Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

B450 Aorus M Limitações PCI 4.0 + 2x NVMe?


Ir à solução Resolvido por Bruno_pinmelo,

Posts recomendados

Oi Pessoal! Tenho uma Aorus B450-M com um Ryzen 5600G, mas recentemente comecei a sentir falta de uma VGA offborad e quero aproveitar a "black friday" pra comprar uma logo, mas eu lembro que tinha uma história nessa placa-mãe que se eu usar o slot PCI-e 4.0 um dos slots M2 parava de funcionar ou algo do tipo... Como é isso? Já tenhum um SSD e talvez eu instale outro e estou com medo de não funcionar.

Ah.. A VGA que eu pensei é essa:
https://www.kabum.com.br/produto/298017/placa-de-vídeo-rx-6500-xt-gaming-d-oc-ASRock-Radeon-phantom-4gb-gddr6-64-bit-dual-fan-90-ga3dzz-00uanf
ou essa:
https://www.kabum.com.br/produto/235984/placa-de-vídeo-rx-6600-cld-8g-ASRock-amd-Radeon-8gb-gddr6-90-ga2rzz-00uanf

Minha fonte é a Cosair CX 550.

Alguém poderia dar uma força nessas dúvidas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe! Percebi que eu não especifiquei que o segundo SSD entra no slot PCI-e 4x com um adaptador e o primeiro no slot M.2 normal. A outra dúvida é quanto a qual placa de vídeo escolher em termos de compatibilidade do PCI-e ou custo-benefício.. Eu vi que a RX6500 é PCI-e 4.0 4x e fiquei sem entender... Ela é fraca demais pra precisar do slot 16x?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. Em resumo pode instalar os SSDs sem problemas. Vamos por partes:

 

- O processador trabalha em PCIe 3.0. As conexões x16 principal e M.2 da placa-mãe suportam PCIe 3.0.

 

- O processador Ryzen 5600G tem 24 linhas de PCIe, 16 para gráficos, 4 para NVMe e 4 para o chipset.

 

- A quantidade de linhas e conexões disponíveis para serem usadas vai depender do fabricante da placa-mãe com seu respectivo chipset. No seu caso colocaria a placa de vídeo no slot principal x16 que opera em x16. O outro slot x16 que opera em x4 pode colocar mais um SSD com adaptador. Este slot funcionará em PCIe 2.0 pois é controlado pelo chipset, assim como o slot x1.

 

image.png.1b14d7cc1e3120260cd4639fa7f7c49e.png

 

- O conector M.2 é controlado pelo processador e funcionará em PCIe 3.0. Algumas portas SATA poderão ficar indisponíveis conforme a utilização do conector M.2 conforme a tabela.

 

image.png.e4922ab6377c8c07e05e1e82fed25d06.png

 

image.png.d1ebe55cc6c28cac2fe151598d55f067.png

 

- Quanto às placas de vídeo, a RX 6500 XT é honesta, caso trabalhe em PCIe 4.0 (o que não é o seu caso), logo a descartaria. Colocando ela em PCIe 3.0 perde muito desempenho, assim como a RX 6400, pois ambas operam em x4 linhas somente. Já no caso da RX 6600 que opera em PCIe 4.0 x8 não tem tanto problema. No seu caso eu consideraria a RX 6600 ou até a RTX 2060 que está num preço bom atualmente (R$ 1500,00) e tem mais disponibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que entendi! Mas vamos lá..
Se eu usar o segundo SSD no slot PCI-e 4x ele vai funcionar como PCI 2.0. Isso não vai prejudicar muito o desempenho dele? Estou pensando agora se vale a pena, pois a ideia de usar SSD é justamente o desempenho, e eu queria comprar outro SX8200 se fosse o caso.

Quanto as placas de vídeo, já descartei as que coloquei sim, obrigado pelo esclarecimento! Mas quanto a RTX 2060, ela teria alguma perda semelhante as que você mencionou? Ela trabalha em PCI-e 3.0? Eu só encontrei por 1500,00 na kabum com uma marca que nunca ouvi falar (ventus). Mas tem essa da EVGA 
https://www.kabum.com.br/produto/113182/placa-de-vídeo-RTX-2060-ko-ultra-gaming-evga-nvidia-GeForce-6gb-gddr6-06g-p4-2068-kr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Bruno_pinmelo disse:

Se eu usar o segundo SSD no slot PCI-e 4x ele vai funcionar como PCI 2.0. Isso não vai prejudicar muito o desempenho dele? Estou pensando agora se vale a pena, pois a ideia de usar SSD é justamente o desempenho, e eu queria comprar outro SX8200 se fosse o caso.

 

Vai perder um pouco de desempenho, mas praticamente imperceptível em uso comum. Qual seria o uso deste outro SSD? Para Jogos, programas e arquivos aleatórios até um SSD SATA serviria e gastando menos e sem ter que comprar adaptador. Deve fazer diferença ao transferir grandes arquivos constantemente.

 

44 minutos atrás, Bruno_pinmelo disse:

Mas quanto a RTX 2060, ela teria alguma perda semelhante as que você mencionou?

 

Não.

 

44 minutos atrás, Bruno_pinmelo disse:

Ela trabalha em PCI-e 3.0?

 

Sim.

 

44 minutos atrás, Bruno_pinmelo disse:

Eu só encontrei por 1500,00 na kabum com uma marca que nunca ouvi falar (ventus). Mas tem essa da EVGA

 

Ventus é o nome comercial deste modelo da MSI, que é uma ótima marca. Esta EVGA parece boa, mas além de mais cara tem uma certa incerteza quanto ao suporte e garantia, pois eles recentemente pararam de trabalhar com placas de vídeo. Disseram que irão manter todo o atendimento para os usuários, mas tendo outras opções...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!