Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, galera!

Peguei um Ryzen 7 5800x conjuntamente com o cooler 620M da Cooler Master. Acontece que o processador em qualquer stress test ou game chega facilmente à 91 graus e começa a dar throttling. Não entrega nem o mínimo garantido pela AMD de 4.7ghz no boost, fica por volta de 4,4~4,5ghz nos jogos por causa da temperatura já travada em 91 graus.

Mesmo com undervolt as temperaturas não diminuem. Reduzi PPT pra 115 e CO -5 all cores e a temperatura reduz inicialmente, com o decorrer da jogatina atinge os 91 graus e reduz frequência do processador. Estou usando o cooler 620M que é robusto, pasta térmica cooler Master pro (que estou pensando em mudar pra CM Maker que dissipa um pouco mais de calor) e a temperatura ambiente é de 22~24 graus sempre, por causa do ar condicionado!

Estou com cinco fans, dois frontais jogando pra dentro, dois superiores e um traseiro pra fora. Gabinete fechado. Meu setup completo está em meu perfil.

Cara, extremamente chateado pela situação. Ter um processador top mas capado pela temperatura...

Postado

É capaz do seu problema ser gabinete, mas acho difícil, é muito mais fácil o cooler ter sido instalado errado de alguma forma, talvez esteja com algum plástico no cooler.

• Curtir 2
Postado

Só pra já ficar sabendo, sugestão de gabinetes com boa relação de custo e benefício, com um ótimo ambiente pra refrigeração e também kit de fans bacana? Se de fato o problema for o gabinete e ventilação interna já tenho que começar a procurar também... @1lokos @GuilhermeGB @Pepse

Postado

Boa noite!

Fiz o teste sem a tampa frontal do gabinete por 10 minutos no Cinebench. De fato, chegou até 80 graus, diminuindo cerca de 10~12 graus já! Com certeza preciso trocar essa fornalha (Dicas de gabinete?!). Mais alguma dica pra melhorar além da qual já vou fazer, que é trocar a pasta térmica Cooler Master Pro (8 W / mK) pela Cooler Master Maker (11 W / mK)?

Só vou ficar atento nas horas de jogatina pra ver até quantos graus vai chegar e se vai começar a diminuir a velocidade!

Postado

@Vitor André pasta térmica não fará tanta diferença na temperatura, como você pode ver num post que fiz abaixo esses dias (vale para um Ryzen 7 também).

Sobre o gabinete, vai depender quanto você tem disponível para investir. A partir de ~R$300 dá pra achar vários gabinetes bacanas.

Postado
3 minutos atrás, Vitor André disse:

Atualização:

Não adiantou muita coisa, meia hora de Red Dead 2 Online já pegou 88~89.

Abrir a tampa do gabinete não resolve totalmente o problema de um gabinete fechado, apenas ameniza a situação. É necessário ter algumas ventoinhas removendo o ar quente e adicionando ar frio dentro do gabinete constantemente, talvez você consiga um resultado similar com um ventilador soprando ar pra dentro do gabinete.

Postado
5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Abrir a tampa do gabinete não resolve totalmente o problema de um gabinete fechado, apenas ameniza a situação. É necessário ter algumas ventoinhas removendo o ar quente e adicionando ar frio dentro do gabinete constantemente, talvez você consiga um resultado similar com um ventilador soprando ar pra dentro do gabinete.

Estou com duas na parte frontal jogando pra dentro e duas na parte superior como exaustor. Na parte de trás não cabe por causa do cooler, mas o próprio cooler já está jogando pra trás também.

Postado
6 minutos atrás, Vitor André disse:

Estou com duas na parte frontal jogando pra dentro e duas na parte superior como exaustor. Na parte de trás não cabe por causa do cooler, mas o próprio cooler já está jogando pra trás também.

Ah sim, perdão, eu tinha entendido que você tinha apenas aberto a tampa lateral, li novamente seu post e vi que você tirou o painel frontal. Como é a frente do gabinete sem o painel frontal? Tem alguma coisa que possa atrapalhar o fluxo de ar? Eu também pesquisei sobre esse cooler que você diz ter "Cooler Master 620M", não encontrei esse modelo, qual seria o modelo correto do seu cooler?

É bastante estranho a temperatura do seu processador ser maior do Red Dead do que no Cinebench, um jogo não estressa tanto o processador quanto uma renderização que usa todos os núcleos ao mesmo tempo. Se isso está acontecendo depois de alguns minutos jogando, pode ser que seu gabinete não esteja tendo fluxo de ar suficiente para baixar a temperatura interna, que só vai subindo. Se sua placa-mãe tiver um sensor que mede a temperatura interna ambiente do sistema, é bom ficar de olho. Aqui na minha placa-mãe tem e o sensor de chama "System".

Screenshot_50.png.baec8f90ffba13f3c3274e9d84c5d30b.png

Inclusive eu fiz a curva das ventoinhas do meu gabinete na BIOS beasada nessa temperatura.

Postado

@GuilhermeGB Sem a tampa frontal fica com vários espaços abertos tanto em cima quanto embaixo, e os dois fans frontais ficam cobertos só pela película de sujeira.

Desculpe, modelo correto é o MA620P.

Não sei por quê mas quando rodo o stress test no cinebench não passa de 4,5ghz, ficando em média de 4,4ghz. Já no game as vezes pega 4,7ghz.

Vou olhar se tenho esse medidor de temperatura.

image.thumb.png.161bac57d1db683ac85b2785a921962f.png

TMPIN2 está batendo com a temperatura do processador. Será que a placa-mãe está "fraca" para o processador ou algo do tipo? porque não tem base...

Postado

10 horas atrás, Vitor André disse:

Desculpe, modelo correto é o MA620P.

Desconfiei que seria esse mesmo. É um cooler bem robusto, não seria problema para um 5800X.

Não sei por quê mas quando rodo o stress test no cinebench não passa de 4,5ghz, ficando em média de 4,4ghz. Já no game as vezes pega 4,7ghz.

O boost do processador é dinâmico, clock mais alto em tarefas mais leves e clock mais baixo em tarefas pesadas. O boost varia baseado nos limites de energia e temperatura do processador.

image.thumb.png.161bac57d1db683ac85b2785a921962f.png

TMPIN2 está batendo com a temperatura do processador. Será que a placa-mãe está "fraca" para o processador ou algo do tipo? porque não tem base...

Não dá pra saber de onde são esses sensores TIPIN. O TPIN2 parece bater com o processador, então deve ser um dos sensores que mede a temperatura do processador. Mas fora esse sensor, não tem nenhum outro com temperatura tão elevada.

Eu notei que a tensão do processador (CPU VDD) registrou uma máxima de 1.481V, esse é um valor muito alto. Combinando também com a corrente do processador, com máxima de 107A, o que é um pouco elevado para o 5800X em stock. O limite stock para corrente de um processador de 105W como o 5800X é de 90A, e geralmente o pico de tensão é por volta dos 1.35V (talvez mais ou talvez menos, depende do processador).

Eu desconfio que você tenha habilitado ou sua placa-mãe habilitou automaticamente o Precision Boost Overdrive (PBO). O PBO libera os limites de energia do processador para que ele consiga atingir boosts um pouco mais altos ao custo de maior temperatura e consumo de energia. Pessoalmente eu não gosto, habilitando esse recurso meu Ryzen 5 3600 esquenta horrores e não vejo nenhuma melhoria prática no desempenho. Prefiro fazer um OC manual de 4.0GHz + undervolt e manter o processador mais frio, reduzi uns 15-20 graus em relação à temperatura em stock.

Postado

Como estão as configurações atuais: -10 all cores na Curve Optimizer / PBO =  PPT 115, TDC 95 e EDC 140 (Sendo que o PPT tá segurando o TDC e EDC, já reduzindo o processador pra 85W). Conjuntamente com isso, acabei de mudar o Dynamic Vcore pra -0.1 e no momento está tudo ok. Havia reduzido para -0.06 e o computador tinha baixado temperatura no geral, sendo que no Red Dead 2 ficou meia hora aberto e não passou de 84 graus, não havendo Throttling. Vou atualizando aqui sobre como ficará agora com tudo isso acima + o Dynamic Vcore em -0.1. Alguma sugestão que possa fazer diferente?

4 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Prefiro fazer um OC manual de 4.0GHz + undervolt e manter o processador mais frio, reduzi uns 15-20 graus em relação à temperatura em stock.

Você se refere à apenas travar a velocidade do processador e ir mexendo no PPT?

Postado

@Vitor André eu apenas setei o multiplicador em 40.0 (4000MHz), mudei modo do "CPU Core Voltage" para "AMD Overclocking" (também pode ser no modo de tensão fixa) e setei para 1.075V (é uma tensão extremamente baixa, nem todos conseguem baixar tanto). Se você mexer apenas na tensão vai bagunçar os clocks do processador que ficarão no automático, aqui em estresse máximo o clock cai por volta dos 3800MHz no automático.

Eu desativei o PBO, então fica nos limites padrões da AMD para CPUs de 65W, se não me engano é PPT 89, TDC 60 e EDC 90. Mas como eu fiz undervolt, os valores na prática não chegam nem próximos desses limites padrão.

Lembrando que também consigo uns overclocks bacanas, 4.2GHz em 1.15V ou 4.4GHz em 1.25V (ainda não tenho certeza se esse ultimo aqui está 100% estável). Mas eu não vi ganhos práticos expressivos nessas configurações, a temperatura do processador também sobe consideravelmente. Mas rodam melhores que em stock, onde meu processador tinha pico de 1.35-1.40V, e em estresse máximo o boost em estresse máximo varia entre 4.0-4.1GHz, em atividades menos exigentes chegava nos 4.2GHz (boost máximo padrão do 3600).

Postado
58 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Vitor André eu apenas setei o multiplicador em 40.0 (4000MHz), mudei modo do "CPU Core Voltage" para "AMD Overclocking" (também pode ser no modo de tensão fixa) e setei para 1.075V (é uma tensão extremamente baixa, nem todos conseguem baixar tanto). Se você mexer apenas na tensão vai bagunçar os clocks do processador que ficarão no automático, aqui em estresse máximo o clock cai por volta dos 3800MHz no automático.

Eu desativei o PBO, então fica nos limites padrões da AMD para CPUs de 65W, se não me engano é PPT 89, TDC 60 e EDC 90. Mas como eu fiz undervolt, os valores na prática não chegam nem próximos desses limites padrão.

Lembrando que também consigo uns overclocks bacanas, 4.2GHz em 1.15V ou 4.4GHz em 1.25V (ainda não tenho certeza se esse ultimo aqui está 100% estável). Mas eu não vi ganhos práticos expressivos nessas configurações, a temperatura do processador também sobe consideravelmente. Mas rodam melhores que em stock, onde meu processador tinha pico de 1.35-1.40V, e em estresse máximo o boost em estresse máximo varia entre 4.0-4.1GHz, em atividades menos exigentes chegava nos 4.2GHz (boost máximo padrão do 3600).

Setei aqui em 4.7ghz e 1.28v. Estou jogando God of War e por enquanto não passou de 74 graus. Antes os jogos estavam esquentando mais que nos testes de stress, mas já agora está certo rs, os testes estão esquentando mais, cpu-z nesse valor chegou a 84. Vou ir testando, mexendo aqui no PC e jogando hoje com essa tensão e tentarei diminuir mais pra frente pra conseguir melhores temperaturas.

Postado

Att: computador desligou em 4.7ghz e 1.28v... Tá difícil! Acho que o melhor jeito é deixar como estava mesmo...

2 horas atrás, Vitor André disse:

Como estão as configurações atuais: -10 all cores na Curve Optimizer / PBO =  PPT 115, TDC 95 e EDC 140 (Sendo que o PPT tá segurando o TDC e EDC, já reduzindo o processador pra 85W). Conjuntamente com isso, acabei de mudar o Dynamic Vcore pra -0.1 e no momento está tudo ok.

Postado

@Vitor André não existe receita de bolo, é na base da tentativa e falha, isso aí é resultado de um overclock instável, mas se rodou por bastante tempo sem travar é porque faltam poucos ajustes. 4.7GHz é a frequência máxima de boost do 5800X, não vai ser fácil você travar ele com uma tensão tão baixa. E também nem tem motivo pra você querer travar a 4.7GHz, você pode travar a 4.5GHz (por exemplo) e manter uma tensão mais baixa. Você vai perder o que, 2-5% no desempenho ao custo de 10ºC a menos.

Não considere meu caso como exemplo pra você, porque eu peguei uma amostra do Ryzen 5 3600 bem refinada (fabricação mais recente) que consegue estabilizar tensões muito baixas, mas tem gente com o mesmo processador que só consegue travar 4.2GHz acima de 1.35V, outros nem conseguem, principalmente quem comprou lá perto do lançamento.

Postado
Em 06/12/2022 às 09:50, GuilhermeGB disse:

@Vitor André não existe receita de bolo, é na base da tentativa e falha, isso aí é resultado de um overclock instável, mas se rodou por bastante tempo sem travar é porque faltam poucos ajustes. 4.7GHz é a frequência máxima de boost do 5800X, não vai ser fácil você travar ele com uma tensão tão baixa. E também nem tem motivo pra você querer travar a 4.7GHz, você pode travar a 4.5GHz (por exemplo) e manter uma tensão mais baixa. Você vai perder o que, 2-5% no desempenho ao custo de 10ºC a menos.

Não considere meu caso como exemplo pra você, porque eu peguei uma amostra do Ryzen 5 3600 bem refinada (fabricação mais recente) que consegue estabilizar tensões muito baixas, mas tem gente com o mesmo processador que só consegue travar 4.2GHz acima de 1.35V, outros nem conseguem, principalmente quem comprou lá perto do lançamento.

Acho que o melhor pra mim foi da forma que citei acima, com dynamic vcore em -0.120. Ficou temperatura bem bacana não passando de 79 graus nos jogos, consigo bater uns boosts de 4.7ghz. Não tenho muito parâmetro mas pelo jeito fui azarado na loteria do silício, rs, já que o meu está custando entregar o que promete (ou não estou sabendo configurar algo direito). Mas comparando com a situação anterior estou bem satisfeito. Agora vou estudar OC na RAM... De 2400 mandei pra 2666 na BIOS mas sem estudar nada... vou tirar um tempo depois pra estudar aumentar mais a velocidade e diminuir as latências também. Pelo pouco que li os Ryzen são muito beneficiados com memórias rápidas.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!