Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, tudo bom? 

Pessoal estou passando por uma situação inusitada, todo dia pela manhã um cliente tem dificuldade para iniciar o software por conta do sql server. (todas as outras interações de rede se comunicam normalmente, copia e past de arquivos em velocidades razoaveis, acesso remoto normal , ping de ip, ping por nome, e etc)

O servidor não é reiniciado, o sql server continua em execução normalmente, mas as estações, não conseguem conectar. 

Após algum período 30/40 minutos, as estações voltam a se conectar, ou então, caso eu reinicie o sql também dá certo e as estações voltam a se conectar. 

Alguém tem orientação (artigo/instruções/vídeo) de como posso diagnosticar e resolver o problema?

obs: A empresa não dispõe de pcs ou formatação para que eu teste se é algum bug no windows :(

Obrigado desde já.

Postado

Olá Mario2022, como vai?

Já aconteceu uma vez comigo da aplicação estar com um bug que fazia diversos request para o banco de dados. Descobri que tinha um limite de requisição que poderiam ser solicitadas simultaneamente e o servidor do banco de dados acabava caindo(era um servidor pequeno para testes), ou seja, os computadores da empresa estavam fazendo uma espécie de ataque DDoS ao banco kkkkkk, sim. Já pensou nessa possibilidade de todos os computadores estarem inundando a Database de request? Lembrando que o problema estaria no software.

Uma outra coisa que eu indico é que você fique monitorando as requisições que são enviadas para o banco de dados, logo, você vai saber se as pessoas estão conseguindo se conectar ou não.

Até a próxima.

Postado
Em 14/12/2022 às 03:09, ZTM disse:

Olá Mario2022, como vai?

Já aconteceu uma vez comigo da aplicação estar com um bug que fazia diversos request para o banco de dados. Descobri que tinha um limite de requisição que poderiam ser solicitadas simultaneamente e o servidor do banco de dados acabava caindo(era um servidor pequeno para testes), ou seja, os computadores da empresa estavam fazendo uma espécie de ataque DDoS ao banco kkkkkk, sim. Já pensou nessa possibilidade de todos os computadores estarem inundando a Database de request? Lembrando que o problema estaria no software.

Uma outra coisa que eu indico é que você fique monitorando as requisições que são enviadas para o banco de dados, logo, você vai saber se as pessoas estão conseguindo se conectar ou não.

Até a próxima.

Oláá obrigado pela dica / colaboração! Eu já havia revisado algumas tabelas que estavam com os indices lentos, mas vou checar a possibilidade do DDoS, ruim que é uma aplicação em conjunto vai ser demorado checar os códigos, mass já me é um Norte!!!!!! 

Um detalhe que percebi esses dias, os usuarios estão relatando horario fixo tipo 9h libera o acesso do software (como se o sql ficasse restrito de funcionar das 9 as 22 horario do backup) 

15 horas atrás, Gilson007 disse:

Duvida brother, esse computador não fica em modo suspenso não?

Não, ele não hiberna, inclusive foi colocado nobreak para evitar qualquer desligamento errado. (embora que não creio que hibernar ou desligar seja o problema)

Deixar o sql rodando e já com dados, querys, buscas, etc na memória ram, ou reiniciar e iniciar com o sql limpo dos dados, a mesma situação ainda causa falha/bloqueio de comunicação do programa. 

Postado

@Mario2022

7 horas atrás, Mario2022 disse:

Um detalhe que percebi esses dias, os usuarios estão relatando horario fixo tipo 9h libera o acesso do software (como se o sql ficasse restrito de funcionar das 9 as 22 horario do backup) 

Isso que você disse é muito interessante, da uma olhada nesse backup aí, coloca ele para fazer backup, por exemplo, das 9 às 10, se das 10 em diante funcionar, você achou o problema: o backup está de alguma maneira atrapalhando o servidor rodar normalmente. Esse backup é simultâneo né? Estou imaginando que grandes quantidades de dados passam por request para o backup, certo? O servidor do database é "pequeno", correto? Quando eu falo pequeno, é que não aguenta muitas requisições simultâneas ou então tenha proteção Anti-DDoS.

Não sei se eu entendi bem a sua citação, pois percebi que você tem um software, uma database e um backup, ou seja, eu imagino que o software e a database ficam no mesmo servidor(se eu tivesse recursos, não faria isso) e o backup em outro, enfim.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!