Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Receiver Gradiente model 1060 com uns leves ruidos no canal direito


Ir à solução Resolvido por Luan Costha,

Posts recomendados

Outra bucha,o aparelho funciona perfeitamente,auxiliar,radio,porém quando jogo o potenciometro de balanço todo pro canal esquerdo o direito ao invés de ficar silencioso fica com uns ruidos isso quando deixa o volume alto no baixo a caixa direita fica silenciosa ai quando aumenta um pouquinho no volume 4 5 fica com uns ruidos tipo poc poc na caixa direita,ai se jogo o potenciometro de balanço todo pro canal direito a caixa esquerda fica silenciosa,só tem esse problema no canal direito fora isso ele funciona perfeitamente.

ps:e não é a caixa porque eu inverti,troquei o potenciometro de balanço,capacitores,cis do pré e nada,a falha só ocorre quando deixo o potenciometro de balanço jogado todo pro canal direito ai se deixo o potenciometro centralizado funciona de boas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Então eu fiz esses testes em todas funcões aux,rádio,com loudnes e mono stereo acionado e desacionado e o bendito ruido continua,e potenciometro limpei e troquei todos e ficou na mesma verifiquei o aterramento também nada.

No tape também fiz um teste ligando um cd player ficou na mesma também,conferi ás chaves abri e limpei ficou na mesmo ainda estou batalhando aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

A forma mais fácil nesse caso ai é medir a tensão sobre os resistores de 0,33R nos transistores de saída, observe que no esquema tem uma bolinha emissor do T106 e no coletor do T107 que são os pontos x e y do vídeo abaixo.

Lembrando que o amplificador esta sem as caixas de som e o pot de volume totalmente no zero.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@BCP estou achando q esse aparelho é assim mesmo,porque olhei o bia normal,troquei os transitores de saida um a um não adiantou,troquei todos os capacitores, stryoflex,poliester,e nada,o ruido só da pra escutar se aproximar bem o ouvido na caixa direita com canal esquerdo alto,o ruido é bem baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Bom! Pela "idade" dele, não pode descartar também que a própria placa esteja conduzindo. Ai não vai ter solução.

Se o ruido for baixo e não incomoda, deixa como esta mesmo, pois se ficar mexendo muito, a placa vai ficar com as trilhas todas danificadas... (essa placa é muito fraca).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Ás tentativas esgotou se,é bem provável que seja a placa conduzindo ou o aparelho é assim mesmo,além do mais ngm escuta ele com o potenciômetro jogado todo pro lado esquerdo ou pro lado direito usa é centralizado,e talvez poderia até ser placa conduzindo naquele s96 q condenei q ficava com ruido de curto depois normalizava,espero q no s106 não seja isso também e que seja somente ás saidas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Fica tranquilo, Isso é assim mesmo. faça só mais uma verificação ai que me veio na cabeça agora, como esses aparelhos estão bem desgastados, verifique os resistores de 47K que ficam na entrada dos operacionais são os Rs R180 e R280 marcados em vermelho na  figura abaixo:

R entrada.png

 

Pode ser que um deles ou os dois estejam com os terminais comidos por ferrugem e não estão mais fazendo suas funções, Se tiver resistores novos ai, já substitua eles...

Ai também se esgotam as minhas opções de ajuda-lo, ai o culpado seria mesmo a placa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@BCP Ai pra quem fala que o AM não tem importância durante o diagnóstico desse aparelho o AM me salvou,o AM desse aparelho tava baixo como se fosse problemas nas bobinas de FI,ai troquei somente o CI ca3088e resolvido,ai testando o am cade o ruido no canal direito ? Ele só manifestava no FM,Aux e phono e am perfeiro onde tava o defeito ? Era o seletor, mexendo nele o ruido sumia,ai joguei um wd40 no seletor acabou o bó,tem gente q fala q wd estraga,estraga nada tenho um receiver aqui em casa que tava con seletor com mau contato joguei um wd 40 acabou o problema e fiz isso há 10 anos atrás e o aparelho funciona bem até hoje,porque trocar o seletor desse aparelho aqui é um baita trabalho,e tinha técnicos que quando pegava aparelho com seletor com mau contato condenava,mas no fim era esse filho da mãe me derrubando,descobri graças ao am.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Esse aparelho do tópico já foi resolvido e vendido faz tempo,porém peguei outros 2 do mesmo modelo com o mesmo problema e isso em todas ás funções.

1 foi resolvido com ajuste de bias

O outro era os bornies com ás ligações erradas,esse outro o bornie tinha trocado porém quem mexeu ligou errado ele é assim da pra ligar 4 caixas Acústicas nele,os bornies negativo são jampedos,o bornie negativo do canal esquerdo do sistema de caixa A é jampeado com o bornie negativo do sistema de caixa b e o direito do sistema de caixa A é jampeado com o sistema de caixa B,ai tava errado o cara jampeou o bornie negativo do sistema de caixa A com negativo do canal direito do sistema de caixa a e o sistema b com esquerdo com direito mas o balanço atuava certinho porém ficava com esse ruido de leve ai quando eu jogava o potenciometro de balanço todo pro canal esquerdo ficava o ruido ai só fiz a ligação certa e resolvido 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!