Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de processador ou placa-mãe primeiro?


Posts recomendados

E ai pessoal, tudo bom? Recentemente adquiri uma RTX 3060Ti e estou com um Ryzen 5 3600, porém em alguns jogos estou notando um pouco de gargalo do processador por ex: BF 2042, COD MW2 e Forza.

Estou pensando em fazer um upgrade para um Ryzen 5 5600, visto que, o 5600x não tem ganho suficiente pelo preço cobrado, porém também penso em fazer um upgrade para uma placa-mãe superior (uma TUF ou Aorus Elite) para poder realizar algum overclock e aguentar com esse processador por enquanto, qual opção seria mais viável? Visto que o ganho do 5600 para o 3600 é em média 20%.

Aproveitando o post, eu uso uma Fonte de 450w Cooler Master 80 Plus Bronze para esse setup, de alguma maneira isso implicaria em algo? Por estar quase no "limite"?

 

Config atual:

Proc: AMD Ryzen 5 3600

Cooler CPU: Cooler Master Hyper 212

placa-mãe: Gigabyte B450M DS3H

Placa de vídeo: RTX 3060Ti Zotac

16GB DDR4 3000MHZ

SSD NVMe 1TB Kingston

HD 1TB

Fonte: 450w Cooler Master 80 Plus Bronze

Gabinete NZXT H510 c/ 4 fans

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
7 minutos atrás, Vinicius Svolinski disse:

Aproveitando o post, eu uso uma Fonte de 450w Cooler Master 80 Plus Bronze para esse setup, de alguma maneira isso implicaria em algo? Por estar quase no "limite"?

O recomendando para uma 3060ti é de 650W. Eu diria que deve usar pelo menos uma de 550W se não for fazer overclock.

Se o processador 5600 é compatível com sua placa-mãe, diria pra trocar ele primeiro, se trocar a placa-mãe primeiro não vai ter um ganho de desempenho até trocar o processador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius Svolinski desde que seja uma boa fonte, sim. Sugiro a Corsair TX550M que está num ótimo preço na Kabum. Mas sua configuração ainda vai ter um consumo médio rondando os 300W, não chega a ser um problema para uma boa fonte de 450W. Só que essas placas de vídeo costumam ter alguns picos de energia momentâneos, o que exige uma resposta rápida da fonte, e uma do nível da TX550M lidaria melhor com esse comportamento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!