Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu processador atual é um Xeon E3 1270 V2, configurações equivalentes ao i7 3770.

Comprei uma RTX 3070 recentemente, estou fazendo um upgrade geral para acompanhar a placa de vídeo, com as seguintes peças já adquiridas:

Ryzen 5 5500

placa-mãe Gigabyte b450m DS3H

RAM 16 (2x8) Gb XPG Gaming.

Acontece que ví alguns testes e a mão tá coçando pra pegar um Ryzen 9 5950x...

Caso eu compre o R9, será que essa placa-mãe vai dar conta do recado?

Postado
1 hora atrás, Vinicius Svolinski disse:

Essa placa-mãe se não me engano tem dissipador nos VRM's né? 

Não tem, a A520M DS3H é uma versão capada da A520M Aorus Elite - que tem dissipador no VRM(Vcore); até tem a furação para prender um dissipador.

O VRM é 5+3 fases e 75 amperes, vai faltar para 5800X, 5800X3D, 5900X, 5950X principalmente se o usuário inventar de ativar PBO.

@madclocker

Para estes CPUs 5800X, 5900X, 5950X - que tem péssimo custo benéfico para jogos; compre:

ASUS TUF B550M-Plus

MSI MAG B550M Mortar

MSI MAG B550 Tomahawk

Gigabyte B550M Aorus PRO-P

Postado
4 horas atrás, 1lokos disse:

Não tem, a A520M DS3H é uma versão capada da A520M Aorus Elite - que tem dissipador no VRM(Vcore); até tem a furação para prender um dissipador.

O VRM é 5+3 fases e 75 amperes, vai faltar para 5800X, 5800X3D, 5900X, 5950X principalmente se o usuário inventar de ativar PBO.

@madclocker

Para estes CPUs 5800X, 5900X, 5950X - que tem péssimo custo benéfico para jogos; compre:

ASUS TUF B550M-Plus

MSI MAG B550M Mortar

MSI MAG B550 Tomahawk

Gigabyte B550M Aorus PRO-P

Com relação ao c/b, concordo. Bem provável que eu não note diferença nenhuma, até mesmo em relação ao meu Xeon atual. Já estou preparado mentalmente para isso.

Seria só uma atitude de entusiasta mesmo. Estou apenas analisando... Se tiver que trocar a placa-mãe, não vou mexer com isso.

Aproveitando a oportunidade, tenho visto o pessoal comentando muito sobre VRM e dissipadores e fases... São questões que na última vez q montei um PC, ou seja, 2013, simplesmente não existiam, embora existissem processadores com TDP de 105w...

Por que isso está tão em evidência atualmente? O que mudou nos processadores que nos leva a observar esse componente da placa?

Postado

Na minha opinião hoje se observa mais esse componente porque existem diversos modelos de processadores com cargas e potências diferentes do mesmo socket (ex:Ryzen 3 2200g e Ryzen 7 5800x3d são do mesmo socket), e também tem a questão da alimentação da placa-mãe (4 pinos ou 8 pinos por exemplo), como uma a520 supriria a potência que um Ryzen 7 necessita? Ela esquentaria e provavelmente queimaria. Outro fator importante também seria a confiabilidade e a segurança de montar um kit que a placa-mãe supra a necessidade de todos os componentes, e, uma boa dissipação com certeza ajuda nisso, por isso existem também tantos modelos com especificações tão variadas, hoje em dia a variedade é tão grande que você enlouquece ao montar uma máquina...Opinião de uma pessoa que não conhece eletrônica mas sim os computadores, espero ter ajudado em algo!

@1lokos Na verdade a placa-mãe que ele cita no post tem sim dissipação de VRM

Modelo: Gigabyte B450M-DS3H e não A520 DS3H

image.png.77f4b3c427a88eb8b1cb71fe80d11a5b.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...