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Boa tarde amigos,

 

Tenho uma Edifier e3100 a 13 anos a qual está ligada a um estabilizador por ela ser 120V e o apto que alugo ser 220v.

Nos últimos tempos o estabilizador tem disparado muito o relé e em pesquisas vi que isso poderia ser causado por solda fria caso não fosse um problema da rede elétrica do apto. Para conferir desmontei o estabilizador e algumas soldas estavam estranhas e refiz. Aproveitei e desmontei a Edifier e3100 para conferir como estava por dentro. Sou um pouco leigo no assunto e gostaria de algumas dicas sobre o estado da placa e a respeito dos componentes.

Na imagem abaixo, o componente apontado pela seta vermelha, que acredito que seja um resistor de fio(R601), parece que está com problema. Suspeito que ele está superaquecendo a ponto de ferver a cola(não sei o nome) próxima a ele. Parece que esquentou tanto que a cola escorreu pela placa.

Minhas dúvidas são:

1 Qual a função desse resistor R601 na placa?

2 O que um resistor desses faz numa placa de um sub2.1? Tem como saber isso ou somente com o projeto da caixa de som?

3 Ele esquentar dessa maneira é sinal de que tipo de problema? Relacionado ao que? Idade do equipamento, sobretensão, etc?

4 Que tipo de problemas ele pode acarretar quando ele (resistor de fio) não esta funcionando adequadamente?

 

Obs.: Nenhum capacitor está estufado. Do outro lado as trilhas estão todas aparentemente boas. Qual outro tipo de inspeção visual posso fazer em uma pcb dessas?

Não sei identificar problemas visuais além de quando capacitores estão estufados. Alguma dica/orientação?
ed1.thumb.jpg.06ab1fa78dadd4dfa4d88dfd4ccf8477.jpged2.thumb.jpg.35f1f97957fcff201c94669685c9e482.jpg

 

 

Algumas explicações:

 

Sei que muitos desaconselham o uso do estabilizador, porém foi a única solução que encontrei para utilizar a caixa de som. Como ele rebaixa para 115V, é mais perto de 120V do que 127V. Aqui as vezes a tensão bate 223, 225V e com um transformador normal isso ficaria rebaixado por volta de 129V. Acredito que seja menos prejudicial utilizar com uma tensão mais baixa do que com uma tensão mais alta. Antes de morar nesse apto que estou, morava em outro que era 127V e ligava a caixa direto na tomada. La era bem estável, mas mesmo assim era maior que os 120V. Talvez o problema com o resistor tenha sido causado nessa época, utilizando o aparelho em uma tensão maior por muitos meses. Não sei se tem relação, se estiver falando besteira estão livres para me corrigir, por favor.

 

Uma solução seria converter essa Edifier para 220V. Vou posta uma foto da fonte/transformador(não sei qual o nome correto devo utilizar) interna. Devo procurar uma fonte genérica ou alguma especifica? Ou ir em uma eletrônica e ver se aumentam o numero de espiras da bobina para atingir os 220v?

 

ed3.jpg.588bf5186820091208aeb71affc5900a.jpg

 

Não sei por onde começar a pesquisar e tenho receio de procurar uma eletrônica antes de entender o problema e ser enganado. Eles podem exagerar na solução, cobrar muito caro, etc e não vou saber argumentar. Se alguém puder me direcionar e dar uma luz a respeito dos problemas ficaria grato. Não pretendo fazer tudo sozinho mas quero usar o problema como oportunidade de aprender sobre o assunto.

Vou passar o fim de semana lendo tentando encontrar alguma informação e tentar aprender sobre o assunto. Dicas e informações são muito bem vindos.

Peço desculpas aos colegas do fórum se utilizei algum termo errado.

 

 

Obrigado!

 

 

 

  • Membro VIP
Postado
38 minutos atrás, Cesar MF disse:

o estabilizador tem disparado muito o relé

O relé dispara pra tentar corrigir a tensão que cai ou sobe. Era uma vez um que ficava tec tec a cada nhec nhec (reversão) da máquina de lavar. Até que o relé pifou.

 

38 minutos atrás, Cesar MF disse:

Edifier e3100

Tive que googlar pra saber o que é. .. O resistor é dele ou do estabilizador? Tanto faz 😁... pois ele pode não ter a ver com o problema. Ah... é do ampl. 🙃

38 minutos atrás, Cesar MF disse:

1 Qual a função desse resistor R601 na placa?

2 O que um resistor desses faz numa placa de um sub2.1? Tem como saber isso ou somente com o projeto da caixa de som?

Pesquise esquema (seu projeto) e nos mostre

 

No seu caso ,um autotrafo 220/127 é o mais correto. Não deve causar dano ao seu precioso

  • Curtir 2
Postado
10 horas atrás, Cesar MF disse:

Uma solução seria converter essa Edifier para 220V. Vou posta uma foto da fonte/transformador(não sei qual o nome correto devo utilizar) interna. Devo procurar uma fonte genérica ou alguma especifica? Ou ir em uma eletrônica e ver se aumentam o numero de espiras da bobina para atingir os 220v?

O transformador aí da foto é um modelo bastante usado em eletrônicos, com saída de 12+12V e 1,25A. Esse valor quebrado na corrente, talvez não encontre com facilidade. Porém com corrente de 1,5 ou 2A se acha fácil e vai funcionar perfeitamente. Nesse caso tem que tomar cuidado com apenas o tamanho da peça, pois obviamente tem que caber dentro do aparelho. 

Além disso, os trafos vendidos no comércio são bivolt. Com direito a instalação daquelas chavinhas ou mesmo deixar fixo em 220V. 

 

 

  • Curtir 2
Postado
23 horas atrás, .if disse:

O relé dispara pra tentar corrigir a tensão que cai ou sobe. Era uma vez um que ficava tec tec a cada nhec nhec (reversão) da máquina de lavar. Até que o relé pifou.

 

Tive que googlar pra saber o que é. .. O resistor é dele ou do estabilizador? Tanto faz 😁... pois ele pode não ter a ver com o problema. Ah... é do ampl. 🙃

Pesquise esquema (seu projeto) e nos mostre

 

No seu caso ,um autotrafo 220/127 é o mais correto. Não deve causar dano ao seu precioso

Olá @.if, obrigado pela resposta!

Sim eu entendo que o relé dispara para corrigir a tensão, mas no meu caso ele disparava também quando estava em standby. Pesquisando eu vi que o problema poderia ser causado por solda fria. Pensando nessa possibilidade e excluindo a variação de tensão foi que eu pensei em olhar as trilhas e refazer as soldas. Depois que fiz isso, até o momento não ocorreu mais nenhum disparo do relé. As vezes resolveu ou as vezes foi coincidência. Como era muito aleatório, vou aguardar mais um dias antes de ter uma opinião. Não sei se a solda fria faz sentido do ponto de vista acadêmico, eu apenas segui o empírico de alguns vídeos.
Aqui quando é tensão que varia, além do relé disparar, a luz da aquelas piscadas e alarmes de vizinhos costumam disparar. Mas quando isso não acontece e o relé dispara sozinho, fico em duvida se é tensão variando.

Sobre usar um autotrafo 220/127 eu fico com receio porque a tensão aqui as vezes oscila ate 225V(ou possivelmente até mais). então esses 15 volts a mais não prejudicaria o aparelho que é 120?
Eu já li a respeito da problemática do estabilizador, a questão de harmônicos que injeta na rede(que apesar de não entender muito sei que é muito prejudicial aos aparelhos), porém ele não tinha esse costume de disparar, era raríssimo. Com isso eu ia adiando a solução mais adequada.

Mas enfim, se eu não conseguir mudar a caixa de som internamente, vou buscar um autotrafo. Precisa der uma margem de segurança na potencia? O consumo da caixa é de 40w, sera que um autotrafo de 50w é tranquilo? Tem recomendação de marca ou tanto faz?


Desculpe por não explicar melhor o que é a Edifier E3100. É um conjunto de som 2.1, vou postar as especificações completas:

 

Edifier E3100 Specifications
- Power output: RMS 8Wx2+12W(THD=10%)
- Signal-to-Noise Rate (Amplifier): >=85dBA
- Input Impedance:10Kohm
- Input Sensitive: 450mv
- Frequency Response: 48-20k Hz
- Bass driver unit: 5" Woofer with heat treated paper voice coil(131 mm) Magnetically Shielded
- Midrange Driver: 3" Midrange with heat treated paper voice coil(78 mm) Magnetically Shielded
- Tweeter: 3/4" PV membrane dome Tweeter, Magnetically Shielded
- Consumo: 40W

 

O Resistor da foto é da placa do amplificador, é da caixa do subwoofer.
No estabilizador estava tudo ok com os componentes.

Quando você diz que o problema não tem nada a ver com o resistor, a qual problema você se refere? Se for sobre o disparo do relé, sim eu entendo que não tem a ver. O que indaguei sobre o resistor é se o estado em que ele estava poderia acarretar outros problemas na placa do amplificador e por qual motivo ele estaria superaquecendo. Talvez ter falado das duas coisas ficou confuso.

Eu só descobri que o resistor estava daquele jeito na foto porque depois de abrir o estabilizador para inspeciona-lo eu pensei "porque não abrir o subwoofer e ver como está por dentro?".

 

Amigo, obrigado pela dica do projeto. Não sabia que chamava "esquema". Li sua postagem ontem e procurei na internet por combinações de "schematic circuit" e "e3100" e não encontrei nada. Na placa do amplificador consta o modelo "R211_V3B 010320"

r211.jpg.504577072e8a1f3c34d7dffe8a9dbccf.jpg

que também não encontrei nenhum esquema. Pelo google não encontrei. Existe algum site que tenha banco de dados de esquemas para consultar? Em ultimo caso vou mandar um email para o fabricante e depender da boa vontade deles.


A única coisa que encontrei foi sobre a venda desse amplificador em um site russo onde tem 3 fotos dele mas nada sobre o esquema. Não sei se ajuda mas segue o link:

https://online.edifier.com.ua/product/glavnaya-plata-usilitelej-r231-r301-r303-r401-e3100-m1310/

 

1403216371_r211_v3b_amp-1024x8491.thumb.jpg.fb4d6238c9b288d4c3f5f7733921fd9e.jpg169814213_r211_v3b_amp_-1024x7542.thumb.jpg.26ccc0f4949b77ead2efc2f9c1cffa94.jpg1509953195_r211_v3b_amp_12.jpg.8b9a733d647ce3c93e56d27aa412e4bc.jpg

 

 

 

13 horas atrás, Renato.88 disse:

O transformador aí da foto é um modelo bastante usado em eletrônicos, com saída de 12+12V e 1,25A. Esse valor quebrado na corrente, talvez não encontre com facilidade. Porém com corrente de 1,5 ou 2A se acha fácil e vai funcionar perfeitamente. Nesse caso tem que tomar cuidado com apenas o tamanho da peça, pois obviamente tem que caber dentro do aparelho. 

Além disso, os trafos vendidos no comércio são bivolt. Com direito a instalação daquelas chavinhas ou mesmo deixar fixo em 220V. 

 

 

Olá @Renato.88, obrigado pela resposta!

Fornecer uma corrente maior pode acarretar que tipo de problemas a longo prazo? Estou perguntando por curiosidade e para aprender melhor. Entendo que sem outras alternativas vai ter que ser isso mesmo se eu quiser mudar a tensão. Você teria alguns modelos para me fornecer de exemplo para que eu pudesse pesquisar outros? Digo, eu devo buscar por algum código ou simplesmente "transformador 12+12 1,5A 220V" por exemplo? Sera que encontro algum daqueles que é bivolt automático que cobre de 100 a te 240V? Seria ótimo um range desse. Por fim, poderia me explicar o que esse 12+12? Ele fornece duas tensões de 12 V? No caso ele é um transformador de 24V então? Ou então se puder me fornecer algum material/link ou palavra chave do que eu pesquise para ler a respeito e não fazer perguntas muito básicas/bobas.

Postado
1 hora atrás, Cesar MF disse:

Fornecer uma corrente maior pode acarretar que tipo de problemas a longo prazo?

Sendo um trafo de por exemplo 1,5A significa que ele pode fornecer essa corrente sem problemas à ele próprio. 

Mas não significa que ele realmente vá fornecer essa corrente ao seu amplificador. 

A corrente do amplificador varia, ela "dança" conforme a música. Se o som está mais alto vem mais corrente e vice-versa. 

Em elétrica, salvo algumas exceções de determinados componentes eletrônicos, a tensão é fixa e a corrente varia de acordo com o aparelho que estamos trabalhando. 

1 hora atrás, Cesar MF disse:

Por fim, poderia me explicar o que esse 12+12? Ele fornece duas tensões de 12 V? No caso ele é um transformador de 24V então?

Sim para as duas perguntas. 

Mas quando for comprar esse tipo de trafo, é importante informar que é do tipo 12+12V. 

Porque se falar que é de 24V virá somente com dois fios na saída e não vai servir. 

 

Veja um exemplo pra venda:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2601791463-transformador-para-fechadura-110220v-trafo-1212-x-15a-_JM

1 hora atrás, Cesar MF disse:

Sera que encontro algum daqueles que é bivolt automático que cobre de 100 a te 240V?

Aí seria uma fonte chaveada completa. 

Não tenho certeza se é possível adaptar uma dessas, aí teria que estudar o circuito do amplificador pra ver se é possível. 

  • Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, Renato.88 disse:

Sendo um trafo de por exemplo 1,5A significa que ele pode fornecer essa corrente sem problemas à ele próprio. 

Mas não significa que ele realmente vá fornecer essa corrente ao seu amplificador. 

A corrente do amplificador varia, ela "dança" conforme a música. Se o som está mais alto vem mais corrente e vice-versa. 

Em elétrica, salvo algumas exceções de determinados componentes eletrônicos, a tensão é fixa e a corrente varia de acordo com o aparelho que estamos trabalhando. 

Sim para as duas perguntas. 

Mas quando for comprar esse tipo de trafo, é importante informar que é do tipo 12+12V. 

Porque se falar que é de 24V virá somente com dois fios na saída e não vai servir. 

 

Veja um exemplo pra venda:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2601791463-transformador-para-fechadura-110220v-trafo-1212-x-15a-_JM

Aí seria uma fonte chaveada completa. 

Não tenho certeza se é possível adaptar uma dessas, aí teria que estudar o circuito do amplificador pra ver se é possível. 

 

Obrigado pelas explicações, ficou bem esclarecido. Estava lendo a respeito do assunto aqui agora e sua resposta serviu para confirmar e reforçar o aprendizado.

 

Sobre a fonte chaveada completa acho que vai aumentar a complexidade da resolução, ainda mais que não tenho o esquema do circuito do amplificador. Então vou ficar com a opção de deixar fixo em 220V.


Uma outra coisa me chamou a atenção agora foi a potencia total. Como esse conjunto de caixas de som consome até 40W se o transformador tem apenas 12+12V e 1,25A? Nesse caso a potencia não teria que ser de no máximo 30W não?

Achei que tinha olhado errado mas conferi no site do fabricante, na versão nacional e internacional, e está descrito 40W mesmo.

Como funciona isso?

 

cons40.jpg.d8a07ac546c754a4a68825aeb0a3d0e3.jpg

fonte: https://web.archive.org/web/20220525195012/https://edifier.com.br/caixa-de-som-28w-rms-e3100-edifier-2-1-110v-led-azul.html

 

 

Postado
9 minutos atrás, Cesar MF disse:

Como funciona isso?

Quando se trata da potência total colocam uma série de fatores que podem gerar perdas ao equipamento e consequentemente mais consumo. 

E tem também os fabricantes que mentem o valor de potência na cara dura mesmo.

Nesse caso até achei o valor honesto, pois diz ali 28W rms. Esse é o valor consumido somente pelos alto falantes. 

Sobra mais 2W para o restante do circuito e os 10 que sobram, aí sim são as perdas. 

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Postado
19 minutos atrás, Renato.88 disse:

Quando se trata da potência total colocam uma série de fatores que podem gerar perdas ao equipamento e consequentemente mais consumo. 

E tem também os fabricantes que mentem o valor de potência na cara dura mesmo.

Nesse caso até achei o valor honesto, pois diz ali 28W rms. Esse é o valor consumido somente pelos alto falantes. 

Sobra mais 2W para o restante do circuito e os 10 que sobram, aí sim são as perdas. 

Mas se entram só 30W, como o sistema perde esses outros 10W? De onde eles vem?

 

Outra dúvida que estou tendo aqui, é se o transformador novo precisa de algum isolamento para não interferir no amplificador(causando chiado/ruído). Existe isso? Precisa? O que pode ser feito? Ou não tem nada a ver? Estou lendo sobre essas coisas de eletrônica de áudio e muitas vezes ficam falando de isolamento dos componentes ai lembrei disso agora. Se estiver falando bobagem, peço que releve😅. Obrigado!

Postado
11 minutos atrás, Cesar MF disse:

Mas se entram só 30W, como o sistema perde esses outros 10W? De onde eles vem?

 

Os aquecimentos. O próprio transformador pode esquentar e perder esses 10W, tem também o aquecimento dos circuitos do amplificador. 

De qualquer forma é uma parte da energia elétrica que está sendo desperdiçada. 

13 minutos atrás, Cesar MF disse:

Outra dúvida que estou tendo aqui, é se o transformador novo precisa de algum isolamento para não interferir no amplificador(causando chiado/ruído). Existe isso? Precisa? O que pode ser feito? Ou não tem nada a ver?

O transformador novo será praticamente igual ao outro, com apenas os fios calculados pra funcionar em 220V. 

  • Curtir 1
Postado
Em 17/12/2022 às 19:16, .if disse:

Tive que googlar pra saber o que é. .. O resistor é dele ou do estabilizador? Tanto faz 😁... pois ele pode não ter a ver com o problema. Ah... é do ampl. 🙃

Pesquise esquema (seu projeto) e nos mostre

 

 

@.if Consegui o diagrama de circuito esquemático! 😁Teria como você dar uma olhada por gentileza? Vlwww

 

E3100.pdf

Postado
10 minutos atrás, Renato.88 disse:

@Cesar MF o resistor que esquenta serve somente pra acender o led indicador e nada mais. 

 

Eu pensando que era algo sério e que ia dar trabalho rsrsrs. Menos mal!

 

Aproveitando o tópico e o esquema, lembrei de um fato curioso. Na época que comprei essa caixa, ela tinha um chiado mesmo com tudo mudo que hora vinha hora sumia. Em um fórum em espanhol, havia uma sugestão de cortar 2 componentes(capacitores cerâmicos formato disco, iguais os marcados em verde na foto). Como eu não aguentava mais a chiadeira eu liguei o ***** e cortei(onde está circulado de vermelho, C103 e C104). E não é que parou? Na época não tinha ideia do que estava fazendo e se iria estragar ou não, mas como estava muito frustrado resolvi fazer. Agora, anos depois e de posse desse esquema, lembrei disso e fiquei curioso. Da pra saber qual era a função deles no amplificador e porque tê-los cortado solucionou o problema?

 

ausentes.thumb.jpg.4a9536c582f50946b6993762f374b7f9.jpg

 

Postado
45 minutos atrás, Cesar MF disse:

Da pra saber qual era a função deles no amplificador e porque tê-los cortado solucionou o problema?

Estão apenas como filtros de áudio. 

Eles junto com os resistores são como se fossem um controle de tonalidade fixo. 

Tirou-se os capacitores e agora o som passa normal. 

Quando ao chiado eu não sei explicar nem por que tinha e nem porque sumiu. 

  • Curtir 1

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