Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 3600 passando dos 90 graus durante jogos


Ir à solução Resolvido por pedro.moura,

Posts recomendados

Tenho esse processador já faz uns 2 anos, ele sempre esquentou muito, então eu sempre deixo a tampa do gabinete aberta quando vou jogar, e recentemente ele começou a passar dos 90 graus, eu já atualizei BIOS, atualizei chipset, troquei pasta térmica e já limpei o processador, recentemente eu descobri que nas opções de energia no painel de controle, se eu personalizar um plano de energia e colocar o gerenciamento de energia do processador em um estado de desempenho máximo de 99% em vez de 100%, a temperatura do processador diminui de 89-95 graus para 65-70 graus em certos jogos, mas o desempenho diminui um pouco em jogos, mas é uma diferença que não faz sentido se for para comparar com o tanto de temperatura diminuída, mesmo assim eu gostaria de poder jogar com o desempenho máximo padrão, sem overclock. eu uso o cooler padrão, mas não consigo acreditar que com o cooler padrão e a tampa aberta do gabinete ele atinja facilmente 95 graus em certos jogos.

vi que existe um software AMD: Edição Adrenalina, que faz com que remova e atualize os drivers do processador, mas vi muita gente reclamando que só causou problemas. alguém faz ideia do que pode estar acontecendo?

agradeço desde já.

 

PC: PRIME B450M-GAMING/BR, AMD Ryzen 5 3600, GeForce GTX 1070, memória RAM CORSAIR 2x8 2400mhz, fonte Thermaltake smart 600w. perdão pelo textão

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! O 3600 realmente atinge uma temperatura máxima de 95°, é um processador que de fato esquenta e esquenta muito, mas é sempre indicado investir em resfriamento pra que evite o desgaste do processador.

Minha indicação é comprar o cooler DeepCool Gammaxx 400 V2. Tenho um e ele realmente entrega bons resultados, sem contar que está numa ótima promoção agora. Ele fará uma diferença bacana.

É interessante também compreender que o gabinete tem uma grande importância na refrigeração do computador, a forma como ele é construído acaba influenciando no aquecimento. É interessante comprar gabinetes com frente em MESH e fans de boa qualidade para manter os componentes num bom estado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pedro.moura Opa salve irmão, tem certeza que um bom cooler já resolve o problema? eu sinto que esse processador está de alguma forma '' bugado '', porque eu tenho quase certeza que não era pra ele pegar 95 graus só por estar com o cooler de fábrica, o gabinete está aberto, tenho medo de comprar um cooler e o resultado ser o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Bruno PontinhosÉ pra ajudar a resolver. Mas se tem várias práticas que ajudam, não depende só do cooler (apesar dele ser o que mais vai fazer a diferença), depende do gabinete, se a ventilação dele é boa, se tem fans boas e etc.

Mas com certeza de todas as práticas que você pode fazer, essa é a principal e eu digo até fundamental, com certeza você sentirá a diferença.

 

Sobre estar "bugado", eu acredito não, porque pesquisando vi que realmente o seu processador atinge essa temperatura, é o esperado dele, então com certeza o cooler vai trazer resultados bons.

Uma coisa que pode estar influenciando também é a pasta térmica, que TALVEZ não seja de boa qualidade, mas isso é outro assunto.

De toda forma, eu indico muito a compra desse cooler. Eu comprei e realmente fez a diferença pro meu 5600, que é um processador que também esquenta bastante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou literalmente com o mesmo problema, se quiser saber mais fiz um post agorinha relatando.

não sei se compro um gammax 400 v2 ou um wc de 240 da cooler master ml240
meu r5 3600 chega a pegar 100 graus, isso desde quando comprei ele

foi montado pela pichau então imagino que é pra ta tudo ok, ja tentei de tudo pra diminuir a temperatura

a galera recomenda mt o gammax 400 v2 so q como ta EXTREMAMENTE QUENTE, tenho receio de economizar e n resolver meus problemas, apesar que ja vi testes que o ml240 ganha do gammax v2, ainda acho q um wc intermediario esfria mais do q um air cooler baratinho

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a marca e modelo do gabinete que vocês usam?

Tem fans instaladas? Se sim quantas e em qual configuração.

 

Gammaxx 400 V2 no Ryzen 3600, note que ficou apenas 2-3 graus acima de WC de 240mm, que custa mais que o dobro.

E 12 - 17 graus abaixo do cooler box AMD (Wraith Stealth).

 

 

image.thumb.png.e752cb5d14217189bd625ddfb418b5f3.png

https://www.youtube.com/watch?v=KG7WtGzHEw4

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, 1lokos disse:

Qual a marca e modelo do gabinete que vocês usam?

Tem fans instaladas? Se sim quantas e em qual configuração.

 

Gammaxx 400 V2 no Ryzen 3600, note que ficou apenas 2-3 graus acima de WC de 240mm, que custa mais que o dobro.

E 12 - 17 graus abaixo do cooler box AMD (Wraith Stealth).

 

 

image.thumb.png.e752cb5d14217189bd625ddfb418b5f3.png

https://www.youtube.com/watch?v=KG7WtGzHEw4

 

@1lokos

caraca tinha visto esse review a uns 2 anos mano, tava proucurando uma compração dessas mesmo, acho que vou de gammax v2 pra economizar uns 400 reais

se nada der certo eu vendo o air cooler e tendo um wc de 240 kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  @1lokos Meu gabinete é o Versa N25: https://www.thermaltake.com/versa-n25.html 

2 fans na frente puxando o ar, 2 em cima soltando e 1 atrás soltando, atualmente eu deixo a tampa do gabinete aberta pois eu consigo ter uma temperatura um pouco menor.

temperatura ambiente aqui na média dos 22 graus

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...