Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde gente linda, comecei a me aventurar no mundo do overclock há algum tempo, mas para ser sincero sou bastante leigo no assunto e minhas dúvidas são as seguintes:

 

1- Tinha uma fonte GP 650w da Gamemax, e não me atentei ao calculo de quanto essa config toda puxaria de energia, sendo assim ontem depois de ficar umas 8h jogando warzone 2.0, o pc desligou e imediatamente a fonte pipocou e não ligou mais (resumindo deve ter queimado), tecnicamente não era para ela simplesmente desarmar ao invés de desligar e fazer katiau?

 

2- Uma fonte de 850w da XPG core reactor por 700 mangos está bem pago ou tem outra marca/modelo com mais potência pelo valor similar?

 

 

Ah e fiz o overclock pelo XTU da intel que achei mais simples de monitorar, não subi muito as tensões por medo de diminuir muito a vida útil dele ou da placa-mãe e afins, se o tópico ainda estiver ON, mais tarde posto print de como ficou o overclock e se alguém tiver alguma sugestão ficarei grato.

 

Tenho a seguinte configuração de PC:

Processador: i7 5960x a 4.5ghz;

Tensão: 1.290v;

Consumo: 220w;

Tensão (boost): 0.05v;

Consumo (boost) 256w;

Placa de vídeo: RTX 3070 8gb GALAX;

placa-mãe: x99 TF;

RAM: 48gb (2x16 2x8);

WC: H80i v2;

Armazenamento: 1SSD NVMe e 1SSD SATA 500gb cada;

 

 

Postado
6 minutos atrás, Vinicius Terriaga disse:

tecnicamente não era para ela simplesmente desarmar ao invés de desligar

Fonte de baixa qualidade é assim, torcer pra ela não ter queimado a sua placa de vídeo.

8 minutos atrás, Vinicius Terriaga disse:

Uma fonte de 850w da XPG core reactor por 700 mangos está bem pago ou tem outra marca/modelo com mais potência pelo valor similar?

Está bem pago é uma excelente fonte.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@Vinicius Terriaga muito, muito arriscado mesmo. O problema não é nem o cálculo de consumo em si, a fonte é de péssima qualidade, ambas (Gamemax e Brazil PC). O consumo de potência do PC não é linear, o hardware possui picos instantâneos de consumo, principalmente a placa de vídeo. Esse tipo de comportamento é o que ferra com fontes baratas mal projetadas, desestabiliza a fonte toda e estressa demais componentes sensíveis.

 

Qualquer fonte decente tem uma reversa de potência de pelo menos 20%, ou seja, se ela se diz ser de 650W, ele deve ser dimensionada para suportar pelo menos 780W. Se fosse o caso aí, você não teria tido problemas.

  • Amei 1
Postado

@GuilhermeGB  você tem toda razão na época que comprei foi pensando no Xeon (dragão chinês) e até que me atendeu bem, mas quando troquei a placa e o processador também, foi como você disse a placa teve picos até pouco mais de 300w. E sobre a brazilpc, é só para poder ligar e eu conseguir estudar, até o fim de semana eu compro a da XPG, a placa só está conectada porque minha placa-mãe não tem suporte para vídeo integrado, se não já tinha tirado.

 

Mas agradeço as respostas!! Obrigado mesmo.

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...