Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Contratei um ERP para minha empresa que trabalha com um servidor em nuvem. 

Por isso agora preciso de internet 100% do tempo na empresa.

Quedas na conexão não são muito comuns, mas acontecem. 

Pensei em contratar um outro link de internet de um fornecedor diferente para que eu tenha um plano B. 

Porém esbarro na situação de que caso o link principal caia, o usuário vai precisar se conectar ao outro. 

Preciso de uma solução que faça essa troca automaticamente. 

Postado

@Thiago Joviano Olá amigo, tudo bem?

Existe vários equipamentos que realizam essa função, firewall, roteador de borda ou load-balance. Eu particulamente trabalho com dois tipos, firewall ou roteador de borda.

FIREWALL - PFSENSE
ROTEADOR DE BORDA - MIKROTIK

Ambos realizam a função de gerencia 2 links de internet, porém, precisam ser configurados por alguém com o conhecimento.

att;

Postado

@Thiago Joviano Para uma rede simples pode ser que nem precise gerenciar nada. Se tiver uma rede 10.0.1.0/24 por exemplo com um modem em 10.0.1.1 e DHCP entre .2 e .127 e outro modem em 10.0.1.128 com DHCP entre 129 e 254 eles vão dividir a carga do DHCP e o acesso a internet. E se um cair tudo bem: apenas vai derrubar claro as conexões já estabelecidas. E a rede continua ok.

• Se forem aparelhos de performance semelhante vão ter latências parecidas nos servidores DHCP e vai ficar praticamente 50/50.
  • black list e white list no DHCP pode ajudar a fixar um provedor para um servidor (até ele cair)
  • Também pode fixar os endereços de gateway
  • Uma máquina Linux simples com 3 placas de rede pode fazer o meio de campo também
  • claro que qualquer intermediário vai introduzir um ponto de falha, como usar um roteador de borda ou uma máquina 
Postado
Em 23/11/2022 às 18:37, Thiago Joviano disse:

Contratei um ERP para minha empresa que trabalha com um servidor em nuvem. 

Por isso agora preciso de internet 100% do tempo na empresa.

Quedas na conexão não são muito comuns, mas acontecem. 

Pensei em contratar um outro link de internet de um fornecedor diferente para que eu tenha um plano B. 

Porém esbarro na situação de que caso o link principal caia, o usuário vai precisar se conectar ao outro. 

Preciso de uma solução que faça essa troca automaticamente. 

O roteador que o Ricardo sugeriu é bem simples de configurar, tem outras marcas com configurações simples. So fique atento qnt a velocidade do link se for contratar acima de 100mb todos os equipamentos precisam ser compativeis em relacaona velocidade.

se precisa de firewall, não sera estão simples… tem empresas que oferecem esse tipo de servico com monitoramento dos links etc

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!