Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Artefatos ao usar a placa em 99%


edilsao
Ir à solução Resolvido por MauricioBMS,

Posts recomendados

Comprei uma RX6600 da XFX tem quase 1 mês e tô percebendo ultimamente que a imagem está apresentando artefatos na tela (vários pontinhos pretos estáticos espalhados), outra coisa que percebi que ocorre quando isso acontece é o monitor de hardware do driver da AMD travar e não mostrar nenhum dado até voltar ao normal, será que é um problema de driver e talvez instalando os drivers de teste (uso os recomendados) resolveria? ou é hardware e é melhor acionar o RMA logo? 

 

edit: como eu percebi isso como um problema agora (nunca passei por essa situação antes, é a minha primeira GPU), aparentemente acontece sempre que a placa trabalha em +90% de uso, após algum tempo, jogo jogos mais leves como LOL e Valorant por horas e nunca ocorreu essa situação nesses games, só quando jogo GTA V, RDR2, Cyberpunk... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa noite Edilsao!

O consumo desta placa de vídeo é estimado em 132 W, é necessário usar uma fonte de boa qualidade, uma fonte com PFC ativo, para isso você deve calcular qual potência deve ser usado com a calculadora no site:  https://outervision.com/power-supply-calculator

Considero uma boa marca de fonte a Corsair.

Creio que seja problema na fonte de alimentação, pois você informou que isso se manifesta com a placa de vídeo trabalhando a mais de 90%.

Placas de vídeos potentes exigem mais da fonte de alimentação, por isso é importante uma fonte de alimentação com boa qualidade, que ofereça não somente potência adequada em Watts, mais oferecento também energia bem estabilizada, e limpa com o mínimo de ruídos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@edilsao Complementando o que o amigo disse acima, que realmente é de extrema importância usar uma fonte de qualidade. Também é preciso lembrar que os artefatos na grande maioria das vezes vem da placa de vídeo mesmo.

 

Os artefatos são bem comuns de ocorrer quando há problema nas memórias, onde podem estar aquecendo muito e em casos mais complexos, ela pode estar mal soldada ou realmente com defeito.

 

De qualquer forma, se está na garantia, acione o RMA. É seu direito, e acaba sendo a melhor coisa a se fazer.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, CLAUDIO DINIZ RODRIGUES disse:

Boa noite Edilsao!

O consumo desta placa de vídeo é estimado em 132 W, é necessário usar uma fonte de boa qualidade, uma fonte com PFC ativo, para isso você deve calcular qual potência deve ser usado com a calculadora no site:  https://outervision.com/power-supply-calculator

Considero uma boa marca de fonte a Corsair.

Creio que seja problema na fonte de alimentação, pois você informou que isso se manifesta com a placa de vídeo trabalhando a mais de 90%.

Placas de vídeos potentes exigem mais da fonte de alimentação, por isso é importante uma fonte de alimentação com boa qualidade, que ofereça não somente potência adequada em Watts, mais oferecento também energia bem estabilizada, e limpa com o mínimo de ruídos.

opa, obrigado pela resposta amigo, configurei toda minha build no site e ele um consumo de 285w e recomendação de 335w, eu uso uma fonte Superframe de 500w (tinha visto uma análise no TecLab e tinha sido aprovada, não sei se isso é parâmetro para compra), meu PC é um 5600G, 2x8GB RAM (com um profile xpm padrão ligado lá na BIOS), tem também os periféricos, fan coolers e um SSD NVMe, além da gpu... pensei que, na teoria, 500w era o suficiente para essa configuração, caso todas as peças estiverem em pleno funcionamento, ok? 

6 horas atrás, MauricioBMS disse:

@edilsao Complementando o que o amigo disse acima, que realmente é de extrema importância usar uma fonte de qualidade. Também é preciso lembrar que os artefatos na grande maioria das vezes vem da placa de vídeo mesmo.

 

Os artefatos são bem comuns de ocorrer quando há problema nas memórias, onde podem estar aquecendo muito e em casos mais complexos, ela pode estar mal soldada ou realmente com defeito.

 

De qualquer forma, se está na garantia, acione o RMA. É seu direito, e acaba sendo a melhor coisa a se fazer.

obrigado pela resposta, amigo, realmente acho que o destino vai ser esse mesmo, fiz os testes com os drivers de teste da AMD (os opcionais), demorou um pouquinho mais mas o problema voltou à ocorrer (embora eu duvide que foi por causa de driver, como o amigo mesmo disse, pode ser relacionado à quão rápido ela atinge uma temperatura ou certa condição, por exemplo).. como a placa é nova, vou procurar acionar a garantia mesmo, para evitar dor de cabeça maior no futuro mas se alguém tiver qualquer outra sugestão, estarei fazendo os testes.. ^_^

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!