Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador Core i5-11400f não passa de 3.5GHz


Dratted

Posts recomendados

qual a temperatura dele? dependendo da temperatura ele não aumenta o clock

 

interessante seria você baixar o hwmonitor, instalar, deixar aberto, minimiza ele, vá jogar, depois de um tempo fecha o jogo e abre o hwmonitor que ta minimizado, bata prints e poste aqui da frequência temperatura e porcentagem de uso do processador.

 

a partir disso a gente pode te ajudar e falar algo concreto pra não ir no achismo.
https://www.cpuid.com/downloads/hwmonitor/hwmonitor_1.46.exe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dratted Conhecendo as qualidades duvidosas das placas-mãe da BIOSTAR e como esse i5 11400f é um bixo esquentado, é possível que esteja tendo problemas com Thermal Throttling, como o amigo a cima citou.

   Se for o cenário, o mais indicado é trocar a placa-mãe por uma mais robusta, é possível que o VRM dessa B560 DA BIOSTAR não esteja dando conta, por excesso de temperatura no circuito.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

está meio embaçado quando da zoom, mas pelo o que eu vi ta chegando alguns núcleos a mais de 90 e uns acima de 80, ai da throtling e a frequência se mantém mais baixa para não dar problemas na sua maquina, resolve esse problema da temperatura antes de qualquer coisa, tais usando cooler original?

 

reveja a ventilação do gabinete, se tiver com o cooler box coloque um cooler melhor para melhorar essa ventilação, seu caso é cooler se tiver com o original, tem que diminuir uns 20 graus ai, não é ventoinhas e etc aparte que vai resolver.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Dratted disse:

 CPU pra rodar no clock máximo;;

 

BIOSTAR 560 MX-E PRO

 

A outro caso aqui neste forum da placa-mãe Biostar não deixar o CPU - se não me falha a memória um i5-10400F; atingir o clock máximo. O usuário acabou comprando placa-mãe de outa marca.

 

Nem nas placas mãe ASRock básicas (-HVD, -HVS) o i5-11400f atinge o clock máximo, pois a limitação do VRM que não consegue subir o Power Limit para os mais de 100w exigidos por este CPU, apesar da Intel classificar como 65w.

 

Teste colocando um fan de 50, 80mm soprando direto sobre o circuito do VRM da Biostar, abaixando a temperatura melhora sua eficiência.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi galera, valeu. Pior que eu tô usando um cooler bom só que eu dei um mole na hora de instalar. Eu arranhei a parte superior do processador e acredito que isso que esteja fazendo com que a temperatura fique alta e capando o clock. Mas tipo no teste do AIDA não acusou CPU Throttling, acusou apenas 6% durante 3 segundos no começo do teste e o restante inteiro do teste não acusou. Acredito que deve ser então a placa-mãe mesmo. Vou ver se consigo achar alguma config que permita aumentar o power limit do processador, mas acabei de comprar essa placa-mãe vou acabar ficando com ela mesmo por um tempo kkkkkk.

E tipo, durante a gameplay de jogos pesados com os gráficos no talo não fica dando travadinha nem nada. Fica 100% liso e a temperatura não vejo passar dos 60 graus no entanto o clock fica cravado no 3.5

Em relação ao arranhado que deixei no processador eu pensei em lixar a parte superior pra tentar conserta a besteira que eu fiz, vocês acham que vale a pena? Olha como que a superfície do processador ficou.

 

image.png.9727a5aa8a975dd76f3478f1ea86781a.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Dratted disse:

 Mas tipo no teste do AIDA não acusou CPU Throttling, acusou apenas 6% durante 3 segundos no começo do teste e o restante inteiro do teste não acusou.

 

O problema é que antes do CPU throttling, acontece o .. "VRM throttling". 🙂 

 

O que aconteceu com este CPU, esfregou no cimento? 😁

 

Palpite, esqueceu de tirar o plástico da base do cooler e depois raspou a meleca com uma faca.🤣

 

Será que a garantia da Intel foi invalidada?

 

Lixar com lixas de ferro com granulação sucessivamente menor melhoraria, mas considerando o risco de ficar manuseando o CPU acabar danificando de forma irreversível melhor deixar como esta.
 

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, eu fui bobo. Por inexperiência na hora de colocar o aircooler ele acabou deslizando em cima do processador e deu essa arranhada, o contato do cooler também devia estar bem irregular aí deu essa besteira. Mas foi burrice minha mesmo, dei mole. Pois é cara, fiquei com receio de ficar invalidada, você acha que eu vejo algum jeito de acionar a garantia e ver se consigo trocar? Eu acredito que a própria placa-mãe esteja capando mesmo o processador, mas de qualquer maneira vou ficar com ela mesmo por enquanto, paguei um preço muito bom nela, eu devia ter desconfiado que teria algum motivo por trás kkkkkkkkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, isso ai não quer dizer muita coisa, eu cansei de pegar processador e polir a área do processador deixando um espelho, fazendo a mesma coisa no cooler, na base pra dar uma melhorada na temperatura,a na minha época de overclock eu fazia muita coisa, ai em cima pode fazer o que quiser, os contatos a parte eletrônica do processador ta ai em baixo disso ai.

 

Faça um teste, vá na BIOS e desabilite o controle de fan das ventoinhas, você vai ver o cooler do processador aumentando a rotação e faça um teste de temperatura pra ver, eu geralmente ganho 10 graus com isso.

 

Não tem problema, isso é pra escritório, e não pra nós gamers, tem gente que gosta, veja se o barulho da ventoinha não vai te atrapalhar.

 

image.png.3c370f963ab3b1a779f07bc8fc94432e.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera fiz um teste aqui durante uns 30 minutos de gameplay, as temperaturas do sistemas parecem de boa, o que acham?

 

image.png.4b94aabc4c7b6b044196b8601c449f94.png

image.png.f8f346d39722bb9e13a51c60300606a1.png

 

Acho que faz mais sentido o clock da CPu estar capado por causa da placa-mãe, eu não manjo nada de BIOS. Vou mandar umas fotos aqui da BIOS, como que eu faço pra aumentar o power da CPU?

 

image.png.cd0cfe7bbe3e8157b3cdbe542b74aac8.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...