Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indicação de cooler para I5 13600KF


Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Olá galera, adquiri um i5 13600KF que ainda está para chegar e estou opções de coolers para ele. Tenho tido dificuldade para encontrar boas opções na plataforma LGA 1700. Me recomendaram partir para um water cooler por ele esquentar bastante, vi algumas opções como o ML240L V2 da CM e o XPG Levante 240 (porém esse não vem com a base 1700 inclusa, é possível adquirir por fora?), mas não manjo muito desses WC AIO. É realmente necessário um WC ou um Aircooler melhor já resolve? No momento tenho um PCYes KZ X, porém ele não tem a base 1700. Atualmente com um Ryzen 5 3600x ele mantem na base dos 78 graus, moro em uma cidade muito quente, sempre 30+ graus e meu gabinete apesar de ter 6 fans é pequeno e com um airflow ruim. 

 

Pretendo utilizar ele com uma Z690 ASUS Tuf ou MSI Tomahawk e com a minha 3060Ti. Desde já, agradeço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
Citação

É realmente necessário um WC ou um Aircooler melhor já resolve? No momento tenho um PCYes KZ X, porém ele não tem a base 1700. Atualmente com um Ryzen 5 3600x ele mantem na base dos 78 graus, moro em uma cidade muito quente, sempre 30+ graus e meu gabinete apesar de ter 6 fans é pequeno e com um airflow ruim. 

 

Air Cooler para o i5-13600KF tem que ser o Scythe Fuma 2 Rev. B (esta revisão vem com o suporte LGA1700) - R$ 419,00 ou o DeepCool AK620, mais caro.

 

Citação

... XPG Levante 240 (porém esse não vem com a base 1700 inclusa, é possível adquirir por fora?),

 

Não compre, não é fácil de achar e pode acabar gastando mais para conseguir o suporte do que pagando mais caro num modelo que já vem com o suporte LGA1700.

 

Nesta loja  o Cooler Master Masterliquid ML240L vem com o suporte LGA 1700:

 

https://www.pichau.com.br/water-cooler-cooler-master-masterliquid-240mm-ml240l-v2-RGB-mlw-d24m-a18pc-r2?gclid=CjwKCAiAv9ucBhBXEiwA6N8nYKE8ICzAfxr5_iYhKVzAyvVOtCcun3tjTRF9XOwoNK1a7LOANqkURBoCOgcQAvD_BwE

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos Sabe algum que tenha uma garantia maior? Apesar de gostar dos produtos da Cooler Master, tenho receio com Water Cooler (nunca tive) de vazamento e tal e o ML240L V2 tem 1 ano de garantia apenas enquanto o Levante 240 tem 5 anos. Bem ruim isso do suporte 1700, até os que tem como o da CM você tem que pedir por fora ☹️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Cougar Forza 85 tem performance similar ao AK620 e é silencioso.

 

Delta T - note que este teste é com o PL em 95w, para simular CPUs com TDP menor, como o i5-12400;

 

nRDMq2MrCCoEgmgPT3coSf-1024-80.png

 

Porém, i9-12900, 13900  consumindo 200w só WC de 360mm dá conta - e ficando bem quente.


Delta T- num dia a 30 graus com o Forza 85 o i9  teria ultrapassado os 100 graus.

 

ZKDwJqqenYH77KgGNVV29f.png

https://www.tomshardware.com/reviews/cougar-forza-85/2

 

Mais eficiente: DeepCool Assassim III e compre um abafador de som😜

 

A propósito, o "king" dos Air Coolers - para CPUs como AMD Threadripper; o Ice Giant Prosiphon Elite, termo sifão com 4 fans (pull-push). $170.00

 

https://www.icegiantcooling.com/products/prosiphon-elite

 

image.png.f2270d8160491dc83ba443a4eec7b479.png

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@1lokos

Em 13/12/2022 às 02:08, 1lokos disse:

 

Air Cooler para o i5-13600KF tem que ser o Scythe Fuma 2 Rev. B (esta revisão vem com o suporte LGA1700) - R$ 419,00 ou o DeepCool AK620, mais caro.

 

 

Não compre, não é fácil de achar e pode acabar gastando mais para conseguir o suporte do que pagando mais caro num modelo que já vem com o suporte LGA1700.

 

Nesta loja  o Cooler Master Masterliquid ML240L vem com o suporte LGA 1700:

 

https://www.pichau.com.br/water-cooler-cooler-master-masterliquid-240mm-ml240l-v2-RGB-mlw-d24m-a18pc-r2?gclid=CjwKCAiAv9ucBhBXEiwA6N8nYKE8ICzAfxr5_iYhKVzAyvVOtCcun3tjTRF9XOwoNK1a7LOANqkURBoCOgcQAvD_BwE

 

 

Sabe se o Cooler Master Masterliquid ML240L dá conta desse processador em full load? Ou tem que ser o WATER COOLER COOLER MASTER MASTERLIQUID 240L CORE

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Em 13/03/2024 às 14:15, Lucas Guidine disse:

@1lokos

Sabe se o Cooler Master Masterliquid ML240L dá conta desse processador em full load? Ou tem que ser o WATER COOLER COOLER MASTER MASTERLIQUID 240L CORE

Dia

 

Sim da conta, e recomendo fazer um undervolt em conjunto para diminuir ainda mais a temperatura do processador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!