Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows Server 2019 - Ethernet Doesn't Have A Valid IP Configuration


Ir à solução Resolvido por jolao,

Posts recomendados

Boa noite pessoal.

 

Adquiri um hardware novo para utilizar como um servidor de arquivos. Conectei o cabo ethernet direto no roteador. O roteador está funcionando normalmente com meu celular e meu notebook.

 

Ao bootar a máquina com uma Live de Kali Linux, consigo navegar na internet normalmente pelo web browser nativo. Para descartar a possibilidade de ser hardware o problema.

 

Aí instalei o Windows Server 2019, com a iso diretamente baixada da microsoft. Ao iniciar a primeira vez, instalação limpa, a rede não está funcionando. O IP está dinâmico, porém o resolvedor de problemas do windows me diz "Ethernet Doesn't Have A Valid IP Configuration". Tentei setar IP fixo, de todas as maneiras que imaginei.

 

Pelo ipconfig vejo que quando dinâmico, o win não aparece o gateway padrão.

 

Quando defino estático, daí o troubleshooter acusa outro problema, relacionado ao IP, porém não me propõe solução.

 

Tentei desativei o firewall, nada.

 

Troquei o cabo de rede. Tentei conectar em dois routers diferentes que sei que estão funcionando. Nada.

 

Segui todos os tutoriais do google. Reiniciei router, modem, a própria máquina, nada resolve. Não consigo navegar na internet pelo win server de forma alguma.

 

Instalei o windows server 2016, iso direto da MS. Exatamente mesmo problema.

 

Instalei a iso do win server 2019 numa máquina virtual, e ao inicializar, a máquina está com acesso a rede normal desde o primeiro momento. Para descartar a possibilidade de ser a ISO.

 

Caso possam me ajudar, agradeço de antemão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jolao  O servidor é um desktop que montei.

 

windows server 2019 essentials evaluation edition recém instalado em um SSD, sem modificar nenhuma configuração.

placa-mãe  huananzhi bd4 x99

Processador intel xeon e5 2670 v3 2.3ghz

32gb de ram dd4 3200mhz

placa de rede integrada a placa-mãe Realtek PCIe GBE Family Controller

Driver version: 9.1.407.2015

 

Procurei por driver no google e no site da realtek e encontrei apenas esse site:

 

image.thumb.png.f80c11db19d06d7624bae3e357ba59f8.png

 

Como não tinha uma versão especificamente para win server 2019 tentei instalar "Win Server 2022 Auto Installation Program (NDIS)" e depois tentei a "Win8, Win8.1 and Server 2012 Auto Installation Program". Nenhum dos dois arquivos teve qualquer efeito no problema.

 

Pensando agora eu não desinstalei o driver que tava instalado antes de tentar instalar esses dois. Caso esse site é o correto e um desses dois arquivos seja o que eu deva tentar, posso tentar desinstalar o driver que o windows instalou no formatar, e tentar atualizar por esse. Ou esse site que encontrei não é os drivers para a placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Renato Bragato Junior Você chegou a tentar a instalar ou atualizar os driver direto do fabricante desse link aqui X99-BD4 V1.1MOTHERBOARD

se não, baixe e instale todos.

Se não; terá que procurar manualmente o driver de rede, e ou usa o everest/aida para ver o modelo certo da chip da rede.

se digitar "ethernet" no menu do Windows ele também ira mostrar o modelo exato

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja passei por uma situacao parecida, faz bastante tempo.

 

Com win 2003 srv instalado um optiplex dell, não subia rede de forma alguma e em outro lugar(empresa) funcionou normalmente era um desktop dell tbem…

 

teoricamente windows server não pode ser usado em desktop, como o lugar era pequeno usei o windows 7…


não fui atras para descobrir o motivo, deve ser alguma trava para não funcionar mesmo…

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jolao Opa, Grande jolao!! Deu certo.

 

Para ajudar os demais na posteridade: o que resolveu foi baixar e instalar o "X99-BD4Network Card Driver" pelo link que o @jolao passou, que leva aos drivers da placa-mãe huananzhi.

 

Ao instalar este driver apenas, funcionou na hora. Sem precisar reiniciar, desinstalar nada. Era apenas o driver desatualizado. Eu que não havia encontrado esse site sozinho.

 

Caro @thiago.jj consegui rodar o win server no desktop aqui. E, após seu comentário, dei uma pesquisada e uma série de foruns confirmam que dá sim para usar o win server no desktop como qualquer outro. Mas agradeço seu apoio. Espero que com meu esclarecimento acima, não passemos mais por essa dificuldade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que ótimo! Pode ter sido azar meu tbem

 

ja instalei server em desktop dell e pc montado com processador comum de desktop… realmente não sei o que houve, na epoca tentei atualizar drivers tbem e nada funcionou….

 

diferente de hoje, naquela epoca o windows não reconhecia o driver e precisava baixar manualmente.

 

O win server não era oficial, como o lugar era pequeno a coisa mais rapida foi deixar com windows pro mesmo…

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thiago.jj da para instalar sim, apesar de não ser as melhores praticas, mas funciona bem em alguns desktops...

e dependendo da placa-mãe, ate tem suporte há alguns Servers/raid.

tenho uns cliente com esse cenários, rodando com VM/ADDS/ADFS tudo funcionando 🙏

@Renato Bragato Junior que bom que funcionou, bora promover esse adds ai.. e vai se so alegria...🤣😂

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!