Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, hoje realizei uma limpeza rápida no processador e cooler e também troquei a pasta térmica.

Decidi monitorar a temperatura em idle (apenas com chrome aberto), não me lembro se antes da troca ele ficava assim, a questão aqui é que a temperatura está variando demais, do nada pula de 44 graus pra uns 55~60 graus (fica a maior parte entre 43~50). Isso é normal? Pode ter sido erro na aplicação da pasta? A pasta é uma Deepcool Z5 e apliquei 3 pequenas gotas no meio.

Confesso que meu gabinete não é o melhor do mundo, são 3 fans na frente e um atrás, mas nenhum deles é muito bom, cooler do processador é o stock.

image.png.bfb47cc60f28207b07924cd427435544.png

Postado
5 minutos atrás, TheDemonLena disse:

Está normal, seria um problema se estivesse em 70 ou 80 no normal. Fora isso está tudo bem :3

Em jogos está pegando 75-81, não é um pouco alto?

• Membro VIP
Postado

@Slain Ocilação é normal, mas devo admitir, está um pouco elevado. Verifique se o cooler não está mal encaixado ou não esteja encostando totalmente na CPU. As vezes vale a pena tirar ele e dar uma olhada em cima do processador. Não precisa necessariamente reaplicar a pasta térmica tendo passado uns dias.

Postado

@Slain Qual seria o modelo do seu gabinete?

O cooler Stock do 3600 é bem mais ou menos, o processador fica normalmente nessa área de 75-80 graus se seu gabinete for mal ventilado (frente sólida, de acrílico e etc.).

O limite térmico do processador é 95 graus, então ele não corre nenhum risco, é mais questão de conforto e para que o boost fique no máximo, seria interessante você reduzir a tensão do processador (se sua placa-mãe suportar), os Ryzen 3000 e 2000 ganham bastante com isso.

Postado
agora, PlayerUzumaki disse:

@Slain Qual seria o modelo do seu gabinete?

O cooler Stock do 3600 é bem mais ou menos, o processador fica normalmente nessa área de 75-80 graus se seu gabinete for mal ventilado (frente sólida, de acrílico e etc.).

O limite térmico do processador é 95 graus, então ele não corre nenhum risco, é mais questão de conforto e para que o boost fique no máximo, seria interessante você reduzir a tensão do processador (se sua placa-mãe suportar), os Ryzen 3000 e 2000 ganham bastante com isso.

O modelo do gabinete é esse:

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-pichau-magpie-iii-led-azul-lateral-frontal-vidro-pgma-03-blue

Eu coloquei um fan traseiro (mas como disse não são fans bons, são aqueles de 120mm)

Minha placa-mãe é a MSI B450M Pro-VDH Max p/ AMD AM4, m-ATX, DDR4

Ela suporta redução de tensão? Se sim, isso diminui o desempenho do processador?

Acabei de fazer um stress test pelo CPU-Z durante uns 5 minutos, ele subiu pra 80 graus bem rápido e depois foi subindo 1 grau a cada 30~40seg até parar em 89 graus.

image.png.65b6248d2fcf353de009a92af25c5a9e.png

Postado

@Slain

6 horas atrás, Slain disse:

O modelo do gabinete é esse:

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-pichau-magpie-iii-led-azul-lateral-frontal-vidro-pgma-03-blue

Eu coloquei um fan traseiro (mas como disse não são fans bons, são aqueles de 120mm)

O problema aí nem é as fans, é o gabinete em si, frente totalmente coberta, é a mesma coisa que soprar uma parede, nada acontece.

6 horas atrás, Slain disse:

Minha placa-mãe é a MSI B450M Pro-VDH Max p/ AMD AM4, m-ATX, DDR4

Ela suporta redução de tensão? Se sim, isso diminui o desempenho do processador?

Sim, apenas as A320 que não suportam tal coisa. Depende, se feito da maneira correta o desempenho pode na real aumentar.

Postado

Pelo que pude ver entre a grade e a tampa de vidro tem uma passagem bem estreita para entrada de ar.

Se puder recomendo que faça um teste sem a tampa frontal para ter uma ideia de como ficariam as temperaturas.
Pode acontecer da diferença de temperatura nem ser tanta assim.

Daí teria uma ideia se o problema seria ventilação do gabinete ou o cooler box não conseguir atender suficientemente bem.

Mas de qualquer forma variações de temperaturas mesmo em idle são comuns para esse cpu.
Segundo a AMD os processadores Ryzen de 3a geração foram projetados para serem mais responsivos, com boost de clock e tensão.
Se quiser segue explicação técnica da AMD aqui.

Postado
4 horas atrás, PlayerUzumaki disse:

O problema aí nem é as fans, é o gabinete em si, frente totalmente coberta, é a mesma coisa que soprar uma parede, nada acontece.

Ele tem entradas laterais do lado desses vidros da frente, mas não sei se é suficiente.

É que na verdade to passando por um problema que achei que poderia ser temperatura mas não tá com cara de ser.

Meu PC do nada desliga (só fica os fans e cooler do cpu ligados), eu não consigo desligar tudo pelo botão, apenas na energia. Quando eu vou tentar ligar de novo logo em seguida ele não dá vídeo (apenas liga os fans e de novo não desliga pelo botão power). Eu preciso esperar um tempo pra ele voltar a ligar normalmente.

O PC inteiro nem tem 3 anos e a placa-mãe não tem 2 anos.

A fonte é uma Corsair CX 550W

GTX 1660

16GB RAM 3200mhz (estou utilizando em 3200)

Postado

@Slain   O VCore do processador pode estar muito alto.

Faça novamente o teste com o HWMonitor aberto e posta aqui os resultados da 1ª aba (placa-mãe) e da 2ª aba (processador).

Uma pequena correção na BIOS resolve esse problema.

Postado
14 minutos atrás, Diego Both disse:

@Slain   O VCore do processador pode estar muito alto.

Faça novamente o teste com o HWMonitor aberto e posta aqui os resultados da 1ª aba (placa-mãe) e da 2ª aba (processador).

Uma pequena correção na BIOS resolve esse problema.

O problema que agora meu PC nem liga mais, o relato que dei no post anterior piorou, agora nem quer ligar, apenas acende o led da placa-mãe e gira os fans, não liga periférico e nem sinal de vídeo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...