Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade no meu PC


Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Olá, pessoal. Estou procurando algumas opções para fazer um upgrade no meu PC. Atualmente estou jogando jogos como: BF4 e Assassin's Creed Valhalla. O ponto é, eu jogo tranquilamente BF4 sem nenhum problema, a questão é no AC Valhalla. Tive o mesmo problema com AC Origins e AC Odssey, onde o jogo passa por um lag momentâneo, penso que isso tem a ver com o FPS pois ocorre queda drástica em determinadas regiões do jogo. Eu tenho ciência que o meu PC precisa de mais de 8GB de RAM para rodar um jogo desse nível mais tranquilo carregando as informações sem problemas. A questão real é: Se eu colocar mais uma memória RAM esses problemas para carregar informações no jogo acaba? Se isso não ocorrer, será preciso realizar um upgrade em alguns hardwares (Placa de vídeo e Processador).

 

As especificações do meu computador são:

placa-mãe: Placa-Mãe ASUS Prime B450M Gaming/BR, AMD AM4

Fonte: Fonte Aerocool ATX 600W 80 Plus Bronze Full Range

Placa de vídeo: Placa de vídeo ASRock Phantom Gaming D Radeon RX570 4G

Memora RAM: Memória HyperX Fury, 8GB, 2666MHz, DDR4

Processador: Processador AMD Ryzen 3 3200G, Cache 4MB, 3.6GHz (4GHz Max Turbo)

 

Seguindo essas informações que deixei acima, será viável (caso o problema não seja resolvido com outra memória RAM) eu fazer upgrade da minha placa de vídeo para (Placa de Vídeo RX 580 PowerColor Red Dragon AMD Radeon, 8GB GDDR5) e processador (Processador AMD Ryzen 7 5700G, 3.8GHz (4.6GHz Max Turbo), Cache 20MB, 8 Núcleos, 16 Threads, Vídeo Integrado, AM4 - 100-100000263BOX)?

 

Agradeço desde já as dicas e conselho de vocês!!!

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, VittuDimitri disse:

A questão real é: Se eu colocar mais uma memória RAM esses problemas para carregar informações no jogo acaba? Se isso não ocorrer, será preciso realizar um upgrade em alguns hardwares (Placa de vídeo e Processador).

Eh... não. Você tem um processador quad core sem SMT que tem IPC relativamente baixo, então vai sofrer em jogos mais pesados e paciência. No máximo você consegue dar uma aliviada com mais RAM e um OC nela para aumentar o desempenho do processador, mas mesmo isso não vai fazer milagre.

 

7 minutos atrás, VittuDimitri disse:

Seguindo essas informações que deixei acima, será viável (caso o problema não seja resolvido com outra memória RAM) eu fazer upgrade da minha placa de vídeo para (Placa de Vídeo RX 580 PowerColor Red Dragon AMD Radeon, 8GB GDDR5) e processador (Processador AMD Ryzen 7 5700G, 3.8GHz (4.6GHz Max Turbo), Cache 20MB, 8 Núcleos, 16 Threads, Vídeo Integrado, AM4 - 100-100000263BOX)?

De uma 570 para uma 580, nem faça o up. É melhor, sim, mas não vale a dor de cabeça; junte uma grana e já compre algo um pouco mais potente e menos velho.

 

Sobre o processador, o 5700g é furada. Suas opções são o 5600, que é o mais custo/benefício hoje em dia, ou o 5700x, que vai durar um pouco mais e é o limite do que você pode colocar no seu PC.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, baixa o MSI Afterburner e olha o que está sendo mais usado, se for sua placa de vídeo ou ram, vê qual vai estar em 100%.

Se tu não identificar, começa comprando uma memória RAM, porque é mais barato e se for a solução é ótimo.

F*da é comprar um processador e placa de vídeo novos e o problema ser algo tão baratinho (acho que independente da condição financeira ninguém quer gastar dinheiro à toa.)

5 minutos atrás, Imakuni disse:

Eh... não. Você tem um processador quad core sem SMT que tem IPC relativamente baixo, então vai sofrer em jogos mais pesados e paciência. No máximo você consegue dar uma aliviada com mais RAM e um OC nela para aumentar o desempenho do processador, mas mesmo isso não vai fazer milagre.

 

De uma 570 para uma 580, nem faça o up. É melhor, sim, mas não vale a dor de cabeça; junte uma grana e já compre algo um pouco mais potente e menos velho.

 

Sobre o processador, o 5700g é furada. Suas opções são o 5600, que é o mais custo/benefício hoje em dia, ou o 5700x, que vai durar um pouco mais e é o limite do que você pode colocar no seu PC.

Concordo com as palavras do amigo. da 570 pra 580 não vale a incomodação, por pouco mais pega uma 1660.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Imakuni disse:

Eh... não. Você tem um processador quad core sem SMT que tem IPC relativamente baixo, então vai sofrer em jogos mais pesados e paciência. No máximo você consegue dar uma aliviada com mais RAM e um OC nela para aumentar o desempenho do processador, mas mesmo isso não vai fazer milagre.

 

De uma 570 para uma 580, nem faça o up. É melhor, sim, mas não vale a dor de cabeça; junte uma grana e já compre algo um pouco mais potente e menos velho.

 

Sobre o processador, o 5700g é furada. Suas opções são o 5600, que é o mais custo/benefício hoje em dia, ou o 5700x, que vai durar um pouco mais e é o limite do que você pode colocar no seu PC.

Cara, isso acho que tu  ta equivocado, o custo beneficio do 5600 é absurdamente superior ao 5700x.  A diferença real é minima em jogos pesados, mesmo em FHD o 5600 leva de boa até uma 3080 ti, claro que, em jogos com altas taxas de fps, como cs go, valorant, etc.. ele prioriza a velocidade dos clock, e não tanto os núcleos, então o 5700x ganha bastante fps em comparação ao 5600, mas em cyberpunk, horizon zero down, etc.. a diferença é de menos de 3%, é ridicula  pela diff de preço entres os dois.

4 minutos atrás, Loader105x disse:

Cara, isso acho que tu  ta equivocado, o custo beneficio do 5600 é absurdamente superior ao 5700x.  A diferença real é minima em jogos pesados, mesmo em FHD o 5600 leva de boa até uma 3080 ti, claro que, em jogos com altas taxas de fps, como cs go, valorant, etc.. ele prioriza a velocidade dos clock, e não tanto os núcleos, então o 5700x ganha bastante fps em comparação ao 5600, mas em cyberpunk, horizon zero down, etc.. a diferença é de menos de 3%, é ridicula  pela diff de preço entres os dois.

A construção do 5700, é a mesma do 5600 e 5600x, ela tem o TDP baixo, porém é 8 núcleos, ela esquenta muito mais que por exemplo, um 5600 ou 5600x, o  resultado : 5600 precisa de um gammax v2 no minimo, um 5600x um gammax v2 da conta, mas não é tão aconselhavel, já partindo pros scythe ninja ou um water cooler 120mm. e o 5700x ai sim no minimo, um scythe ninja pra segurar, e se quiser ter uma margem boa para o boost de clock funcionar bem e não limitar quando tiver com muito uso e consequentemente muito quente, ai é water cooler 240mm. no final, a diff´e de 400 reais em processador + uns 300 em cooler, 700 reais para cerca de 9% a mais de fps em jogos competitivos e 3 a mais em jogos pesados, sei la, não vale a pena ao meu ver.

 

@ImakuniMas esse 5700G é furada total, isso eu concordo 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Loader105x disse:

Cara, isso acho que tu  ta equivocado, o custo beneficio do 5600 é absurdamente superior ao 5700x.

...ué. Foi o que eu disse, o 5600 é o mais custo/benefício atual. E que o 5700x é pouca coisa melhor e consideravelmente mais caro, o que significa custo/benefício pior, mas ainda dá para justificar a compra.

 

5 minutos atrás, Loader105x disse:

A construção do 5700, é a mesma do 5600 e 5600x, ela tem o TDP baixo, porém é 8 núcleos, ela esquenta muito mais que por exemplo, um 5600 ou 5600x, o  resultado : 5600 precisa de um gammax v2 no minimo, um 5600x um gammax v2 da conta, mas não é tão aconselhavel, já partindo pros scythe ninja ou um water cooler 120mm. e o 5700x ai sim no minimo, um scythe ninja pra segurar, e se quiser ter uma margem boa para o boost de clock funcionar bem e não limitar quando tiver com muito uso e consequentemente muito quente, ai é water cooler 240mm. no final, a diff´e de 400 reais em processador + uns 300 em cooler, 700 reais para cerca de 9% a mais de fps em jogos competitivos e 3 a mais em jogos pesados, sei la, não vale a pena ao meu ver.

Oi?

 

Primeiro que TDP não importa, é uma medida completamente inútil. Não, sério, a forma como ele é "calculado" é colocando valores aleatórios em uma fórmula para fazer sair o número que a AMD quiser; e não, "energia consumida (ou dissipada)" não entra nessa fórmula.

 

Segundo, você falou de WC de 120mm. A única razão deles existirem é para situações mini-itx em que não tem espaço, aí realmente não tem saída. Mas fora isso, WC de 120 é furada. Ponto.

 

Terceiro, o 5700 consome mais energia sim, e a tendência é esquentar mais sim. Mas se por um lado que a diferença de desempenho é pouca, como nós dois concordamos, acredite se quiser: a diferença na temperatura é pouca também! Começa que o consumo não é tão maior assim, e ajuda também que a área gerada também é maior, o que ajuda o cooler. No fim das contas, não é uma diferença tão preocupante que você vá ter que pular para uma categoria de cooler diferente.

 

Quarto, o 5600 e o 5600x são o mesmo processador. O cooler que dá conta de um, dá conta do outro.

 

E por último, não precisa de cooler monstro para segurar o clock de boost. Um WC de 240mm ajuda, claro, mas não é necessário; o mesmo gammax 400 que segura o 5600, segura o 5700x também, com a única ressalva de que vai fazer um pouco mais de barulho. Mas só.

 

Em resumo, cuidado com a abobrinha. Eu até entendo um pouco de hardware para conseguir identificar esses problemas, mas o amigo que fez o tópico provavelmente não, então sempre dê uma boa pensada antes de postar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Imakuni disse:

...ué. Foi o que eu disse, o 5600 é o mais custo/benefício atual. E que o 5700x é pouca coisa melhor e consideravelmente mais caro, o que significa custo/benefício pior, mas ainda dá para justificar a compra.

 

Oi?

 

Primeiro que TDP não importa, é uma medida completamente inútil. Não, sério, a forma como ele é "calculado" é colocando valores aleatórios em uma fórmula para fazer sair o número que a AMD quiser; e não, "energia consumida (ou dissipada)" não entra nessa fórmula.

 

Segundo, você falou de WC de 120mm. A única razão deles existirem é para situações mini-itx em que não tem espaço, aí realmente não tem saída. Mas fora isso, WC de 120 é furada. Ponto.

 

Terceiro, o 5700 consome mais energia sim, e a tendência é esquentar mais sim. Mas se por um lado que a diferença de desempenho é pouca, como nós dois concordamos, acredite se quiser: a diferença na temperatura é pouca também! Começa que o consumo não é tão maior assim, e ajuda também que a área gerada também é maior, o que ajuda o cooler. No fim das contas, não é uma diferença tão preocupante que você vá ter que pular para uma categoria de cooler diferente.

 

Quarto, o 5600 e o 5600x são o mesmo processador. O cooler que dá conta de um, dá conta do outro.

 

E por último, não precisa de cooler monstro para segurar o clock de boost. Um WC de 240mm ajuda, claro, mas não é necessário; o mesmo gammax 400 que segura o 5600, segura o 5700x também, com a única ressalva de que vai fazer um pouco mais de barulho. Mas só.

 

Em resumo, cuidado com a abobrinha. Eu até entendo um pouco de hardware para conseguir identificar esses problemas, mas o amigo que fez o tópico provavelmente não, então sempre dê uma boa pensada antes de postar.

é.. acho que tu ta certo mesmo. mas o 5600 e o 5600x são o mesmo processador é só na teoria ne, é tipo dizer que a 3060 é a mesma que a 3060 ti, 3070 e 3070 ti por conta que equipam o mesmo chipset (GA104), são os mesmo processadores mas o 5600x tem um boost muito maior, consequentemente esquentando mais.

@Imakuni E desculpe amigo, não havia visto que tu tinha recomendado o 5600, li errado, erro meu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Loader105x disse:

mas o 5600 e o 5600x são o mesmo processador é só na teoria ne, é tipo dizer que a 3060 é a mesma que a 3060 ti, 3070 e 3070 ti por conta que equipam o mesmo chipset (GA104), são os mesmo processadores mas o 5600x tem um boost muito maior, consequentemente esquentando mais.

Essa sua analogia está completamente errada. Se fosse comparando o 5600 e o 5700x, beleza: ambos são baseados no mesmo chip com núcleos desabilitados, exatamente igual às placas de vídeo. Mas não é o caso entre o 5600 e o 5600x; aqui a comparação seria entre uma 3060 e outra 3060 com clock de fábrica marginalmente maior.

 

De novo, cuidado com a abobrinha.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Loader105x disse:

 ....em jogos com altas taxas de fps, como cs go, ... prioriza a velocidade dos clock, e não tanto os núcleos, então o 5700x ganha bastante fps em comparação ao 5600,

 

Clock base - turbo.

 

5600   - 3.5 - 4.4 GHz

5600X - 3.7 - 4.6 GHz

5700X - 3.4 - 4.6 GHz

 

Como o clock base do 5600X é maior e o turbo igual, no CS:GO o 5600X chega dar uns FPS a mais (<2%) que o 5700X, já o 5600 por ter 200MHz a menos nos dois clock fica uns 10% atrás. A vantagem do 5700X é  menor variação do FPS ente min <> max.

 

https://i.postimg.cc/sfNN6LYt/5600-Xx5700-X.jpg

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, 1lokos disse:

 

Clock base - turbo.

 

5600   - 3.5 - 4.4 GHz

5600X - 3.7 - 4.6 GHz

5700X - 3.4 - 4.6 GHz

 

Como o clock base do 5600X é maior e o turbo igual, no CS:GO o 5600X chega dar uns FPS a mais (<2%) que o 5700X, já o 5600 por ter 200MHz a menos nos dois clock fica uns 10% atrás. A vantagem do 5700X é  menor variação do FPS ente min <> max.

 

https://i.postimg.cc/sfNN6LYt/5600-Xx5700-X.jpg

 

 

 

 

Ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Realmente eu me perco nessas partes mais técnicas, entendo sobre como montar e tudo mais, porém sobre qual tem o maior desempenho me perco muito.


No resumo do que vocês falaram: O processador que será melhor custo/beneficio é o 5600 ou 5700x por ser "mais atual"???

Em 26/12/2022 às 16:55, Imakuni disse:

Sobre o processador, o 5700g é furada. Suas opções são o 5600, que é o mais custo/benefício hoje em dia, ou o 5700x, que vai durar um pouco mais e é o limite do que você pode colocar no seu PC.

 

Essa sua informação "é o limite do que você pode colocar no seu PC." Você refere ao que? Seria a placa-mãe que suporte somente até esse processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

31 minutos atrás, VittuDimitri disse:

Essa sua informação "é o limite do que você pode colocar no seu PC." Você refere ao que? Seria a placa-mãe que suporte somente até esse processador?

 

Sim, por limitação do VRM da ASUS Prime B450M, que é placa-mãe de entrada, pode até usar um Ryzen 5800X3D nela mas vai forçar o VRM.

 

E também no sentido do que vale a pena, do ponto de vista de jogos nenhum CPU AM4 acima do 5700X da ganho de FPS que justifique o custo. Até mesmo o 5800X3D - que é otimizado para jogos, dá poucos FPS a mais.

 

 

Neste comparativo o ganho do gráfico de cima em alguns jogos é mais devido a troca da VGA 3060 pela 3080.

 

Além disso, quando a "vida útil" do 5700X se "esgotar" daqui a alguns anos é bem provável que 5800X3D não fará mais sentido face as novas opções de CPU do mercado, então comprar placa-mãe mais cara agora só para garantir o "upgrade futuro" na plataforma AM4 é ilusão, para não dizer burrice.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

De novo, o 5600 tem ótimo desempenho e preço. Já o 5700x é um pouco melhor em desempenho, mas também custa mais. E aí você tem que decidir se quer um produto melhor (5700x) ou se prefere gastar menos (5600). Por bem ou mal, não dá para ter os dois.

 

Sobre o 5700x ser o limite, é por várias razões. Primeiro que sua placa não aguenta processadores com nais núcleos como o 5900x. Segundo que a AMD já mudou de soquete, então não vai ter nada mais lançando. E por fim, você até poderia colocar o 5800x3D, que seria ainda melhor que o 5700x, mas todo o resto do PC teria que sofrer sérios upgrades para ter alguma diferença, além de ser também muito mais caro, então eu nem considerei essa opção como boa ideia para o seu caso.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!