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Ligação Motor trifásico com acionamento com pedaleira


Ir à solução Resolvido por Mega Blaster,

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Preciso realizar a ligação de um motor trifásico de 1,5CV com acionamento por pedal - quando o pedal estiver incapacitado o motor liga, a partir do momento que soltar o pedal o motor desliga, porém, com essa ligação que eu fiz ele aciona o motor mas não desliga.

O pedal tem:

NO, NC e COM

 

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Pela foto não entendi muita coisa. 

Mas ao que deu pra ver, você usou um contato de selo. 

Para esse caso não precisa, basta apenas uma ligação série entre os terminais NO e COM do pedal, os terminais 95 e 96 do relé térmico e A1 e A2 da bobina. 

Os terminal NC do pedal, o 13 e 14 do contator principal e o 97 e 98 do relé térmico ficam livres. 

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Em 16/12/2022 às 17:33, Flávia Pimentel disse:

um motor trifásico de 1,5CV com acionamento por pedal - quando o pedal estiver incapacitado o motor liga

Neste caso, assim que energizar o sistema, o motor liga, certo? Dica: coloque uma chave ou disjuntor ao alcance das mãos do operador. Instrua-o que só ligue a chave ao operar o sistema e com o pé na pedaleira. Pra ele saber/controlar o exato momento de acionamento.

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  • Membro VIP
Em 16/12/2022 às 17:33, Flávia Pimentel disse:

quando o pedal estiver incapacitado o motor liga, a partir do momento

Desc. alguém ficou confuso e claro, foi eu. Interpretei incapacitado como solto, ou sem pressionar.

2 horas atrás, Flávia Pimentel disse:

ligue o motor com os pés (pressionando a pedaleira)

 

2 horas atrás, Flávia Pimentel disse:

em paralelo com o liga/desliga do comando

Neste caso, basta colocar o n.o. e com. da pedaleira ...

2 horas atrás, Flávia Pimentel disse:

em paralelo com o liga/desliga do comando.

...

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Na pedaleira, use o contato NA. Aperta, fica NF e aciona contactora. Tira o pé, desliga. Então fica assim:

 

1) Fase saindo do NF do relé (95-96), vai para C (comum) da pedaleira. Saída de NA para A1 da contactora. A2 recebe neutro ou fase 2. É um sistema ON-OFF não tem retenção/selo. É imperativo ter um botão de emergência de soco para segurança. É uma ligação muito simples onde a pedaleira é simplesmente um interruptor.

 

Uma correção: No primeiro post, quando fala do pedal ficar INCAPACITADO, ele deve parar o motor. Incapacitar significa tirar o pé, logo, motor para.

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Fica mais fácil se postasse uma foto do sistema. Entretanto, nesse caso a saída da fase da pedaleira deve vir da botoeira para ficar em paralelo e não do relé de sobrecarga. A saída do relé deve ir para a botoeira. Um detalhe importante: se a botoeira trabalha com retenção, não vai funcionar. Precisa ser botão on-off e não pulsador.  Se precisar ser com retenção, vai precisar de um contator auxiliar. 

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@Mega Blaster Obrigada pela correção.

Não entendi muito bem: 

1) Fase saindo do NF do relé (95-96), vai para C (comum) da pedaleira. Saída de NA (da pedaleira?) para A1 da contactora. A2 recebe neutro ou fase 2. É um sistema ON-OFF não tem retenção/selo. É imperativo ter um botão de emergência de soco para segurança. É uma ligação muito simples onde a pedaleira é simplesmente um interruptor.

Nesse caso eu consigo usar a chabe liga/desliga em paralelo com a pedaleira?

Quando eu alimento o comum da pedaleira com a fase e ligo o NF (no 13 da contatora) eu consigo o resultado que quero com a pedaleira, entretanto, o LIGA / DESLIGA do painel de acionamento não funciona.

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Agora sim, é com retenção. Então faz assim:

Comum da pedaleira no comum da botoeira. NA da pedaleira em paralelo com A1 junto com o acionamento da botoeira. Entretanto, se ligar pela botoeira a pedaleira fica inerte. Se acionar pela pedaleira, o motor liga/desliga normalmente, sem interferência da botoeira. Não entendi a função do NF indicado na foto. No caso, deve vir a fase para o relé (95) e sai (96) para o comum da botoeira.

Pedaleira 1.jpg

 

Retorna o esquema de ligação original da botoeira que deve funcionar. Ou aciona pela botoeira ou pela pedaleira. @.if já tinha matado a charada!

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@Mega Blaster Ainda não entendi muito bem, hoje está assim:

Eu trago a alimentação da rede L1, L2 e L3 para a entrada do contator, o NA do botão de acionamento no 13 do contator e A1 jump com L2.
No relé eu tenho um jump do 14 e 96 onde estão o NF do botão de acionamento e o NF da pedaleira. A2 e 95 jump.
E a saída do contator vai para o motor trifásico.

Dessa maneira, pressionando a pedaleira o motor liga e quando solto a pedaleira o motor desliga, entretanto, não aciona via botão liga/desliga, somente com a pedaleira mesmo.


Eu havia colocado o NA da pedaleira no 13 do contator, o que permitia ligar e desligar o motor via botão e ligar com a pedaleira, mas o motor só desliga pressionando o botão.
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2 minutos atrás, Flávia Pimentel disse:

mas o motor só desliga pressionando o botão.

Isso acontece porque a botoeira trabalha com retenção. Não tem como trabalhar com a retenção na pedaleira. Consegue refazer a ligação original da botoeira?

 

Pelo esquema que fizeste, sua energia é trifásica 220V.

 

5 minutos atrás, Flávia Pimentel disse:

Ainda não entendi muito bem

Bom, a ideia é deixar a pedaleira em paralelo com com o botão LIGA da botoeira. Só isso. Manterá a botoeira ligando e desligando normalmente. Ao acionar a pedaleira acontecerá o mesmo. Porém, quando ligar pela botoeira, a pedaleira fica sem função. Volte a ligação original da botoeira. Coloque o comum onde indiquei na foto, bem como o retorno do NA no A1 da contactora. Não sei como explicar melhor.

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  • 3 semanas depois...
  • 5 semanas depois...

Não vai funcionar. Entenda, enquanto houver retenção pela chave da Weg, dessa forma não desliga quando tirar o pé da pedaleira. É necessário interromper a retenção para desligar e só a chave faz isso. É mais fácil transformar a chave em on/off, sem retenção. Aí funciona. Desmonta o acionamento da chave, adapta uma chave knob 2 posições com NA e liga em paralelo com a pedaleira. Aí funciona do jeito que deseja. Para fazer um circuito mantendo a retenção da chave, vai virar um ninho de rato de tanto fio. Não compensa e é mais custo. Mantém simples que funciona e não dá falhas.

 

PS.: Seu desenho apresenta erros. O contato 12 e 22 não ligam a nada. Também não precisa ligar as 3 fases. Na realidade precisa de uma contatora auxiliar e não uma de força para ligações paralelas ou em série.

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  • Solução

Desfaz tudo. Limpa todos os contatos. Começa do zero. Tira todos os fios de comando. Fase para 95 do relé. 96 do relé para 13 do knob. 14 do knob para A2. Fase para A1. Em paralelo, 13 do knob para comum da pedaleira. NA da pedaleira para A2. Tira todos os fios dos contatos da K1. Deixa só força. 

Imagem.jpg

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