Ir ao conteúdo

LEDS continuam ligado após eu desligar o coputador

Ir à solução Resolvido por Andreas Karl,

Posts recomendados

Postado

ja fui na BIOS desabilitei os leds on when sleeping or turn off porém o led da frente permanece ligado, a fita led apaga porém a parte da frente continua ligada, alguém me da uma solução porque fica difícil dormir com tudo de led ligado

1533208531_WhatsAppImage2022-12-28at1_13_18AM.jpeg.0b4ba8e8f2a5faeceffd16e65102d112.jpeg1558197923_WhatsAppImage2022-12-28at1_13.18AM(1).jpeg.d2c496b2a01bdafde02a8f49c433d277.jpeg1575001105_WhatsAppImage2022-12-28at1_10_52AM.jpeg.60b4756b4ef72b9fa0d9a0ccc5a58fe4.jpeg1502789220_WhatsAppImage2022-12-28at1_10.52AM(1).jpeg.76040ea18bf59bb50e80085409d02a87.jpeg

Postado

Sem conhecer de que tipo de computador estamos falando, fica difícil opinar. 

Mas se tratando de:

1 hora atrás, Allanmo disse:

fica difícil dormir com tudo de led ligado

Eu simplesmente desligaria da tomada. 

• Solução
Postado

@Allanmo Bom, a primeira coisa que vem na cabeça é usar um relê pra desligar o que fica aceso kkk,  Confesso que nunca mexi em computador com Leds, quem tá ficando veio não liga pra isso rsrs. Mas se parte dos leds apaga é possível que quem montou o computador fez algo errado. Se tem opção de configuração dos Leds no setup provavelmente deve ter uma saída na placa-mãe pra eles e desconfio que esta saida obtém energia do 5 volts standby que é o fio roxo da fonte, que eu saiba é o unica saída das fontes atx que fica energizada com o computador desligado. E como pelo jeito tem dois conjuntos separados (ou mais), imagino que não tenha saída na placa-mãe pra ligar todos os conjuntos e pode ser que  quem montou deve ter ligado parte dos leds direto no fio roxo. Você mencionou uma fita de led. Normalmente elas são para 12 volts, cada pedaço da fita tem 3 leds que funcionam entre 2 e pouco mais de 3 volts dependendo da cor e são  ligados em série ( o que triplica a tensão total) junto com um resistor pra limitar a corrente e abaixar a tensão de 12 para algo entre 6 e 10 volts portanto com 5 volts elas nem acendem. Isso quer dizer que ou as fitas para computador tem outra ligação e são para 5 volts ou  a placa-mãe tem um conversor para 12 volts ou até saída da placa-mãe apenas comanda algum circuito no gabinete responsável pelos leds. Mais tarde vou ver se acho algo na internet ou no youtube pra tentar entender como é a ligação desse leds pra gabinete de desktop. 

Postado

@Andreas Karl mano a fita led é 5v

tudo sincroniza com a placa

eu conectei os fans argb e o gabinete argb tudo junto em um unico pino da placa-mãe, porém quando desliga o led do fan apaga e o do gabinete continua acesso

Postado

Bom@Allanmo , vamos por partes. Assisti alguns vídeos, é bastante informação, tem sistema RGB que é 12 volts e ARGB tambem escrito como A-RGB que é pra 5 volts, cabos spliter para ligar várias ventoinhas, cabos adaptadores, controladoras com diversas saídas pra leds RGB de um lado e diversas Fans do outro, controladores RGB que usam um controle remoto etc. As fans com ou sem  leds podem ser ligadas na saida para fans da placa-mãe para que ela possa controlar a velocidade e neste caso a velocidade altera o brilho dos Leds da Fan ou podem ser ligadas numa saída/ conexão  para alimentar HDs sata da fonte e vão funcionar na velocidade máxima. E é como você mencionou, desligou a Fan os leds dela apagam. Alguns sistemas de Leds são ligados numa saída específica da placa-mãe que é diferente dependendo do fabricante mas  também podem ser ligados numa saída sata da fonte. O último vídeo que eu assisti mostra um gabinete que tem um cabo para alimentar os leds sendo ligado justamente desse jeito, vai encaixado numa saída sata da fonte. Essa saidas SATA das fontes não tem energia quando o computador esta em standby portanto o que estiver ligado nelas tem que parar de funcionar, seja cooler, HD ou LED. Você mencionou que os leds estão ligados numa única saída da placa-mãe, não tem algum jeito de ligar eles numa saída Sata da fonte ? E se for fazer isso cuidado, quase todos os conectores pra computador são projetados para dificultar ligar invertido mas forçando um pouco alguns com mais folga acabam ligando errado mesmo assim, um dos caras dos vídeos queimou parte dos Leds de um cooler assim e eu já queimei uma HD.

Postado

entendi boa parte, então eu devo checar se é possível ligar a parte da frente num cabo de HD também junto com as fans? (os fans e o gabinete estão em um spliter 3pin 5v ligado na placa-mãe porém como você disse somente as fans estão conectadas na saida da fonte o led da frente ja não sei vou tentar trocar de lugar

Postado

Agora entendi bem a diferença entre o RGB e o A-RGB. Realmente o A-RGB tem que ser conectado numa saída compatível da placa-mãe. É um conector de 3 pinos digital que tem o +5, o Terra ou Ground e uma entrada de dados (que é o pino do meio) que vai enviar a informação de cor para cada um dos Leds da fita, assim, diferente do RGB que todos os leds da  fita inteira ficam da mesma cor (e usam um conector de 4 pinos) no A-RGB cada led pode ter uma cor diferente controlado por um programa específico pra isso, o conector é quase igual ao do RGB mas um dos dois "buracos" do meio não existe, é "tampado"

Hoje não vou poder ver mais detalhes, sou músico e daqui a pouco vou sair pra viajar e tocar até nem sei que hora, vou chegar em casa de madrugada podre kkk 

Por enquanto eu acredito que as Fans A-RGB são um pouco mais inteligentes e apagam os Leds quando não tem alimentação e a fita A-RGB não.  Pode ser que tenha uma configuração no Software para apagar a fita em caso do computador ir para Standby ou a informação de que o computador vai pra Standby é entendida pelas fans mas não pela fita.

Pode ser até que a placa-mãe tenha um "Jumper" de configuração para "puxar" o 5 volts para a conexão A-RGB da saída Standby da fonte (que figa ligada permanentemente enquanto a fonte está na tomada)  ou do 5 volts normal da fonte que desliga. 

Enfim, assim que eu sarar da minha podridão de chegar de madrugada vou  estudar como funciona certinho, por enquanto passa o fabricante e o modelo da sua placa-mãe.

Postado
Em 28/12/2022 às 10:14, Allanmo disse:

então eu faço isso atualmente mas fica meio chato porque a tomado não é um lugar de fácil acesso

Na traseira da fonte tem uma chave liga-desliga, enquanto não descobre o que está errado desliga ela que a papagaiada toda apaga. 😉                 

Qual a marca e modelo da placa-mãe, pode ser que tenha um conector exclusivo para fita de LED. 

E modelo do gabinete.

Postado
1 hora atrás, Andreas Karl disse:

Agora entendi bem a diferença entre o RGB e o A-RGB. Realmente o A-RGB tem que ser conectado numa saída compatível da placa-mãe. É um conector de 3 pinos digital que tem o +5, o Terra ou Ground e uma entrada de dados (que é o pino do meio) que vai enviar a informação de cor para cada um dos Leds da fita, assim, diferente do RGB que todos os leds da  fita inteira ficam da mesma cor (e usam um conector de 4 pinos) no A-RGB cada led pode ter uma cor diferente controlado por um programa específico pra isso, o conector é quase igual ao do RGB mas um dos dois "buracos" do meio não existe, é "tampado"

Hoje não vou poder ver mais detalhes, sou músico e daqui a pouco vou sair pra viajar e tocar até nem sei que hora, vou chegar em casa de madrugada podre kkk 

Por enquanto eu acredito que as Fans A-RGB são um pouco mais inteligentes e apagam os Leds quando não tem alimentação e a fita A-RGB não.  Pode ser que tenha uma configuração no Software para apagar a fita em caso do computador ir para Standby ou a informação de que o computador vai pra Standby é entendida pelas fans mas não pela fita.

Pode ser até que a placa-mãe tenha um "Jumper" de configuração para "puxar" o 5 volts para a conexão A-RGB da saída Standby da fonte (que figa ligada permanentemente enquanto a fonte está na tomada)  ou do 5 volts normal da fonte que desliga. 

Enfim, assim que eu sarar da minha podridão de chegar de madrugada vou  estudar como funciona certinho, por enquanto passa o fabricante e o modelo da sua placa-mãe.

B550M AORUS ELITE / GABINETE SUPERFRAME STORM

1 hora atrás, 1lokos disse:

Na traseira da fonte tem uma chave liga-desliga, enquanto não descobre o que está errado desliga ela que a papagaiada toda apaga. 😉                 

Qual a marca e modelo da placa-mãe, pode ser que tenha um conector exclusivo para fita de LED. 

E modelo do gabinete.

B550M AORUS ELITE / GABINETE SUPERFRAME STORM

Postado

Bom, a placa-mãe tem 2 conectores 5v endereçáveis (ARGB) o D_LED1 e D_LED2, que fazem a mesma coisa.

Como o problema esta nos LEDs do  "fundo infinito" testa com apenas o cabo dele ligado na placa-mãe.

Esse "fundo infinito" tem opção de ser ligado direto num Molex e nesse caso ser controlado pelo botão LED do gabinete, testa sem ligar na placa-mãe  para  ver de os LEDs desligam.

Se desligarem o erro esta na conexão destes LEDs com os LEDs das fans.

Ai no vídeo o cara fala a respeito, mas não mostra o funcionamento, mais na frente ele mostra um folheto de como deve ser a conexão dos fans.

Postado

mano tem esse molex porém quando eu conecto o argb na placa e a frente no molex o pc não da vídeo a placa de vídeo não sobe (porque eu preciso que estejam conectados na placa-mãe pra poder sincronizar todos os leds)

Postado

Não tem porque o PC não dar vídeo ao ligar uma mera fita de LEDs num Molex, esse troço do "fru fru" deve estar com alguma conexão invertida, ou a fonte é muito fraca...

Veja, você tem um problema, o jeito mais fácil de identificar é ir testando por partes, por isso sugeri o teste acima, ligando só com a fita de LED frontal - sem ligar os conectores ARGB dos fans. Se a fita de LEDs estiver funcionando como esperado, o problema esta em quando junta ela com os LEDs dos outros fans.

Considere levar numa assistência técnica competente, porque ficar mexendo ai sem saber o que esta fazendo pode acabar causando um curto e danificar algum hardware.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...