Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei um Ryzen 5500, pluguei no meu PC e ele não passou dessa parte, nem na BIOS entra, a tela simplesmente congela. A BIOS já está atualizada para a última versão e mesmo assim não entra, já tentei também mudar a versão, mas também não foi. Não consigo nem entrar na BIOS. Já tentei trocar as memórias, mudar as posições e nada... O processador veio perfeito sem nenhum arranhão ou riscado. As memórias estão a 2666MHz em dual Channel. A placa é  uma RX 570. Minha placa A320m da gigabyte funciona normal quando coloco meu processador antigo, o 3500, então não sei o motivo dessa incompatibilidade. O que devo fazer? Minha placa-mãe já está fora da garantia, não tenho orçamento para trocá-la...

IMG_20230105_152848699.jpg

Postado
6 minutos atrás, Fernando2120 disse:

O processador veio perfeito sem nenhum arranhão ou riscado.

Veio da China?

Se foi pode estar com defeito, não é comum, mas já aconteceu com algumas pessoas, lembro de uns 4 casos.

Veja se consegue testar o 5500 em outra placa-mãe.

Postado

Nesse caso a opção é levar numa assistência e pagar para testar.

Coloca o Ryzen 3500* e grava a BIOS inicial que deu suporte pra o Ryzen 5500 e testa.

Como você não especificou corretamente o modelo da placa-mãe não da para verificar qual é.

* Essa troca de Ryzen 3500 por 5500 foi meio que 6 por meia dúzia. 🙂 

Postado

@1lokos O modelo em específico é este. Eu precisei trocar o processador dentro do meu orçamento, meu 3500 estava gargalhando muito no software, e os requisitos do software são recomendado 6/12. Versão da BIOS é a F55

IMG_20230110_133938719.jpg

Postado
4 horas atrás, Fernando2120 disse:

@rinshun Mas eu uso SSD Sata

Então deve ser outro problema ^^

Já tentou dar clear cmos? Algumas placas mãe tem um jumper. Basta fechar o circuito por alguns segundos. Aí depois entra na BIOS e dá 'load optimized defaults', salva e sai. (Se não tiver o jumper, tira a bateria por alguns segundos e recoloque-a)

Outra hipótese são as memórias. Qual o modelo delas? Eu sei que existe o padrão da JEDEC, então qq memória devia ser compatível. Mas na prática a teoria é outra... Li relatos de que as memórias T-Force da pichau estão dando problemas com alguns Ryzen (não funciona com os 4000 e 5000, mas funciona com os 3000).

Postado

E qual o número da revisão da placa?

Tem gravado no PCB, pois existem três revisões, se não usar o BIOS especifico pode dar xabu.

(rev. 1.x) -  rev. 3.x - rev. 2.0

Se estiver com a revisão certa, como foi o BIOS F55 foi o que deu suporte para o Ryzen 5500 e depois saiu o F56a, que melhorou a estabilidade do sistema, tenta atualizar para a última versão, usando o Ryzen 3500.

• 2 semanas depois...
Postado

Estou com um problema parecido, você conseguiu resolver?
fiz um upgrade de um R3 3220G para um R5 5500, a placa é uma a320m-k/br da ASUS. Antes de trocar fiz a atualização p versão da BIOS que suporta o Ryzen 5, porém a tela não passa dessa mensagem, as vezes nem essa mensagem aparece.

WhatsApp Image 2023-01-29 at 16.33.29.jpeg

Postado
1 hora atrás, Samuel Rezende disse:

Estou com um problema parecido, você conseguiu resolver?
fiz um upgrade de um R3 3220G para um R5 5500, a placa é uma a320m-k/br da ASUS. Antes de trocar fiz a atualização p versão da BIOS que suporta o Ryzen 5, porém a tela não passa dessa mensagem, as vezes nem essa mensagem aparece.

/cdn-cgi/mirage/df6cb68c7f358cbd7dfa09650c54b3f8cfc889bca5e7cd38becfcd7b4c90d52e/1280/https://www.clubedohardware.com.br/uploads/monthly_2023_01/1995572515_WhatsAppImage2023-01-29at16_33_29.thumb.jpeg.1c1ee4e41d35e592a5239b6393e729ee.jpeg

Isso acontece devido ao ftpm desses processadores novos. Aperta N no teclado para passar dessa tela e se necessário, depois desabilitar esse recurso na BIOS.

• Membro VIP
Postado
20 minutos atrás, megamenti disse:

Isso acontece devido ao ftpm desses processadores novos. Aperta N no teclado para passar dessa tela e se necessário, depois desabilitar esse recurso na BIOS.

É só pressionar Y que o fTPM passa a funcionar com o processador novo.

• 5 meses depois...
Postado

Troquei um Ryzen 5 2600g por um Ryzen 5 5500 e estou com o mesmo problema, no meu caso fica tela preta, Minha placa-mãe é uma Gigabytes GA AX370 gaming rev.1, já teste com a BIOS F51g e F51h, nas 2 BIOS mesmo tela preta, as memórias são 2x 8gb gloway 3000mHz e uma placa de Vídeo Rx 590 ASUS, nos site diz que é compatível.

site da placa.jpg

comp.jpg

f51g.jpg

f51h.jpg

• mês depois...
Postado

Estou na mesma situação, troquei meu Ryzen 5 2600 por um Ryzen 5 5500 e não da Vídeo, a BIOS já está atualizadae mesmo e sem sinal de vida, quando volto pro 2600 fica normal, comprei 2 memórias ram da Geil pra ver se funciona porque me disseram que pode ser problema, estou usando 2 da Kllisre 2x8 GB 2666mhz, quando chegar as novas se n funcionar n vou saber o que fazer.

• 4 meses depois...
Postado

Oi Pessoal, hoje em 2024 estou com mesmo problema, troquei um Ryzen 3 2200g por um R 5500 e dar vídeo. Já instalei BIOS por BIOS até a versão mais atual, já comprei outras memórias, já fiz de tudo e continua sem funcionar.

Também me apareceu a tela com o FTPM, quando prossigo para a BIOS e desabilito a função, ele não reinicia, tenho que forçar o desligamento e ligar novamente e em seguida não aparece mais erro mas também não liga. 

Alguém conseguiu solucionar? Seria útil alguém se manifestar pra ajudar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...