Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom tenho um PC que montei há algum tempo e venho sofrendo um pouco com altas temperaturas durante alguns jogos.

E gostaria de comprar um water cooler para resolver esse problema. O que eu estava pesquisando e tenho em mente é o Cooler Master MasterLiquid ML240L V2 (Aceito sugestões). O principal problema é que não sei se minha placa tem compatibilidade com water cooler, ao pesquisar descobri que ela não tem conexão para bomba do water cooler na propria placa. Como faço para resolver esse problema, Preciso de uma controladora? ou existe outro tipo de conexão que posso usar ?

Minhas configurações sao:

- MB - B450 Aorus M

-Processador - Ryzen 5 3600

-RAM - 16Gb 2x Fury RGB 3000MHz

-Placa de vídeo - RTX 2060 Tuf 6Gb

- NVMe - Disco principal - SSD 516Gb  XPG Gammix S11

De gabinete uso um Wheel Jack da Redragon

Em anexo tenho o PDF da placa-mãe.

mb_manual_b450-aorus-m_1001_pt.pdf

Postado
17 minutos atrás, Vitor_Pereira_ disse:

Bom tenho um PC que montei há algum tempo e venho sofrendo um pouco com altas temperaturas durante alguns jogos.

E gostaria de comprar um water cooler para resolver esse problema. O que eu estava pesquisando e tenho em mente é o Cooler Master MasterLiquid ML240L V2 (Aceito sugestões). O principal problema é que não sei se minha placa tem compatibilidade com water cooler, ao pesquisar descobri que ela não tem conexão para bomba do water cooler na propria placa. Como faço para resolver esse problema, Preciso de uma controladora? ou existe outro tipo de conexão que posso usar ?

Minhas configurações sao:

- MB - B450 Aorus M

-Processador - Ryzen 5 3600

-RAM - 16Gb 2x Fury RGB 3000MHz

-Placa de vídeo - RTX 2060 Tuf 6Gb

- NVMe - Disco principal - SSD 516Gb  XPG Gammix S11

De gabinete uso um Wheel Jack da Redragon

Em anexo tenho o PDF da placa-mãe.

mb_manual_b450-aorus-m_1001_pt.pdf 2 MB · 4 downloads

É só comprar o suporte de water cooler para ela (geralmente já vem no water cooler).

• Curtir 1
Postado
27 minutos atrás, Vitor_Pereira_ disse:

ao pesquisar descobri que ela não tem conexão para bomba do water cooler na propria placa. Como faço para resolver esse problema, Preciso de uma controladora? ou existe outro tipo de conexão que posso usar ?

Coloca a bomba no conector CPU_FAN.

O mesmo lugar onde liga o fan que refrigera o processador.

E os fans do WC no SYS_FAN, conector de fans extras.

Se for usar mais de um fan, vai precisar de um hub.

O que o amigo @1mfroost falou sobre o suporte é importante, mas WCs que tem suporte para Intel e AMD geralmente vem com o kit junto, para que você compre o produto e use sem dor de cabeça.

Veja o guia de montagem aqui https://coolermaster.egnyte.com/dl/QPqTuLtoJE no exemplo 8 e 9 mostra a montagem em pc com processador do socket AM4.

• Amei 2
Postado

Para esse cpu não precisaria ser um wc, mas isso varia conforme for a preferência de cada um.

O sistema de fixação do wc da CM utiliza os próprios brackets (suportes) do socket da placa-mãe.
Então veja se guardou esses brackets e os parafusos para colocar de volta na placa-mãe.
A instalação do bloco é relativamente simples e pode ser fixado com a placa-mãe dentro do gabinete.

Particularmente ligaria as fans preferencialmente no conector cpu fan por conta do controle de rotação padrão.

Já a bomba pode ser ligada em qualquer conector, por exemplo o que ficar mais próximo do socket.
O mais importante é que ela precisa funcionar em 12V e no caso vá na BIOS e deixe esse conector em full speed.

O topo desse gabinete não tem muito espaço, então creio que o melhor seria instalar o radiador na grade frontal.
Nesse caso, somente se for possível, instale o radiador com a saída das mangueiras virada para baixo.

• Obrigado 1
Postado

@1mfroost Isso sim, a maioria dos water coolers ja vem com os suportes necessários para a instalação, minha maior duvida era se a bomba poderia ser conectada em outro conector da placa. 

@EdsonSM

22 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

Coloca a bomba no conector CPU_FAN.

O mesmo lugar onde liga o fan que refrigera o processador.

E os fans do WC no SYS_FAN, conector de fans extras.

Se for usar mais de um fan, vai precisar de um hub.

O que o amigo @1mfroost falou sobre o suporte é importante, mas WCs que tem suporte para Intel e AMD geralmente vem com o kit junto, para que você compre o produto e use sem dor de cabeça.

Veja o guia de montagem aqui https://coolermaster.egnyte.com/dl/QPqTuLtoJE no exemplo 8 e 9 mostra a montagem em pc com processador do socket AM4.

Muito obrigado pelas dicas, não sabia dessa possibilidade de conectar a bomba no conector da CPU_FAN, e sim infelizmente  irei precisar de um hub para as outras fans. E valeu pelo link de montagem vai ajudar muito. 

8 horas atrás, EdsonSM disse:

Para esse cpu não precisaria ser um wc, mas isso varia conforme for a preferência de cada um.

O sistema de fixação do wc da CM utiliza os próprios brackets (suportes) do socket da placa-mãe.
Então veja se guardou esses brackets e os parafusos para colocar de volta na placa-mãe.
A instalação do bloco é relativamente simples e pode ser fixado com a placa-mãe dentro do gabinete.

Particularmente ligaria as fans preferencialmente no conector cpu fan por conta do controle de rotação padrão.

Já a bomba pode ser ligada em qualquer conector, por exemplo o que ficar mais próximo do socket.
O mais importante é que ela precisa funcionar em 12V e no caso vá na BIOS e deixe esse conector em full speed.

O topo desse gabinete não tem muito espaço, então creio que o melhor seria instalar o radiador na grade frontal.
Nesse caso, somente se for possível, instale o radiador com a saída das mangueiras virada para baixo.

@EdsonSM Obrigado pelas dicas, concordo que esse CPU não necessita de um water cooler, mas pelo tamanho da placa-mãe tenho receio de pegar um air cooler e ficar meio apertado ou não caber, e também penso em futuros upgrades. 

Bom estava pensado em fazer um sistema de push  & pull na parte frontal do gabinete mesmo acho q será a melhor opção no caso 

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!