Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sumiram todos os dados do SSD (não alocado)


Posts recomendados

Pessoal, seguinte: Uso como sistema operacional para trabalhar o Ubuntu num SSD de 500GB, ontem estava usando ele normalmente até que ele travou do nada (estava usando apenas o google chrome) e não quis abrir mais nenhum programa e nem desligar o pc (tentei clicar no botão de desligar da interface mas nada acontecia), então forcei o desligamento pelo botão do gabinete.
 

Quando religuei o PC, ele foi direto pra tela da BIOS e não reconhecia mais nenhum dispositivo conectado como bootável. Os HDs e SSDs que eu tenho (inclusive o SDD que o Ubuntu estava) apareciam na lista de dispositivos conectados nas portas SATAs da placa-mãe mas não apareciam na lista de dispositivos bootáveis. Ao reiniciar o PC vai sempre pra essa mesma tela e com a mesma situação.
 

Conectei um pendrive com uma ISO do Ubuntu e dei boot por ele pra tentar acessar o live-SO do ubuntu para tentar ver como estavam os discos e as partições.
 

Ao visualizar o SSD pelo GParted, mostra que não tem nada alocado nele, como vocês podem ver na imagem.

Ao tentar visualizar ele pelo comando fdisk -l, só mostra o que está na segunda imagem anexada.

E ao rodar o fsck /dev/sdb, mostra: "Mau número mágico em super-bloco tentando abrir /dev/sdb" (terceira imagem em anexo). Já tentei rodar os dois comandos que ele recomenda nessa terceira imagem, mas não acontece nada e ele reexibe o mesmo output da terceira imagem.
 

Não sei mais o que fazer, preciso recuperar o acesso a esse SSD, possuo arquivos importantes nele.

Agradeço desde já a atenção e qualquer ajuda.
 

Obs: Possuo dualboot nesse PC, tenho o Windows 10 instalado em outro SSD de 120GB, mas não consigo acessá-lo porque o GRUB tava no SSD de 500GB que está apresentando problemas.

321743869_1273767533183465_857532444884470530_n.jpg

320944153_704122867815856_924286612155170458_n.jpg

321110887_1142228643095911_1719772403142303099_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcossilva55

 

Usa o gratuito Testdisk pra ver se aparece a partição com os arquivos para poder regravá-la e assim recuperar tudo. Só tenha certeza de ser a partição que foi perdida pois se regravar outra que não seja a que quer já era.

 

Acho que esse SSD foi pro saco. Pode tentar com uma empresa de recuperação de dados mas não vai ficar barato e se conseguirem.

 

Aparentemente o firmware dele está bom pois informa a capacidade e o detecta. Parece que só perdeu a referência da partição.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcossilva55

 

Teve um caso recente que li por estes dias em um fórum de SSDs em que sumiam seus dados devido a fuga de corrente elétrica no hardware e que só resolveram após instalar um aterramento. Digo isto só para você ter uma ideia de como são esses SSDs, como são sensíveis. A pessoa acabava de instalar o sistema operacional e quando reiniciava a máquina o bendito sumia do SSD como se não tivesse gravado nada nele. Um pequeno surto elétrico vindo da rede ou da própria fonte pode inutilizar esses SSDs. Consulta uma empresa que faça recuperação pra saber se é possível ou se o fazem e quanto cobram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
30 minutos atrás, Matheus Sr disse:

Marcos, aconteceu recentemente o mesmo problema comigo, abri o SSD vi o nome do controlador e reinstalei o firmware dele e ficou ótimo, as vezes pode ser isto. Se for um SSD da china, esses problemas são frequentes. 

Espero que resolva! 

 

O  chato é que o problema pode voltar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/01/2023 às 12:56, Matheus Sr disse:

Marcos, aconteceu recentemente o mesmo problema comigo, abri o SSD vi o nome do controlador e reinstalei o firmware dele e ficou ótimo, as vezes pode ser isto. Se for um SSD da china, esses problemas são frequentes. 

Espero que resolva! 

 

@Matheus Sr O meu é da China sim! Como você fez pra reinstalar o firmware? Você seguiu algum guia/tutorial? Poderia me passar, por favor?

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!