Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal, sou novo aqui mas sempre acompanho o site. Suplico ajuda pois não sei mais o que fazer. 

Vamos lá, comprei um watter cooler da cooler master o MasterLiquid 240mm ML240L V2 RGB, MLW-D24M-A18PC-R2, quando estou jogando ou quando forço o processador para testar, as fans elas param de girar e ficam loucas. levei o meu pc numa informatica aqui da minha city eles falaram que era a fonte. Mas eu acredito que não seja pois esta sobrando fonte. Minha fonte é uma corsair cv 650w 80 plus bronze. Quando eu uso o pc na net, vendo videos ou ate mesmo assistindo uma seria nada acontece de defeito só quando forço mesmo o processador tanto no aida64 ou em jogos. A bomba do watter cooler esta ligado no conector Cha_fan 1, e configurado na BIOS como watter cooler para a bomba trabalhar corretamente, os fans do watter esta ligado no conector cpu_fan.

Setup:

Placa mães ASRock h510m

I5 10400f

16gb de ram

Placa de vídeo: RTX 3060 ti 8g Gigabyte

SSD 250gb

hg 500gb

Fonte: corsair cv 650w

3 Fan's frontais, 2 fans do watter, e 1 fan na parte traseira 

1315478774_WhatsAppVideo20221201at2201171.gif

Postado

O problema deve ser a curva ajustada no "FAN-Tastic Tuning" no BIOS - esta diminuindo a RPM dos fans quando deveria aumentar.

A curva pode ter 5 pontos, vide o exemplo do manual, nele quando a temperatura atingir 75º os fans giram a 80% da RPM, quando atingir 80º giram a 100% da RPM.

Se entendi bem, a curva criada "FAN-Tastic Tuning" deve ser selecionada no "Fan Tuning."

image.png.6de14da18767348594a54f0e85e78c74.png

A  corrente suportada pelo conector CPU_FAN é 1A, o consumo das fans do WC 0.17A cada, então esta OK.

Postado

Entendi, mas essa sua frase aqui me intrigou ( A  corrente suportada pelo conector CPU_FAN é 1A, o consumo das fans do WC 0.17A cada, então esta OK.)  Minha placa-mãe tem 2 conectores a cpu_fan e Cha_fan 1, meu water esta ligado no cha_fan1 com a config da BIOS para water pump para a bomba trabalhar em 100%. Agora vem minha duvida, eu tenho 4 fans no pc e mais 2 do water totalizando 6 fans. So que todas elas estão ligadas umas nas outras que no final e ligada no conector cpu_fan. Tu falou que cada fan tem 0,17A somando as 6 da 1,02 então o problema esta aqui, sera que é isso ?

947d4800-943c-4ee0-863c-a56ef12fdafb.jpg

Postado

Como assim, não entendi kakaka sou meio lerdo kakak, qual seria o padrão padrão ideal ?

Ou sair do modo custom e colocar no modo performance mudaria em algo ?

mas pia, por mais que ela tenha um tropeço ela ainda funciona atingem os 80% e tal, meu B.o ta nessa praga que quando forço o processador em jogos e coloco o bichinho trabalhar elas baixam a rotação e param por 2 a 3 segundos ai voltam a funcionar com uma rotação mais baixa e para de novo por segundos, e não sei mais o que fazer. E eu também não consigo acreditar que isso seja um problema de fonte, será que esses fans estão com problemas teria que acionar a garantia pois faz 3 dias que comprei.

Postado
9 horas atrás, Bruno_94 disse:

Entendi, mas essa sua frase aqui me intrigou ( A  corrente suportada pelo conector CPU_FAN é 1A, o consumo das fans do WC 0.17A cada, então esta OK.)  Minha placa-mãe tem 2 conectores a cpu_fan e Cha_fan 1, meu water esta ligado no cha_fan1 com a config da BIOS para water pump para a bomba trabalhar em 100%. Agora vem minha duvida, eu tenho 4 fans no pc e mais 2 do water totalizando 6 fans. So que todas elas estão ligadas umas nas outras que no final e ligada no conector cpu_fan. Tu falou que cada fan tem 0,17A somando as 6 da 1,02 então o problema esta aqui, sera que é isso ?

Você está usando algum tipo de hub para ligar essas fans?

Esse hub a alimentação seria através da fonte ou pelo conector de fan?

Se o hub somente é ligado no conector, então provavelmente é o problema já que o consumo das fans não pode ultrapassar o limite suportado pelo conector.
Nesse caso é melhor não ligar todas as fans para não correr o risco de acabar danificando o conector.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!