Ir ao conteúdo

Especificos sites fora do ar

Ir à solução Resolvido por arfneto,

Posts recomendados

Postado

Olá galera, tenho uma dúvida que já faz algum tempo que eu a tenho prolongado.

Trabalho de vez em quando para uma empresa que usa o site "Bempratico" como sistema, e as vezes o site não funciona, pensava que estava fora do ar, porém outros sites funcionavam normalmente.

Alguns sites não funcionavam e só voltavam depois de uma limpeza de dns, ipconfig e etc. porém toda vez tinha que fazer isso e me fazia ir muito na loja. Alguém tem alguma luz de como resolver ? isso acontece em todos os computadores da loja.

Postado

Você pode tentar um teste, entrar pelo celular com dados móveis, se possível em duas operadoras diferentes, se continuar fora do ar muito provavel que seja o site. Agora se os outros conseguem então o mais provável é o dns usado não esteja conseguindo acessar, tivemos um problema parecido aqui e a dificuldade era no provedor de internet que teve que adequar para que todos (são diversos prédios em diversos locais que usam o mesmo provedor) pudessem acessar.  

Postado
1 minuto atrás, Danis Barsant disse:

Você pode tentar um teste, entrar pelo celular com dados móveis, se possível em duas operadoras diferentes, se continuar fora do ar muito provavel que seja o site. Agora se os outros conseguem então o mais provável é o dns usado não esteja conseguindo acessar, tivemos um problema parecido aqui e a dificuldade era no provedor de internet que teve que adequar para que todos (são diversos prédios em diversos locais que usam o mesmo provedor) pudessem acessar.  

Bom dia, eu já executei esse teste e entrava normalmente. A internet foi mudada recentemente para fibra optica mas antes tambem tinha o mesmo problema, mesma empresa de internet. Sera que poderia ser um problema interno na vivo ? acontece as vezes de alguns computadores funcionarem e outros não, e as vezes todos. 

Postado

@Lucas1523 Pode ser problema no provedor sim, no caso aqui também usamos fibra, mas todos os computadores não acessavam por aqui, em qualquer predio. Mas como você citou que alguns computadores acessam, pode tentar alterar o dns, por exemplo usando da google, para ver se o acesso volta, se não pode ser algo nos roteadores, por exemplo uma sala acessa outra não. Ou até mesmo no switch que travou. 

Postado

@Lucas1523 Pode ser problema no provedor sim, no caso aqui também usamos fibra, mas todos os computadores não acessavam por aqui, em qualquer predio. Mas como você citou que alguns computadores acessam, pode tentar alterar o dns, por exemplo usando da google, para ver se o acesso volta, se não pode ser algo nos roteadores, por exemplo uma sala acessa outra não. Ou até mesmo no switch que travou. 

Essa do dns realmente não tentei, e olha que faço isso sempre kk, mas vou tentar. Nos roteadores creio que não, pois são novos e cabiei alguns no novo da vivo e o problema continuou. Digo que alguns pcs funcionam e outros não, mas esses que funcionam também ocorrem o mesmo problema em outro momento. Vou tentar essa do DNS quando for lá novamente, no entanto quem quiser deixar já aqui outras soluções para que eu tende, volto com o retorno. Obrigado desde já!

• Curtir 1
Postado

Aquela opção básica reinicia os equipamentos. Consegue fazer um trace das que estão funcionando e as que não estão, com ping tb.

Acabo de fazer, ping normal porém só volta mesmo com os comandos do ipconfig, isso fica chato

10 minutos atrás, Danis Barsant disse:

Aquela opção básica reinicia os equipamentos. Consegue fazer um trace das que estão funcionando e as que não estão, com ping tb.

Percebo que ao entrar no endereço ip do roteador algumas vezes entra no modem da vivo, vou tentar desativar 1 e ver se resolve

Postado
21 minutos atrás, Lucas1523 disse:

Acabo de fazer, ping normal porém só volta mesmo com os comandos do ipconfig, isso fica chato

Que são "comandos do ipconfig"?  Se se refere a renovar endereços não precisa disso

21 minutos atrás, Lucas1523 disse:

Percebo que ao entrar no endereço ip do roteador algumas vezes entra no modem da vivo, vou tentar desativar 1 e ver se resolve

Que significa? O roteador não é o modem da VIVO? Como é essa estrutura?

Postado
26 minutos atrás, arfneto disse:

Que são "comandos do ipconfig"?  Se se refere a renovar endereços não precisa disso

Que significa? O roteador não é o modem da VIVO? Como é essa estrutura?

São 3 roteadores, um da vivo e outros 2 para o restante dos computadores, percebo que quando cai a esses sites o ipconfig mostra como "wifi-repeater", mesmo que o cabo esteja ligado no modem da vivo. Só que é preciso essses roteadores pois sao muitos computadores. acho que achei o problema, só me falta a solução. 

Postado
12 minutos atrás, Lucas1523 disse:

São 3 roteadores, um da vivo e outros 2 para o restante dos computadores, percebo que quando cai a esses sites o ipconfig mostra como "wifi-repeater", mesmo que o cabo esteja ligado no modem da vivo

O que seria isso como saida do ipconfig? Pode mostrar?

• Esses roteadores estão configurados como repetidores em um ambiente comercial?
  • Qual o modelo dessas coisas?
  • O modem/roteador da VIVO está com NAT habilitado?
  • Quantos são os servidores DHCP?
  • Qual o tempo de lease?
  • Esses "outros 2" roteadores não estariam conectados via portas WAN estariam?
  • Curtir 2
Postado
7 minutos atrás, arfneto disse:

O que seria isso como saida do ipconfig? Pode mostrar?

• Esses roteadores estão configurados como repetidores em um ambiente comercial?
  • Qual o modelo dessas coisas?
  • O modem/roteador da VIVO está com NAT habilitado?
  • Quantos são os servidores DHCP?
  • Qual o tempo de lease?
  • Esses "outros 2" roteadores não estariam conectados via portas WAN estariam?

Não estão configurados como comercial, 2 são da multilaser REO60.

- Sim está no NAT habilitado

-Apenas um

-10 minutos

-Portas LAN

Na imagem mostra o sufixo "Wifi-repeater" quando o repetidor está ligado, mas o endereço de rede vai para o da vivo. 

Sem título.png

Depois que desliguei os roteadores e deixei somente o da vivo está tudo funcionando normal, porém é preciso para os outros computadores.

• Solução
Postado

Esses aparelhos da multilaser tem apenas uma porta lan e uma porta WAN. Então a porta WAN deve estar sempre desconecada e a LAN ligada ao apaelho da vivo ou a um switch local.

• Na configuração de DNS dos roteadores multilaser deve estar ou o modem da vivo ou um servidor DNS. Para testar configure um por vez e use os endereços normais da VIVO, 200.204.0.10 e 200.204.0.138 que são quase sempre os que tem menor latência. Ou simplesmente meç usando DNSBench pra confirmar.
  • Esses roteadores sequer permitem especificar o endereço de gateway para o DHCP então usar outros servidores seria mesmo difícil. Mas em geral é bem conveniente. Uma pena
  • Na configuração de WAN dos R060 deixe como PPTP e coloque qqr coisa, para evitar conflitos.
  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
7 horas atrás, arfneto disse:

Esses aparelhos da multilaser tem apenas uma porta lan e uma porta WAN. Então a porta WAN deve estar sempre desconecada e a LAN ligada ao apaelho da vivo ou a um switch local.

• Na configuração de DNS dos roteadores multilaser deve estar ou o modem da vivo ou um servidor DNS. Para testar configure um por vez e use os endereços normais da VIVO, 200.204.0.10 e 200.204.0.138 que são quase sempre os que tem menor latência. Ou simplesmente meç usando DNSBench pra confirmar.
  • Esses roteadores sequer permitem especificar o endereço de gateway para o DHCP então usar outros servidores seria mesmo difícil. Mas em geral é bem conveniente. Uma pena
  • Na configuração de WAN dos R060 deixe como PPTP e coloque qqr coisa, para evitar conflitos.

Desculpe a demora!, obrigado pela ajuda nesse post.

Eu realizei varias tentativas, essas que você nme falou não resolveu, mas me lembrou de uma coisa que resolveu:

- Alterei o ipv4 dos roteadores para o padrão da vivo e funcionou normalmente!

Sou grato .... já estava a algumas semanas quebrando cabeça

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Lucas1523 disse:

Alterei o ipv4 dos roteadores para o padrão da vivo e funcionou normalmente!

isso quer dizer colocar os roteadores dentro do espaço de endereçamento da VIVO?  Como ligaram esses roteadores? Eles agora tem endereços dentro da rede da VIVO mas fora da faixa de DHCP? Não estariam conectados via porta WAN estariam 😉 Sei que já perguntei isso...

Postado
15 minutos atrás, arfneto disse:

isso quer dizer colocar os roteadores dentro do espaço de endereçamento da VIVO?  Como ligaram esses roteadores? Eles agora tem endereços dentro da rede da VIVO mas fora da faixa de DHCP? Não estariam conectados via porta WAN estariam 😉 Sei que já perguntei isso...

Sim, estão via wan. 

Sobre o resto eu não sei com propriedade kkk mas eu sei que quando reiniciava o computador as maquinas conectadas no modem vivo automaticamente mudavam seu ipv4 para o de algum outro roteador. Com todos iguais esse  problema ate agora desapareceu.

Postado

@Lucas1523 Entendi. É bem particular esse tipo de aparelho porque afinal não tem mais portas LAN pra usar mesmo. Eu postei uns roteiros de como ligar essas coisas aqui nas últimas semanas, mas esse é um caso particular, ainda mais simples. 

Meu palpite grátis (e deve ser o que você já fez de todo modo):

• separe 2 endereços fora da faixa de DHCP da VIVO para esses roteadores. Pode ser 192.168.15.254 e 192.168.15.253 e use para esses aparelhos. Ou .2 e .3 ou qualquer coisa que confirme estar fora da faixa do DHCP. Assim vai poder sempre acessar a configuração deles de qualquer tela da rede
  • use os DNS da VIVO nesses aparelhos. pode até usar um em cada um para um irrelevante balanceamento. 200.204.0.10 e .138.
  • Use PPTP como padrão da WAN para não ter que se preocupar com eles terem algum processamento do lado WAN. Pode claro usar qualquer usuario e senha, como os da vivo.
  • Use um terminal RJ45 ou um adesivo para deixar claro que não é pra usar a porta WAN. Já vi gente ir lá e ligar um cabo comprido num laptop e ficar reclamando depois 🙂
  • Curtir 2
Postado
2 minutos atrás, arfneto disse:

@Lucas1523 Entendi. É bem particular esse tipo de aparelho porque afinal não tem mais portas LAN pra usar mesmo. Eu postei uns roteiros de como ligar essas coisas aqui nas últimas semanas, mas esse é um caso particular, ainda mais simples. 

Meu palpite grátis (e deve ser o que você já fez de todo modo):

• separe 2 endereços fora da faixa de DHCP da VIVO para esses roteadores. Pode ser 192.168.15.254 e 192.168.15.253 e use para esses aparelhos. Ou .2 e .3 ou qualquer coisa que confirme estar fora da faixa do DHCP. Assim vai poder sempre acessar a configuração deles de qualquer tela da rede
  • use os DNS da VIVO nesses aparelhos. pode até usar um em cada um para um irrelevante balanceamento. 200.204.0.10 e .138.
  • Use PPTP como padrão da WAN para não ter que se preocupar com eles terem algum processamento do lado WAN. Pode claro usar qualquer usuario e senha, como os da vivo.
  • Use um terminal RJ45 ou um adesivo para deixar claro que não é pra usar a porta WAN. Já vi gente ir lá e ligar um cabo comprido num laptop e ficar reclamando depois 🙂

´Muito boa ideia! faz um tempo que não mexo com essa parte de IP que tenho me esquecido de muitas coisas. 

Eu vou fazer isso quando eu for solicitado a ir lá novamente.

Obrigado pela ajuda camarada 👍

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!