Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Opções de Bloqueio de MACs Rede Corporativa


Posts recomendados

Prezado, como estão? 

Sobre meu problema: Estou em uma rede corporativa com dominio. Acontece que quando uma maquina de fora da organização é conectada em um ponto de rede, a maquina está pegando IP e dependendo da VLAN do ponto, é concedido acesso a rede. O que eu quero que ao se conectar uma maquina de fora do dominio a mesma não consiga um IP e seja bloqueada. Sei que existe a filtragem de MAC, porém o ambiente é dinamico, há muita mudanças e não é viavel realizar o bloqueio de um ponto de rede, toda vez que alguém de fora se conectar ( É uma rede grande + de 1000 equipamentos). Atuo na area de Redes, realizo a configuração de Switches. Não há firewall interno, somente externo. Crei que está seja um tarefa da equipe de servidores, pois, os mesmos tem acesso a cada MAC de todos os equipamentos no dominio interno. Mas estão passando a bola para mim, que cuido da parte de redes. Os Switches CORE ( 2 no total) , não tem configuração de bloqueio de MAC, mas mesmo que tivesse eu precisaria da lista de todos os MACs liberados da rede. alguém sabe de outras alternativas? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não sei o firewall que você utiliza, mas sonicwall, fortinet tem o recurso onde você instala um client no servidor AD e ele sincroniza os usuarios ibera o acesso somente aos usuarios logados no dominio e para usuarios fora do dominio ele pede autenticacao.

 

sobre os pontos de rede é melhor deixar bloqueado mesmo, libera apenas o acesso apenas ao wifi usando a Vlan para clientes não terem acesso a sua rede interna.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa ser o SonicWall, como mencionado pelo @thiago.jj, pode ser qualquer switch com suporte ao protocolo 802.1x.

Também é necessário um servidor RADIUS, que pode ser o NPS do Windows Server, para controlar o acesso por usuários, computadores ou grupos, restringir horários, etc...

Essa é a maneira correta, já que controlar MAC address de mil equipamentos não é nada razoável.

A título de referência, segue o tutorial para configuração no SonicWall: https://www.sonicwall.com/support/knowledge-base/setting-up-802-1x-authentication-on-sonicwall-switch/200614154552733/.

Para complementar, a mesma autenticação 802.1x pode ser utilizada para controlar o acesso à rede sem fio, dispensando o uso de segredos pré-compartilhados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!