Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Quero fazer um upgrade no meu PC, minha ideia atual é não trocar a placa-mãe (mais lá na frente eu troco). Tenho algumas dúvidas sobre compatibilidade e gostaria de sugestões.

Meu PC atual:
placa-mãe: ASUSTeK PRIME A320-K/BR https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/prime/prime-a320m-k-br/helpdesk_cpu/

Placa de Vídeo: GTX 1050

Processador: Ryzen 5 2400G

Memória: 16 Gb

Fonte: KCAS 400W (veio com o gabinete Aerocool 500)

1) Vi em alguns vídeos gente torcendo o nariz pra colocar um processador mais potente nessa placa-mãe, estou querendo colocar um Ryzen 5 5600, algum problema? Recomendam outro? Gosto desse 5600 por causa do preço.

2) Minha placa-mãe suportaria uma GTX 3060?

3) vi que a GTX 3060 requer uma fonte de no mínimo 550W, quero trocar minha fonte por uma KCAS 600W , essa fonte suportaria bem a GTX 3060?  Recomendam alguma outra fonte?

Desde já obrigado.

Postado
8 minutos atrás, Fabio Jr disse:

2) Minha placa-mãe suportaria uma GTX 3060?

A fonte é quem deve suportar.

A placa-mãe tendo PCI-e x16, pode usar qualquer GPU, e a placa-mãe tem.

8 minutos atrás, Fabio Jr disse:

3) vi que a GTX 3060 requer uma fonte de no mínimo 550W, quero trocar minha fonte por uma KCAS 600W , essa fonte suportaria bem a GTX 3060?  Recomendam alguma outra fonte?

Minimo 550W levando em consideração uma configuração completa.

Se vai trocar de fonte, eu recomendo 550W ou 650W de uma fonte com selo 80+ Gold.

Pega a Core Reactor de 650W, é uma opção melhor que uma KCAS.

Quanto a escolha de processador, já vi sendo colocado até Ryzen 3000 ou mais, só precisa lembrar de atualizar a BIOS, mas se não encontra um da série 3000, o 5600 é uma boa escolha, aguarde mais respostas para saber mais com respeito a processador.

• Curtir 2
Postado
43 minutos atrás, Fabio Jr disse:

vi que a GTX 3060 requer uma fonte de no mínimo 550W, quero trocar minha fonte por uma KCAS 600W , essa fonte suportaria bem a GTX 3060?  Recomendam alguma outra fonte?

Não existe GTX 3060, a serie 1000 foi a ultima GTX, a partir da serie 2000 virou RTX

Evitaria esse modelo KCAS a qualquer custo, modelo com projeto antigo ainda com regulação em grupo, tente pegar no minimo uma XPG Pylon 550w que é uma fonte decente e moderna.

Postado
2 horas atrás, Fabio Jr disse:

1) Vi em alguns vídeos gente torcendo o nariz pra colocar um processador mais potente nessa placa-mãe, estou querendo colocar um Ryzen 5 5600, algum problema? 

O Ryzen 5 5600 tem o mesmo TDP do Ryzen 5 2400G - 65w; então pode até mesmo - devido ao aprimoramento do processo de fabricação no decorrer dos anos; ter o consumo mais otimizado que o 2400G.

Salvo em projetos ruins de placa-mãe o chipset "primo pobre" não dá menos desempenho ao CPU - a caso em que o chipset "primo rico" deu menos; ao contrário do que a "sabedoria popular" costuma afirmar.

Ryzen 5 5600X numa A320M-K e numa B550M-A - à direita:

A320MK.thumb.png.67a000c851fefd41c415d85e808b81a8.png

Outro exemplo recente, um i5-13600K + DDR4 + Air Cooler "Ching Ling" numa B660 e numa Z790 + DDR5 + Water Cooler 420mm - que custam mais que o dobro: empate técnico.

i513600k.thumb.jpg.e3833cf4c454f4440ce9593bac4acfce.jpg

Porém, considerando que as ASUS "BR" são mais capadas que os modelos originais em que são baseadas, pode ser boa ideia vender a sua A320M-K/BR junto com o Ryzen 2400G, o que até pode tornar a venda mais fácil - para o comprador uma opção ao "kit Xeon", se a memória for de baixa frequência, ex. 2400MHz venda também.

Ou, pelo menos faça o "teste de São Tomé", atualize o BIOS da A320M-K/BR, compre o 5600 e se achar que não esta OK então compre outra placa-mãe.

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, Fabio Jr disse:

@Elder Nauvirth O que você acha do processador?

O 5600 é uma opção de migração do 2400G.

Vejo dizer que o 5600 é uma opção melhor que o 5600x em questão de custo/beneficio, se não me engano.

Se a ideia é usar mesmo ele com a A320, lembre-se de atualizar a BIOS dela.

O bom é que conseguirá atualizar a BIOS sem precisar baixar no site do fabricante e colocar em pendrives, pois a própria placa permite a conexão com a rede e baixa nela mesmo e instala.

Precisa ter a BIOS na versão 5860 para o Ryzen 5 5600 funcionar, se vier uma superior a isso está valendo o suporte.

Postado
16 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

Vejo dizer que o 5600 é uma opção melhor que o 5600x em questão de custo/beneficio, se não me engano.

Sim, mas hoje (29/10) o 5600X tem custo/beneficio melhor.

O 5600 teve seu preço aumentado de 999,99 das últimas semanas para 1.099,99 (afinal a "Black" vem ai).

Hoje (29/10) 5600X esta sendo vendido por 1.119,37 no Marketplace da Kabum pela Gigantec, nos comentários dos vídeos do Guiga Games tem testemunho de quem comprou da Gigantyec e recebeu corretamente. Porém note que este tipo de promoção tem curta duração, em geral um dia ou menos.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!