Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fiz uma limpeza profunda no teclado. Abri, tirei todas as membranas, limpei os contatos, as teclas e a carcaça...

Ao montá-lo novamente os números da parte superior não funcionavam, apenas o 5 e 6.

Fui a diversos fóruns e aparenta ser um problema bem recorrente, inclusive o fato de apenas as duas teclas (5 e 6) funcionarem, porém nenhuma das respostas me ajudou até o momento. Tentei mudar a linguagem, atualizar os drivers, desinstalar o teclado, abri novamente para analisar o hardware e nada...

Alguém faz ideia de como resolver?

image.png.9cc961c7659d2b5888bbab4f01291f27.png

Postado

@GabryelB ou é uma das linhas interrompidas ou mau contato onde as duas chapas plásticas com as trilhas encaixam no circuito. Ou até algum resíduo pouco visível esta afastando as duas chapas. Os números 5 e 6 devem pertencer a mesma trilha e os outros a uma outra trilha em comum exatamente como acontece nessa foto, veja que eu marquei a posição do ESC e dos números. Fora o 5 e o 6  estão todos ligados na mesma trilha que vai para os contatos com o circuito.

image.png.3f2fdf4b301ee72c500320809fee63e1.png

Concentre-se nela, use um multímetro na função de continuidade (a função que faz bip) e com muito cuidado coloque uma das pontas num dos números e com a outra procure onde a trilha para de dar contato e analise com uma boa lente o que aconteceu. Emendar a trilha interrompida não é muito fácil, nem pensar em usar soldador. O ideal é usar tinta condutiva, mas é muito cara. Eu já tentei emendar uma que interrompeu por causa de xixi de gato com uma “gambiarra” que vi no Youtube, misturar pó de grafite em esmalte de unha. Mas não ficou bom porque tinha alguns milímetros de trilha faltando e a resistividade dessa mistura de grafite é muito alta, a tinta condutiva é a base de prata. No fim usei o grafite com esmalte pra colar um pedacinho de grafite para lapiseira 0,5 mm dos dois lados e aí funcionou.

O que já tentei fazer que não deu certo:

Colas comuns tendem a não funcionar, são isolantes. Tentei usar um grampeador de papel mas os grampos apesar de metálicos devem ter um verniz isolante, não conduzem eletricidade. Tentei misturar limalhas de cobre no esmalte também, não deu certo, acabam ficando afastadas umas das outras dentro do esmalte quando seca.

Enfim boa sorte, espero ter ajudado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!