Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena uma placa-mãe com DDR5 para i5 13600k?


Mad_Max_85

Posts recomendados

Bom dia galera, desculpa sem chato 😐, mas já sendo eu queria tirar uma duvida meio iniciante hehe, acabei de pegar essa placa DDR4 https://www.kabum.com.br/produto/39...LGA-1700-atx-DDR4-mag-z790-tomahawk-wifi-DDR4 da MSI, ainda não chegou, e ontem a noite vi essa placa DDR5 na terabyte https://www.terabyteshop.com.br/pro...-z690-intel-LGA-1700-atx-DDR5-90mb1aw0-m0eay0
por um pouco a mais do que paguei na da MSI, a minha duvida seria se devolvo essa da MSI DDR4 e pego essa da ASUS DDR5, pois quero ficar com o pc sem precisar de upgrade por uns bons anos, como já informei aqui 😉 

Esqueci de colocar que já tenho um I5 13600K =).

Desde já agradeço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

O Valor de uma memória DDR5 ainda é bem alto.

Pelo que vi as maioria são CL38, enquanto a DDR4 CL16. Não sei dizer se o fato de serem 5200mhz compensa essa latência tão grande.

Ao mesmo tempo, no futuro o valor vai estar bem mais acessível e essas memória possivelmente melhores.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, 1lokos disse:

Como você esta comprando "para o futuro", compre a que suporta DDR5, pois o futuro é DDR5. Garimpando acha DDR5 por preço razoável.

 

 

Acabou de chegar hehe, mas a principio a vantagem da z690 da ASUS seria só o DDR5?? ou essa da MSI vai ser boa por um bom tempo ainda??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Pedroou disse:

Pelo que vi as maioria são CL38, enquanto a DDR4 CL16. Não sei dizer se o fato de serem 5200mhz compensa essa latência tão grande.

CL não quer dizer absolutamente nada sem mencionar a frequência. Um kit DDR4 com CL16 pode ser bom / na média / ruim se for de frequência 3800 / 3200 / 2400, por exemplo.

 

E de qualquer forma, isso não vai fazer tanta diferença assim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Pedroou disse:

O Valor de uma memória DDR5 ainda é bem alto.

Pelo que vi as maioria são CL38, enquanto a DDR4 CL16. Não sei dizer se o fato de serem 5200mhz compensa essa latência tão grande.

Ao mesmo tempo, no futuro o valor vai estar bem mais acessível e essas memória possivelmente melhores.

 

Pois é, essa é outra questão tb =/.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

O Valor de uma memória DDR5 ainda é bem alto.

 

Um pente Kingston 16GB DDR5 4800 CL38 custa R$ 600,00 - uns R$ 200,00* a mais que 2x8 DDR4 3200 CL16 - usar um pente só de DDR5 não causa tanto impacto como DDR4, e o desempenho é similar a 2x8GB DDR4 3200 CL14 (que custa mais caro)Vide o comparativo do HarUnb abaixo.

 

O detalhe é que comprado a placa-mãe compatível agora e uma DDR5 "quebra galho" tem a opção de "no futuro" 😜 trocar por DDR5 de maior frequência, quando esta memória for padrão no mercado.

 

Se o OP perguntasse o que seria melhor para usar agora com o i5-13600KF a resposta seria uma B660 + DDR4, mas ele esta comprando ... "para o futuro". 😁

 

* E convenhamos que ~R$ 200,00 a mais para quem comprou i5-13600K e placa-mãe de R$ 2.880,00 é mero "troco". 😉 

 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, 1lokos disse:

Um pente Kingston 16GB DDR5 4800 CL38 custa R$ 600,00 - uns R$ 200,00* a mais que 2x8 DDR4 3200 CL16 - usar um pente só de DDR5 não causa tanto impacto como DDR4, e o desempenho é similar a 2x8GB DDR4 3200 CL14 (que custa mais caro)Vide o comparativo do HarUnb abaixo.

 

O detalhe é que comprado a placa-mãe compatível agora e uma DDR5 "quebra galho" tem a opção de "no futuro" 😜 trocar por DDR5 de maior frequência, quando esta memória for padrão no mercado.

 

Se o OP perguntasse o que seria melhor para usar agora com o i5-13600KF a resposta seria uma B660 + DDR4, mas ele esta comprando ... "para o futuro". 😁

 

* E convenhamos que ~R$ 200,00 a mais para quem comprou i5-13600K e placa-mãe de R$ 2.880,00 é mero "troco". 😉 

 

 

 

 

 

 

 

Muito obrigado, mas na verdade paguei um pouco mais de 2 mil na MSI 😉 mas uma coisa que queria saber mesmo, se essa ASUS a vantagem dela é somente o DDR5?? pois se for somente isso, eu fico com a da MSI mesmo. Senão já vou providenciar a devolução.

 

E mais uma coisa, existe algum site que faz um comparativo??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que só a TUF Z690 esta com oferta na terabyte =/.

15 minutos atrás, 1lokos disse:

O certo é comprar - "para o futuro"; uma Z790, assim terá, além de DDR5.

  • Slot PCIe x16 5.0
  • 4 ou mais slots M.2. PCI 4.0 - algumas placas-mãe tem slot M.2 PCI 5.0 NextGen.
  • 12 portas USB - 2 portas USB typo C
  • VRM mais robusto, tem placas-mãe com mais de 20 fases.

Se bem que essa MSI tem:

 

Slot de Expansão:

- 2x slot PCI-E x16

- Suporta x16/x4

- 1x slot PCI-E x1

- PCI_E1 PCIe 5.0 suporta até x16 (da CPU)

- PCI_E2 PCIe 3.0 suporta até x1 (do chipset)

- PCI_E3 PCIe 4.0 suporta até x4 (do chipset)

 

Não seria tão ruim?

https://www.kabum.com.br/produto/392597/placa-mãe-z790-msi-mag-tomahawk-wi-fi-intel-LGA-1700-atx-DDR4-mag-z790-tomahawk-wifi-DDR4

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Mas aí fica a dúvida, essa placa-mãe vai dar suporte para a 14ª geração da intel? Ao meu ver valeria se fosse seguir por mais um ou duas geração ainda, seria uma boa escolha.

Outro ponto, vai gastar o dobro em memória que no futuro vão estar "obsoletas"(é provável que tenham mais velocidade e menos latência) e sem valor para venda? Para 600,00 em algo que logo mais vai estar custando 300,00.

Se tem esse orçamento e não acha ruim gastar, eu também trocaria. Mas do ponto de vista financeiro não sei se é vatajoso.

Acredito que as próximas gerações venham só DDR5, até para forçar a compra delas.

Ainda, acha que vai ser necessário mais desempenho que 32gb (2x16gb) DDR4 podem oferecer? 

Edit: Essa placa do link não está mais disponível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou Opa, é mais para garantia que não vou precisar me preocupar com peças para upgrade por um bom tempo, digo anos, quero mais a segurança de não precisar gastar nada por no mínimo 5 anos talvez até mais, sem contar que ano que vem pode ser que aumente muita coisa, espero que não =/. E tb não estou querendo um ultra desempenho, acho que meu jogo mais pesado é RDR2 hehe, e como falei antes, é mais para garantia 😉 .

 

Eu comprei a ultima que estava disponível nesse link, mas estou em processo de devolução. Acho que vou abrir a carteira e pegar logo essa duma vez https://www.terabyteshop.com.br/produto/22576/placa-mãe-ASUS-rog-strix-z790-f-gaming-wifi-intel-LGA-1700-atx-DDR5. A menos que seja extremamente exagerado 😉 mas aceito sugestões. 

 

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Pedroou disse:

Mas aí fica a dúvida, essa placa-mãe vai dar suporte para a 14ª geração da intel?

 

O Raptor Lake-S - 14ª geração usará o LGA1700. O novo LGA1851 deverá chegar em 2024.

 

Citação

... vai gastar o dobro em memória que no futuro vão estar "obsoletas"

 

Não é o dobro (+100%), é uns 50% a mais, 2x8GB DDR4 3200 CL16 Kingston custa ~R$ 400,00.

 

E "no futuro" qualquer coisa comprada hoje estará obsoleta, afinal a indústria trabalha com obsolência programada. E nesse caso ficar preso a uma placa-mãe que suporta apenas DDR4 é um cenário pior.

 

O teste do HardUnb mostrou que DDR5 4800MHz CL 40  tem desempenho equivalente a DDR4 3200MHz CL14, e R$ 600,00 não compra 2x8Gb DDR4 3200MHz CL14

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, 1lokos disse:

 

O Raptor Lake-S - 14ª geração usará o LGA1700. O novo LGA1851 deverá chegar em 2024.

 

 

Não é o dobro (+100%), é uns 50% a mais, 2x8GB DDR4 3200 CL16 Kingston custa ~R$ 400,00.

 

E "no futuro" qualquer coisa comprada hoje estará obsoleta, afinal a indústria trabalha com obsolência programada. E nesse caso ficar preso a uma placa-mãe que suporta apenas DDR4 é um cenário pior.

 

O teste do HardUnb mostrou que DDR5 4800MHz CL 40  tem desempenho equivalente a DDR4 3200MHz CL14, e R$ 600,00 não compra 2x8Gb DDR4 3200MHz CL14

 

 

 

Valeu cara tu é fera 😉 , mas abusando um pouco da sua boa vontade hehe

https://www.terabyteshop.com.br/produto/22576/placa-mãe-ASUS-rog-strix-z790-f-gaming-wifi-intel-LGA-1700-atx-DDR5 seria muito exagero? Já consegui devolver a MSI z790

ou essa já seria de bom tamanho??

https://www.terabyteshop.com.br/produto/23147/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-z690-plus-wifi-chipset-z690-intel-LGA-1700-atx-DDR5-90mb1aw0-m0eay0

 

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos Valeu vou pensar aqui, mas talvez fique na rog justamente para evitar arrependimentos futuros, como o caso dessa MSI hahaha.

 

Obrigado novamente ;). 

5 horas atrás, 1lokos disse:

 

Um pente Kingston 16GB DDR5 4800 CL38 custa R$ 600,00 - uns R$ 200,00* a mais que 2x8 DDR4 3200 CL16 - usar um pente só de DDR5 não causa tanto impacto como DDR4, e o desempenho é similar a 2x8GB DDR4 3200 CL14 (que custa mais caro)Vide o comparativo do HarUnb abaixo.

 

O detalhe é que comprado a placa-mãe compatível agora e uma DDR5 "quebra galho" tem a opção de "no futuro" 😜 trocar por DDR5 de maior frequência, quando esta memória for padrão no mercado.

 

Se o OP perguntasse o que seria melhor para usar agora com o i5-13600KF a resposta seria uma B660 + DDR4, mas ele esta comprando ... "para o futuro". 😁

 

* E convenhamos que ~R$ 200,00 a mais para quem comprou i5-13600K e placa-mãe de R$ 2.880,00 é mero "troco". 😉 

 

 

 

 

 

 

 

Peguei a rog memo já para evitar arrependimentos futuros =), só preciso agora da memória, melhor pegar já 2 pentes dessa kingston ou um seria suficiente? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pegue 2 pentes. Existe sim um ganho de performance em usar 2 pentes de memória(dualchannel). No DDR4 esse ganho de performance no dualchannel é bem mais expressivo, mas no DDR5 ele tambem acontece embora isso seja bem menor por causa da tecnologia do DDR5 mesmo usando apenas 1 pente ele simula um "dualchannel" meio capado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!