Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador se desliga sozinho depois de alguns minutos. As vezes apenas o vídeo


Posts recomendados

Não é a primeira vez que isso acontece, já faz pelo menos 2 anos que isso acontece mas eu não resolvi pelo seguinte motivo : se o computador fica ligado por muito tempo ao estar funcionando normalmente, ele não sofre desse problema. Logo eu mantive o pc ligado 24/7, raramente deixando-o mais de 1 hora desligado. Porém, depois de mudar as configurações do windows, o computador configurou para entrar em suspensão a cada x horas. Depois de algumas suspensões o problema voltou.

Quando eu uso o jumper para dar Clear CMOS, o computador consegue se manter alguns minutos ligado. Quando não faço isso dificilmente da tempo para sequer entrar no Windows.

 

O que eu acho muito estranho  é que as vezes é apenas o vídeo que se desliga. Ontem por exemplo deixei um jogo aberto para testar isso, o pc ficou 12h com o jogo aberto, ainda podia ouvir a música e o som do input do mouse , mas não dava vídeo. Em outros momentos o pc inteiro se reinicia. Procurei em fóruns ( tanto em português quanto em inglês) e nunca achei algum post com informações que resolvessem. 

 

meu Setup e a idade de cada peça

 

Processador : Ryzen 5 1600AF   ( 2 anos) 

placa-mãe : Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2 (2 anos)

Memória : 2x de 8Gb DDR4 HyperX Fury 2660mhz  (2 anos) 

GPU : GTX 1050 TI  (quase 5 anos) 

Fonte : Corsair VS500   (menos de 2 anos) 

 

Disco onde está o OS é um SSD Kingston (3 anos) 

 

A fonte tem apenas 2 anos , pois a última (que também era da Corsair) parou de funcionar. 

Não uso estabilizador, apenas filtro de linha. 

 

Eu tenho minhas dúvidas se o problema pode ser a placa de vídeo, que é a única peça desse setup que tem mais de 2 anos. Porém eu consigo jogar tranquilamente quando o problema não ocorre, seja um jogo leve ou jogos que exigem 100% da GPU ou da memória da GPU. 

Última vez que eu resolvi esse problema ( Janeiro de 2022) , eu consegui resolver trocando a bateria da placa-mãe, repeti o mesmo processo mas dessa vez não funcionou. 
Com o computador funcionando por mais de 8 meses sem problemas eu  imaginei que estava tudo resolvido .

 

Mesmo quando o pc estava funcionando  normalmente, as vezes o pc não reconhecia a internet( uso cabo), como se a entrada da placa-mãe não estivesse funcionando, eu resolvia isso apenas reiniciando o pc. O que me faz duvidar da placa-mãe.

 

Único problema que o pc dava era travar o vídeo. Porém isso não acontecia quando eu estava apenas jogando. Não importava se era um jogo 2D, um jogo com gráfico bom, um vídeo do YouTube ou apenas o WhatsApp web. O pc aleatoriamente travava o vídeo depois de vários dias ligado, quando eu reiniciava melhorava( tinha que reiniciar 2x porque na primeira o computador não reconhecia a entrada do cabo de rede). 

 

Vale citar que eu uso o HWinfo para verificar as temperaturas do computador, nem o CPU e nem a GPU atingem temps acima do limite.

 

Desde já agradeço as respostas. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Tiberio disse:

@Raphael D. Albuquerque Começaria trocando essa fonte, o modelo VS da Corsair é ruim, ela é segura apenas para usar com o vídeo integrado.

 Até entendo o seu ponto mas acho curioso que eu consegui usar o pc normalmente por mais de 1 ano. Cheguei a fazer benchmarks tanto no cpu quanto na gpu e não houve nenhum problema por ter atingido consumo máximo possível do pc. Talvez a capacidade da fonte tenha reduzido com o tempo, e por ela n ser das melhores( tive que pegar essa de emergência, mas acabei não trocando já que ela estava funcionando) faria sentido. 

 

Se o problema no caso for alimentação se eu der um underclock no pc ele iria funcionar "normalmente" certo ? Estou cogitando isso já que não devo trocar a fonte nos próximos dias. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Raphael D. Albuquerque disse:

Se o problema no caso for alimentação se eu der um underclock no pc ele iria funcionar "normalmente" certo ? Estou cogitando isso já que não devo trocar a fonte nos próximos dias. 

Tem outro agravante também, a fonte pode ter estragado seu hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante. Estava buscando por alguém com problemas parecidos com o meu na internet e acabei achando teu tópico.

Eu tenho uma VS600 com 1 ano e 8 meses de uso e ela apresenta alguns dos problemas que você informou.

Há algumas semanas ela começou a simplesmente não ligar mais via o botão Power. Eu precisava tirar o ATX 24 pinos da placa, desligar o cabo de força dela, deixar ela desligada uns 10 minutos pra só então ligar tudo e ela funcionava. 

O que acabei fazendo foi deixar o PC ligado o tempo todo, mas hoje a energia acabou por alguns minutos, quando voltou a fonte não liga o PC mais. O RGB da minha placa-mãe acende mas nem fazendo o que descrevi acima resolve mais.

Eu fiz um jump start nela, ela liga e fica alguns minutos(2 a 3) ligada e depois desliga.

Vi que a tua é a VS500, talvez algum defeito desses modelos?

 

Meu setup:

I7 7700k

Z270F Strix ASUS

16Gb DDR4

VS600 Corsair

O PC não tem placa de vídeo, nunca usei uma com essa fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, axellslade2 disse:

Vi que a tua é a VS500, talvez algum defeito desses modelos?

Não creio que seja defeito, esse modelo VS é um modelo de baixo custo da corsair, usa um projeto desatualizado ainda com regulação em grupo e capacitores de baixa qualidade, enfim é uma fonte a se evitar a qualquer custo.

  • Triste 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Atualização!

Hj, 2 meses depois que criei esse tópico, continuo usando o meu pc. O exato pc sem tirar e nem pôr.

 

Eu só deixei ele ligado, apenas isso. No início continuou desligando o vídeo mas ainda assim o mantive ligado, só desligando minutos ou horas dps. Quando eu fazia isso ele voltava a funcionar por mais algumas horas, ou até dias. Isso foi no primeiro mês após o problema.

Nesse mês de dezembro o computador ficou ligado 24/7 sem nenhum tipo de problema.

 

Gostaria de saber se alguém tem alguma resposta sobre isso.
Instabilidade na fonte?
Problemas em algum capacitor da gpu? (o que não sei se explicaria o pc muitas vezes reiniciar ou travar completamente, não só o vídeo).

 

No passado, anos atrás quando tive o mesmo problema eu simplesmente troquei a bateria da placa-mãe e funcionou. Nessa última vez n sei se aconteceu isso.

 

Outro problema que me faz questionar a saúde da placa-mãe é que as vezes quando eu religo o pc (quando acaba a luz, por exemplo) ele simplesmente não consegue enxergar o cabo de internet. Já vi que em alguns casos ele da problema de IP,(como se estivesse sem a informação do modem, reinicia-lo resolve) mas as vezes é como se a internet da placa-mãe simplesmente não funciona-se (as luzes da entrada do cabo RJ45 continuam piscando)
 

No exato momento que escrevo isso o meu pc está ligado há 75 horas, sem nenhum travamento de vídeo ou tela preta.

 

Queria saber também se alguém já teve algum problema parecido, procurei em muitos fóruns e sempre era um problema próximo com uma solução que n resolvia.

E valeu pela ajuda galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!