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Ligação Motor trifásico com acionamento com pedaleira


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  • 10 meses depois...

Pessoal, gostaria de pedir o apoio de vocês. Preciso ligar esse motor trifásico (WEG W22), a um contator (circuito de comando - chave magnética de partida direta - BCP-M), relé térmico ou disjuntor motor, e uma pedaleira, conforme a demanda da Flávia. Vocês poderiam me ajudar como faço essa ligação? Em anexo vou deixar o modelo dos equipamentos que possuo... no caso, o contator seria a minha própria chave magnética, correto? O intuito é deixar o motor ligado no painel de comando mas somente fazê-lo funcionar assim que o pedal é ligado.

 

Em anexo deixo os modelos.

Pedaleira.jpg

Motor Trifásico WEG W22.jpg

BCP-M Chave Magnética de Partida Direta em caixa termoplática (1 sentido de rotação)[1].pdf

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@CaioZRD Se a chave for com retenção e quiser que trabalhe em paralelo como a @Flávia Pimentel queria, não funciona. Precisa ser ON/OFF conforme post #24.

7 horas atrás, CaioZRD disse:

no caso, o contator seria a minha própria chave magnética, correto?

Correto. Se for usar a do modelo do PDF, já vem montada. Basta selecionar o relé térmico e a contactora adequados ao motor. Essa montagem não é adequada se quer do mesmo jeito que a Flávia usou. Nesse caso, não use uma chave pronta. Monta em quadrinho de comando com DSJ ou DSJ motor (tanto faz), a contactora com relé térmico e uma botoeira de 2 posições (ON/OFF) e segue a dica do post #24. Ficará em paralelo sendo acionado pela pedaleira e/ou botoeira. Dá para por uns LEDs indicativos para motor ligado e relé desarmado, se quiser.

Repetindo: Com o esquema da chave com retenção NÃO FUNCIONA. Precisará adaptar uma botoeira. Agora, se a chave for do PDF for ON/OFF ai dá certo, pode usar ela.

  

7 horas atrás, CaioZRD disse:

O intuito é deixar o motor ligado no painel de comando mas somente fazê-lo funcionar assim que o pedal é ligado.

Nesse caso, se ao acionar a chave e não quer que o motor ligue, ai pode usar ela, só alterando o esquema. Daí fica assim:

 

1) Desconecta do borne B1 e leve para o comum da pedaleira;

2) Passa outro cabo do NA da pedaleira retornando para B1 da contactora.

 

Isso vai habilitar o liga/desliga somente pela pedaleira mantendo o sistema de retenção (ou selo como alguns chamam).

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  • 2 semanas depois...

Senhores, gostaria de pedir a ajuda de vocês sobre como eu faço pra ligar esse circuito de comando ao motor em conjunto com a pedaleira. Eu quero que quando eu aperte o on do comando ele habilite a pedaleira a ligar ou desligar motor. E que quando eu aperte o off do comando, a pedal fique incapacitado de acionar o motor. Nos anexos seguem as fotos dos materiais. 

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Sobre esse comentário:

 

Nesse caso, se ao acionar a chave e não quer que o motor ligue, ai pode usar ela, só alterando o esquema. Daí fica assim:

 

1) Desconecta do borne B1 e leve para o comum da pedaleira;

2) Passa outro cabo do NA da pedaleira retornando para B1 da contactora.

 

É recomendado que a pedaleira passe a realizar comando de força ligando a ela? Não seria mais adequado alimentar a pedaleira com outro disjuntor monofásico?

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4 horas atrás, CaioZRD disse:

É recomendado que a pedaleira passe a realizar comando de força ligando a ela?

NÃO! Em hipótese alguma! A pedaleira é comando e não força. Ela deverá acionar a contactora.

 

4 horas atrás, CaioZRD disse:

Não seria mais adequado alimentar a pedaleira com outro disjuntor monofásico?

Só se quiser ter um DSJ de proteção para COMANDO. Nesse caso, deve ser bem baixo de 2A ou 4A no máximo. Mas nessa circunstância é desnecessário.

 

3 horas atrás, CaioZRD disse:

possuem o esquema elétrico de um quadro de comando de uma câmera fria igual a esta?

Esse quadro é montado pela EOS e vendido pela Frigelar. A empresa de refrigeração colou o adesivo dela. Monto câmaras com esse modelo com freqüência e faço manutenção pelo menos umas 2 vezes por semana nesses quadros. Descreve o problema, a marca e o modelo do controlador (deve ser um TC900 se for de congelados ou MT512 se for resfriados) e informa qual é tensão, por favor? O trifásico é 220V ou 380V? É bem fácil de resolver. Esses quadrinhos são muito simplórios. Não tem relé de falta e inversão de fase.

 

Já de cara dá para ver que tem degelo elétrico por conta da 2ª contactora sem relé térmico. Provavelmente é uma câmara de congelados. Pela falta dos cabos no DSJ e contactoras, está remontando ou modificando algo?

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