Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, 

Preciso de uma ajuda aqui... Comprei essa placa-mãe AQUI para meu PC Gamer, com um Ryzen 5 5600 nela...

Eis que quando finalizo a montagem do PC... Uma surpresinha... O SSD NVMe que comprei não é reconhecido na tela da BIOS. Não consegui instalar Windows e nem nada nele..

O SSD é o Kingston NV2 1TB comprado na Terabyte AQUI. A minha dúvida é se existe possibilidade de a placa-mãe não ter compatibilidade com esse SSD, devido o lançamento

dele ter sido feito depois da última versão de BIOS lançada pela MSI, ou não tem essa ? Haja visto que a placa suporta esse tipo de SSD Pci 4.0.. Mas consultando a lista de SSD 

suportados no site da MSI não consta mesmo esse modelo.... 

obs: Ainda não testei esse SSD em outro PC com a mesma entrada, para saber se o problema é no SSD..

Postado
6 minutos atrás, 1lokos disse:

O slot M.2_1 - o de cima, que tem dissipador; é ligado ao CPU e funciona no modo PCIe e SATA.

Talvez falte selecionar o tipo no BIOS.

@1lokos O estranho é que eu testei na entrada M.2_2 também... e não aconteceu nada ..

Postado

Considerando que o NVMe esta instalado corretamente fisicamente - num tópico aqui o usuário prendeu o NVMe com o "standoff" e não com o parafuso do "standoff", como ficou inclinado para baixo não deu contato com o soquete M.2, e pior, a rosca do "standoff" encavalou e não queria sair. 🙂 

image.png.4ab61ab77ebc2cec5f920aec22918715.png

Dicas de um artigo sobre NVMe "sumido":

Citação

Se você acabou de instalar uma unidade M.2 totalmente nova e ela não está aparecendo no BIOS, mesmo depois de remover unidades adicionais, dispositivos PCIe e tentar as etapas acima, verifique as seguintes configurações:

Se você estiver instalando um SSD M.2 NVMe, verifique se sua placa-mãe possui UEFI BIOS com suporte a NVMe e verifique se há uma atualização (de BIOS) disponível.

Defina o modo SATA como AHCI: dependendo do sistema operacional atual, das unidades de disco e da configuração RAID, talvez você queira alternar o modo SATA padrão para AHCI.

Navegue até (PCH) Storage Configuration e defina AHCI como o modo SATA padrão.

Desativar inicialização segura
Desativar inicialização rápida
Habilitar CSM
Defina a configuração PCIe para M.2
Atualize seu BIOS
Lembre-se de que muitas dessas opções terão nomes diferentes e estarão localizadas em diferentes submenus do seu BIOS, dependendo da sua placa-mãe.

• Obrigado 1
Postado

Estou com o mesmo problema, mesma placa-mãe, e mesmo processador. 

Tenho um NVMe XPG, usava ele numa b450m gamming br e funcionava de boa. Troquei pela placa-mãe B550M mortar, ele simplesmente não reconheceu, tirei o NVMe do pc da namorada que é um CORSAIR, reconheceu. 

Coloquei o XPG na maquina dela, nada também! 

Isso tudo foi hj, não entendi nada, na simples troca de placa-mãe o NVMe deu algum problema, não sei se algum problema na MORTAR porque ela está apresentando outros problemas para mim. Estou esquentando a cabeça com essa placa-mãe... 

Postado

@Invzim @DiegoVinix Estou com o mesmo problema.Comprei meu primeiro pc gamer e para minha infelicidade aconteceu hoje quando fui montar com a seguinte configuração: 5600, rx 6600, B550m Mortar, memórias da xpg 2x8gb, Barracuda 2tb, SSD sx8100 512gb. 

Tudo estava indo bem até notar que o SSD não foi identificado na BIOS...Não sei se é algum problema com versão da BIOS que veio ou alguma mudanca de configuração a ser feita ou em ultimo caso algum problema de encaixe(apesar da dificuldade refiz 3x a conexão e mesmo assim de nada adiantou).

Ainda não instalei o windows e não testei no m2_2 , mas espero resolver isso o quanto antes e que não seja algum problema com a placa-mãe

Postado

@Dark_KillerSP@Lucas Paz Charão Testei o SSD em uma outra máquina e também não reconheceu lá. E placa-mãe do meu amigo é uma Gigabyte B450. Até o momento aparenta ser um problema no SSD. Irei levar ainda esse SSD numa assistência técnica aqui na minha cidade pra eles testarem ela em outras máquinas. E preciso testar a minha placa também, com outro SSD. Depois volto nesse post atualizando pra vcs, qualquer novidade 

Postado

@DiegoVinix @Lucas Paz Charão Ja tentou atualizar a BIOS? Comprei os mesmos componentes de um amigo meu , ele montou ontem e tudo funcionou normalmente, porém a versão da BIOS dele é do mes 6, enquanto a minha é do mês 3. Se poder ver qual é a versão atual da sua BIOS e comentar seria uma boa. Vou atualizar a minha , só estou esperando o pendrive chegar

@DiegoVinix  Na BIOS do mes 06 ao menos não foi necessaria realizar nenhuma configuração extra...depois de atualizar aqui informo vocês se resolveu, caso mesmo assim não tenha resolvido é certeza que é algum problema de hardware na placa ou no SSD

• Curtir 2
Postado

@DiegoVinix Tenho a mesma placa e o mesmo SSD, mas é de 500GB e o meu processador é um 5 5600G, acabou de acontecer a MESMA coisa. Estava usando o computador e do nada, travou tudo, dei jump/reset e nada! A luz do VGA fica acessa, não importa o que eu faça. Estou aqui com meu primo batendo a cabeça, achamos num fórum que uma B450M da MSI deu o mesmo problema, mas com uma atualização da BIOS em fase BETA resolveu.

Edit: testei no segundo slot M.2 e nada. E aparentemente sou o único que está com o aviso do VGA, além do não reconhecimento do SSD.

Postado
Em 06/12/2022 às 17:58, DiegoVinix disse:

@Dark_KillerSP@Lucas Paz Charão Testei o SSD em uma outra máquina e também não reconheceu lá. E placa-mãe do meu amigo é uma Gigabyte B450. Até o momento aparenta ser um problema no SSD. Irei levar ainda esse SSD numa assistência técnica aqui na minha cidade pra eles testarem ela em outras máquinas. E preciso testar a minha placa também, com outro SSD. Depois volto nesse post atualizando pra vcs, qualquer novidade 

@Dark_KillerSP @Lucas Paz Charão Ontem tive o ultimato aqui sobre meu SSD. Depois deste teste que citei acima, levei em uma assistência técnica aqui na minha cidade e testaram ele lá em mais uma máquina e até em um Case. Nem sinal de vida!! Já mandei ticket na Terabyte solicitando a devolução do produto e vou ver o que eles vão me propor... Se vão mandar uma nova e eu envio esta minha que está com defeito...

18 horas atrás, Ojuannp disse:

@DiegoVinix Tenho a mesma placa e o mesmo SSD, mas é de 500GB e o meu processador é um 5 5600G, acabou de acontecer a MESMA coisa. Estava usando o computador e do nada, travou tudo, dei jump/reset e nada! A luz do VGA fica acessa, não importa o que eu faça. Estou aqui com meu primo batendo a cabeça, achamos num fórum que uma B450M da MSI deu o mesmo problema, mas com uma atualização da BIOS em fase BETA resolveu.

Edit: testei no segundo slot M.2 e nada. E aparentemente sou o único que está com o aviso do VGA, além do não reconhecimento do SSD.

@Ojuannp Tenta atualizar aí a BIOS da placa-mãe pra mais recente e vê se vai reconhecer.. Pra atualizar a BIOS dessa placa é bem fácil.. Só vai precisar de um pendrive em FAT32 e tal.. vejam um tutorial aí na net... depois me diz se deu certo

Postado

@Henrique - RJ Estou usando um filtro de linha da Clamper para ligar o pc nele, minha fonte é uma Corsair CV550... No dia da montagem do PC não percebi nenhum tipo de sobrecarga na rede elétrica, não houve raios e etc.... Será que mesmo assim pode ter acontecido esse surto ?

Postado

@DiegoVinix Então, pedi o arrependimento pela Kabum!, só tô esperando analisarem. Coloquei um HD e reconheceu, mas o M2 não. Acho bem difícil ser o SSD. Assim que a placa chegou, peguei e instalei a última BIOS, hoje instalei uma versão anterior e nada! De qualquer forma, também pedi a troca do SSD.

• Curtir 1
Postado

@Ojuannp putz beleza... eu não gostaria de devolver a placa tambem(deu um trabalhão pra montar, sou inexperiente nisso🤦‍♂️), mas infelizmente se for preciso terei que devolve-la. Espero atualizar a BIOS aqui e tudo se resolva até sábado

Postado

@Dark_KillerSP Cara, trago notícias boas! Testei o meu M2 num notebook e não deu vídeo, peguei o M2 desse mesmo notebook e deu vídeo! Acho que o problema foi o NVMe NV2 da Kingston, acho que por ser um lançamento (tem uns 3 meses que lançaram ele aqui), alguns lotes podem ter problemas. Já comprei um novo SSD, mas optei pela mesma marca e modelo, mas de 1TB.

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...