Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lentidão mesmo após reinstalar o sistema


Posts recomendados

Recentemente comecei a perceber alguns problemas de desempenho no meu pc e não faço a menor ideia do que aconteceu. Contextualizando:

Hardware: placa-mãe ASUS h110m-c/br, CPU i5 7500, 8gb eam, SSD Kleb Neo N400 e HD WD Grenn 1tb (o hardware todo tem cerca de 7 a 8 meses de uso)

De sistema operacional tinha o Windows 10 e o Fedora 36, em dual boot.

De uma hora pra outra o pc começou a apresentar problemas de desempenho: no Fedora ele demorava pra abrir os programas (que estavam no SSD), às vezes fechava os programas do nada, e no Windows também demorava pra abrir os programas e o uso do SSD tava em 100% constante, não descia nem pra 99%. Em ambos os sistemas chegava a demorar quase 10 minutos pra iniciar e conseguir usar o pc.

Eu decidi reinstalar tudo do zero, na instalação do Windows 10 apaguei o que já tinha no SSD e para minha surpresa mesmo com o sistema zerado ainda apresentava os mesmos problemas. Executei alguns comandos como chkdsk e sfc scannow, e inclusive usei o cristal diskinfo, e não foi apontado absolutamente nenhum problema no SSD (com 82% de saúde, após formatar). Troquei o cabo sata do SSD e não resolveu o problema. Executei alguns testes de memória e não tem nenhum problema na memória RAM. Eu simplesmente não sei mais o que fazer, até agora minha hipótese é que o SSD deu pau e pretendo instalar o windows 10 no HD assim que eu conseguir recuperar os dados do HD após ter executado um diskpart clean quando tentei converter o HD de mbr pra gpt pra instalar o windows (atualmente rodando uma nova instalação limpa no SSD, com os mesmos problemas de antes)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O processador com certeza não é o problema (provavelmente não é muito bom pelos padrões da maioria das pessoas, mas nunca me deixou na mão), a fonte é uma Gamemax GM550 (vale lembrar que todo o hardware foi comprado novo, o único item que tem mais idade é o HD porque eu usava ele em uma configuração anterior, mas ele tem menos de 2 anos de uso e nunca deu problema)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de comentar que magicamente meu pc voltou ao normal. Literalmente do nada. Não sei como ele ficou naquele estado e nem sei porquê voltou ao normal. O que eu fiz de diferente nessa nova atualização foi não ter instalado nenhuma atualização do windows update, mas ainda não sei se isso tem relação com o problema. Vou marcar o tópico como resolvido e torcer pra continuar normal 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retiro meu comentário anterior, não foi resolvido... Adicionei dois usuários, configurei o HD, aumentei a partição onde o windows está instalado (no SSD), instalei o Chrome e agora voltou a demorar 5 minutos no boot, com o sistema extremamente travado após iniciar e uso do disco em 100%, com alguns flutuações. Depois de cerca de 2 minutos o sistema fica bem fluído, mas ainda me incomoda o fato de ele estar demorando tanto assim pra iniciar e ficar utilizável 

 

EDIT: no visualizador de eventos aparece um erro apontando uma falha ao inicializar o despejo de memória

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!