Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, recentemente eu montei um PC com a seguinte config:

Aorus B550m elite

Ryzen 5 5600 

RTX 3070

2x8 3200mhz kingston

CX 650m 

SSD NVMe 250gb WDBlue

SSD sata 1tb GIgabyte

Desde o primeiro dia que instalei o windows nesse pc ele fica reiniciando aleatoriamente. Inicialmente pensei em se tratar do sistema instalado. Atualizei para o windows 11 com todas as atualizações. De início houve uma melhora grande. No windows 10 sem atualização o PC reiniciava em qualquer tarefa. No windows 11 a reinicialização ocorre após horas de uso (algumas vezes após alguns minutos, mas geralmente aguenta horas antes de reiniciar). Como havia instalado versões não originais do windows, optei por baixar a iso original do windows 10 do site da MS. Porém, o problema persiste. Na última reinstalação do sistema o primeiro travamento (reinicialização) ocorreu somente no segundo dia de uso. Aparentemente não está relacionado com nenhuma atividade específica (já reiniciou rodando Cyberpunk e já reiniciou abrindo o email).

Em uma das reinstalações que fiz do windows 10 (não é a atual) a reinicialização estava sendo acompanhada da mensagem "clock watchdog timeout" naquela tela azul. Fui pesquisar um pouco sobre isso e vi que alguns processadores Ryzen 5 5600 estavam apresentando instabilidades no windows (aparentemente algum defeito de fabricação). Mas fiz os testes de stress da CPU e aparentemente está tudo ok. Já verifiquei os SSDs e as memórias. Já atualizei os drivers. Ainda não atualizei a BIOS. Mas vocês tem alguma sugestão do que possa estar causando isso??

Postado

@IsaiasMelo Verifique a temperatura do sistema. O computador pode desligar quando o Processador atinge uma temperatura altíssima.

Que tipo de cooler você usa nesse processador? Qual é o gabinete e o sistema de fluxo de ar?

-Um defeito no Processador ou outro hardware também não é descartável.. Se a temperatura estiver normal, seria interessante levar a algum tecnico de confiança, muito difícil identificar o problema apenas com atos escritos.

Postado

Andei olhando o log de erros do windows e encontrei essa mensagem:

WHEA-Logger ID 18

Erro de hardware fatal.

Relatado pelo componente: Núcleo do Processador
Origem do Erro: Machine Check Exception
Tipo de Erro: Cache Hierarchy Error
ID do Processador: 2

A exibição de detalhes dessa entrada contém informações adicionais.

Postado

Vou deixar aqui uma possível solução para o meu problema. Fiz algumas alterações, sendo as principais:

1. Atualizei a BIOS

2. Peguei a solução contida nesse vídeo aqui do youtube: 

LiNK

-- No vídeo acima ele pede para criar um arquivo de inicialização com os seguintes comandos (aconselho a dar uma olhada no vídeo):

reg add "HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management" /v FeatureSettingsOverride /t REG_DWORD /d 3 /f reg add "HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management" /v FeatureSettingsOverrideMask /t REG_DWORD /d 3 /f echo Disabled Mitigations for Speculative execution side channel vulnerabilities

3. Removi o driver de audio da Realtek (vi em outros foruns usuários relatando problemas de conflito com esse driver).

Fiz essas modificações na terça-feira (11/10/22), até agora não tive nenhum travamento ou reinicialização do sistema. 

• 4 semanas depois...
Postado

Pessoal, apenas atualizando. Após a minha postagem, o PC voltou a reiniciar de forma totalmente aleatória. Percebi que a atualização da BIOS deixou o sistema mais estável, mas não resolveu por completo o problema.

Também percebi que o PC costumava reiniciar quando ele fica ocioso. Geralmente ocorre quando saio de algum jogo e aí deixo o pc ocioso por alguns minutos (nem sempre ocorre dessa forma, mas observei que essa é uma forma muito comum de causar reboot).

Após muito pesquisar em alguns fórums da AMD, percebi que o pessoal tá tendo muito problema com os Ryzen 5 de forma muito similar à minha. Se pesquisar sobre esse problema vai achar muitos consumidores nessa situação. Vi inúmeras soluções (Driver conflituoso, atualização de BIOS etc). Mas tem uma solução que aparentemente aparece mais. Envolve mexer na tensão de alguns núcleos do processador, mas não me atrevi a fazer isso, porque fiquei receoso em fazer algo errado.

Alguns usuários relataram também que a troca do processador pela garantia da AMD também resolvia o problema. Em alguns casos a troca não solucionava o problema e mesmo com um processador novo o pessoal tinha o mesmo problema.

Enfim, não solicitei a garantia da AMD, porque não queria ficar sem o PC nesse momento. Então segui uma das soluções que encontrei em outro fórum. Desliguei o CPB (Core Performance Booster) e até agora eu não tive nenhum reboot inesperado. Sei que acabo perdendo performance (o processador ficará trabalhando em 3,5 GHz), mas por enquanto o sistema está bem estável. Já estou há mais de 20 dias sem nenhum reboot.

• 9 meses depois...
Postado

Olá pessoal, criei essa conta só pra comentar aqui. 

Adivinhem? Comprei o mesmo CPU (Ryzen 5600) e estou passando pelos mesmos problemas. Já tentei de tudo, tudo mesmo, e o problema sempre persistiu. Por enquanto, a única possível solução foi desativar o CPB, conforme o IsaiasMelo disse ter feito. O pc reiniciava sempre, as vezes até 4x seguidas, bastava terminar de carregar o Windows e já reiniciava. Desliguei o CPB e desde então, já faz algumas horas q o PC tá ligado direto sem reiniciar. Voltarei em breve para relatar se deu certo mesmo. 

Meu PC:
B450M Steel Legend
Ryzen 1600 AF, sendo substituído pelo 5600

2x8Gb XPG 3000Mhz

RTX 2060 Super 8Gb

Fonte NZXT 650W

1x XPG 256Gb NVMe
1x WD Blue 1TB Sata M.2

1x HDD 1 TB

Não sou técnico nem nada, mas suspeito que exista algum problema de comunicação entre a placa-mãe e o processador, ou então o processador veio com silício fraco, e não aguenta segurar o Boost em todos os núcleos, no qual deveria alcançar os 4.4Ghz. Agora está travado em 3.5Ghz, irei usar assim por um tempo, quem sabe futuramente eu tente aumentar os clocks aos poucos pra ver no que dá... 

Agora é ter paciência e ver se pelo menos do jeito q tá fica, o que vier depois é lucro...

• 9 meses depois...
Postado
Em 13/11/2022 às 08:20, IsaiasMelo disse:

Pessoal, apenas atualizando. Após a minha postagem, o PC voltou a reiniciar de forma totalmente aleatória. Percebi que a atualização da BIOS deixou o sistema mais estável, mas não resolveu por completo o problema.

Também percebi que o PC costumava reiniciar quando ele fica ocioso. Geralmente ocorre quando saio de algum jogo e aí deixo o pc ocioso por alguns minutos (nem sempre ocorre dessa forma, mas observei que essa é uma forma muito comum de causar reboot).

Após muito pesquisar em alguns fórums da AMD, percebi que o pessoal tá tendo muito problema com os Ryzen 5 de forma muito similar à minha. Se pesquisar sobre esse problema vai achar muitos consumidores nessa situação. Vi inúmeras soluções (Driver conflituoso, atualização de BIOS etc). Mas tem uma solução que aparentemente aparece mais. Envolve mexer na tensão de alguns núcleos do processador, mas não me atrevi a fazer isso, porque fiquei receoso em fazer algo errado.

Alguns usuários relataram também que a troca do processador pela garantia da AMD também resolvia o problema. Em alguns casos a troca não solucionava o problema e mesmo com um processador novo o pessoal tinha o mesmo problema.

Enfim, não solicitei a garantia da AMD, porque não queria ficar sem o PC nesse momento. Então segui uma das soluções que encontrei em outro fórum. Desliguei o CPB (Core Performance Booster) e até agora eu não tive nenhum reboot inesperado. Sei que acabo perdendo performance (o processador ficará trabalhando em 3,5 GHz), mas por enquanto o sistema está bem estável. Já estou há mais de 20 dias sem nenhum reboot.

Opa beleza, não sei se ainda tem o kit ainda, mas no teu caso resolveu fazendo esse ultimo procedimento ? porque eu estou tendo mesmo problema desde que eu tinha 3500x, 5600x e agora 5800x3d. Mas ainda uso a mesma placa-mãe

• 2 semanas depois...
Postado
Em 30/06/2024 às 21:23, luizfagner27 disse:

Opa beleza, não sei se ainda tem o kit ainda, mas no teu caso resolveu fazendo esse ultimo procedimento ? porque eu estou tendo mesmo problema desde que eu tinha 3500x, 5600x e agora 5800x3d. Mas ainda uso a mesma placa-mãe

Sim amigo. Deu certo até hoje. Foi uma novela para encontrar a causa desse problema. 2 técnicos de informática olharam meu pc e não descobriram. Acabei descobrindo essa solução que citei. Li em algum canto na época que o problema era quando um dos cores ficava ocioso depois de ativar o CPB e causava uma instabilidade no sistema (um erro) que forçava o sistema a reiniciar. Desde então, zero problemas. Já vai fazer 2 anos.  

• 2 semanas depois...
Postado
Em 09/07/2024 às 18:52, IsaiasMelo disse:

Sim amigo. Deu certo até hoje. Foi uma novela para encontrar a causa desse problema. 2 técnicos de informática olharam meu pc e não descobriram. Acabei descobrindo essa solução que citei. Li em algum canto na época que o problema era quando um dos cores ficava ocioso depois de ativar o CPB e causava uma instabilidade no sistema (um erro) que forçava o sistema a reiniciar. Desde então, zero problemas. Já vai fazer 2 anos.  

Obrigado pela resposta

Postado

Pessoal, comentei em setembro do ano passado que estava com o mesmo problema, um tempo depois consegui resolver. No meu caso específico, era problema com o Infinity Fabric. Por algum motivo, minha placa-mãe não setou corretamente no modo automático o Infinity Fabric, e isso deixava o sistema instável. O que recomendo fazer, é resetar a BIOS para o padrão de fábrica, ativar o XMP, e a velocidade que você escolher da sua Ram, você coloca metade dela no Infinity Fabric na própria BIOS. 

No meu caso, tenho memórias de 3000Mhz, então ativei o perfil XMP 3000Mhz, e coloquei o Infinity Fabric em 1500Mhz. Funcionou perfeitamente desde então, e nunca mais tive problema algum. Espero ajudar alguém com esse relato! 

Edit: Ah, só pra constar, a velocidade dos núcleos estão funcionando perfeitamente, pegando 4450Mhz em jogos. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!