Ir ao conteúdo

Ping para modem Humax registra perda de pacotes

Ir à solução Resolvido por Seu M4drug4,

Posts recomendados

Postado

Bom dia

Estou tendo instabilidades na rede local, ping para o modem Humax HG100R-L2 fornecido pela operadora dá perda de pacotes independente de o laptop estar conectado por Wi-Fi ou cabo (já testei 3 cabos).

Estatísticas após 24 minutos com o laptop conectado por Wi-Fi:

--- 192.168.0.1 estatísticas de ping ---

1447 pacotes transmitidos, 1446 recebidos, 0.0691085% packet loss, time 1448064ms

rtt min/avg/max/mdev = 1.217/2.331/170.339/5.105 ms

Estatísticas após 52 minutos com o laptop conectado por cabo:

--- 192.168.0.1 estatísticas de ping ---

3139 pacotes transmitidos, 3133 recebidos, 0.191144% packet loss, time 3152999ms

rtt min/avg/max/mdev = 0.628/1.072/18.853/1.331 ms

Além do laptop, eu uso um desktop conectado a esse modem que apresenta perda de pacotes e também erros RX na rede (testados 3 cabos). 

A princípio pensei que a causa do problema com o desktop fosse a rede onboard Realtek que, pelo que eu li na internet, é ruim mesmo.

Mas agora acho que a causa pode ser o modem.

Existe alguma configuração que eu possa fazer nesse modem pra acabar com os problemas?

Ou vcs acham que devo pedir para que a operadora substitua o modem?

Alguém aqui usa ou já usou esse modem também e pode compartilhar a experiência?

Obrigado.

• Membro VIP
Postado

Se o roteador estava sendo utilizado e usou a conexão também de modo concorrente, pode ser que o pacotes icmp sejam marcados como baixa prioridade.

Tanto que a média foi baixa, mas veja que existem alguns que são maiores... porque o canal estava sendo usado.

Isto não necessariamente é um problema.

Postado

Obrigado por comentar. Fiz um teste usando o mesmo cabo que uso para conectar o desktop ao modem para conectar o desktop e o laptop diretamente, sem o modem entre os dois. Deixei o laptop fazendo ping
pro desktop durante umas 7 horas, nenhum pacote foi perdido e nenhum erro RX ocorreu na placa de rede
do desktop. Creio que isso descarta problema com o cabo e com a placa de rede das máquinas.
Esse modem Humax que puseram aqui é uma porcaria mesmo. Me lembro que quando instalaram
ele aqui eu precisei desativar o ipv6 nos meus sistemas operacionais porque ele causava muitos problemas de conectividade, e agora mais essa perda de pacotes na rede local e erros RX. Vou pedir a troca.

• 2 semanas depois...
  • Solução
Postado

O modem foi trocado nesta semana... duas vezes. Primeiro puseram um Arris TG1692A que perdia pacotes constantemente na rede cabeada. Era só conectar a placa de rede ao modem e o número de pacotes perdidos passava a aumentar sem parar nas estatísticas da rede. Depois trocaram esse Arris por um Kaon CG3000 novo, que está funcionando como deve. A perda de pacotes na rede local e os erros RX na placa de rede pararam.🙂

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!