o mesmo problema.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Math.Pi disse:

@BrunoSanto Entendi. Verifica se o gerenciador de áudio Realtek aparece lá perto do relógio. Se não aparecer, pode ser esse o problema. Ele não está iniciando.

Outra alternativa é tentar esse software da loja: https://apps.microsoft.com/store/detail/realtek-audio-control/9P2B8MCSVPLN?hl=pt-br&gl=br

@Math.Pi Então, o gerenciador tá instalado, mas ele só inicia se for com o driver da realtek que está no site da Acer. Quando eu tento abrir o gerenciador com esse driver que você mandou ou o da microsoft o gerenciador inicia em uma tela preta com a mensagem "O realtek audio console não suporta essa máquina". Já tentei até usar o Waves MaxxAudio pra ver se ia mas ele não abre com nenhum driver.

• Curtir 1
Postado
15 horas atrás, Math.Pi disse:

@BrunoSanto Vá no gerenciador de dispositivos. No driver de áudio, vá em propriedades, avançado e id de hardware. Copie e cole aqui a info.

@Math.Pi
Na primeira linha: HDAUDIO\FUNC_01&VEN_10EC&DEV_0255&SUBSYS_1025134D&REV_1000
Na segunda linha: HDAUDIO\FUNC_01&VEN_10EC&DEV_0255&SUBSYS_1025134D

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado
Postado
1 hora atrás, Math.Pi disse:

@Math.Pi Deu certo com o 6.0.9273.1!!
Eu não testei com o outro mas imagino que também deva funcionar. Agora quando eu plugo o fone aparece a opção "fone de ouvido com microfone" e o áudio parou de dar aquele problema!

Muito obrigado mesmo!! estava tentando resolver isso há algumas semanas mas não achava nenhum driver que funcionava.

Uma boa noite!

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!