Ir ao conteúdo

Diferenças entre velocidade de navegação e velocidade de download

Ir à solução Resolvido por Alexsandro Krzj,

Posts recomendados

Postado

Sempre que eu faço o teste de velocidade em sites como speedtest entre outros, os valores mostrados batem com a velocidade contratada, mas quando eu efetivamente baixo algo da internet (usando o chrome ou algum outro programa para realizar o download)

essa mesma velocidade nunca passe de 10 Mb.

Eu até consigo perceber que as coisas baixam bem rápido, mas não vejo isso em números.

Tem algum parâmetro que os navegadores escondem ou estou esquecendo de algo e fazendo uma interpretação incorreta?

• Membro VIP
Postado

Você usa HD? Por que quando vou baixar jogos no HD, a internet baixa os dados mais rápido que o HD tem capacidade de "escrever". Então acaba parecendo que ela está lenta.

Mas pode ser alguma configuração que limita mesmo.

• Solução
Postado

Ok, eu acho que eu sei qual é o problema, eu vejo isso na Steam também, minha internet é 300 Megas (o que o próprio SpeedTest informa), mas quando vou baixar um jogo na Steam sem nada mais aberto que consuma internet, ele baixa de 34-37 MB/s. Isso acontece por uma diferença de Unidades, a Transferência de Dados normalmente é medida em MegaBits, enquanto o Armazenamento de Dados é medido em MegaBytes (os dois tem o mesmo termo "Mega" ou "MB"), quando você contrata a Internet ou vai medir sua velocidade, ela está sendo medida em MegaBits, e cada byte equivale à 8 bits, então para converter de bits para bytes basta dividir por 8, se fizermos o calculo:

300 MegasBits por Segundo / 8 = 37 MegaBytes por Segundo

Ou seja, é só uma diferença de unidades de medidas, apesar de algumas pessoas disserem que não faz sentido a medida em bits, mas no final essa medida ainda existe, talvez porque é mais fácil vender internet dizendo que tem 300 Megas do que 37 Megas.

9 minutos atrás, Pedroou disse:

Você usa HD? Por que quando vou baixar jogos no HD, a internet baixa os dados mais rápido que o HD tem capacidade de "escrever". Então acaba parecendo que ela está lenta.

Acredito que não seja esse o problema, eu tenho um bom SSD NVMe e acontece o mesmo.

• Curtir 2
Postado
45 minutos atrás, Pedroou disse:

SSD do tipo SATA

40 minutos atrás, Alexsandro Krzj disse:

Ok, eu acho que eu sei qual é o problema, eu vejo isso na Steam também, minha internet é 300 Megas (o que o próprio SpeedTest informa), mas quando vou baixar um jogo na Steam sem nada mais aberto que consuma internet, ele baixa de 34-37 MB/s. Isso acontece por uma diferença de Unidades, a Transferência de Dados normalmente é medida em MegaBits, enquanto o Armazenamento de Dados é medido em MegaBytes (os dois tem o mesmo termo "Mega" ou "MB"), quando você contrata a Internet ou vai medir sua velocidade, ela está sendo medida em MegaBits, e cada byte equivale à 8 bits, então para converter de bits para bytes basta dividir por 8, se fizermos o calculo:

300 MegasBits por Segundo / 8 = 37 MegaBytes por Segundo

Ou seja, é só uma diferença de unidades de medidas, apesar de algumas pessoas disserem que não faz sentido a medida em bits, mas no final essa medida ainda existe, talvez porque é mais fácil vender internet dizendo que tem 300 Megas do que 37 Megas.

Acredito que não seja esse o problema, eu tenho um bom SSD NVMe e acontece o mesmo.

Faz sentido, já imaginava que fosse algo do tipo, obrigado pelos esclarecimentos.

Só pode ser isso mesmo, não consigo ver/pensar em outra coisa.

• Curtir 1
Postado

Olá!@Julhiano

Tem essa diferença mesmo, da unidade de medida que o @Alexsandro Krzj @Alexsandro Krzj mencionou. Porém, os provedores podem fazer filtragem da conexão de acordo com o horário para não sobrecarregar muito a rede e assim vender planos com velocidade bem maiores para muita gente. Então eles priorizam determinado tipo de tráfego de acordo com uso da rede deles.

Dessa forma, sempre que você fizer o teste de velocidade em sites de teste tipo o speedteste, a velocidade quase sempre vai bater no contratado... mas o mesmo não acontece fácil quando baixa uma ISO do Windows, do Linux, um jogo, outros programas etc... nem sempre chegamos na velocidade contratada.

Soma-se a isso, ainda, a velocidade do servidor lá na outra ponta da onde baixamos arquivos. Porque não adianta termos 1gbps de conexão contratada e você baixar um joguinho de um servidor residencial do seu amigo e a velocidade de dele ser apenas de 10 mbps de upload.

No fim, a velocidade que baixamos depende desses fatores todos! Isso dificulta o entendimento e uma forma clara de medir se o provedor está ou não vendendo a velocidade contrata.

Em resumo pode ser:

• O famoso Traffic shaping 
  • falta de banda do servidor
  • Unidade de medida mostrada pelo seu pc, pelo programa do jogo, navegador etc. ( você pode estar vendo em MB/s (mega bytes por segundo)e não mb/s (mega bits por segundo). Os provedores vendem planos em Mega Bits por segundo tipo “Vivo 400 mbps” 400 mbps dividido por 8 = 50 MB/s.

Minha dica é usar o gerenciador de tarefas> desempenho> redes (Ethernet) para ver o tráfego real gerado pelo seu computador com a internet. Ali ele vai te mostrar em bits por segundo, como o seu provedor vende.

Mais sobre traffic-shaping: https://tecnoblog.net/responde/o-que-e-traffic-shaping/

@Pedroou Cara, sua internet tem que ser muita rápida para o HD limitar o que você está baixando  ou o HD tem que ser muito, mas muito lento! Qual o seu plano contratado? Aqui eu testei numa internet de 500mbps baixando uma ISO de um servidor que tem muita banda  e o HD não limitou! Ou seja, baixei 500mbps no HD e ele deu conta de escrever tranquilo e ficou entro 50 e 60%.

500 mbps / 8 = 62,5 MB/s. Me parece que qualquer HD atual de 7.200 rpm da conta de escrever 62,MB/s.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!