Ir ao conteúdo

B450 Aorus M Limitações PCI 4.0 + 2x NVMe?

Ir à solução Resolvido por Bruno_pinmelo,

Posts recomendados

Postado

Oi Pessoal! Tenho uma Aorus B450-M com um Ryzen 5600G, mas recentemente comecei a sentir falta de uma VGA offborad e quero aproveitar a "black friday" pra comprar uma logo, mas eu lembro que tinha uma história nessa placa-mãe que se eu usar o slot PCI-e 4.0 um dos slots M2 parava de funcionar ou algo do tipo... Como é isso? Já tenhum um SSD e talvez eu instale outro e estou com medo de não funcionar.

Ah.. A VGA que eu pensei é essa:
https://www.kabum.com.br/produto/298017/placa-de-vídeo-rx-6500-xt-gaming-d-oc-ASRock-Radeon-phantom-4gb-gddr6-64-bit-dual-fan-90-ga3dzz-00uanf
ou essa:
https://www.kabum.com.br/produto/235984/placa-de-vídeo-rx-6600-cld-8g-ASRock-amd-Radeon-8gb-gddr6-90-ga2rzz-00uanf

Minha fonte é a Cosair CX 550.

Alguém poderia dar uma força nessas dúvidas?

Postado

Desculpe! Percebi que eu não especifiquei que o segundo SSD entra no slot PCI-e 4x com um adaptador e o primeiro no slot M.2 normal. A outra dúvida é quanto a qual placa de vídeo escolher em termos de compatibilidade do PCI-e ou custo-benefício.. Eu vi que a RX6500 é PCI-e 4.0 4x e fiquei sem entender... Ela é fraca demais pra precisar do slot 16x?

Postado

Entendi. Em resumo pode instalar os SSDs sem problemas. Vamos por partes:

- O processador trabalha em PCIe 3.0. As conexões x16 principal e M.2 da placa-mãe suportam PCIe 3.0.

- O processador Ryzen 5600G tem 24 linhas de PCIe, 16 para gráficos, 4 para NVMe e 4 para o chipset.

- A quantidade de linhas e conexões disponíveis para serem usadas vai depender do fabricante da placa-mãe com seu respectivo chipset. No seu caso colocaria a placa de vídeo no slot principal x16 que opera em x16. O outro slot x16 que opera em x4 pode colocar mais um SSD com adaptador. Este slot funcionará em PCIe 2.0 pois é controlado pelo chipset, assim como o slot x1.

image.png.1b14d7cc1e3120260cd4639fa7f7c49e.png

- O conector M.2 é controlado pelo processador e funcionará em PCIe 3.0. Algumas portas SATA poderão ficar indisponíveis conforme a utilização do conector M.2 conforme a tabela.

image.png.e4922ab6377c8c07e05e1e82fed25d06.png

image.png.d1ebe55cc6c28cac2fe151598d55f067.png

- Quanto às placas de vídeo, a RX 6500 XT é honesta, caso trabalhe em PCIe 4.0 (o que não é o seu caso), logo a descartaria. Colocando ela em PCIe 3.0 perde muito desempenho, assim como a RX 6400, pois ambas operam em x4 linhas somente. Já no caso da RX 6600 que opera em PCIe 4.0 x8 não tem tanto problema. No seu caso eu consideraria a RX 6600 ou até a RTX 2060 que está num preço bom atualmente (R$ 1500,00) e tem mais disponibilidade.

Postado

Acho que entendi! Mas vamos lá..
Se eu usar o segundo SSD no slot PCI-e 4x ele vai funcionar como PCI 2.0. Isso não vai prejudicar muito o desempenho dele? Estou pensando agora se vale a pena, pois a ideia de usar SSD é justamente o desempenho, e eu queria comprar outro SX8200 se fosse o caso.

Quanto as placas de vídeo, já descartei as que coloquei sim, obrigado pelo esclarecimento! Mas quanto a RTX 2060, ela teria alguma perda semelhante as que você mencionou? Ela trabalha em PCI-e 3.0? Eu só encontrei por 1500,00 na kabum com uma marca que nunca ouvi falar (ventus). Mas tem essa da EVGA 
https://www.kabum.com.br/produto/113182/placa-de-vídeo-RTX-2060-ko-ultra-gaming-evga-nvidia-GeForce-6gb-gddr6-06g-p4-2068-kr

Postado
44 minutos atrás, Bruno_pinmelo disse:

Se eu usar o segundo SSD no slot PCI-e 4x ele vai funcionar como PCI 2.0. Isso não vai prejudicar muito o desempenho dele? Estou pensando agora se vale a pena, pois a ideia de usar SSD é justamente o desempenho, e eu queria comprar outro SX8200 se fosse o caso.

Vai perder um pouco de desempenho, mas praticamente imperceptível em uso comum. Qual seria o uso deste outro SSD? Para Jogos, programas e arquivos aleatórios até um SSD SATA serviria e gastando menos e sem ter que comprar adaptador. Deve fazer diferença ao transferir grandes arquivos constantemente.

Mas quanto a RTX 2060, ela teria alguma perda semelhante as que você mencionou?

Não.

Ela trabalha em PCI-e 3.0?

Sim.

Eu só encontrei por 1500,00 na kabum com uma marca que nunca ouvi falar (ventus). Mas tem essa da EVGA

Ventus é o nome comercial deste modelo da MSI, que é uma ótima marca. Esta EVGA parece boa, mas além de mais cara tem uma certa incerteza quanto ao suporte e garantia, pois eles recentemente pararam de trabalhar com placas de vídeo. Disseram que irão manter todo o atendimento para os usuários, mas tendo outras opções...

• Curtir 1
Postado
10 minutos atrás, Bruno_pinmelo disse:

Isso muda alguma coisa na questão do PCI-e??

Não, ambos trabalham em PCIe 3.0 e tem as mesmas 24 linhas.

Fica aí uma leitura rápida e informativa. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!