Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, atualmente tenho 2 fans de 120mm 1000RPM (veio com o gabinete) e 2 fans 140mm 1800rpm, tenho um splitter para comportar as 4 fans, minha dúvida é se eu colocar a rotação das fans para o máximo na BIOS, vai subir pra rotação que cada uma suporta (1000rpm e 1800rpm)? Ou pode dar algum problema com as fans de rotação menor? Meu splitter usa a fan 1 (entrada branca) como o fan de referência na BIOS, se o fan de 140mm 1800rpm for no máximo, o que vai acontecer com as fans de 1000rpm? Vão pra 1800 e podem queimar? Ou vão ficar no limite delas mesmo? 

O splitter e as de 140mm são de 4 pinos enquanto as de 120 são 3 pinos, não sei se influência em alguma coisa também.

16675990611201029371954030764611.jpg

• Curtir 1
Postado

As fans não precisam ser iguais, a rotação de cada uma vai variar conforme o controle que receber da placa-mãe.

A primeira entrada (branca) é a master a qual reporta a rotação para a placa-mãe.

Esse hub que você tem recebe alimentação pelo conector da placa-mãe ou através da fonte?
Tem hubs que recebem controle PWM pelo conector da placa-mãe mas a alimentação é pelo molex ou sata da fonte.

1) Se alimentação for pela fonte, o controle será somente por PWM com fans de 4-pinos.
Fans de 3-pinos não serão controladas, funcionando em sua rotação nominal.
Imagino que essas fans de 3-pinos não sejam barulhentas mesmo deixando em máxima rotação.

2) Caso a alimentação seja pelo conector da placa-mãe, se atente com o consumo total das fans não ultrapassar o limite do conector.

Veja se o manual da placa-mãe especifica esse limite, senão considere o limite padrão de 1A (12W).

Nos rótulos das fans geralmente vem especificado o consumo.

Esse tipo de hub é possível controlar fans por PWM ou DC.
Para fans de 3-pinos o controle só funciona por DC.

As fans de 4-pinos até poderiam ser controladas por DC, mas dependendo do rolamento tem fans que parecem não funcionar muito bem com DC.

Postado
14 horas atrás, EdsonSM disse:

As fans não precisam ser iguais, a rotação de cada uma vai variar conforme o controle que receber da placa-mãe.

A primeira entrada (branca) é a master a qual reporta a rotação para a placa-mãe.

Esse hub que você tem recebe alimentação pelo conector da placa-mãe ou através da fonte?
Tem hubs que recebem controle PWM pelo conector da placa-mãe mas a alimentação é pelo molex ou sata da fonte.

1) Se alimentação for pela fonte, o controle será somente por PWM com fans de 4-pinos.
Fans de 3-pinos não serão controladas, funcionando em sua rotação nominal.
Imagino que essas fans de 3-pinos não sejam barulhentas mesmo deixando em máxima rotação.

2) Caso a alimentação seja pelo conector da placa-mãe, se atente com o consumo total das fans não ultrapassar o limite do conector.

Veja se o manual da placa-mãe especifica esse limite, senão considere o limite padrão de 1A (12W).

Nos rótulos das fans geralmente vem especificado o consumo.

Esse tipo de hub é possível controlar fans por PWM ou DC.
Para fans de 3-pinos o controle só funciona por DC.

As fans de 4-pinos até poderiam ser controladas por DC, mas dependendo do rolamento tem fans que parecem não funcionar muito bem com DC.

O hub (deepcool FH-04) é alimentado somente pela placa-mãe, as fans de 140 dizem ser DC12V•0.12A já as de 120 não tem nenhuma informação nelas, mas então caso eu coloque a de 140 na entrada branca e coloque elas em velocidade máxima na BIOS, as de 120 vão tentar acompanhar em 1800rpm? Ou ficarão no limite delas só mesmo? Pois a BIOS só vai reconhecer a fan de 140 da entrada branca.

• Solução
Postado

O controle de rotação do conector vai ser o mesmo para todas as fans e cada fan irá funcionar de acordo com o seu próprio limite, independente das outras que estão no hub.

Se você desligar o controle de rotação, todas as fans irão funcionar em sua própria rotação máxima nominal, a de 140 em 1800 rpm e a de 120 em 1000 rpm.

A BIOS irá exibir a rotação da fan que estiver ligada na entrada branca que é a master.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!