Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Pepse  Não é melhor ne qual sentido? Especificações? Duração e qualidade dos componentes?

Você sabe me dizer o input lag desses monitores? Vi um vídeo no youtube dizem que para jogos competitivos como Apex, CS etc  é mais importante o input lag do que o tempo de respostas....daí minha pergunta.

Postado
1 hora atrás, Roberth R. Garci4 disse:

Não é melhor ne qual sentido? Especificações? Duração e qualidade dos componentes?

Qualidade, duração e especificações. Exatamente.

Você sabe me dizer o input lag desses monitores? Vi um vídeo no youtube dizem que para jogos competitivos como Apex, CS etc  é mais importante o input lag do que o tempo de respostas....daí minha pergunta.

Input Lag em monitores basicamente não existe, é uma falácia. O que melhora o seu desempenho é acreditar que o tempo de resposta diminuiu. E o Input Lag se dá por conta de falta de aterramento ou pelo USB que é mais lento que a porta PS/2.

• Curtir 1
Postado

@Pepse Então na sua opinião é tempo de resposta  é mais importante que o input lag do monitor nos jogos competitivos? O vídeo que eu vi está errado e devo descosiderar o imputlag e sim o tempo de resposta juntamente com a taxa de atualização do monitor ?

obrigado

Postado
23 minutos atrás, Roberth R. Garci4 disse:

@Pepse Então na sua opinião é tempo de resposta  é mais importante que o input lag do monitor nos jogos competitivos? O vídeo que eu vi está errado e devo descosiderar o imputlag e sim o tempo de resposta juntamente com a taxa de atualização do monitor ?

obrigado

Sinceramente não leve em consideração nada disso. Não importa se o tempo de resposta é maior ou menor, durante a gameplay o teu desempenho será o mesmo. O que você precisa se importar mesmo é na qualidade de imagem e na durabilidade, isso sim que faz diferença. Input Lag é um problema que aparece com FPS baixo (abaixo de 60), ou com problemas no seu computador.

Postado
agora, Roberth R. Garci4 disse:

@Pepse Em jogos competitivos o pessoal fala que faz diferença sim... você roda algum game fps?

Todos. CS, Valorant, Battlefield, COD, etc. Se isso fosse realmente importante os pro-players não jogariam com USB, estariam jogando com o PS/2. A maior preocupação que você precisa ter é em relação ao frame-time, ele precisa estar abaixo dos 30 Ms pra que você tenha uma boa gameplay.

Isso do tempo de resposta é uma invenção do marketing, pra ser exato, da Razer a um tempo atrás.

Citação

A diferença de tempo de resposta total é perceptível, porém é tão baixa perante o próprio tempo de reação humana que não faz diferença em jogos em tua performance a menos que seja um jogo de ritmo onde é programada a memória muscular e quanto mais consistente, melhor teu corpo vai acostumar a prever quando ativar o comando, mas dentre teclados, até incluindo de membrana como o Apple Magic que é mais rápido que a maioria dos mecânicos, e até mesmo o humilde Logitech K120, que chega a ser 20ms mais rápido que um Eastern Times i500, fabricado pela empresa dona do grupo Redragon e certamente usando as mesmas controladoras de muitos deles, a diferença maior ficaria no próprio computador, pelo tempo em que ele pede para o teclado enviar o estado da matriz e o tempo para processar.
O ponto é, a tua performance em jogos fora de jogos de ritmo, se tiver alguma melhora, vai ser pelo placebo de perceber um acionamento mais rápido e correlacionar com melhor performance, o que empolga mais e te leva a colocar mais empenho, não pelo equipamento conceder qualquer vantagem. Fosse tão crucial uma diferença assim em termos práticos, não haveriam jogadores profissionais usando qualquer teclado USB a muito tempo.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

É difícil recomendar qq um desses. Não fazem reviews especializados de todos os monitores. As vezes chamam de review, mas é só unboxing ou propaganda.

Dá só uma olhada no rtings.com pra você ter uma noção do que deve ser avaliado em um monitor.

Alguns monitores bons que vi são os LG Ultragear, e o AOC Hero. Sendo o Hero mais voltado pra jogos porque tem menos response time. A ASUS tb costuma ter excelentes monitores IPS pra jogos. Mas não encontrei review dos que vendem no Brasil.

Postado
1 hora atrás, Pepse disse:

Se isso fosse realmente importante os pro-players não jogariam com USB, estariam jogando com o PS/2.

Na verdade não vai fazer diferença entre os dois em rapidez.

• Curtir 2
Postado
34 minutos atrás, frosty6 disse:

Na verdade não vai fazer diferença entre os dois em rapidez.

Sim, mas se tempo de resposta fosse tudo isso que falam, o USB nunca seria usado em periféricos.

• Amei 1
Postado
2 minutos atrás, Pepse disse:

Sim, mas se tempo de resposta fosse tudo isso que falam, o USB nunca seria usado em periféricos.

Correto, isso é puro marketing.

• Curtir 1
Postado

@frosty6 @Pepse @rinshun Senhores, mas se eu não preciso olhar o imputlag, o tempo de resposta que vem pregado em todas as caixas e anúncios de monitores. E a taxa de atualização eu devo considerar ou não?

Assim, tanto faz um monitor pra jogar de 75 Hz quanto um de 144hz não vai fazer diferença? Monitor de escritório e gamer é tudo a mesma coisa? Então é tudo propaganda?

Postado
2 minutos atrás, Roberth R. Garci4 disse:

E a taxa de atualização eu devo considerar ou não?

Assim, tanto faz um monitor pra jogar de 75 Hz quanto um de 144hz não vai fazer diferença? Monitor de escritório e gamer é tudo a mesma coisa? Então é tudo propaganda?

Mais ou menos. Pra jogar eu prefiro um monitor de atualização mais alta, porque tudo fica mais fluído se o FPS estiver alto, é questão de conforto. A diferença dentre o monitor de escritório e o monitor gamer é que o monitor de escritório geralmente não possui o G-Sync e nem o Freesync (as vezes isso não procede, como os monitores da LG), mas em geral, qualidade da tela e etc, são tudo a mesma coisa sim. Mas bem, os monitores gamers são mais baratos que monitores de escritório de boa qualidade. Sendo assim, eu recomendo um LG 24GN600, monitores em IPS com 144 Hz no geral são as melhores opções. O AOC Hero é de má qualidade, não de tela, mas de durabilidade. Não sei dizer em relação aos outros monitores da AOC mas creio que tenham qualidade parecida. Os monitores da Acer são boas opções também, por mais que você possa ter Ghosting com alguns IPS deles.

• Obrigado 1
Postado

@frosty6 @Pepse @rinshun Senhores, mas se eu não preciso olhar o imputlag, o tempo de resposta que vem pregado em todas as caixas e anúncios de monitores. E a taxa de atualização eu devo considerar ou não?

Sobre a taxa de atualização não tem como mentir, então você deve sim considerá-la.

Input lag é diferente de response time. O que deixa a imagem borrada em movimento é o segundo.

Esse número que vem de 1ms GtG ou MPRT é balela. Só review especializado vai te dizer a verdade. Dá uma olhada no rtings.com. Lá eles mostram o verdadeiro response time.

Só é difícil comparar monitores com response time BOM@75Hz; ou RUIM@144hz

Existe muita diferença entre monitores que não conseguem ser representadas nas especificações nem em vídeos. Aí os fabricantes abusam da ingenuidade do consumidor.

Comparação de tempo de resposta ruim vs bom

Samsung Odyssey-g3-f27g35t

image.png.30c75ac86f37414b08c38ff53d7fbd83.png

AOC 24G2

image.png.19bbfc8c34deadcd26acf76caffd28c0.png

Gigabyte Aorus-fo48u-oled

image.png.1994ef5f86686c2c7d8043198db99a35.png

• Amei 1
Postado
2 horas atrás, Pepse disse:

Mais ou menos. Pra jogar eu prefiro um monitor de atualização mais alta, porque tudo fica mais fluído se o FPS estiver alto, é questão de conforto. A diferença dentre o monitor de escritório e o monitor gamer é que o monitor de escritório geralmente não possui o G-Sync e nem o Freesync (as vezes isso não procede, como os monitores da LG), mas em geral, qualidade da tela e etc, são tudo a mesma coisa sim. Mas bem, os monitores gamers são mais baratos que monitores de escritório de boa qualidade. Sendo assim, eu recomendo um LG 24GN600, monitores em IPS com 144 Hz no geral são as melhores opções. O AOC Hero é de má qualidade, não de tela, mas de durabilidade. Não sei dizer em relação aos outros monitores da AOC mas creio que tenham qualidade parecida. Os monitores da Acer são boas opções também, por mais que você possa ter Ghosting com alguns IPS deles.

Também existem monitores profissionais, como os da Dell Ultrasharp e Professional que tem uma qualidade de imagem superior a os gamers, porém tem 8 á 4ms e tem 60hz.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

A linha "P" da Dell, supostamente "profissional", não é tudo isso. Tenho dois e são IPS comuns -- têm de bom as conexões, que são variadas, tendo VGA (esta parece que nos novos não vem mais, a conferir), USB 3.0 com HUB, HDMI e DisplayPort, coisa que não é comum em monitores mais simples.

Os Ultrasharp sim são para design, primam por mais fidelidade de cor e tal. Os Alienware são bem comentados, mas são gamers top, caros, e da última vez que vi era tudo TN.

Para design, nada bate a Ferrari dos monitores: EIZO. Ou as telas da Apple, claro...

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Marcos FRM disse:

A linha "P" da Dell, supostamente "profissional", não é tudo isso. Tenho dois e são IPS comuns -- têm de bom as conexões, que são variadas, tendo VGA (esta parece que nos novos não vem mais, a conferir), USB 3.0 com HUB, HDMI e DisplayPort, coisa que não é comum em monitores mais simples.

Os Ultrasharp sim são para design, primam por mais fidelidade de cor e tal. Os Alienware são bem comentados, mas são gamers top, caros, e da última vez que vi era tudo TN.

Para design, nada bate a Ferrari dos monitores: EIZO. Ou as telas da Apple, claro...

A linha "P" é a linha custo beneficio da Dell, logo não vai ser que nem a Ultrasharp, claro. Porém vai ter bem mais fidelidade que os "gamers" do mercado.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Marcos FRM disse:

Sem contar que a diferença do "Professional" e do "Ultrasharp", no olho é quase nenhuma (Claro que a qualidade de imagem é melhor, porém é mais marketing que isso), na parte técnica faz diferença. A linha "Ultrasharp" é focada na resolução que a maioria é acima dos 2K.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
6 horas atrás, frosty6 disse:

A linha "P" é a linha custo beneficio da Dell, logo não vai ser que nem a Ultrasharp, claro. Porém vai ter bem mais fidelidade que os "gamers" do mercado.

Não se iluda; os meus P2217H e P2419H não são melhores que modelos IPS simples da LG não... 🤷‍♂️ Tirando as conexões e a qualidade da construção, a imagem é feijão com arroz: nada demais.

Se você estiver comparando com algum gamer TN, sim, claro, pois esses painéis têm outro objetivo. Hoje, eu não compraria mais esses Dell "P". Ou compraria um Dell premium como o S2721DGF (QHD), ou algo mais simples da LG... 😞

• Curtir 1
Postado

@Haunter_ox

Amigo, você já comprou o monitor? Caso não, qual o valor que estaria disposto a investir?

Aos demais, entrando na questão do que considerar importante na hora da escolha, minha prioridade geralmente é na seguinte ordem:

Resolução > Hz > Tecnologia Freesync/Gsync > Polegadas > Tipo de painel (TN, VA, IPS) > Nível de ghosting

Após isto tem a questão de contraste, brilho, recursos como HDR etc, o que é algo difícil de se basear por especificação pois na prática pode haver uma gama enorme de variação em cada modelo de monitor.

O nível de ghosting meio que está relacionado aos termos "input lag" e "tempo de resposta", apesar deles serem usados de forma errada na maioria destes casos.

"Input lag" seria para descrever o atraso dos comandos e imagem até a tela, mas hoje qualquer monitor moderno está praticamente no mesmo nível até mesmo nos monitor com painel IPS.

"Tempo de resposta" é dado como o tempo de um pixel sair da cor preta para branca e voltar a cor preta. Neste caso alguns fabricantes usam tecnologias para disfarçar o real tempo de resposta, daí aparece o sub termo GTG (Gray To Gray, ou cinza para o cinza). Em teoria faz com que a tela gere um preto mais acinzentado, facilitando o tempo que leva para o pixel mudar de cor, mas na prática durante uma jogatina o jogador pouco vai notar ou se importar com esta alteração da cor preta.

Contudo, o tempo de reposta tente a eliminar o máximo possível de ghosting, que seria uma espécie de borrão ou efeito fantasma, causada pelo monitor não mudar de cor rapidamente, ocorrendo um "atraso", por isto os termos input lag e tempo de resposta são mencionados.

• Amei 1
Postado
Em 29/12/2022 às 06:48, Marcos FRM disse:

Não se iluda; os meus P2217H e P2419H não são melhores que modelos IPS simples da LG não... 🤷‍♂️ Tirando as conexões e a qualidade da construção, a imagem é feijão com arroz: nada demais.

Se você estiver comparando com algum gamer TN, sim, claro, pois esses painéis têm outro objetivo. Hoje, eu não compraria mais esses Dell "P". Ou compraria um Dell premium como o S2721DGF (QHD), ou algo mais simples da LG... 😞

Depende do que você for fazer, é jogar?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!