Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Troquei minha placa de vídeo recentemente, coloquei uma RTX 2060 no seguinte setup:
placa-mãe: H81

Processador: I7 4770

Memória: 16gb 1600Mhz

Fonte: Corsair 400W

Placa de Vídeo: RTX 2060 EVGA

Mas os jogos não tem rodado como deveria, sei que o I7 segura um pouco essa placa, mas não deveria estar tão instável o sistema..... Não consegui jogar Warzone 2.0 por exemplo....

Estou com dúvida se um gargalo poderia ser a fonte, já que nem o processador e nem a placa de vídeo batem 100%, processador fica em uma média de 50% a 80% de uso. Batendo no máximo esses 80%, enquanto a placa fica em média 40% de uso.

Meu gargalo pode estar sendo a fonte que não consegue entregar energia o suficiente para o processador chegar a 100% e empurrar mais a 2060?

Nenhum dos componentes esquentam, processador não passa de 50 graus e a placa fica 65 graus a média.

Tenho uma excelente refrigeração do conjunto.

Postado

@RS Faria Mas por ele não bater 100%, teria "potência" sobrando para empurrar ela.... Não?
Entendo como gargalo se o processador bate 100% de uso e a placa de vídeo não, ou seja, está segurando a potência da placa.

1 minuto atrás, Tiberio disse:

Fonte inadequada, baixa qualidade e projeto ultrapassado ainda com regulação em grupo, pegaria pelo menos uma CoolerMaster MWE v2 Bronze 450w que tem projeto moderno.

Então acha que a fonte pode estar segurando a potência do processador? A fonte é boa, é uma VS400....

Postado
5 minutos atrás, Gustavo Forrer Sizenando disse:

A fonte é boa, é uma VS400

Esse modelo VS da Corsair está longe de ser uma boa fonte, segundo o site Cultists Network na sua PSU Tier List, a Corsair VS está classificada como Tier D (usar apenas com o vídeo integrado), jamais deveria usar com uma placa dedicada, baixa qualidade e sofre com problemas de carga desbalanceada.

Postado
45 minutos atrás, Gustavo Forrer Sizenando disse:

mas não deveria estar tão instável o sistema..... Não consegui jogar Warzone 2.0 por exemplo....

Quais outros jogos que notou isto? Warzone 2.0 não é um exemplo válido hoje...

Qual seria sua antiga placa de vídeo? Houve aumento de desempenho, queda, manteve os mesmos FPS?

Postado
3 minutos atrás, Lost Byte disse:

Quais outros jogos que notou isto? Warzone 2.0 não é um exemplo válido hoje...

Qual seria sua antiga placa de vídeo? Houve aumento de desempenho, queda, manteve os mesmos FPS?

Pubg e Warzone a princípio pois são os únicos que joguei até agora.... Ele aumentou um pouco os FPS mas ficou meio instável, dando quedas.

11 minutos atrás, Tiberio disse:

Esse modelo VS da Corsair está longe de ser uma boa fonte, segundo o site Cultists Network na sua PSU Tier List, a Corsair VS está classificada como Tier D (usar apenas com o vídeo integrado), jamais deveria usar com uma placa dedicada, baixa qualidade e sofre com problemas de carga desbalanceada.

Caramba..... Não sabia dessa. Uma DeepCool DA600 80 Plus Bronze seria boa?

Postado

Independente da fonte ser boa ou não, esta muito claro que é o processador que não esta conseguindo empurrar a placa de vídeo! O fato do processador não estar a 100% não quer dizer que ele não esteja gerando gargalo, por exemplo um Ryzen 5900x vai gerar gargalo numa RTX 4090 se voce jogar em 1080p, e muito provavelmente a utilização do 5900x não vai chegar perto dos 100%.

A RTX 2060 consome 165W, o seu processador deve consumir pouco mais de 100W, portanto o setup todo deve consumir algo próximo dos 300W. Isso não quer dizer que voce não precise trocar a fonte, como já disseram ela é uma fonte TIER D, mas não é pela falta de energia que voce esta tendo gargalo. Se faltasse energia a fonte iria desarmar e o computador desligar...

Postado
11 minutos atrás, Gustavo Forrer Sizenando disse:

Pubg e Warzone a princípio pois são os únicos que joguei até agora...

Quando eu usava um i7-4790 + GTX 1070 sempre que eu tentava jogar PUBG a experiência era ruim, cheio de quedas aleatórias, mas acho que é problema no jogo mesmo. Quanto a Warzone, a média de FPS era entre 45~90 dependendo do cenário envolvido.

1 hora atrás, Gustavo Forrer Sizenando disse:

nem o processador e nem a placa de vídeo batem 100%, processador fica em uma média de 50% a 80% de uso. Batendo no máximo esses 80%, enquanto a placa fica em média 40% de uso.

Mesmo um processador não sendo usado 100% pode indicar gargalo, pois nem todos os jogos utilizam todos os núcleos/threads, tornando o fator limitante então, a arquitetura e poder single thread do CPU.

Aconselho a fazer testes colocando diversos presets gráficos para ver se há algum escalonamento de uso da placa gráfica ou tentar uma configuração personaliza, como o vídeo abaixo, para tentar aliviar a situação.

• Amei 1
Postado
9 minutos atrás, Lost Byte disse:

Quando eu usava um i7-4790 + GTX 1070 sempre que eu tentava jogar PUBG a experiência era ruim, cheio de quedas aleatórias, mas acho que é problema no jogo mesmo. Quanto a Warzone, a média de FPS era entre 45~90 dependendo do cenário envolvido.

Mesmo um processador não sendo usado 100% pode indicar gargalo, pois nem todos os jogos utilizam todos os núcleos/threads, tornando o fator limitante então, a arquitetura e poder single thread do CPU.

Aconselho a fazer testes colocando diversos presets gráficos para ver se há algum escalonamento de uso da placa gráfica ou tentar uma configuração personaliza, como o vídeo abaixo, para tentar aliviar a situação.

Vou trocar a fonte de qualquer forma para evitar qualquer problema de má alimentação.... Mas esperava que resolvesse o B.O para não necessitar trocar todo o meu kit, mas acontece. Vou tentar mexer nas configurações para ver o que rola.

Postado
2 horas atrás, Gustavo Forrer Sizenando disse:

Mas por ele não bater 100%, teria "potência" sobrando para empurrar ela.... Não?
Entendo como gargalo se o processador bate 100% de uso e a placa de vídeo não, ou seja, está segurando a potência da placa.

Aquela medição é do núcleo em si.. Não leva em consideração, outras coisas no entorno dele, como cache, por exemplo.. O núcleo pode ter algo sobrando, mas não é "alimentado" em tempo hábil, pois o entorno dele, não dá conta.. Eu usava um Xeon 1230 V3 até o meio do ano, pouca coisa abaixo do seu 4770 e experimentava alguns gargalos, com uma RX 570..

Mais CPU Bound o jogo, mais essas CPUs antigas tendem a sofrer.. Jogos de mundo aberto são prato cheio pra isso..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...