Ir ao conteúdo

Configurar roteador como repetidor de sinal

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Olá, eu gostaria de configurar um roteador como repetidor, sem fio.

Eu consegui fazer isso, porém ele desconfigura cada 2 ou 3 dias. Reparei que é o canal que está mudando. Tenho um roteador principal dual Band, esse que vou usar como repetidor é um normal tp link 840n.

Então eu só precisaria deixar o canal fixo no meu roteador principal? Não vou perder velocidade?

Postado
3 horas atrás, Danimar 96 disse:

Então eu só precisaria deixar o canal fixo no meu roteador principal?

Sim, você deve tirar do AUTO e escolher um canal que esteja menos saturado. Verifica pelo app WiFi Analyzer qual é o melhor canal. Após escolher o melhor canal, salvar as configurações e replicar no repetidor. Lembrando que o repetidor deve estar desativado a opção DHCP.

Atualiza tb o FIRMWARE do repetidor TL-WR840N verifica qual é a versão correta do seu modelo antes de baixar. 

Postado

Tirar os canais de AUTO é sempre um risco, em especial se mora em prédio ou tem vários vizinhos próximos. Muita gente faz isso como se seu repetidor ou seus pontos de acesso fossem os únicos no universo. Mas não são. E se no dia em que você faz a amostragem do uso dos canais na sua casa for exatamente o dia em que seu vizinho desligou aquele poderoso roteador de 6 antenas de um metro você pode escolher E FIXAR um canal em que vai ter interferência depois e seu roteador não vai te avisar. Só vai cair a performance se o momento em que medir isso não for ideal.

Por outro lado se estiver em AUTO todos eles vão se ajustando conforme a situação de momento. Nada garante que o que fixar hoje vai estar ok amanhã ou mesmo ser razoável amanhã.

• Solução
Postado

@arfneto Sim, pode ocorrer! Porém como o cenário EXIGE usar um REPETIDOR é necessário ESPELHAR a mesma configuração do roteador no repetidor! Tenho diversos clientes como este cenário e sempre configuro desta forma e os problemas e reclamações desaparecem! Apenas deixo em AUTO quando o cenário é de apenas ROTEADOR e/ou com Access Point. Com repetidores (Range Extender) não tem sentido deixar em AUTO, irá ter problemas com quedas e internet lenta, porque o repetidor ficará perdido, não sabendo o que fazer e por isso que há quedas de internet. Ex. Roteador em modo AUTO e escolhe o canal 9, logo o Repetidor tb está em AUTO e escolhe o canal 1. Aí está o problema, por isso que cai a internet, ele fica totalmente PERDIDO! Por isso que se chamam de REPETIDORES! Tem que repetir/espelhar EXATAMENTE igual as configurações do roteador. Caso contrário, só dores de cabeça! rs

@Danimar 96 Presta atenção tb em ESPELHOS na residência. Este é o maior VILÃO do WiFi, pois as ondas eletromagnéticas do WiFi sempre irá rebotar quando encontrar com um espelho no caminho, e é MUITO, + muito pior que paredes. Como a construção do espelho é feita de vidro e recoberto com uma lâmina de metal, isso acaba interferindo nas ondas eletromagnéticas. Portanto, a recomendação é, quanto menos espelhos em casa, MELHOR!!! Evite que os seu equipamentos fique tb próximo a TV, telefone sem fio ou qualquer equipamento que opere na mesma frequência dos roteadores (2,4 GHz e 5 GHz), mude de local os causadores que estão estragando o sinal do seu WiFi ou o roteador/repetidor e se possível sempre em um lugar alto, NUNCA/JAMAIS querer esconder em um móvel.

Espero poder ter ajudado. Boa sorte!👍👌

Postado
2 horas atrás, Infotec-Net disse:

Com repetidores (Range Extender) não tem sentido deixar em AUTO, irá ter problemas com quedas e internet lenta, porque o repetidor ficará perdido, não sabendo o que fazer e por isso que há quedas de internet

Repetidores nada tem a ver com internet. São repetidores wifi, uma versão do padrão ethernet pra rádio. 802.11abccx essas coisas. A rede wifi trafega pacotes IP que também nada tem a ver com a internet. Pacotes TCP/IP que trafegam na LAN --- rede local --- e que são direcionados para uma rede que não a rede local são transmitidos para o tal gateway padrão. Se por acaso na rede local o gateway padrão estiver conectado com a internet aí os pacotes saem. Se for uma situação em que a rede local tenha NAT no gateway padrão, esse o caso das redes domésticas com roteadores ligados a provedores, são criadas tabelas e quando as mensagens voltam o protocolo NAT faz com que elas retornem ao IP correto. E o dispositivo ethernet ligado via cabo ou wifi tem seu endereço MAC associado a um IP através de DHCP em geral, por pacotes broadcast na rede ethernet e que chegam a um servidor DHCP. É assim que funciona.

O que eu falei sobre AUTO em relação a canais de wifi nada tem a ver com isso. E o problema de NÃO USAR auto é que o auto se ajusta sózinho ao contexto. Quando se marca e fixa um canal em um par de rádios DENTRO de um apartamento por exemplo, não se considera que outros roteadores e antenas estejam próximos e o cenário muda dinâmicamente. O que o cara mede com aquela cara de autoridade usando um analizador grátis de pacotes wifi num celular ou mesmo em um equipamento profissional de varredura só tem a ver com o momento. No dia seguinte pode não ser o melhor.

• Obrigado 1
Postado

@arfneto @Infotec-Net Na verdade pra mim não é um risco deixar fixo, eu moro em área rural, tenho 2 vizinhos sendo que onde vai ficar o repetidor só vai pegar sinal de um vizinho só, e ele tem roteador dual Band (que escolhe o melhor canal de forma automática), ouvi dizer que em 5ghz os melhores canais são 1 e 6. Não sei se isso procede. O DHCP eu já desabilitei pra fazer a configuração. Só esse FIRMWARE não mexi nada. Esse meu roteador principal é é um MERCUSYS é gigabit.

• Curtir 1
Postado

@Danimar 96

Configura a largura do canal (Bandwidth) em 40/80Mhz(5Ghz) para obter um melhor desempenho do WiFi. Isso serve apenas para dispositivos compatíveis com WiFi 5(GHz). Caso tenha dispositivos antigos em 2,4GHz (WiFi 4) ative o Bandwidth em 20/40/80MHz. Particularmente, prefiro usar apenas o canal 80 por ser mais rápido e os dispositivos rapidamente se conectan automáticamente neste canal. Se ativar o canal 20/40/80MHz o dispositivo com WiFi 5, irá conectar no canal 20/40(2,4GHz) que é de pouca banda. Por isso que mantenho apenas no canal 80 = 5GHz. 

OBS. Não confunda com o sinal MÓVIL 5G, não tem nada a ver.

8 horas atrás, Danimar 96 disse:

ouvi dizer que em 5ghz os melhores canais são 1 e 6. Não sei se isso procede

Não procede! Quem disse isso não sabe do que está falando! rs

Primeiro porque as faixas de 5GHz estão bem acima destes canais. Segundo porque os canais 1 e 6 estão na na faixa de frequência de 2.4GHz. Para você entender melhor da uma lida neste link O que são os canais das faixas de frequência de 2,4GHz e de 5GHz que está muito bem explicado. Se aprofunda tb nas novas tecnologias WiFi 6, WiFi 6E e WiFi 7 que chegará ao mercado ano que vem (2023), porém no Brasil ainda irá demorar muito.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!