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Telas azuis múltiplas e não solucionadas =/


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Olá, pessoal.  Trago um caso curioso que está mais para um desafio do que reparo.

Descrição do problema:
Há um tempo, minha configuração era:
- Motherboard ECS A790GXM-AD3 Black Edition
- AMD Phenom II X4 810
- Zotac GTX 750TI 
- Fonte (genérica após a anterior ir pro saco)
- 8gb Ram 4x2 (diferentes pentes de 2gb cada)
O pc começou a apresentar múltiplas telas azuis com as mais variadas mensagens, efetuei vários procedimentos
que irei descrever abaixo, mas para resumir, fiquei tendo inúmeras telas azuis e ainda tive que trocar o setup 
por inteiro praticamente pois o cabo 12v da fonte superaqueceu e derreteu juntamente com a conexão da placa-mãe. 
Optei por comprar um novo pc, deste antigo eu reaproveitei apenas o SSD (que posteriormente também substitui por 
outro e deixei esse como secundário).
A nova configuração é:
- Motherboard MSI A520M-A PRO
- Ryzen 5 4500
- GALAX RTX 2060
- SSD KINGSTON 240
- Fonte FORTREK 80 plus bronze 500W
- 2x 4gb Husky (2666HZ)
O PC recém montado apresentou inúmeras telas azuis com as mesmas mensagens do anterior e mais um pouco (não irei 
colocar as mensagens de erro pois além de serem várias, formatei o pc e perdi os logs, mas no geral BSOD). Resolvi então realizar os 
seguintes procedimentos:
- SFC /SCANNOW (na maioria das vezes não encontrava os erros)
- CHKDSK /F /R (todos os comandos como administrador)
- Testes de memória (do Windows e o Memtest 64)
- Testes de armazenamento (cristal disk dentre outros)
- DISM

- Solução de problemas do Windows
Após esses testes eu resolvi procurar por drivers mais recentes, segue a continuação:
- Atualizei os drivers gráficos
- Chipset, drivers do processador, etc.
- Áudio e Ethernet
- Win Update
- BIOS 
- Firmware das unidades de armazenamento
As atualizações não resolveram e parti para as configurações:
- Registro (das mais variadas), programas em segundo plano, resolvi falhas na pesquisa e indexação, etc.
- Services (desativei recursos desnecessários e alguns que costumavam causar problemas em outras versões do Windows, como o Sysmain por exemplo)
- Redução das configurações gráficas
- Testei as 3 opções da memória de paginação
- Apaguei arquivos temporários
- Reinstalei pacotes, certificados e registros do Windows
- Agendador de tarefas (testei algumas alterações)
- Realizei uma inicialização limpa e seletiva (não resolveu)
- Testei no modo de segurança (nada)
- Reconfigurei a BIOS voltando às configurações de fábrica e ajustando a compatibilidade com o SSD.
À princípio eu utilizei os recursos do próprio Windows, à medida em que continuava falhando, utilizei programas de 
terceiros (com alguma confiabilidade).
Os erros reduziam (não sumiam) e voltavam com muita frequência.
Como realizei inúmeras configurações e tentativas, resolvi restaurar (erro continuou); formatei posteriormente o disco
e reinstalei o sistema. O curioso é que as telas azuis continuavam mesmo durante a formatação.
Os erros persistiram...
Pensei que a versão do Windows que utilizei estava corrompida e baixei o Windows direto do site da Microsoft (continuou
apresentando erros).
Limpei as memórias recém compradas e os slots (continuou).
Refiz todos os procedimentos acima várias vezes sem sucesso.
Minhas hipóteses finais:
- As memórias RAM, placa-mãe e processador (WTF! Todas as peças são novas e não apresentam nada nos testes, pra melhorar
acabou o dinheiro pra comprar novas memórias =/ Só trato como hipótese porque não consigo pensar em mais nada).
- Alguma configuração no BIOS (como não sou um expert, posso estar deixando passar algo, mas acho difícil esse ser o 
problema).
- O Windows resolveu sacanear algum hardware que eu tenha ou falta de compatibilidade no hardware (ao que parece, nada 
de errado).
Procedimentos que falta fazer (acabei cansando e simplesmente acho que não vai funcionar, além de que leva tempo algumas
vezes para que o erro apareça):
- Testar uma memória por vez (ando um pouco ocupado e os erros deram uma trégua);
- Testar outro processador, memória ou motherboard (não vejo como conseguir pra testar);
- Testar uma versão antiga do Windows;
- Testar sem a GPU (não vejo muito sentido nisso).
Informações adicionais:
- Só pra constar, não consigo gastar 1500R$ no 
Windows e nem tento comprar uma chave de 80R$ porque nem isso me sobrou.

- Uso o Win 10 PRO, mas usei o Home também.

- Não fiz OC.
- Utilizo cabos novos no meu pc.
- Não tem aterramento, ligo direto na tomada, sem estabilizador e nobreak.
- As temperaturas estão baixas, exceto da GPU, mas com a outra mais fria dava na mesma
- É curioso o meu antigo Pc apresentar os mesmos problemas.
- Não conheço técnicos de confiança e nem consigo pagar pelos serviços no momento.
Me desculpem o textão. Fico à disposição pra apresentar novos dados ou algum que eu não tenha salvado.

 

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A primeira ação é se livrar dessa fonte-bomba. A fonte é um componente essencial e uma fonte ruim afeta todos os outros componentes. Boas fontes são Nidus, Pylon, de 500 ou 550W.

Aqui no fórum é proibido falar de pirataria e ativadores, por serem ilegais e causa de problemas de segurança. A licença do Windows pode comprar parcelado em lojas confiáveis ou usar Linux que é gratuito.

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39 minutos atrás, Leonardo.Sckan disse:


- Fonte (genérica após a anterior ir pro saco)
... o cabo 12v da fonte superaqueceu e derreteu juntamente com a conexão da placa-mãe. 
- Fonte FORTREK 80 plus bronze 500W

 

Pela descrição você esta na terceira fonte genérica, e não desconfiou da "bomba" que são. 🙂 

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Agradeço ambas as respostas. Irei providenciar uma fonte e checar uma citação minha. 

Apesar dos pesares, não acredito que seja a fonte o fator primordial, cheguei a utilizar 4. Nenhuma delas eu colocaria como acima de razoável, mas o problema aconteceu em todas =/.

Fonte, anotado! Se tiverem mais sugestões eu deixo na lista.

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@Leonardo.Sckan Ao menos se puder conseguir alguém que possa emprestar uma fonte boa para testar a sua placa-mãe.

* Fonte boa não queima com curto circuito, enquanto uma fonte ruim, além de queimar, acaba de ferrar a placa-mãe por não ter proteção, e onde era para passar uma corrente baixa, passa uma corrente alta e trilhas da PCB podem se romper como fusíveis.

 

*Fonte boa possui suas tensões e níveis de ripple (ondulação na corrente) em níveis aceitáveis, onde os níveis de tensão tem que estar dentro do estabelecido na norma ATX, e o ripple máximo na linha 12V é de 120mv, e nas linhas 3V e 5V, 50mv, e consegue realmente entregar toda a potência que diz ter caso necessário.

21 horas atrás, Leonardo.Sckan disse:

É curioso o meu antigo Pc apresentar os mesmos problemas.

 

Tente trocar os capacitores principais da entrada primária da fonte por novos, e CUIDADO, pois se ligar invertido é curto circuito com perda da fonte, nos capacitores o lado negativo tem uma faixa, e esta faixa tem que corresponder na placa.

 

* A razão para a troca é porque fonte genérica tem baixa eficiência e esquenta, o fato dela esquentar e a corrente de entrada e saída de energia no capacitor ser em picos, o que ajuda o capacitor esquentar ainda mais, faz com que o líquido interno dele (eletrólito) se seque combo tempo, causando perda de capacitância, causando o problema relatado.

21 horas atrás, Leonardo.Sckan disse:

Não tem aterramento, ligo direto na tomada, sem estabilizador e nobreak.

 

Analise o estado da sua instalação, se possível, meça a tensão da tomada antes, depois coloque uma carga pesada na tomada, 20A (Uma resistência de chuveiro 5500W se for 127V ligada diretamente por fios dentro de um balde com água serve 23A se a tomada estiver próxima do quadro) e meça a tensão com a carga, exponha aqui os valores do antes e depois para que seja possível calcular queda de tensão e resistência da instalação usando a lei de Ohm.

Assim irei ter ideia do nível de queda de tensão quando a fonte tem o pulso de corrente de partida quando ela exige 80A da tomada por um tempo curto.

Se não tiver essa resistência, tente um secador de cabelo e diga qual é a potência dele para fazer os cálculos.

Procure aterrar a instalação, e use um bom filtro de linha, fontes baratas não costumam ter varistores internos.

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21 horas atrás, Leonardo.Sckan disse:

Alguma configuração no BIOS (como não sou um expert, posso estar deixando passar algo, mas acho difícil esse ser o 
problema).

 

De qualquer modo, tente retirar o PC da tomada, retirar a bateria, colocar os terminais da placa onde estava a bateria em curto com uma chave de fendas, depois colocar a bateria e tentar ligar, isso deve fazer o reset, se não zerar a BIOS para o estado de fábrica apenas por esse procedimento, tem que mexer no jumper clear_cmos.

 

 

Lembrando que pode ter algo que possa ter sido danificado pela fonte genérica, vai testando componente por componente.

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@Danrley_Silva Agradeço pela visão geral da parte de energia elétrica, mas acredito não ser a melhor pessoa pra efetuar os testes que me pediu, sou leigo no assunto. Sei que uma fonte duvidosa pode ocasionar em problemas em todos os componentes e consequentemente desencadear os erros em questão, também reparo que quando a geladeira tem um "pico" anormal de energia, a tv pisca a tela, isso me dá a entender que a parte elétrica da casa com toda a certeza não é das melhores, só fico na dúvida... Eu utilizo pc sem problemas aqui fazem muitos anos, será que dei o azar de ter que refazer parte dessa instalação toda? =/

Em suma, os erros continuam, com menor frequência às vezes, continuo desconfiando que não seja a fonte, mas eu com toda a certeza vou buscar testar e trago o feedback.

Penso em:

- Trocar as memórias (me dizem que não são ruins, mas não conheço bem a marca);

- Trocar a fonte;

- Testar tudo em outro lugar (já que por hora não consigo testar e nem pagar um técnico);

- Colocar uma pasta térmica de qualidade na placa de vídeo e colocar algumas fans extras (a placa tem atingido 78 graus e 83 em dias de calor, só acredito não ser o problema porque a outra que usava era muito fria).

 

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@Leonardo.Sckan pasta térmica para placa de vídeo tem que ter ao menos 12 W/m.k.

 

Fonte, se for possível precisa arrumar uma real para testar. Tive uma fonte antiga real, uma Satellite 300W que não era das melhores mas se não me engano era capaz de entregar essa potência mesmo se fosse necessário, ela durou 5 anos até dar o mesmo problema que você está tendo, com o tempo descobri se tratar dos capacitores de entrada, mas já possuo uma boa fonte PFC ativo no PC, pois troquei assim que ocorreu o problema das telas azuis e até mesmo desarme da fonte.

 

Quanto o teste da tomada é simples, deve achar algum vídeo no YouTube que ensina a usar o multímetro.

No caso vai ter que colocar um benjamin na tomada, plugar um secador de cabelo em uma tomada desse benjamin, e as pontas de prova em outra tomada desse benjamin.

A escala do multímetro precisa estar na escala AC~ 200V se a rede for 127V ou AC~ 750V caso a rede seja de 220V, no caso meça a tensão com o secador desligado, guarde o valor, ligue esse secador e guarde o valor da tensão quando esse secador está ligado.

Me retorne os dois valores e a potência do secador, se for um Taiff smart é melhor ainda, pois já conheço a corrente (10 A caso a rede seja 127V).

Com esses valores eu faço um cálculo aproximado.

 

 

 

No caso das suas fontes, me poste a etiqueta delas para que eu possa checar a qualidade delas, se forem ao menos razoáveis, pode valer a pena conseguir um ferro de solda e procurar aprender a trocar capacitores (tem no YT, tomar cuidado para não soldar invertido porque dá curto e estraga componentes).

 

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