Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gerenciador de janelas da area de trabalho deixando a gpu em 100%


matheusfrs

Posts recomendados

Boa noite, eu tenho uma placa de vídeo nvidia ASUS GTX 1650, e depois de atualizar para o driver 522.25 notei que depois que eu abro o gerenciador de tarefas esse serviço tem ocupado muito minha gpu ocupando aas vezes ate 100% somente com o chrome aberto ou ate sem nada aberto, queria saber se alguém ja teve esse problema e como resolveu por que ja fiz tudo o que tem em topicos do google e nada resolve. Vou deixar um print aqui como exemplo.

 

Meu pc é

placa-mãe ASUS prime h310e-2.0br

Core i5 9400f

GTX nvidia 1650

16gb ram

SSD 120gb

HD 1tb

fonte 500w corsair

 

(desculpem mods se postei no lugar errado)

aaa.png

7 minutos atrás, matheusfrs disse:

Boa noite, eu tenho uma placa de vídeo nvidia ASUS GTX 1650, e depois de atualizar para o driver 522.25 notei que depois que eu abro o gerenciador de tarefas esse serviço tem ocupado muito minha gpu ocupando aas vezes ate 100% somente com o chrome aberto ou ate sem nada aberto, queria saber se alguém ja teve esse problema e como resolveu por que ja fiz tudo o que tem em topicos do google e nada resolve. Vou deixar um print aqui como exemplo.

 

Meu pc é

placa-mãe ASUS prime h310e-2.0br

Core i5 9400f

GTX nvidia 1650

16gb ram

SSD 120gb

HD 1tb

fonte 500w corsair

 

(desculpem mods se postei no lugar errado)

aaa.png

@Shaman93 consegue me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/10/2022 às 20:15, matheusfrs disse:

Na verdade não resolveu, depois de um tempo voltou e agora só fica em 100%

Então provavelmente é problema do próprio driver, baixa a versão anterior, que não tinha o problema, e faz o mesmo procedimento com o DDU antes de instalar.
 

2 horas atrás, Catelan disse:

@matheusfrs Remova novamente mas não instale esse driver, deixe o próprio Windows instalar.

O Windows só instala o driver de vídeo básico, que quebra um galho pra visualizar a área de trabalho, ver vídeos, etc., mas tem desempenho extremamente reduzido em jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Shaman93 disse:

O Windows só instala o driver de vídeo básico, que quebra um galho pra visualizar a área de trabalho, ver vídeos, etc., mas tem desempenho extremamente reduzido em jogos.

Não necessariamente, talvez não tenha aguardado o tempo suficiente para o Windows baixar e instalar. Você também já passou por isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Catelan disse:

Não necessariamente, talvez não tenha aguardado o tempo suficiente para o Windows baixar e instalar. Você também já passou por isso?

Não necessariamente o que? É um fato, o que o Windows instala automaticamente é o "Adaptador de Vídeo Básico". Em alguns casos oferece nas "atualizações opcionais" um driver proprietário (AMD ou Nvidia), mas geralmente bem antigo (sem as melhorias e correções de problemas de drivers que são desenvolvidas ao longo do tempo, assim como as atualizações pros títulos mais recentes) e tem que mandar instalar manualmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 Agora você está redondamente errado. Num instalação nova o Windows busca sozinho os drivers corretos no repositório da Microsoft. É a mesma coisa que vem pelo Windows Update. E te digo mais, caso não saiba: o que o Windows busca e instala É EXATAMENTE O QUE OS FABRICANTES DE HARDWARE DESENVOLVEM, mas que já tenham sido testados, aprovados e homolados para o Windows. 

 

Microsoft não produz drivers!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Catelan disse:

@Shaman93 Agora você está redondamente errado. Num instalação nova o Windows busca sozinho os drivers corretos no repositório da Microsoft. É a mesma coisa que vem pelo Windows Update. E te digo mais, caso não saiba: o que o Windows busca e instala É EXATAMENTE O QUE OS FABRICANTES DE HARDWARE DESENVOLVEM, mas que já tenham, sido testados, aprovados e homolados para o Windows. 

 

Microsoft não produz drivers!

Todas as vezes que formatei um PC ou removi o driver de vídeo usando o DDU, o que o Windows Update instalou automaticamente foi o Adaptador de Vídeo Básico. Em alguns casos, ele tenta na sequência instalar algum driver proprietário bastante defasado (o que é indesejado e até tem opção no próprio DDU pra evitar). Do site da MS:
"Normalmente, você receberá os drivers mais recentes do Windows Update ou como parte da instalação do Windows. Às vezes, entretanto, drivers não podem ser instalados imediatamente ou podem estar disponíveis apenas diretamente no site do fabricante do hardware."


Também reforçam o que eu falei em relação ao drivers proprietários mais atuais:

Citação

Geralmente os drivers do fabricante têm:

  • Desempenho mais rápido
  • Reprodução de vídeo mais suave
  • Resoluções de tela mais altas
  • Maior duração da bateria
  • Várias saídas de monitor
  • Recursos gráficos adicionais


Coloquei em negrito a frase porque é o que acontece geralmente. O driver do fabricante que o Windows Update sugere tanto pra minha RX 580 quanto pra 1650 é de 2019 (já tendo sido lançados mais de uns 30 drivers mais recentes depois desse, pelo menos uns 10 WHQL, ou seja, com o 'selo de aprovação' da MS). Na 580, por exemplo, o driver que o Windows sugere é o 25.20.15025.1002, enquanto o mais atual é o 31.0.12019.16007. E, mesmo se eu quiser que o Windows instale esse driver completamente defasado, tenho que ir nas opções avançadas e mandar instalar manualmente, porque no automático fica só o adaptador básico.
 

image.png

Em suma, dá pra deixar só o Windows instalar os drivers automaticamente e esquecer driver de chipset, rede, placa de vídeo, depois só usar o PC normal? Até dá, mas em muitos casos vai ficar com desempenho subótimo, e em alguns vai chegar a ficar com o desempenho inaceitavelmente ruim.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 mais recentes??? Duvido desse número.

Mas mesmo que sejam 3, por que o mais novo tem que ser necessariamente melhor? Como eu disse, não é porque a Nvidia ou AMD ou seja quem for lançou que já esteja homologado. OBVIAMENTE o que está acontecendo com o @matheusfrs

E se depois de alguns minutos instalado o Windows ele não mudou do Adaptador Básico para o específico no repositório, como eu também já disse, passe para o Gerenciador de Dispositivos ou Atualizações Automáticas como opcional, por exemplo. 

E se, mesmo assim não encontrou o específico, claaarooo, baixe do fabricante. 

Mas repito, nem sempre o mais novo é o melhor!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Catelan disse:

30 mais recentes??? Duvido desse número.

Então é só entrar nesse site https://www.amd.com/pt/support/previous-drivers/graphics/Radeon-500-series/Radeon-rx-500-series/Radeon-rx-580 e observar com os próprios olhos os 14 drivers que foram lançados só em 2022, sendo 3 desses versões WHQL.
 

7 minutos atrás, Catelan disse:

por que o mais novo tem que ser necessariamente melhor?

Não é, eu nunca disse isso. O melhor é o que proporciona maior desempenho e estabilidade, o que geralmente é o mais novo com certificação WHQL. As atualizações de driver também costumam melhorar muito ("dar suporte") o desempenho em jogos mais novos, são feitos pequenos ajustes específicos no funcionamento da placa pra cada jogo.

 

7 minutos atrás, Catelan disse:

passe para o Gerenciador de Dispositivos ou Atualizações Automáticas como opcional, por exemplo.
E se, mesmo assim não encontrou o específico, claaarooo, baixe do fabricante. 

Aí, como mencionei, tem boas chances de pegar um driver bem defasado. Eu defendo o oposto, já pega direto a última versão do fabricante com selo WHQL. Se tiver problemas com ela e/ou a change list de alguma versão mais nova tiver algo que te interesse (resolução de algum problema que está enfrentando, melhorias pra algum jogo específico que você joga, etc.), aí vale a pena experimentar, mesmo sem o selo WHQL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Shaman93 disse:

Então é só entrar nesse site https://www.amd.com/pt/support/previous-drivers/graphics/Radeon-500-series/Radeon-rx-500-series/Radeon-rx-580 e observar com os próprios olhos os 14 drivers que foram lançados só em 2022, sendo 3 desses versões WHQL.

Então EU acertei, rsrsrs, esqueça os outros 11.
 

Não é, eu nunca disse isso. O melhor é o que proporciona maior desempenho e estabilidade, o que geralmente é o mais novo com certificação WHQL. As atualizações de driver também costumam melhorar muito ("dar suporte") o desempenho em jogos mais novos, são feitos pequenos ajustes específicos no funcionamento da placa pra cada jogo.

Talvez, mas se está dando pau numa copnfiguração específica você vai teimar em tentar usar? Quando o Windows busca pelo melhor driver dele, já está considerando as especificidades do hardware todo.

 

Aí, como mencionei, tem boas chances de pegar um driver bem defasado. Eu defendo o oposto, já pega direto a última versão do fabricante com selo WHQL. Se tiver problemas com ela e/ou a change list de alguma versão mais nova tiver algo que te interesse (resolução de algum problema que está enfrentando, melhorias pra algum jogo específico que você joga, etc.), aí vale a pena experimentar, mesmo sem o selo WHQL.

Sem comentário.

 

 

E te digo mais, resolvi abrir essa lista que você indicou e, caso você não tenha reparado, para cada versão de sistema só existe 1 recomendado, os outros são opcionais, ou seja, beta. Portanto, demonstra exatamente o que eu afirmei sobre a certificação (homologação) para o Windows.

 

Em analogia, é a mesma coisa que usar o Insider Preview, você SABE que terá bugs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Catelan disse:

Então EU acertei, rsrsrs, esqueça os outros 11.

Isso é só de 2022, amigo... A placa foi lançada em 2017. O driver que o W11 e W10 sugerem é de 2019.
 

6 minutos atrás, Catelan disse:

Quando o Windows busca pelo melhor driver dele, já está considerando as especificidades do hardware todo.

Aí que tá, o Windows não "busca pelo melhor driver considerando as especificidades do hardware todo", você está superestimando a ferramenta, rs. O Windows Update é muito melhor do que já foi, mas ainda é bem limitado no quesito instalação de drivers. Por isso, até hoje todas as fabricantes de placa-mãe e placa de vídeo ainda disponibilizam drivers proprietários, AMD/Intel disponibilizam drivers de chipset, e é recomendável que sejam instalados manualmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@NiloCarlos Cara, eu atualizei esse driver ja mas continua o mesmo problema. olhei no forum da nvidia e aparentemente é algum problema que eles estão tentando resolver ainda. O driver 522.25 e o 526.47 estão com esse problema então a unica solução que encontrei foi voltar ao driver anterior a esses.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Cara, vê se realmente isso é um problema, o gerenciador de tarefas dizia que eu estava usando 100% da cpu, mas não atarpalhava em nada em nenhuma tarefa. Os seus jogos estão tranquilos? o pc esta em pleno funcionamento? se não formate o computador e faça uma instalação limpa com driver booster

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!