Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pode ligar fans de diferentes rotações no splitter?


Ir à solução Resolvido por EdsonSM,

Posts recomendados

Olá, atualmente tenho 2 fans de 120mm 1000RPM (veio com o gabinete) e 2 fans 140mm 1800rpm, tenho um splitter para comportar as 4 fans, minha dúvida é se eu colocar a rotação das fans para o máximo na BIOS, vai subir pra rotação que cada uma suporta (1000rpm e 1800rpm)? Ou pode dar algum problema com as fans de rotação menor? Meu splitter usa a fan 1 (entrada branca) como o fan de referência na BIOS, se o fan de 140mm 1800rpm for no máximo, o que vai acontecer com as fans de 1000rpm? Vão pra 1800 e podem queimar? Ou vão ficar no limite delas mesmo? 

 

O splitter e as de 140mm são de 4 pinos enquanto as de 120 são 3 pinos, não sei se influência em alguma coisa também.

16675990611201029371954030764611.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As fans não precisam ser iguais, a rotação de cada uma vai variar conforme o controle que receber da placa-mãe.

A primeira entrada (branca) é a master a qual reporta a rotação para a placa-mãe.

 

Esse hub que você tem recebe alimentação pelo conector da placa-mãe ou através da fonte?
Tem hubs que recebem controle PWM pelo conector da placa-mãe mas a alimentação é pelo molex ou sata da fonte.

 

1) Se alimentação for pela fonte, o controle será somente por PWM com fans de 4-pinos.
Fans de 3-pinos não serão controladas, funcionando em sua rotação nominal.
Imagino que essas fans de 3-pinos não sejam barulhentas mesmo deixando em máxima rotação.

 

2) Caso a alimentação seja pelo conector da placa-mãe, se atente com o consumo total das fans não ultrapassar o limite do conector.


Veja se o manual da placa-mãe especifica esse limite, senão considere o limite padrão de 1A (12W).

Nos rótulos das fans geralmente vem especificado o consumo.

 

Esse tipo de hub é possível controlar fans por PWM ou DC.
Para fans de 3-pinos o controle só funciona por DC.

As fans de 4-pinos até poderiam ser controladas por DC, mas dependendo do rolamento tem fans que parecem não funcionar muito bem com DC.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, EdsonSM disse:

As fans não precisam ser iguais, a rotação de cada uma vai variar conforme o controle que receber da placa-mãe.

A primeira entrada (branca) é a master a qual reporta a rotação para a placa-mãe.

 

Esse hub que você tem recebe alimentação pelo conector da placa-mãe ou através da fonte?
Tem hubs que recebem controle PWM pelo conector da placa-mãe mas a alimentação é pelo molex ou sata da fonte.

 

1) Se alimentação for pela fonte, o controle será somente por PWM com fans de 4-pinos.
Fans de 3-pinos não serão controladas, funcionando em sua rotação nominal.
Imagino que essas fans de 3-pinos não sejam barulhentas mesmo deixando em máxima rotação.

 

2) Caso a alimentação seja pelo conector da placa-mãe, se atente com o consumo total das fans não ultrapassar o limite do conector.


Veja se o manual da placa-mãe especifica esse limite, senão considere o limite padrão de 1A (12W).

Nos rótulos das fans geralmente vem especificado o consumo.

 

Esse tipo de hub é possível controlar fans por PWM ou DC.
Para fans de 3-pinos o controle só funciona por DC.

As fans de 4-pinos até poderiam ser controladas por DC, mas dependendo do rolamento tem fans que parecem não funcionar muito bem com DC.
 

O hub (deepcool FH-04) é alimentado somente pela placa-mãe, as fans de 140 dizem ser DC12V•0.12A já as de 120 não tem nenhuma informação nelas, mas então caso eu coloque a de 140 na entrada branca e coloque elas em velocidade máxima na BIOS, as de 120 vão tentar acompanhar em 1800rpm? Ou ficarão no limite delas só mesmo? Pois a BIOS só vai reconhecer a fan de 140 da entrada branca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

O controle de rotação do conector vai ser o mesmo para todas as fans e cada fan irá funcionar de acordo com o seu próprio limite, independente das outras que estão no hub.

 

Se você desligar o controle de rotação, todas as fans irão funcionar em sua própria rotação máxima nominal, a de 140 em 1800 rpm e a de 120 em 1000 rpm.

A BIOS irá exibir a rotação da fan que estiver ligada na entrada branca que é a master.

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!