Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá.

Há 1 ano e 4 meses eu adquiri um air cooler Gammaxx 400 v2 e já faz um certo tempo que ele está inclinado na placa-mãe. Vejam as fotos:

image.png.d042de81a451bf9d385988b2f3ad479f.png

image.thumb.png.ef2d3dbb502f5c37ffb35acec25b5768.png

Verifiquei os encaixes e parece tudo estar ok:

image.thumb.png.e656e5118285c353244f8099383a91dd.png

Quando coloquei, lembro de ter apertado em X e lembro dele não estar inclinado. Também não fico mexendo nesse air cooler, coloquei ele lá e nunca mais mexi.

Verifiquei em alguns jogos em certos momentos em que o uso estava 1~5%, a temperatura estava de 39 ~ 55°C, mas o dia estava beeem quente e o PC está um pouco sujo, a ventoinha não devia estar no máximo também.

Em stress test que fiz no passado, logo depois de instalar o air cooler, a temperatura era próxima a isso, só que com uso alto e por um tempo maior, resultados nesse link.

A dúvida é: essa inclinação pode causar danos à minha placa-mãe?

Eu pretendo ficar com esse meu PC por muito tempo ainda, imagino que se toda vez que o air cooler inclinar eu ficar ajustando, pode causar danos na placa-mãe, assim gostaria de ajustar a menor quantidade de vezes possível.

Postado
2 minutos atrás, Esraeu disse:

A longo prazo é possível caso force algum componente junto, mas o mais prejudicado ai será o processador.

Sugiro que retire o cooler e verifique se tudo continua bem parafusado, pois algumas peças com o tempo podem acabar se desprendendo se a instalação não for 100% ou por azar mesmo. E troque a pasta térmica também após remover o cooler.

Postado
12 minutos atrás, Esraeu disse:

A verdade é a seguinte: não deveria estar inclinando, então tem que ver a causa:

sem ver de perto só posso pensar nos dois suportes de fixação, então faça uma desmontagem e experimente inverter os dois lados e garantir que está bem apertado.

Quanto á MB, se todos os parafusos estiverem bem instalados não deve ter problema.

Aproveite para dar uma limpeza geral, esse verão vai ser brabo...

Postado

@Lost Byte @PedraX Em breve vou limpar o PC e fazer essas verificações, só não abri ainda porque estou sem pasta térmica.

Mas antes queria aproveitar para decidir o que fazer com esse, pois fiz umas pesquisas e vi que mais gente estava tendo problemas de inclinação com o Gammaxx 400 v2 😕.

Também vi um vídeo de um cara que fala que a pasta térmica não fica uniforme com essa inclinação.

Estava pensando: será que não é melhor trocar por um water cooler ou não tem necessidade disso?

Postado
agora, Esraeu disse:

Estava pensando: será que não é melhor trocar por um water cooler ou não tem necessidade disso?

Não tem necessidade. Veja primeiro a fixação.

Só ver as temperaturas da CPU.

Postado

@Lost Byte @PedraX Bom dia.

Ontem dei uma verificada e aparentemente foi fixado da maneira correta, dei uma apertada nos parafusos superiores para ajustar a inclinação:

20230102_192140.thumb.jpg.159f6bd8185d8e8f009077a96e6eeba8.jpg

A fixação me parece ok, verifiquei também a placa traseira e também está ok.

Podem verificar se a fixação é para ser assim mesmo?

Mais fotos abaixo (eu tirei as fotos antes de limpar o PC, eu ia tirar outras mas esqueci 😕) :

20230102_191846.jpg

20230102_191848.jpg

20230102_191905.jpg

20230102_191911.jpg

• Curtir 1
Postado

Para mim está tudo certo. Uma pergunta: costuma mudar o gabinete muito de lugar? Ou alguém pode ficar tirando o PC para limpar?

Em casa a "secretária do lar" volta e meia dá umas topadas no gabinete.

agora, PedraX disse:

Ou alguém pode ficar tirando o PC para limpar?

Digo, a região onde ele está.

PS: inverteu as "barrinhas?

Postado

@Esraeu

Pelas fotos parece bem fixado agora. Tenho um cooler igual e sinceramente apanhei muito pra instalar na primeira vez, e ainda ficou meio estranho, parecia que um dos parafusos não estavam bem apertados.

Creio que no seu caso a pasta térmica deva ter grudado em primeiro momento e ter dado uma ajudada em parecer encaixado, mas a partir do momento que vai usando, a falta de aperto vai puxando o cooler já que a pasta não estaria mais aguentando a força ali.

Neste fim de semana aproveitei para reorganizar todo o PC e pude colocar o cooler com calma, e pelo que pude notar, ele não é um produto muito amigável na instalação, pois tem alguns espaços para erros.

Postado

@PedraX Não, não fico movendo o PC de lugar, é beeem raro eu fazer isso. Ele fica em cima de uma mesa, fica estático 99,9% do tempo.

Sobre as barrinhas, acredito que esteja certo assim, que eu olhei no manual é para ser assim:

731100722_EncaixeLGA1151.png.1d822ddafb8131a80f235a277bd0910c.png

Minha placa é LGA 1151, link do manual.

Tava olhando agora e o meu tem um prolongador abaixo dos parafusos hmm 🤔... Vi uns vídeos de instalação e eles colocam isso, então deve estar certo.

@Lost Byte Hmm, realmente foi meio difícil de montar, ainda mais por ser o primeiro air cooler desse tamanho que montei.

Eu vou deixar assim e ir monitorando com o tempo, se voltar a inclinar vejo o que faço.

Obrigado pela ajuda!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!