Ir ao conteúdo

Outro Error Progisp-chip enable prog error

Ir à solução Resolvido por vtrx,

Posts recomendados

Postado

Tenho uma placa de ensaio com um ATmega32,conectei no USBasp e fiz umas leituras,mas configurei algo errado e começou aparecer a mensagem chip enable prog error.

Sei que não é problema no gravador porque ja fiz isso uma vez com uma placa utilizando Atmega328 e tive que comprar outra porque não consegui mais usar.

Alguém sabe como poderia reverter isso?

• Solução
Postado

RESOLVIDO.

se alguém tiver problema parecido,segue os passos que fiz.

Procurando no AVR FREAKS,encontrei dicas sobre problemas mais frequentes com este erro.

O mais comum,deve ter sido o que eu fiz,devo ter escolhido,no FUSES;

Ext. RC Osc. 8.0MHz - 12.0MHz;,em vez de Ext. Crystal/Resonator High Freq.;

Não prestei atenção pois é a primeira vez que utilizo a placa que usa um cristal externo de 16MHZ.

Bem que notei que não tinha esta frequência no FUSES.

Então,o microcontrolador ficava 'esperando' um clock externo para serializar os dados para gravação.

Como tenho um Protoboard com um Attiny2313,programei ele com saída do CKOUT(PD2) ativa em 1MHZ,pois foi o valor recomendado no AVR FREAKS,e liguei ao pino XTAL1.

Conectei tudo usando o programador USBasp e desta vez setei o FUSES corretamente e pronto,

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...