Ir ao conteúdo

Ryzen 7 5700X + TUF B550M-Plus + 8GB 3200 MHz vale a pena?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Fala ai galera, tudo bem?

Eu criei o perfil para pedir uma ajuda numa montagem de PC, ja que faz uns 4 anos que não dou um upgrade no PC.

O problema que tenho uma b450m br, com um Ryzen 3 2200g com uma 1050ti. E claro, se o tempo fecha e começa a chover, meu PC só liga se eu abrir a tampa e esquentar com um secador de cabelo. Com a black friday, meu filho reclamando por um PC dele, quero dar um upgrade no meu, ai vou dar minha placa amaldiçoada e o processador pro meu irmão, em troca do pc mais antigo dele pro meu menino jogar roblox. 

Meu problema é, quero gastar no máximo 2500. E pra isso, vi algumas coisas legais, mas estão me dando azia pra decidir. Uma das coisas que mais me chamou atenção, foi a Ryzen 7 5700x na terabyte por 1200. Dai sobra só 1300 pro resto. Se eu colocar uma  ASUS TUF Gaming B550M-Plus, que vi recomendado em outros posts daqui, vou ter sobrando 200 reais, e dai, não da pra comprar nem um water cooler pra esse processador.

Posso meter um aircooler sem ficar travando tudo no verão? Fora isso, tava pensando em pegar um gabinete melhor, ja que o meu ta meio batido, e com isso meu orçamento estoura e eu ainda preciso comprar uma memória ram e fonte pro PC q vou passar pro meu irmão. A questão é, usando minhas memórias ram (uma de 8 e outra de 4, vou comprar uma de 8 pra ficar com  16 e passar a de 4 pro meu irmão), placa de vídeo (1050ti), fonte (gamemax 650w) e os periféricos que ja uso e tirando dai o orçamento, como posso gerenciar pra ficar dentro dos 2500? Posso colocar uma placa-mãe mais barata? Uma A520, mesmo que provisória iria aliviar muito. E se eu colocar mais 500 nesse orçamento? Tem alguma outra opção de setup dentro dessa faixa (considerando q vou usar minha 1050ti até eu comprar outra ano q vem) que seja comparável?

Aqui, uma das simulações que fiz gastando 3000, que é o pior dos mundo já que arrisco um divórcio estourando o orçamento, e ainda nem coloquei as ventoinhas RGB pra fazer competição com minha árvore de natal na conta:

image.thumb.png.00d8cf81f447aa735ab838c0480337f9.pngimage.thumb.png.6fc7cdce747ef7eb2f7a6d461ab740d3.png

Agradeço a atenção.

• Moderador
Postado

@Alberito Se não me engano, essa configuração consumiria por volta de uns 200W. Considerando que essas fontes de qualidade duvidosa raramente entregam toda a potência que prometem, o computador iria viver "no limite" e poderiam ocorrer danos no futuro. Eu não instalaria uma bomba dessas...

• Solução
Postado

Assumindo que seja um "PC Gamer", com orçamento limitado esta escolhendo o processador errado, o 5700X para jogos rende pouca coisa a mais - 2,3 a 8,8% que o 5600 (sem X ou G), porém custa ~30% a mais. Isso quando testados com uma RTX3070, com VGA inferior a diferença será menor. O Ryzen 5600 custa 900,00 - hoje teve um lote na T'byte por 870,00

Ryzen 5 5600 - 900,00

CPU cooler Gammaxx 400 V2 - 100,00

MSI MAG B550M Mortar - 750,00 - 3 anos de garantia.

16 GB - 2 pentes de Kingston Fury Beast, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL16 (200,00 cada) - 400,00 - 10 anos de garantia.

SSD Kingston NV2 500 GB, M.2 2280 PCIe - 250,00

Fonte MSI MAG A600DN, ATX, 600W, 80 PLUS, PFC Ativo -260,00 - 3 anos de garantia. Não acha nada que preste mais barato.

Gabinete Gamer SuperFrame Lion, Mid Tower, com 3 fans de 120mm ARG - 299,00

Total -  R$ 2.959,00

Pode substituir a B550 por uma A520 - uns R$ 200,00-250,00  a menos;  sem prejuízo da performance, gabinete mini Tower com frente mesh - bem ventilado tem por  50,00 a menos que o sugerido, ex. Montech X2 Mesh - Mini tower com 3 fans de 120mm.- R$ 249,00.

• Curtir 1
Postado

No caso da fonte citada pelo @1lokos, eu acho que a Msi Mag a550bn é melhor, pois tem maior eficiência e regulação de tensão dc dc. Esse modelo (que também tem uma versão de 650w) foi o citado na Cultists Network como Tier C, onde também se encontram fontes como a XPG Pylon.

Ambos tem na Kabum, a de 550w por 280 reais e a de 650w por 330 à vista

Postado
9 horas atrás, Alberito disse:

Achei um gabinete ótimo na kabum também, ai vou comprar tudo por la. 

Esse Husk Polar é espaçoso e inclui 4 fans no preço, embora meio caro para a proposta "orçamento limitado". 😉 

Quanto a comprar tudo só na K'bum (ou outra loja) pode não ser boa ideia, nem sempre os melhores preços estão numa loja só e compensa pagar um frete extra de 25,00-30,00 e comprar determinado item em outra loja, que esteja com mais desconto.

Por exemplo, a K'bum não faz atualização de BIOS, e para usar um Ryzen 5 5600, 5500... CPUs que foram lançados em Abril deste ano a maioria das placas mãe exige a atualização.

Neste caso compensará  até pagar um pouco mais caro na placa na P'chau, pois lá atualizam por uma taxa de R$ 17,00.

Uma assistência técnica ai da sua cidade pode cobrar~ R$ 150,00 ou mais por este serviço.

• Curtir 1
Postado

Acabei de fechar os pedidos, segui todas as dicas de vocês, até de comprar em mais de um site. Comprei o 5600, a placa-mãe b550m mortar (que ja vem atualizado) e o gabinete que falei, já que mesmo sendo 350 reais, já vem com os fans e evita outra compra. Acabei comprando uma XPG na ram pelo mesmo preço só porque tinha led 😊

Deu em torno de 3.200 e espero que não tenha que gastar mais na vara familiar. Mas valeu a pena a pesquisa, estou muito satisfeito. Agora é esperar chegar e tentar n derrubar o cpu no chão na hora de montar.

Obrigado galera

Postado

@1lokos Aproveitando que o tópico já está resolvido, me tira uma dúvida, se possível.

Vi que você indicou o SSD Kingston NV2 500 GB, M.2 2280 PCIe. Estou pensando em pegar esse SSD Kingston NV2 500 GB, M.2 2280 PCIe ou o SSD WD Blue SN570 NVMe M.2, 500GB, a diferença entre eles está 80 reais. Você sabe qual deles é melhor? Vale a pena pagar esses 80 reais a mais no SSD da WD?

Postado

@1lokos Estou montando um PC e depois de pesquisar bastante cheguei praticamente nas mesmas configs que você mencionou! Ainda não paguei o boleto para meio que reservar o pedido, mas seria o seguinte setup:

Ali

Ryzen 7 5700x - R$ 1.060,00

K'BUM

Gabinete Gamer Corsair Carbide SPEC-05, Mid-Tower - R$ 299,00

DeepCool Gammaxx GTE V2 - R$ 165,00

MSI MAG B550M Mortar - R$ 819,00

1 x16 GB - Kingston Fury Beast, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL16 - R$ 397,00

SSD Kingston NV2 500 GB, M.2 2280 PCIe - R$ 249,00

Fonte MSI MAG A650BN, ATX, 650W, 80 PLUS Bronze - R$ 329,00

3 x Cooler Fan Rise Mode, 120mm, Preto - R$ 18,00

PatoMaluco (entregue por k'bum)

Placa de Vídeo GALAX GeForce RTX 3060, 12GB - R$ 2.180,00

MagLu

AOC Hero 24' 144hz - R$ 980,00

Frete total na faixa de R$ 100,00

Total - R$ 6.596,00

Vi que você é um usuário bem ativo, e sou relativamente leigo no assunto rsrs. Sempre usei notebook e estou montando meu PC agora fiquei muito feliz de saber que as configurações vieram bem semelhantes às recomendadas por alguns membros do fórum.

As únicas coisas que estou meio na dúvida, são:

Se pego essa Mortar mesmo ou a TUF 550 ou a Tomahawk. (Mortar tem melhor Custo)

Se o cooler vai caber certinho já que a dimensão máx na descrição do gabinete é de 150mm e esse possui 155mm e também com relação à placa (optei pelo GTE V2 pois dava pouca dif pro 400, e vi melhores reviews).

Se a Fonte tá adequada pra todo o setup (já vi configs quase iguais que vinham até com 450w, porém como tem a questão do 80% plus e essa é bronze, não sei)

Se puder me dar um feedback aí, ficarei muito agradecido.

E@Alberito Parabéns pela máquina!

Postado

Sugestões:

6 horas atrás, Joao Vitor Forechi disse:

Gabinete Gamer Corsair Carbide SPEC-05, Mid-Tower - R$ 299,00

Gabinete de modelo antigo (denunciado pela "estante" para discos rígidos, ausência de PSU cover), com pouca entrada de ar frontal = airflow ruim.

Na faixa dos R$ 300,00 tem gabinete com frente mesh, exemplo o

DeepCool CC560 TS - 329,90 - com 4 fans 120mm Deepcool e mais espaçoso:

• Limite de altura do cooler da CPU: 163mm
  • Limite de comprimento da GPU: 370mm

DeepCool Gammaxx GTE V2 - R$ 165,00

Substitua pelo novo DeepCool AG400 Plus (com 2 fans)  TDP 220w - R$ 163,00

MSI MAG B550M Mortar - R$ 819,00

A MAG B550M esta em promoção novamente, agora por R$ 770,00 

A linha MAG da MSI é do mesmo nível da TUF da ASUS.

Se o cooler vai caber certinho já que a dimensão máx na descrição do gabinete é de 150mm e esse possui 155mm 

Isso pode não dar certo, a altura do CPU cooler deve respeitar o indicado no gabinete.

Acima sugeri o AG400 Plus, que tem 150mm de altura, é modelo novo para TDP até 220w.

• Curtir 1
Postado

@1lokos Em relação ao gabinete, a promo do Mesh x2 da Montech vooltou na Tera por R$ 250,00 (vi que você indicou ele em outro post), vou pegar ele! acho muito bonito.

Em relação ao Cooler, lá tem o 400V2 por R$ 99,90, acho que vou acabar pegando-o também! Esse AG400 é muito legal e ia combinar bem c o gabinete, porém, aumenta 80 pilas e ainda teria que pagar um frete separado.

A placa, eu estou com um pedido que tem uma ASUS TUF 550, acho que vou receber e devolvê-la para pegar a MORTAR, já que são similares e dá uma diferença boa no valor (aproveitando esse novo valor de 770).

Cara, muito obrigado por todas as dicas! Tu é fera.

Postado

@1lokos Lokos eu to atrás justamente de um cooler pra LGA 1700 porque os outros todos acabaram

Você sabe dizer se esse que você recomendou tem a opção de apagar o led ? Seria pra um setup 12400f + 3060

Brigadão !

Postado

É só deixar o cabo de 3 pinos - 5v dos LEDs desligado. O conector PWM de 4 pinos - 12 v da ventoinha é separado.

image.png.76cdf60ec2ca3c0900e7053d568655d9.png

Quando é LED ARGB também pode ligar/desligar o LED pelo software da placa-mãe - se a mesma tiver o conector ARGB de 5 volts.

• Curtir 1
Postado

@1lokos Lokos, meu amigo me sugeriu esse aqui, disse que é superior, o que você acha ?

Disse que é superior em: "cfm, rpm, pressão, quantidade de heatpipe e heatsync"

A unica coisa que fiquei com pé atras foi essa marca em comparação com a Deepcool.

Postado
6 horas atrás, Kold. disse:

@1lokos  esse aqui, disse que é superior

Tecnicamente não é, pois é para TDP 210W, o AG400 é para TDP 220w. 😉

Na pratica o desempenho deve ser o mesmo e para o i5-12400F ambos são "overkill" (mais do que precisa), então compre o que te agrada mais.

• Curtir 1
Postado

@1lokos Eu boletei ele sim, será que eles erraram mesmo ? Ou ele só tava em promoção ? Será que da algum B.O. prosseguir com o pagamento ?

Bom, eles se tratando do mesmo potencial acho que eu prefiro o Montech pelo acabamento em preto fosco, combina mais com meu setup 😛

Mas quanto a um ser da marca DeepCool (bastante conhecida) e outro Montech, não tem problema nenhum não né ?

19 horas atrás, 1lokos disse:

Quando é LED ARGB também pode ligar/desligar o LED pelo software da placa-mãe - se a mesma tiver o conector ARGB de 5 volts.

Eu peguei uma ASUS Tuf Gaming B660M D4-Plus. Ela tem esses conectores que você citou né ?

Postado
56 minutos atrás, Kold. disse:

@1lokos Eu boletei ele sim, será que eles erraram mesmo ? Ou ele só tava em promoção ? Será que da algum B.O. prosseguir com o pagamento ?

Paga e garante o seu, é obrigação da loja cumprir o anunciado.

Mas deve ter sido promoção relâmpago, que depois que acaba o preço volta muito alto.

Hoje a P'chau vendeu alguns 5700X por 1.050,00 e assim que acabou o preço ficou ~1.700,00. Nas outras lojas é 1.300,00.

Montech, não tem problema nenhum não né ?

Tem não, os produtos Montech são bons. Vi o review do Montech air Cooler 210 na TechPowerUp e ele ficou com desempenho similar ao Noctua NH-U12S e Scythe Fuma 2, que aqui custam ~ R$ 600,00 e R$ 400,00.

Eu peguei uma ASUS Tuf Gaming B660M D4-Plus. Ela tem esses conectores que você citou né ?

Tem, 3 ARGB de 3 pinos 5 volts e 1 RGB de 4 pinos 12 volts.

Postado

@1lokos Promoção relampago foi a que teve dele hoje por R$100,00 !!! Doidera hahah Pena que foi muito rápido

2 horas atrás, 1lokos disse:

Vi o review do Montech air Cooler 210 na TechPowerUp e ele ficou com desempenho similar ao Noctua NH-U12S e Scythe Fuma 2, que aqui custam ~ R$ 600,00 e R$ 400,00.

Caramba aí sim !! 😮🤩

Falando nisso, ele comparado com o famoso Gammax 400 V2 la que é o que mais ta sendo pego, ele tem muita superioridade comparado com ele ? Uns qnts % ?

Muito obrigado por td Lokos !

Postado

O Gammaxx 400 V2 é OK até para um 5700X, 5800X3D num gabinete com bom airflow.

Esse 210 pode usar com 5900X, o equivalente em rendimento da DeepCool é o AK620 - R$ 425,90.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!